Serra na serra

0

O presidenciável José Serra (PSDB) desembarca amanhã em Aracaju para participar de uma manifestação política em Itabaiana. O tucano decidiu visitar a cidade sergipana não porque ela tem a mais alta serra do Estado, mas pelo fato de o prefeito Luciano Bispo (PMDB) ser o único de Sergipe a apoiá-lo abertamente. Entusiasmado por José Serra ter escolhido sua a cidade para fazer um comício, o peemedebista está organizando uma grande manifestação e promete colocar mais de 50 mil pessoas nas ruas. Em sua passagem por Sergipe, o candidato tucano vai tentar diminuir a grande diferença que o separa da presidenciável Dilma Rousseff (PT), que lidera todas as pesquisas feitas no Estado. O comício deverá colocar no mesmo palanque os candidatos ao Senado Albano Franco (PSDB) e ao governo João Alves Filho (DEM), que apóiam Serra, mas são adversários políticos.

Deu as caras

E quem deu o ar da graça nesta campanha eleitoral foi o ex-deputado federal João Fontes. Durante almoço promovido pelo Rotary Aracaju para ouvir o candidato a governador João Alves Filho (DEM), o ex-petista afirmou que o PT chegou a pressioná-lo para ele votar contra emendas federais, só para prejudicar o governo do demista. Segundo Fontes, havia na época uma perseguição pública comandada pelo presidente Lula (PT) ao então governador João Alves Filho.

Petistas cidadãos

A deputada estadual Ana Lúcia e o federal Iran Barbosa – ambos do PT – receberam ontem, títulos de cidadania estanciana conferidos pela Câmara Municipal de Estância. As homenagens foram propostas pelos vereadores José Domingos Machado Soares, o ‘Dominguinhos do PT’, e Filadelfo Alexandre (PMDB). Os dois ressaltaram o trabalho desenvolvido por Ana Lúcia e Iran Barbosa em favor do movimento social e sindical sergipano, particularmente do setor educacional.

Correndo atrás

É Grande o esforço do DEM para preservar o mandato do deputado federal Mendonça Prado. A senadora Maria do Carmo Alves vai liderar um ato público amanhã em favor do demista. Será às 18h na sede do comitê de Mendoncinha, localizada na rua Cedro, em Aracaju. “Minha mãe entrou na campanha e vai fazer a diferença. Por isso, estamos convidando os amigos, os admiradores, ‘as mulheres de Maria, ‘os amigos do 2510’ e todo o povo para esse grande encontro no nosso comitê”, afirma Ana Maria Alves, esposa de Mendonça.

Revendedores reunidos

Revendedores de combustíveis e empresários nordestinos ligados ao setor participam em Aracaju, de hoje até o próximo sábado, do ‘5º Encontro de Revendedores de Combustíveis do Nordeste-Brasil’. Vão discutir os problemas atuais da categoria, a exemplo do futuro da revenda de combustíveis no Brasil, o processo de adequação ambiental dos postos de combustíveis, a sonegação e adulteração do etanol. Os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional também serão discutidos pelos participantes. O evento acontece no Starfish Resort Hotel, na Barra dos Coqueiros.

Banco dos réus

Deverá ser julgado na próxima semana, pelo Tribunal Superior Eleitoral, o processo movido pelo PAM contra o governador Marcelo Déda (PT). O petista é acusado de ter feito campanha antecipada para o governo do Estado em 2006 quando ainda era prefeito de Aracaju. Ontem, o ministro relator Aldir Passarinho Júnior pediu pauta à presidência do TSE para promover o julgamento do processo. Há quem garanta que Déda corre o risco de ter o mandato cassado, mas juristas garantem que, no máximo, ele receberá uma multa. Aguardemos, portanto!

Banco dos réus II

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), julga hoje o processo contra o deputado estadual sergipano André Moura (PSC). Ele é acusado de captação ilícita de recursos na campanha eleitoral de 2006. A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe pede que o deputado tenha o mandato cassado. Às vésperas das eleições de 2006, foi apreendido um carro com material de campanha de André e R$ 150 mil. Como o dinheiro não passou pelas contas de campanha do candidato, a Procuradoria alega que houve captação ilícita de recursos.

Girassol sergipano

O presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, visita hoje, produtores de girassol que participam do Programa de Suprimento Agrícola da empresa, nos municípios sergipanos de Frei Paulo e Poço Redondo. A produção está em fase de colheita. O executivo conhecerá também a Fazenda Experimental da Embrapa, parceira no desenvolvimento de tecnologias agrícolas. A Petrobras Biocombustível trabalha com sementes desenvolvidas pela Embrapa, que vem apresentando boa produtividade junto aos agricultores sergipanos.

Com lojistas

O Programa “Conversando com o Lojista” organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), recebe hoje o governador Marcelo Déda (PT) para uma reunião-almoço. Será a partir das 12h, no Centro de Convenções da CDL, localizado na rua Santa Luzia,570. O petista vai explicar aos empresários do comércio porque pretende continuar administrando Sergipe por mais quatro anos.  Segundo o presidente da CDL, Samuel Schuster, a reunião-almoço é um espaço para a exposição de propostas e o debate dos assuntos que interessam aos lojistas.

Central denunciada

Acontece hoje na Delegacia Regional do Trabalho, em Aracaju, uma reunião para discutir ações contra a Força Sindical que, segundo sindicatos e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), está quebrando a unicidade dos trabalhadores sergipanos. “Eles estão abrindo vários sindicatos com os editais de convocação aos filiados assinados por uma mesma pessoa”, acusa o vice-presidente da CUT/SE, Cristiano Cabral. A reunião, marcada para às 10h, visa pedir providências do Ministério do Trabalho e Emprego contra as irregularidades da central sindical.

Do baú político

Em 1960, na campanha de Jânio Quadros para presidente da República, empresários paulistas o ajudaram de várias formas. Uma delas foi a cessão, por empréstimo, de kombis novinhas em folha para divulgar a campanha do ‘homem da vassoura’ pelo Brasil a fora. Para Sergipe vieram duas dessas kombis, equipadas com serviço de som e auto-falantes no teto. Os dois veículos circularam por quase todo o Estado, transportando material de divulgação e lideranças da UDN que apoiavam Jânio. Terminada a campanha com a estupenda vitória sobre o marechal Henrique Lott, os dois carros, ainda em bom estado, foram entregues à Transvemasa, revendedora Volkswagen pertencente ao líder udenista Euclides Paes Mendonça. Coube a este devolvê-los aos seus donos em São Paulo, inclusive com o som e os auto-falantes funcionando. Já pensou se fosse hoje? Jamais os empresários receberiam as kombis de volta.

Resumo dos jornais

Clique aqui para ler os destaques de capa dos principais jornais do Brasil

 



 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais