Igarassu (PE): igreja mais antiga e primeiro povoamento do país

Sempre quis conhecer Igarassu, cidade situada na região metropolitana do Recife, a 27km da capital. Mas o que ver em Igarassu (PE)? Sabedor de que temos muito a conhecer sobre a nossa história, fui até lá descobrir as curiosidades do primeiro núcleo de povoamento do país (1535), o marco divisório das capitanias de Pernambuco e Itamaracá, estar lá a igreja mais antiga do país em funcionamento devotada a Cosme e Damião, e possuir a mais importante coleção de obras da fase colonial do Brasil.

Igreja mais antiga e primeiro povoamento do país
Igreja mais antiga do país – São Cosme e Damião – e Museu Histórico

E mais: no Museu Pinacoteca Igarassu situado no primeiro convento franciscano do país estão 12 quadros em óleo sobre madeira que adornavam, nada menos, que a igreja da Sé, em Olinda. Os quadros são alvo de disputas até hoje entre religiosos das duas cidades. Vamos conhecer?

Estacionei no centrinho antigo da cidade, onde estão um conglomerado de casas seculares multicoloridas e, a frente delas, o antigo convento do Sagrado Coração de Jesus do Brasil, o Museu Histórico e a famosa igreja matriz de Cosme e Damião.

 

Igreja Matriz de Cosme e Damião

Igreja mais antiga e primeiro povoamento do país
Igreja Matriz de São Cosme e São Damião

O templo católico foi o primeiro a ser construído ainda de taipa como forma de povoamento da região no século XVI, em 1535. Confunde-se com a própria história de povoamento, quando chegou ali portugueses que travavam lutas com indígenas Caeté. O formato atual foi concebido em 1595/97 de pedra.

O templo foi devotado aos irmãos São Cosme e São Damião e é considerado um dos únicos da igreja católica no país e é a Igarassu a igreja mais antiga e primeiro povoamento do país. A igrejinha tem seu charme. Em estilo maneirista – uma transição entre o medievo e o barroco – as imagens dos santos ficam na parte superior da coluna da porta de entrada ainda na parte externa. As peças originais foram retiradas de lá e guardadas no Museu Pinacoteca de Igarassu.

A igreja foi devotada aos santos Cosme e Damião por eles terem realizados um milagre, supostamente, ocorrido no ano de 1685, quando as cidades de Recife, Olinda, Itamaracá e Goiana foram assoladas pela febre amarela, mas Igarassu escapou ilesa da praga. Compõe o conjunto arquitetônico um antigo sobrado hoje transformado em Museu de Arte e um café cultural.

 

Museu Histórico de Igarassu

Igreja mais antiga e primeiro povoamento do país
Museu Histórico

O Museu está situado vizinho a igreja Matriz e abrigado em três casas coloniais do século XVIII. Primeiramente, abrigava uma importante coleção de arte sacra, porém, foram transferidas para o Museu Pinacoteca, por segurança.

Hoje o museu abriga mobília, objetos, vestimentas, artes, fotografias e mapas antigos, além de uma importante documentação histórica da cidade dos séculos 17, 18 e 19, que falam sobre a vida dos escravizados, as igrejas e o primeiro povoamento do país. Também há vários documentos e pinturas do pintor holandês Frans Post, bem como pinturas feitas por artistas locais e uma das portas da Igreja da Misericórdia, que pesa meia tonelada.

 

Recolhimento e Igreja do Sagrado Coração de Jesus do Brasil

Um dos primeiros complexos devotado ao Sagrado Coração de Jesus

Compondo o completo arquitetônico de Igarassu, o convento e igreja em fachada barroca tem seu interior bem simples. O que chama atenção são as imagens sacras em tamanho natural.

Sua construção foi iniciada em 1742 pelos padres Miguel Rodrigues Sepúlveda e Gabriel Malagrida. Sua capela foi construída em 1758. Foi o primeiro recolhimento da ordem feminina do Sagrado Coração de Jesus fundado no Brasil. O tipo de convento abrigava mulheres para clausura e até hoje tem uma roda dos expostos desativada, resguardando um passado doloroso de abandono de crianças, mas de adoção pelas mulheres que ali estavam enclausuradas.

Convento Franciscano e igreja Santo Antônio

Logo quando avistei ainda de longe, remeti o pensamento às construções franciscanas, principalmente, pela aparência, ao convento da ordem franciscana em João Pessoa, na Paraíba: o largo do cruzeiro à frente, o frontispício com colunas arredondadas, a única torre, os primeiros núcleos de povoamento.

Não passou de mera aparência arquitetônica até por ser da mesma ordem franciscana. O convento paraibano foi construído em 1589. Pode-se dizer que no mesmo período já que o pernambucano em 1588, porém, em Igarassu a construção é referência de um capítulo histórico em que em 1630 os holandeses invadiram e assumiram o controle de Olinda e Recife, chegaram – dois anos depois – a Igarassu. Calvinistas convictos e praticantes, eles perseguiram os franciscanos, obrigando-os a se retirarem do convento que permaneceu fechado, até 1654, durante toda a ocupação holandesa. A sua reconstrução foi concluída somente em 1693.

Convento Franciscano
Terceiro convento da ordem franciscana do país

A igreja é composta por um rico acervo de pinturas, com destaque para a cúpula e o teto, além de harmoniosos detalhes em madeira e ouro no altar-mor. A sacristia já valeria a visita pelos detalhes em artes sacras, com murais de azulejos portugueses e mobílias em jacarandá, um cristo crucificado do século XVIII e uma pia em cantaria de pedra e azulejos portugueses.

O convento foi o terceiro da ordem franciscana no Brasil, bem como foi o primeiro a ser consagrado a Santo Antônio, sendo mais um marco de Igarassu. No andar superior do complexo ficam os dormitórios dos frades e o Museu Pinacoteca de Igarassu.

Igreja de Santo Antônio
Igreja de Santo Antônio no convento

 

O lavabo na sacristia é uma obra de arte

 

Museu Pinacoteca de Igarassu

igreja mais antiga e primeiro povoamento do país
Imagens originais de Cosme e Damião da primeira igreja do país

Museu Pinacoteca é um dos mais importantes na América Latina. Localizado no primeiro andar do prédio do Convento de São Francisco, o museu é composto de 24 painéis (séculos XVII e XVIII), feitos para adornar as salas dos noviços. Os outros 12 pertencem ao município e foram doados pela diocese de Olinda. Há pinturas sobre a chegada dos portugueses em Igarassu no século 16, a batalha de luso-brasileiros contra holandeses no século 17, um surto de febre amarela que acomete o Estado de Pernambuco (exceto Igarassu) e a fundação da Igreja dos Santos Cosme e Damião primeiro núcleo de povoamento do país. É considerado o maior conjunto de painéis em estilo barroco da América Latina e está disponível para visitas.

 

Capela de Nossa Senhora do Livramento

A Capela de Nossa Senhora do Livramento está situada ao lado da Prefeitura Municipal, Praça da Bandeira. Possui uma só cúpula em estilo barroco, construída no século XVIII pelos habitantes da Vila de Igarassu.

 

Capela de São Sebastião

A Capela de São Sebastião está localizada no Largo de São Sebastião, Sítio Histórico de Igarassu. Em estilo barroco com influência maneirista, construído no século XVIII é muito parecida com a Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião. Destaca-se sua única torre campanário situada a um dos lados da sua fachada principal. São Sebastião compete com a igreja mais antiga e compõe o conjunto do primeiro núcleo de povoamento do país.

Saiba mais:

Recife (PE): Conhecendo Santo Antônio, São José e arredores

Fotos: Silvio Oliveira

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais