Festa do Bom Jesus dos Navegantes ganha status de romaria em Propriá

Romaria de Bom Jesus dos Navegantes
Romaria de Bom Jesus dos Navegantes

A tradicional Festa dos Bom dos Navegantes realizada na cidade ribeirinha de Propriá, Sergipe, completa 109 anos de tradição em 2023, agora com status de romaria. E o que isso significa? A festa deixa de ser uma mobilização da paróquia Santo Antônio e passa a ser da Diocese de Propriá. Antes realizada por uma semana, passa a receber romeiros durante trinta dias. Também serão realizadas não somente missas e procissões, mas romarias por todo mês em colégios, hospitais, comércio e onde se fizer necessário receber a imagem do Bom Jesus dos Navegantes.

Romaria de Bom Jesus dos Navegantes
Romaria de Bom Jesus dos Navegantes

A primeira ação será o lançamento da Romaria do Bom Jesus dos Navegantes, a ser realizada nesta terça-feira, 3 de janeiro. Andrea Costa Lima, uma das participantes da comissão organizadora conta que a ideia para ser romaria vinha desde os idos de 1963 com o Dom Brandão, mas só agora foi elevada a romaria.

“Não tínhamos a noção da magnitude do que isso nos traz. Envolve todo uma rede de comércio. Estamos indo para a cidade de Santana do São Francisco porque os artesãos já passaram a confeccionar a imagem do Bom Jesus em série”, disse.

Romaria de Bom Jesus dos Navegantes
Romaria de Bom Jesus dos Navegantes

Em 2023 a romaria iniciará no dia 8 de janeiro e intensifica na última semana com a missa campal em frente à Capela do Bom Jesus seguidas pelas outras missas. Mas em 2024 a Diocese já planeja os trinta dias de romaria, não somente com realização de missas e procissões, mas de romarias por toda a Propriá e vizinhança, com o apoio dos fiéis da Diocese e da rede de comércio.

Santana do São Francisco será uma das primeiras cidades a receber a imagem de Bom Jesus dos Navegantes de 96 anos.  Há previsão de que outras cidades da Diocese também recebem a visita da imagem.

Romaria de Bom Jesus dos Navegantes

Festa do Bom Jesus

Quando o último domingo de janeiro chega, cidade de Propriá (SE), localizada na região do Baixo São Francisco, abre os braços para acolher romeiros de diferentes partes do país. A cidade se enche de cor e alegria ao celebrar a tradicional Festa do Bom Jesus dos Navegantes. Localizada a cerca de 99km da capital, Aracaju, a Princesinha do Baixo São Francisco prepara o maior cortejo fluvial para saudar os 109 anos de tradição religiosa do Bom Jesus. Os mastros e bandas de pífanos estarão a postos e a alegria dos ribeirinhos serão mais ingredientes para te esperar.

Em 2023 a festa será realizada no período de 27, 28 e 29 de janeiro, mas os preparativos são realizados durante uma semana de antecedência com a peregrinação da imagem e saída do Santuário.

Há missas e procissões durante todo a semana, quando a imagem do Bom Jesus sai da sua capela para percorrer as ruas da cidade até a catedral. Durante toda a semana que antecede a festa, os ribeirinhos promovem encontros culturais, festas e procissões, além das tradicionais festividades nos mastros, que competem entre si para saber qual o mais decorado e quem promove a melhor festa.

Romaria de Bom Jesus dos Navegantes
Romaria de Bom Jesus dos Navegantes

Quando o domingo chega, uma salva de fogos acorda os munícipes logo nas primeiras horas. O pipocar avisa que a catedral diocesana devota a São Antônio, padroeiro da cidade, dá passagem para o Bom Jesus dos Navegantes, atraindo romeiros de Sergipe e Alagoas e também de outras partes do país.

A imagem é decorada por devotos e, após a grande missa, ao final da tarde, sai em cortejo até a beira do rio São Francisco para manter a tradição da procissão secular entre os estados de Sergipe e Alagoas.

A procissão é acompanhada por dezenas de embarcações, enfeitadas em tons festivos, passa por povoados e cidades e são saudadas por fogos e papel picado. Há demonstração de fé por todos os lados, em cânticos, louvores, saudações, agradecimento e tradições ribeirinhas. O cortejo também faz refletir sobre a situação do rio, por vezes, caudaloso para receber o Bom Jesus e hoje quase que sem condições de navegabilidade.

Tenha acesso aqui as músicas da Romaria

 

Leia mais sobre Propriá:

Propriá (SE): história, cortejo fluvial e banho de rio

Propriá (SE): mirante do Baixo São Francisco como novo cartão-postal

Propriá (SE): Vocação para o turismo

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais