SMTT, mobilidade urbana e cidadania

Esclarecimentos enviados pelo superintendente da SMTT ao blog para reflexão dos leitores sobre os questionamentos levantados recentemente neste espaço:  

 

Para além de “organizar” o transporte e o trânsito, a SMTT pretende implantar uma política de mobilidade urbana consoante com a definição do Ministério das Cidades como “o resultado da interação dos deslocamentos de pessoas e bens entre si e com a própria cidade. Isso significa que o conceito de mobilidade urbana vai além do deslocamento de veículos ou do conjunto de serviços implantados para estes deslocamentos. Pensar a mobilidade urbana é mais que tratar apenas transporte e trânsito.” 

 

Concordo com o sociólogo Eduardo Biavati quando ele diz que gostaria  de ver no trânsito uma expressão de cidadania, um modo de partilhamento do espaço das vias públicas, ordenado por regras comuns e impessoais. Mais do que uma necessidade vital individual, transitar seria um exercício cotidiano de solidariedade, gentileza e, sobretudo, respeito à integridade de cada pessoa, especialmente daquelas cujos deslocamentos as colocam em posição mais frágil na cidade – os pedestres. Na nossa sociedade, transitar é transgredir regras. É a imposição dos interesses individuais em detrimento das leis.

 

Acontece que com a municipalização da gestão do trânsito o poder de fiscalização das condutas aumentou consideravelmente e isso tem colocado em xeque a nossa falta de cidadania no trânsito. O descumprimento das regras do trânsito é flagrado e autuado pela fiscalização, aproximadamente cento e quatro mil vezes a cada ano. Parece muito, mas, é bem pouco se considerarmos que por dia circulam cerca de duzentos mil veículos na cidade – considerando apenas a frota licenciada em Aracaju. Ainda assim, vale analisar um detalhe desses números: 70% desses flagrantes são realizados eletronicamente e diz respeito a apenas duas das centenas de infrações previstas pela lei – o excesso de velocidade e o desrespeito ao sinal vermelho. Como não é aceitável imaginar que as pessoas avancem o limite de velocidade e o sinal por esquecimento ou porque desconheciam que havia um limite naquela via, os sensores inquestionáveis dos radares capturam um fenômeno muito mais profundo: a insubmissão deliberada dos indivíduos às condutas prescritas pelo Código de Trânsito Brasileiro. O condutor avança e corre porque QUER correr, propositalmente, intencionalmente.

  

A pessoa estaciona o carro em fila dupla, mas, “”só por um minutinho””, atende ao celular enquanto dirige, mas, “”só pra desligar””, estaciona o carro sobre a faixa de pedestre, mas, “só de noite, quando não tem ninguém passando”; a lista de exemplos seria infinita. São atos de esperteza, uma prova do “”jogo de cintura”” da nossa cultura, considerando essas infrações como infração “do bem”.

 

Não sei qual foi a fonte consultada ao informar os valores arrecadados pela SMTT nos anos 2008 e 2009, mas posso garantir que estão absolutamente errados e a aplicação desses recursos é feita estritamente de acordo com o Art. 320 do Código de Trânsito Brasileiro: “a receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito” , sendo a aplicação auditada pelo órgão responsável – o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

 

Outro equívoco é quando você afirma: “agora a SMTT investe em área que não é da competência municipal, ou seja, a leitura de placas para averiguação de possíveis irregularidades com o veículo (IPVA vencido ou atrasado, multas, etc) é de competência dos DETRANs conforme o Código de Trânsito Brasileiro – CTB.”  A base legal para essa ação está prevista no Art. 25 do CTB quando afirma que  “ os órgãos e entidades executivos do Sistema Nacional de Trânsito poderão celebrar convênio delegando as atividades previstas neste Código, com vistas à maior eficiência e à segurança para os usuários da via. Parágrafo Único:  os órgãos e entidades de trânsito poderão prestar serviços de capacitação técnica, assessoria e monitoramento das atividades relativas ao trânsito durante prazo a ser estabelecido entre as partes, com ressarcimento dos custos apropriados. Portanto, camarada, estamos rigorosamente dentro da legalidade na medida em que o Convênio nº. 002/2005 celebrado entre a SMTT e o DETRAN/SE encontra-se em plena vigência.

 

Quanto às campanhas educativas, a SMTT tem investido sistematicamente não apenas em campanhas (esporádicas e pontuais), mas em projetos e ações educativas como o Projeto Lição de Cidadania que atua nos três eixos da comunidade escolar: funcionários, professores e família (alunos e pais), tendo a adesão das 20 maiores escolas da rede privada a exemplo do Arquidiocesano, Master, CCPA, Módulo, Amadeus, CEPJSS, COESI, N. Sra. da Purificação, Colégio Jardins, Babylândia, COC/São Paulo, Pré-Escolar Espírito Santo, entre outros.

 

A ação firme da SMTT para garantir o direito do idoso e da pessoa com deficiência de locomoção, com relação a ocupação das vagas especiais, foi pioneira no Brasil e provocou uma mudança de comportamento nas pessoas. É só ir aos shoppings e verificar.

 

Em cada véspera de feriados prolongados e datas festivas, a SMTT vai às ruas com a campanha de redução de traumas. Quem não lembra da campanha realizada em abril de 2009 que simulou vários acidentes na Av. Baira Mar? Durante os festejos juninos de 2009, enquanto a sanfona tocava, a SMTT estava abordando os forrozeiros e falando sobre os perigos da combinação de álcool e direção.

 

E a política de ciclomobilidade? Aracaju possui uma das maiores e melhores malhas cicloviárias do país e os passeios ciclísticos servem para “educar” não só os ciclistas, mas também os condutores que empoderados em seus veículos ignoram o que prevê o CTB: a preferência é sempre do mais vulnerável.

 

Lembra como eram as calçadas dos últimos trechos da Av. Pedro Calazans antes do Projeto da Calçada Livre? Como era a assistência ao estudante, as enormes filas que as mães e os alunos tinham que fazer para ter direito a meia passagem?

 

Por fim, convido você a se somar aos esforços que a SMTT tem feito para implantar uma política de mobilidade que esteja à altura dos cidadãos de bem da nossa querida Aracaju. Atenciosamente, Antonio Samarone de Santana.

 

Corrida Maluca (Mutley – medalha, medalha, medalha) I

Como este colunista informou há algumas semanas atrás, aos serem condecorados 3 coronéis da polícia sergipana em terras baianas, a reciprocidade viria em breve. pois bem, para o mês de abril já estão devidamente selecionados 5 coronéis da PM baiana para receberem as medalhas do mérito PM em terras de Sergipe Del Rey. o engraçado é que depois da matéria, a assessoria da PM respondeu dizendo que não seriam “distribuídas” (sic) medalhas por contenções de despesas.

 

Corrida Maluca (Mutley – medalha, medalha, medalha) II

Se vê  que neste comando cometem-se equívocos semelhantes aos comandos passados (neste governo), pois contando com cerca de 30 coronéis, mantém alguns acumulando duas funções, além de deixar alguns em casa sem trabalhar.A “distribuição” de medalhas não para por aí, em pleno ano eleitoral, diversas autoridades receberão medalhas da PM. Recentemente o comandante da PM também esteve no rio recebendo medalhas, e não é que também  dois (02) coronéis da PM do rio em abril aqui?  Assim é difícil, troca-troca de medalhas, nem Mutley suportaria tantas medalhas.

 

Campanha no NE será chefiada por governador do PI

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou que ficará no cargo até o fim do ano, desistindo de disputar uma vaga no Senado. Disse ainda que coordenará no Nordeste a campanha de Dilma Rousseff (PT).A expectativa entre os seus aliados é que, em caso de vitória de Dilma, o petista seja contemplado com um ministério.Sobre sua sucessão, Dias disse que se empenha para chegar a um nome de consenso na base aliada. Lula defende a ideia de palanque único nos Estados em favor de Dilma. (FSP).

 

Nílson Lima é pré-candidato ao Governo  e Cacho ao Senado

Os delegados do PPS elegeram por unanimidade, em Congresso realizado no plenário da Assembleia nesta sexta, 19, Nílson Lima para presidente do PPS em Sergipe; Emanuel Cacho, secretário-geral, e outros novos dirigentes.  Os militantes e dirigentes do PPS que participaram do Congresso também indicaram Nílson Lima como pré-candidato ao Governo de Sergipe e Emanuel Cacho como pré-candidato a uma vaga de senador.

 

Reforço das instâncias internas

O objetivo dessa eleição, segundo declarou Wellington Mangueira, até então presidente do Partido, “É reforçar as instâncias internas para assegurar a vitória do projeto democrático alternativo para Sergipe que compreende as eleições para governador, senador, deputado federal e estadual”.

 

Lista dos excedentes da seed

A assessoria da SEED Informo ao blog que a lista de excedentes do concurso 2007 para pessoal administrativo da Secretaria de Estado de Educação, se encontra publicada no sitio da SEED (www.seed.se.gov.br ) e no sítio da SEAD (www.sead.se.gov.br). É só acessar o link concursos e seleções e conferir as últimas publicações e a classificação por Diretoria Regional. O blog conferiu e a relação está lá. É só os concursados acompanharem a lista.

 

Semana da Água

A abertura oficial da semana da Água, será na segunda-feira, 22, às 8h30 no auditório da Codise no DIA. Este ano, o evento traz como tema “Vamos Cuidar das Águas de Sergipe”.

 

Correios inaugurará novas instalações

Nesta segunda-feira, 22, à partir das 8h, a direção regional dos correios em Sergipe vai inaugurar as novas novas instalações do Centro de Distribuição Domiciliária – CDD/Aracaju/Centro na Avenida Barão de Maruim, 733, entre as ruas Arauá e Lagarto, nesta Capital.

 

2ª Copa Grande Rosa Elze de Futsal

Para homenagear o trabalhador sancristovense, o Instituto Pedrinho Gol, com o apoio da prefeitura de São Cristovão, realiza de 03 de abril a o5 de junho – na quadra de esportes do Rosa Elze – a 2ª Copa Grande Rosa Elze de Futsal. A Copa, tida como uma das mais importantes de Sergipe, contará com a participação de 16 equipes do grande Rosa Elze e 240 atletas. A competição premiará as três melhores equipes. A campeã receberá R$ 2.800,00 e troféu; a vice, R$ 500,00 e troféu e a terceira colocada R$ 300,00 e troféu. Realização Instituto Ipê Gol, coordenação Orácio Oliveira.

 

Resposta de Paulo Ferreira – Bugre na praia de Jatobá

Jornalista Cláudio Nunes,Se V. Sa tivesse o cuidado de checar as informações de suas fontes, não teria colocado aquela nota dizendo que dei mau exemplo em ter passeado de bugre pela praia do Jatobá.De fato eu passei pela praia do Jatobá por volta das 16 horas do dia 17/03/2010.No entanto não é verdade que a praia estava cheia de banhistas e que eu trafegava em alta velocidade.Assim que eu entrei na praia encontrei dois casais jovens, já fora da areia. Mais adiante passei bem devagar por um grupo de seis pessoas, que inclusive me chocou pela quantidade de lixo que deixou na praia. Latas de cerveja, refrigerante e água mineral já estavam sendo arrastados para o mar.Um quilômetro a frente passei por dois homens tirando uma rede do mar.  É bem provável que o grupo que deixou lixo na praia seja sua fonte, posto que, não há lógica em serem os casais que estavam saindo da praia ou os pescadores.Eu pergunto, há proibição de trafegar naquela praia no momento em que não esteja ocupada por banhistas? Aquela praia é exclusiva daquelas pessoas que ocuparam área de preservação permanente? tenciosamente: Paulo Ferreira Lima.

 

Domingo no Parque especial

Para comemorar os 155 anos da cidade, a Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo do Estado de Sergipe, promove edição especial do projeto Domingo no Parque. O evento é gratuito e acontece no próximo domingo, dia 21, a partir das 17h.  A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) levará ao Parque da Sementeira a Orquestra Sinfônica de Sergipe e o músico pernambucano Antônio Nóbrega. Criado no final de 2007, o Domingo no Parque busca a cada edição aproximar os aracajuanos da música de qualidade, facilitando o acesso da população à arte. A idéia é propiciar o lazer e cultura, aproximar as famílias, integrar amigos, diversificar a p a programação do final de semana e ampliar a sensibilidade musical, contribuindo para uma mudança positiva nos hábitos e melhorando ainda mais a qualidade de vida na capital sergipana.

 

Resultados de ações do MCS ajudam a melhorar a gestão estadual

Crescimento Econômico de Sergipe em 2010 foi o tema do primeiro Café com Negócios de 2010. O evento – que aconteceu na última sexta-feira, 19, no Mercure Hotel Aracaju Delmar – é promovido periodicamente pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), reunindo empresários e entidades interessadas na economia do Estado. O destaque desta sexta foi a palestra do governador de Sergipe, Marcelo Déda, que apresentou projetos, resultados e expectativas para a economia do Estado.

 

Plano de desenvolvimento territorial

Um dos participantes deste primeiro encontro foi o Movimento Competitivo Sergipe (MCS), grande parceiro do Governo na realização do Planejamento Estratégico da administração estadual. O Planejamento é um documento que estabelece parâmetros e fornece aos líderes e gestores a possibilidade de direcionar suas equipes e organizar ações.  Com o apoio do MCS, o Governo elaborou também o plano de desenvolvimento territorial, construído com a participação de milhares de sergipanos, e o Desenvolver-SE, que tem metas como redução da pobreza, crescimento do PIB, melhoria do PIB per capta, do PIB industrial e participação dos municípios do interior no PIB do Estado.

 

Gestão pública

Para o presidente do Conselho Superior do Movimento Competitivo Sergipe, Marcel Fortes, é perceptível que a administração estadual tem trabalhado os conceitos de gestão pública para a melhoria das condições de vida da sociedade. “O MCS está muito satisfeito por enxergar que o Governo de Sergipe colocou o tema gestão na sua agenda política e isso, somado a outros aspectos, tem contribuído satisfatoriamente para trazer resultados interessantes, a exemplo da diminuição considerável do número de pessoas abaixo da linha da pobreza e do aumento da produção de grãos no Estado”, lembra Marcel Fortes.

 

Novas metas

Ele destaca ainda a participação do MCS na avaliação da gestão estadual. “Depois dessa avaliação é que de fato começa o processo de melhorias na prática. O MCS tem percebido êxito nesses trabalhos e se coloca à disposição para continuar cooperando com o Governo e a sociedade”, coloca. O Café com Negócios contou ainda com o pronunciamento do presidente da Acese, Sadí Gitz, que traçou novas metas para a agenda e ações deste segundo e último ano de seu mandato frente à Acese. Os próximos eventos promovidos pela Acese – Café com Negócios e Almoço com Empresários – também acontecerão no Mercure Hotel Aracaju Delmar.

 

CGE e PGE reúnem cerca de 100 técnicos

Na manhã da última sexta-feira, 19, a Controladoria-Geral (CGE), em parceria com a Procuradoria-Geral (PGE) do Estado de Sergipe, realizou reunião técnica a fim de esclarecer os procedimentos que devem ser adotados pelos órgãos e entidades da administração pública no cumprimento às disposições do Decreto estadual nº 26.905/2010. O evento foi realizado no auditório da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese) e reuniu cerca de 100 técnicos e representantes das Diretorias Administrativas e Financeiras (DAFs) e das Assessorias de Planejamento (ASPLANs) do Governo do Estado.

Procedimentos adotados

O evento contou com a palestra do controlador-geral do Estado de Sergipe, Adinelson Alves, do procurador do Estado, André Vinhas, e a assessora técnica da CGE, Wilma Machado, que explanaram sobre a importância do Decreto estadual nº 26.905/2010 que estabelece os procedimentos a serem adotados pelos Órgãos e Entidades da Administração Pública Estadual para manter a regularidade jurídica, fiscal, econômico-financeira e administrativa.

 

Diálogo permanente

Na oportunidade, o controlador Adinelson Alves destacou a importância do diálogo permanente com os ministérios do Governo Federal, com a finalidade de construir as condições jurídico-administrativas. Adinelson afirma que a partir dessa iniciativa, o Governo de Sergipe pode garantir as transferências voluntárias de recursos da União para o Estado. Desta forma, “o Governo assegura a realização de obras e serviços destinados à população sergipana”, enfatiza o controlador.

 

DO LEITOR

Corpo de Bombeiros

E-mail do leitor Ricardo dos Santos: “Agradeço mais uma vez a este nobre jornalista pelo espaço democrático que presta a nossa sociedade. Ao lê a nota do Corpo de Bombeiros notei no item 9 que tudo caí por terra. Lá ele diz que tem um veículo de apoio para 12.000 litros. É verdade. Então por qual motivo este veículo não foi enviado imediatamente? Respondo: É por que e velho demais!!!Outro ponto é que ALGUEM enviou um veículo da Petrobras. Graças a DEUS que a Petrobras enviou. Pois coso não enviasse a situação seria pior.E Finalmente digo:  todos viram na televisão Sergipe os moradores informarem que os veículos não tinha água. Tanto é verdade que precisaram de apoio da Petrobras”.

 

Mudanças

Comentário de Marcelo Costa: “Muita propaganda mais parece que o governo que muito diz que mudou continua muito a desejar obras muito devagar e muita preocupação com a oposição, o ex governador fica sendo lembrado o tempo todo pelo grupo de apoio do atual governo.Espero eu e muitos sergipanos que realmente a coisa mude, saúde, educação, segurança com muitos roubos de veículos e transporte publico logo governar com a maquina federal estadual e municipal e com tantas promessas do compadre era realmente para se ter mais obras e menos preocupação com o passado que segundo os atuais governantes era arcaico e fazia pouco caso com o dinheiro publico.Porem a mesmice continua agora pior com bondes da alegria e a saúde se acabando e os antigos políticos dando a sustentação e a famosa governabilidade.Triste mudança”.

 

O individuo frente à ética sergipana I

Da leitora Martha Vasconcelos: “Nobre jornalista sou cidadã e acreditei que este governo e seus deputados fossem diferentes, éticos e que atitudes passadas do exercício cotidiano da política do favorismo e das conveniências com nosso dinheiro tivessem ficado para os anos de conservadorismo. O que é para Dep. Ana Lúcia conservadorismo…a mesma fez uma lambança nas indicações de diretores das grandes Escolas de Aracaju como Atheneu, Dom Luciano, Costa e Silva e outras. A mesma com a cantilena enfadonha dizia que as suas indicações eram de acordo com o projeto política pedagógico, com a visão de mundo…engodo…para ludibriar a opinião pública. Criaram listas de supostas votações nas Escolas encaminhadas pelo SINTESE…tudo uma farsa…e pior…rasteiras e mais rasteiras em professores sérios, honestos comprometidos com a Escola pública e que lutavam internamente contra desvios de verbas no Governo João Alves. A  Dep. Ana Lúcia fez questão de não indicar e tinham dado o sangue para eleger a mesma e o Dep. Federal hoje Iran Barbosa. Não estou falando de qualquer professor, desafio a Dep. Ana Lúcia a fazer um debate aberto e franco com professores do Atheneu, Dom Luciano, Costa e Silva sobre a época de suas malfadadas indicações. A mesma continua gritando que realmente há um loteamento e fica com uma cantilena enfadonha e mentirosa respaldando-se nas concepções programáticas e convicções ideológicas relacionadas ao projeto pedagógico de Educação…qual…realmente para sociedade na Educação e saúde o que existe é um balcão de negócios, principalmente na Educação, incompetência, ingerência, são bandos e gangues instaladas na Educação”.

 

O individuo frente à ética sergipana II

Continua Martha Vasconcelos: “Mas a Dep. Ana Lúcia, quando das suas indicações esqueceu-se do projeto pedagógico, do socialismo, do gerenciamento e a mudança real do pensar a Escola, foi pior e agora sinceramente hipocrisia para ganhar votos do magistério…acabou. Cheguei à conclusão dolorosa que não me tira a esperança, continuo acreditando no PT, no Marcelo Déda, agora também foi infeliz ao simplesmente responder a deputada aceitando que é assim mesmo…qualquer um pode ser indicado…e então meu querido governador…não se iguale aos outros. Sabemos que para governar são necessários alguns jogos de xadrez, no entanto, o PT necessita colocar em prática o que antes foi discurso.Entendo e muitos outros sergipanos entendem que poder não realiza utopia. E como é Dep. Ana Lúcia que o Déda, resolveria os problemas gravíssimos que temos nesse particular. Sozinho…Como espécie de Joana D arc. Sem ufanismo porque dele estou cansada, não coloco óculos cor-de-rosa com que está acontecendo com a agente. Acreditam que nos tornamos tolos, achamos engraçado o cinismo bem vestido com dinheiro público dos cargos, das GEARCS, dos carros locados para juventude da USES via Rogério Carvalho, é interessante o banditismo arrojado via cargos de comissão, achamos bonita a ignorância eloqüente, normal o abismo em cuja beira nos equilibramos – não malabaristas, mas palhaços. Obrigado pelo espaço”.

 

Lila não recebeu dois salários I

Em 23 de dezembro do ano passado, este espaço publicou um e-mail de um leitor, cuja fonte merecia confiança, intitulada “político sem compromisso” onde o mesmo teceu comentários sobre o município de Lagarto e afirmou que o  ex-vice-prefeito Lila Fraga, recebia como vice e também como secretário especial, além de escrever que poderia provar por meios de documentos.

 

Lila não recebeu dois salários II

Ocorre que tal informação não é verdadeira, e por equívoco deste jornalista foi publicada erroneamente. Como prima pela verdade e o leitor não apresentou logo depois nenhum documento para comprovar a verdade, este jornalista vem a público escrever aos leitores que o ex-vice-prefeito José Wilame de Fraga não recebeu dois salários como citou o leitor. O blog pede desculpas a José Wilame pelos constrangimentos por conta da informação inverídica repassada pelo leitor e transmitida pelo blog.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“A maior atração de uma cidade é a qualidade de vida de seus moradores.” Jaime Lerner.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais