Soberba de Jackson prejudicará candidatura de Mitidieri

                                  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“A política nos exige sabedoria e quase nenhuma vaidade.” A declaração é de Jackson Barreto – o pior governador da história de Sergipe – dada ao jornalista Max Augusto, responsável pelo “Blog do Max.” Jackson, no alto da “modéstia” dele comemorou o retorno ao comando do MDB em Sergipe e alfinetou alguns aliados: “Nosso ofício deveria ser exclusivamente servir ao nosso povo, mas alguns colegas têm dificuldade em entender este propósito e praticam politicagem rasa e ofensiva…”

Essa declaração poderia ter sido dada por vários políticos, menos por Jackson. Quando governador, ele “esqueceu” de servir ao povo que hoje ele branda ao criticar os colegas. Na verdade, Jackson privilegiou alguns amigos, sobretudo familiares e “sobrinhos”, quando governador. Será que Jackson pensa que os servidores públicos esqueceram as dezenas de meses de salários atrasados? Todo mês era um terrorismo mental para o servidor que não sabia se iria receber o salário. E o 13º que os servidores tiveram que tomar empréstimo ao Banese para que recebessem?

Não, Jackson Barreto! Os sergipanos e os servidores não esqueceram o malfadado e desastroso governo que ficou como o pior da história. Ninguém lembrará de Jackson como o prefeito campeão de votos que fez grandes transformações em Aracaju na década de 80. Lembrarão do fim da carreira: do pior governador de Sergipe e, quem sabe, da terceira derrota para o Senado Federal. Atenda os seus amigos verdadeiros que já alertaram: vista o pijama da humildade e da sabedoria.

Nos bastidores, Jackson ameaça ir para os braços de Rogério se não for candidato ao Senado no grupo comandado por Belivaldo. Será que ele está disposto ao ônus de entregar as centenas de cargos comissionados que indicou no governo, passando do primeiro escalão até os menos inexpressivos?

A presença de Jackson Barreto na chapa majoritária encabeçada por Fábio Mitidieri será uma pá de cal na tentativa do governador Belivaldo Chagas fazer o sucessor dele. Será que Jackson não tem essa intenção? Já que o atual governo colocou os salários em dias, concedeu reajuste, paga os fornecedores em dias, ou seja, a máquina voltou a funcionar bem melhor do que quando Belivaldo recebeu em 2018?

Nenhum candidato ao governo quer Jackson na majoritária.

É lógico que Fábio Mitidieri  jamais dirá publicamente que não deseja Jackson. Aliás, nenhum dos pré-candidatos ao governo deseja Jackson na majoritária. Valmir de Francisquinho, o senador Alessandro Vieira, João Fontes e o próprio senador Rogério Carvalho. O petista disputou as duas vagas para o Senado em 2018 ao lado de Jackson no grupo da situação e viu as artimanhas e conchavos que Jackson fez com adversários para tentar se eleger e passando por cima do próprio Rogério.

“Ideologia… eu quero uma para viver”.

Jackson então procura um discurso ideológico que já mais teve como governador para deixar Belivaldo e companhia. Jackson quer voltar para os braços de Lula depois de noivar com Temer e silenciar com o impeachment de Dilma quando era governador. Quem não lembra? Esse discurso que o MDB pode ter uma candidata à presidência competitiva ficará apenas no papel. 

Quer pegar “carona” na popularidade de Lula, ou seja, acha que será o caminho mais fácil para a vitória. Esquece que Lula é Lula e Jackson é, simplesmente, o pior governador da história de Sergipe.

Não é só JB que prejudica. Eduardo Amorim na chapa de Valmir de Francisquinho não agrega e afasta muitas lideranças Enquanto a chapa governista vive o inferno astral com a soberba de Jackson que sonha em ser o candidato de Lula ao Senado em Sergipe, na chapa do pré-candidato Valmir de Francisquinho, o ex-senador Eduardo Amorim, alicerçado pelo irmão, Edivan, não abre mão de ser o candidato.

Um estadista ficou refém de… Lideranças que gostam de Valmir já alertaram ao ex-prefeito que ele não pode cair na armadilha “envolvente” de Edivan e, se for eleito, ficar refém dele na Assembleia como aconteceu com o eterno governador professor Déda, que teve que apelar publicamente numa solenidade depois de meses de preocupação e angústia para que Edivan liberasse os deputados para aprovarem o Proinvest. Foi uma cena dantesca no extinto espaço EMES numa solenidade de formatura do ILBJ. Um estadista ficou refém de… deixa para mais frente da campanha eleitoral o blog revive a história através de capítulos…

As contratações de projetos do Casa Verde e Amarela caíram pela metade nos primeiros quatro meses deste ano. E ainda tem dono de construtora que elogia o governo Bolsonaro. Só pode ser cegueira. Ainda bem que no Brasil não existe orçamento secreto e suas obras estruturantes Infomoney: As contratações de projetos do Casa Verde e Amarela caíram pela metade nos primeiros quatro meses deste ano, com as construtoras desistindo de lançar empreendimentos porque a inflação persistentemente elevada inviabilizou negócios.

Dados O gargalo está nas altas generalizadas de custos de materiais, serviços e mão de obra no setor, com o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC) subindo 8,8% em 2020 e 13,8% em 2021 e 2,9% no início deste ano. Foram contratadas 68,8 mil unidades entre janeiro e abril, 51% a menos do que no mesmo período de 2021 (quando chegaram a 140,5 mil). Os dados são do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a fonte de financiamento para compra e construção de imóveis pelo programa habitacional.

Construtoras já falam em demissões Diante da perda de viabilidade para muitos projetos do Casa Verde e Amarela, as empresas do setor já sentem os prejuízos e vislumbram demissões nos próximos meses. O programa tem um peso enorme para o mercado imobiliário, e em 2021 respondeu por cerca de 45% dos lançamentos e das vendas no país.A queda nas contratações tem sido mais cruel para as construtoras de pequeno e médio porte, que não têm “gordura” suficiente para lidar com a disparada nos custos das obras. Toda matéria aqui.

Lagarto: Fábio Reis assina ordem de serviço e inicia pavimentação O deputado federal Fábio Reis (PSD) segue promovendo melhorias na qualidade de vida da população a partir de investimentos realizados em infraestrutura. Em Lagarto, no povoado Candeal da Tapera até o povoado Mariquita, a pavimentação, que foi iniciada na última sexta-feira, 20, após a ordem de serviço, contempla um antigo sonho dos moradores da região.

Emenda Para a realização desta obra, Fábio destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 1,6 milhão. Serão mais de 3 km de pavimentação em paralelepípedo que trarão mais comodidade e segurança para os moradores. Com a realização desse investimento, o cenário já começa a ser transformado, principalmente na vida dos moradores e comerciantes, fomentando o desenvolvimento econômico e social.

Sonho antigo “É um sonho antigo dos moradores que aguardavam o momento de sair da lama. Esse dia chegou, e eu posso garantir que daqui para a frente vai ser ainda melhor. Próximo do Candeal também iniciamos a obra de pavimentação do povoado Carcará, e assim, eu vou continuar levando mais pavimentação até que todos os povoados estejam livres de toda lama e poeira. É o desenvolvimento chegando na área rural dando mais segurança e acessibilidade”, evidenciou o deputado.

Preocupação O vereador de Lagarto Washington da Mariquita (MDB) ressaltou a urgência dessa obra e aponta a preocupação que Fábio Reis vem tendo com as áreas rurais do estado. “Fábio é o deputado que mais traz emenda aqui para o nosso estado. No início do mês de maio ele mandou ônibus escolares, equipamentos para a área da saúde e agora pavimentação para os povoados que tanto careciam dessa obra. Sou muito grato por essa parceria que só tem ajudado o nosso povo”, destacou o vereador.

Gratidão O aposentado Antônio Macário demonstra sua gratidão ao deputado e diz que essa obra veio em boa hora. “Só tenho a agradecer a Fábio, pois ele sempre teve um olhar para com as pessoas que mais necessitam. Essa pavimentação veio no momento certo já que as chuvas estão começando a surgir e tem deixado toda nossa gente no meio da lama”, afirma Antônio. Além dele, a moradora que reside há mais de 30 anos no povoado Mariquita, Silvanete Maria de Jesus, conta que esse é um momento muito especial. “São anos vendo nossas ruas assim. Chove, é um lamaçal. Não podemos sair na rua quando chove porque suja nossa roupa, estraga o nosso sapato. Sem falar da nossa casa que fica completamente desgastada. Por isso, quero agradecer ao deputado Fábio Reis por estar tirando a gente da lama e da poeira”, infere a moradora.

André Moura recebe o título de cidadão areia-branquense O ex-deputado federal André Moura foi homenageado pela Câmara Municipal de Areia Branca com o título de cidadão areia-branquense. A honraria concedida é um reconhecimento aos cidadãos pelos serviços realizados em benefício do município. O autor foi o presidente da Câmara, Giseldo dos Passos e, durante a solenidade, disse que a entrega do título para André Moura é um reconhecimento pela parceria e trabalho feito pelas pessoas do município. “Nada mais justo. Porque você, André, tem sido parceiro e sempre está de braços abertos para o povo de Areia Branca e tenho certeza que irá trazer muito mais para Areia Branca”, destacou.

Compromisso André Moura agradeceu a homenagem e destacou o carinho pelas pessoas do município, além do compromisso com o desenvolvimento da região. “É muito bom a gente poder voltar hoje recebendo esse título pelos serviços que aqui prestamos. Essa parceria permitiu muitas obras em vários segmentos, melhorando a vida das pessoas e isso é o que importa. Transformação, dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Estou muito honrado em poder dizer que também sou um filho de Areia Branca”, finalizou.

Presenças Participaram da solenidade o prefeito de Areia Branca, Alan de Agripino, o vice-presidente da Câmara, Francisco Chagas, o vereador e líder do prefeito, Junior “ Gago”, vereadores, Sil, William, “Perna”, Nilson, Demar, Leonda (1° secretário), Vaninha (2ª secretária), José Nilton (3° secretário), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, Luciano Bispo, o prefeito de Frei Paulo, Anderson de Zé das Canas, o presidente da Câmara Municipal de Campo do Brito, Médici, o ex-prefeito de Areia Branca, Agripino, além de lideranças, amigos e familiares dos homenageados.

Itabaiana: Prefeitura anuncia programação de Feira e Festa dos Caminhoneiros 2022 Na manhã de ontem (23), o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, realizou uma coletiva de imprensa, no Sesc Itabaiana, para anunciar a programação da Feira e Festa do Caminhoneiro. O evento, que há dois anos não acontece, por conta da pandemia, já passa da 50° edição. Para o gestor municipal, é motivo de grande alegria celebrar essa festa que tem a cara do itabaianense.”Estou bastante emocionado por ser a primeira grande festa da nossa gestão. Será o encontro das famílias, dos amigos. Foi muito difícil realizar a festa, mas com muito equilíbrio e responsabilidade procuramos fazer o melhor. É desse jeito que estamos conduzindo nossa gestão”, disse.

Turismo e negócios Adailton ressaltou que a Feira e Festa do Caminhão atrai diversos turistas não só do estado, mas de todo Brasil, que vêm em busca não só de entretenimento mas também de realizar grandes negócios. “Um evento de grande porte como esse tênis a expectativa de movimentar mais de R$ 70 milhões- valor contabilizado na última edição, em 2019. É uma celebração que todos saem ganhando, do pequeno ao grande empresário das mais diversas áreas”, disse.

Apresentação Durante a coletiva houve apresentação da Orquestra Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, do grupo de reisado Luz e Vida. Um momento que emocionou a todos foi a entrada de Miguel Fernandes, filho de caminhoneiro, carregando uma mini carreta. Também aconteceu o desfile da rainha do caminhoneiro e, ao final, um coffee-break. A programação no print ao lado.


SES alerta para cuidados com doenças respiratórias A Secretaria de Estado da Saúde faz um alerta a respeito dos riscos de doenças respiratórias, principalmente, para crianças e idosos, e como evitá-las. Mesmo podendo ser detectadas durante todo o ano, no período mais frio e chuvoso as doenças respiratórias são mais recorrentes. O período sazonal gera um aumento de infecções na população.

Baixa imunidade Para a médica do Huse e presidente da Sociedade Sergipana de Infectologia, Gilmara Batista, os cuidados devem permanecer entre todos, mais ainda com idosos e crianças por conta da baixa imunidade. “No inverno, temos uma queda na temperatura e na umidade do ar. O ar seco pela baixa umidade favorece a concentração de poluição no ar, o que estimula o desencadeamento das crises alérgicas. O comportamento da população em deixar os ambientes fechados facilita a disseminação de vírus.” afirma Gilmara.

Complicações A médica explica que as doenças respiratórias podem evoluir para complicações. As infecções virais e bacterianas são muito comuns, mas a insistência na febre e tosse constante são sinais de que é preciso buscar ajuda. Os cuidados para evitar essas infecções não são muito diferentes das recomendações passadas sobre o vírus da Covid-19. “Lavar as mãos com frequência e fazer o uso da máscara em pessoas já infectadas é essencial. Tomar as vacinas, sejam para Covid-19 ou para o vírus da gripe também são extremamente importantes para permanecer saudável” diz a infectologista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


“Santo Antônio pregador da esperança”. Festa de Santo AntônioO mês de junho se aproxima e daqui a alguns dias estaremos subindo a nossa Colina, com o coração repleto de alegria para celebrarmos o nosso padroeiro Santo Antônio. Voltando ao formato tradicional após dois anos, a festa do padroeiro será celebrada a partir do dia 01/06 e terá programação até o dia 13/06, sendo a Trezena, às 18h30 e a Santa Missa, às 19h30. Haverá transmissão e cobertura de todos os dias nas redes sociais da Paróquia Santo Antônio. O tema deste ano é “Santo Antônio pregador da esperança”.

 

Nota de Esclarecimento – Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro

 A Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro vem, por meio desta, nota desmentir informações que estão circulando em parte da imprensa a respeito do aluguel de prédios públicos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

 A verdade é que o prédio localizado na Rua Antônio Valadão n° 530, alugado em março de 2021 e com um termo aditivo de mais 12 meses em março de 2022, serviu durante todos esses meses como almoxarifado e arquivo. Foram iniciadas as adequações do prédio para ser a nova sede da SMAS. Para isso, todo o processo foi feito de forma transparente e, como qualquer processo, demanda tempo. A nova sede trará melhores condições de trabalho para os servidores e atendimento para os socorrenses.

 O contrato para reforma abrange todos os prédios públicos da Assistência Social e, após a finalização do processo para o início da reforma do prédio, todos os materiais foram retirados. É importante destacar que o porão do prédio não faz parte do contrato, apenas o piso de cima.

 Sobre o prédio alugado no Marcos Freire II, este teve o contrato rescindido após três meses, devido à falta de resolução de um problema de infiltração advindo de uma residência abandonada vizinha ao prédio alugado. A Prefeitura tentou resolver o problema de todas as formas, no entanto, o contrato precisou ser encerrado, respeitando todas as cláusulas contratuais legais.

 

Padre Inaldo Luis da Silva

Prefeito Municipal de Nossa Senhora do Socorro

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 

OPINIÃO 

 

 DOM BRANDÃO COMBATEU O BOM COMBATE   Por Clarkson Ramos Moura 

 ROTULADO DE SUBVERSIVO PELA DITADURA DE 1964-1985

 24 DE MAIO

 — COMEMORAÇÕES —

 – 103 anos do nascimento de Dom José Brandão de Castro;

 – Um septênio (7 anos) da edição da encíclica papal “Laudato si” (louvado sejas), de Sua Santidade, o Papa Francisco.

 

A tal “Guerreiro de Batina” — Dom José Brandão — eu tive a honra e a satisfação de conhecê-lo, bem como de interagir com ele, por inúmeras vezes, seja atendendo-lhe a pedido de ocasionais leituras litúrgicas em cerimônias religiosas, por Sua Excelência, celebradas e/ou concelebradas, na Paróquia de Gararu (minha Terra natal); seja absorvendo-lhe lampejos de conhecimento e saber em diversos bate-papos informais.

 

Singularmente inteligente, multidisciplinarmente culto, deslumbrantemente eloquente, racionalmente persuasivo e fisicamente de baixa estatura, Dom José Brandão de Castro foi escolhido, em 25 de junho de 1960, pelo inesquecível Papa João XXIII, para integrar o Colégio Apostólico, recebendo a ordem episcopal em 21 de setembro desse ano, como 1° bispo da Diocese de Propriá – SE, sendo empossado no elevado cargo eclesial, em 16 de outubro do mesmo ano, cujo exercício se estenderia a 1987. Mineiro de origem, natural de Rio Espera, nascido em 24 de maio de 1919, e sergipano de coração, esse “Pequeno Notável” ousou se haver como destemido e combatente para com os poderosos, e meigo e defensor para com os necessitados, durante todo o seu marcante e longevo Episcopado, que perpassou os tenebrosos e truculentos 21 anos da Ditadura Militar de 1964-1985, apropriadamente denominados “Os Anos de Chumbo”.

 

Aliás, dantes, por capricho do destino, um não menos ilustre propriaense e dignitário da Igreja Romana, Dom Antônio dos Santos Cabral, nascido em 5 de outubro de 1880, tinha sido bispo de Natal – RN, e, depois, 1° bispo e, a seguir, arcebispo de Belo Horizonte – MG. esse insigne filho de Propriá (SE) criou a Universidade Católica de Minas Gerais, o Seminário do Coração Eucarístico de Jesus e fundou, à época, o jornal católico “O Diário”.

 

Sem exagero de linguagem, Dom Brandão — como era carinhosamente chamado — soube ser, ao mesmo tempo, pastor, evangelizador, defensor dos oprimidos, pobres, miseráveis e injustiçados das mais de duas dezenas de paróquias integrantes da circunscrição eclesiástica da então recém-criada Diocese de Propriá, sob sua revolucionária assistência espiritual e direção episcopal, a partir de 16 de outubro do mesmo ano, data em que se deu a instalação canônica, até 1987, quando, com a saúde combalida, retornaria, de uma vez por toda, à Terra-berço.

 Que falta insuprível esse legítimo servo de Deus, apóstolo da Igreja de Roma, nos faz.

 Sou-lhe admirador confesso, assim como testemunha ocular e auditiva do histórico e social legado desse imortal e fidedigno sucessor de Pedro da Igreja Católica Apostólica Romana.

 No dia de hoje (24/5), em que se celebra um septênio, ou seja, 7 anos da encíclica “Laudato si” (louvado sejas) — que, sobretudo, trata das atualíssimas questões ambientais, e que fora editada por Sua Santidade, o Papa Francisco, em 24 de maio de 2015 — impõe-se aos católicos da operosa Diocese de Propriá, por um imperativo de gratidão, a comemoração dos 103 anos de nascimento do inolvidável Dom José Brandão, pastor da Igreja Romana, como tem sido bem-lembrado pelo reverendo Frei Enoque Salvador de Melo, destacado e reconhecido religioso octogenário, partícipe da referida Diocese, diga-se de passagem, com um extenso rol de serviços de alcance social e de interesse público, bem como uma ampla assistência espiritual, prestados à circunscrição diocesana e, mormente, ao Município de Poço Redondo, de que fora prefeito por mais de uma vez.

 Salve! S.S. Papa Francisco!

 Viva! Frei Enoque Salvador!

 Parabéns! Saudoso Herói Social, patrono dos desassistidos, dos sem-terras, dos sem-tetos, e modelar religioso!

 

PELO TWITTER

www.twitter.com/ayres_britto Tempos duros, duríssimos: os analfabetos em humanismo estão fazendo escola.

www.twitter.com/Alanbarretoso Auxílio emergencial, na lista encontrei nomes de pessoas de bens de Sergipe Del Rey, o que faz o jornalismo PIX?!…

www.twitter.com/fotomariosousa Tem gente que não admite se dar mal uma vez na vida, né? Quer se dar bem a todo instante e a qualquer custo.

www.twitter.com/EspacoMilitar O BLOG ESPAÇO MILITAR REALIZA A CAMPANHA DO AGASALHO. UMA SIMPLES ATITUDE PODE MUDAR UMA VIDA – http://espacomilitar.com/2022/05/o-blog-espaco-militar-realiza-campanha.html




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Frase do Dia
“A polidez é a origem das virtudes; a fidelidade, seu princípio; a prudência, sua condição.” André Comte-Sponville.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Ouça e compartilhe:
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-05/papa-francisco-voluntarios-defesa-civil-italiana-guerra-ucrania.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais