Estância (SE): tradição dos festejos juninos está de volta

Espadas e buscapés iluminam a noite

Forró e folia, uma tradição que não se apaga. O tema dos festejos juninos deste ano corresponde bem aos trinta dias de festa que Estância (SE), cidade localizada a poucos 57km da capital, apresentará no período de 31 de maio a 29 de junho. O lançamento oficial aconteceu nesta terça-feira, 17, no Paço Municipal da Cidade, contando com autoridades, imprensa, influenciadores digitais, turistas e a comunidade.

Allan Alberto (Secretário Adjunto de Cultura e Turismo), Gilson Andrade (prefeito), André Graça (vice-prefeito) e Lidiane Nobre (secretária de Cultura e Turismo)

Na abertura dos festejos programado para o dia 31 de maio acontecerá a tradicional Salva de Estância, a benção dos fogueteiros com cortejos de grupos folclóricos, guerra de espadas, barcos de fogo, abertura da feira de comidas típicas e shows com Fábio do Acordeon, Xandi Aviões, Matruz com Leite e Fogo na Saia. Na oportunidade de lançamento, foi apresentado o vídeo de 174 anos de Estância, além de lançados os festivais da Mangaba e do Aratu. “São dois anos sem realizar os festejos, estávamos com saudade. Traremos o São João mais cultural do Estado, com trinta dias de muita alegria, de magia, feito pelos agentes culturais estancianos, como os fogueteiros, os batuqueiros, os produtores de comidas, dos licores. Aproveitamos para anunciar aqui o Festival da Mangaba e do Aratu”, destacou o prefeito Gilson Andrade.

Para garantir que Estância faça um dos melhores e mais emocionantes festejos dos últimos tempos, no dia 11 de junho a cidade receberá uma programação especial e celebrará o Dia do Barco de Fogo, artefato tradicional estanciano, criado pelo brincante Chico Surdo e que hoje e patrimônio de Sergipe. Serão acendidos onde barcos de fogo. A Vila do Forró homenageará o sanfoneiro estanciano Zé de Neto.

Simone Modesto e o barco de fogo
Perdi o medo, criei coragem

O musicista e cantor Mestrinho, sergipano que atualmente é considerado o maior sanfoneiro do país, será a atração do dia 23 de junho, dia especial para comemorar o São João. Ele mandou o recado em vídeo demostrando a alegria de retornar ao Estado e cantar em um dos maiores festejos juninos de Sergipe. “Muito feliz por matar a saudade do São João e em Estância, a Capital Brasileira do Barco de Fogo”, disse.

De acordo com Allan Alberto, secretário-adjunto de Turismo e Cultura, os festejos juninos de Estância movimentam a economia criativa por meio da cultura e das atividades relacionadas ao turismo. Estarão presentes atrações como atrações como Mestrinho, Baby Som, Xand Avião, Mastruz com Leite, Amorosa, Erivaldo de Carira, Forró Maior, Jeanny Lins, Geraldo Cardoso, Douglas Gavião, Avinne Vinny, Luiz Fontineli, Lourinho do Acordeon, Cintura Fina, Casaca de Couro.

 

O Barco de Fogo

barco de fogo
Acendimento do barco de fogo é uma festa

A Capital Nacional do Barco de Fogo tem em um dos bairros, o Porto D’Areia, um ponto tradicional de fabrico de fogos de artificio. É lá onde se confeccionam o barco de fogo, símbolo de Estância e Patrimônio Imaterial do Estado desde 2013.

O barco decorado com motivos juninos percorre o fio, com tração movida por espadas. Ao percorrer determinado percurso, as espadas promovem a tração inversa, fazendo com que o barco retorne.

É um dos mais importantes elementos da cultura sergipana junina. A Cidade também mantém a tradição do pisa-pólvora para a confecção de espadas, pitus, entre outros fogos de artifícios.

Como chegar

Estância está localizado no território Sul Sergipano com sede a poucos 57km da capital. Para se chegar até lá, há duas opções: partindo de Aracaju pela BR 235 e seguindo pela 101 ou pela região litorânea, percorrendo as praias do litoral aracajuano, passando pela zona de expansão da capital denominada de Mosqueiro, pela ponte Joel Silveira, adentrando o município de Itaporanga d’Ájuda, e chegando até o município.

Uma das melhores opções para se chegar até lá é consultar uma das agências da capital e fazer um bate e volta em dia de festa. Há também possibilidades de aluguel de vans.

Para consultar a programação completa,  e tirar dúvidas sobre o roteiro, entre em contato clicando aqui

Fotos: Silvio Oliveira    Insta: @tonomundosilvio

Leia também

Estância (SE): maravilha do Sul Sergipano

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais