Sobre transição e o fogo amigo

                           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Como se não bastassem os problemas que os futuros prefeitos vão encontrar em boa parte dos municípios sergipanos, em alguns casos, o chamado “fogo amigo”, por conta da ocupação de espaços na administração que inicia-se em janeiro, vem causando muitos problemas nos bastidores.

Em um dos maiores municípios de Sergipe, o coordenador da transição recebeu uma missão árdua do futuro prefeito. Não passar para os aliados,

 sedentos por cargos, toda realidade administrativa da máquina.

“Passe só o básico, não passe os detalhes”. A frase foi do coordenador da equipe de transição do grande município ao receber uma ligação da pessoa responsável pelo atual prefeito na interação com a futura equipe. A pessoa ligou para o coordenador informando que um (ou uma) político (a) aliado (a) do futuro prefeito ligou pedindo todas as informações sobre uma pasta. Para não bater de frente com o aliado o futuro prefeito orientou ao coordenador para que informasse a pessoa do atual governo que repasse, mas apenas o “básico”.

Com isso o político aliado recebeu o que pediu e o coordenador da transição fez o “social”.

Resta saber se o político aliado, que está de olho na pasta, ficou satisfeito com o “básico” que recebeu.  É só o começo…. como diz Albano Franco, em Sergipe todo mundo se conhece…e como.

Parte da equipe
E hoje, 12, às 8h, no auditório do Sindicato dos Bancários o prefeito eleito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, PCdoB, anuncia parte da equipe. Tem gente apostando que da equipe antiga, da primeira administração, só retorna mesmo Jeferson Passos para a Fazenda. O resto, por conta dos índices de rejeição em 2012 nem pensar. Se vier como nomes velhos e “batidos” já viu…

PT em SE engoliu seco o que disse Benedito
Rapaz se Marcelo Déda estivesse vivo não engolia calado o que o PT de Sergipe engoliu seco: o secretário estadual e dirigente do PMDB em Sergipe disse que o PT deve desculpas à Nação. Todos os petistas ficaram calados…

Dos apelidos da Odebrecht e o elogio à loucura
“Mineirinho”, “Kafta”, “Caranguejo”, “Todo feio”, “Feia”, “Moleza”, “Campari”, “Gripado”, “Misericórdia”, “Boca mole”, “Bitelo” e “Babel”. Estes são alguns apelidos dos políticos da delação dos executivos da Odebrecht. Como diz um amigo: “tá todo mundo doido. Eu já estou me sentindo o alienista de Machado de Assis ou então Érasmo de Roterdã em "elogio à loucura", pois a pior das loucuras é, sem dúvida, tentar ser sensato em um mundo de loucos.”

Sobre o TCE e a Operação Antidesmonte
O blog foi informado que ao contrário do que foi passado por alguns servidores efetivos do TCE, não existem cargos comissionados atuando na Operação Antidesmonte. Segundo informações o que existe mesmo é que tem gente grande dentro do órgão torcendo que a operação não dê em nada por conta dos aliados políticos. Tem meia dúzia tentando que o TCE seja mesmo um órgão técnico, mas uma parte forte quer o órgão continue sendo moeda política. Só terá jeito quando resolverem acabar com as indicações e tiver concurso para conselheiro em todo o país.

Do servidor requisitado Narcizo Machado Filho
O blog ficou sabendo (não por ele) que o servidor Narcizo Machado Filho, requisitado há muito tempo para o TCE e que é um técnico competente na área de contabilidade, ajuda nesta área, mas nunca fez auditoria nem assinou relatório algum. Apenas serve como auxiliar para os analistas (as carreiras do quadro que possuem atribuição para a realização de auditoria governamental regularmente previstas na lei complementar n. 232), concursados do órgão. Ou seja, uma pessoa competente, de confiança e que exerce a função discretamente e cumprindo suas obrigações. Não adianta, se continuarem com a perseguição o blog vai dar o nome das “autoridades” que tem interesses políticos e até empresariais.

Coletiva
O Ministério Público de Sergipe convida toda a imprensa para uma entrevista coletiva sobre as Operações "Antidesmonte" e "Indenizar-SE".A coletiva ocorrerá nesta segunda-feira, dia 12, no mini auditório do primeiro andar, na sede do MP, a partir das 10h30.

Fugas semanais nos presídios em Sergipe
Apesar de manifestar publicamente, um assessor próximo do governador Jackson Barreto diz que ele não aguenta mais as manchetes semanais de fugas nos presídios de Sergipe. Já tem gente apostando que na reforma o secretário será mudado e que não tem padrinho que suporte.

Pagando salários
Em Areia Branca, a prefeita Acácia Souza, que não conseguiu à reeleição, vem cumprindo os compromissos mostrando que é gestora. Acaba de pagar o décimo terceiro salário, já pagou o terço de férias dos professores e quer deixar a administração com os salários em dia.

Em Pirambu, juiz determina diplomação de Zé Nilton
Em Pirambu, o segundo colocado no pleito, o ex-prefeito Zé Nilton será diplomado no dia 13 por ordem judicial. O primeiro colocado, o atual prefeito Elinho Martins encontra-se com a candidatura suspensa e com recurso a ser julgado.

Seidh entrega certificados
Mais de 530 jovens receberam certificados de conclusão de curso do Projeto X4Change, desenvolvido pela Coordenadoria Especial da Juventude da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Cejuv/Seidh), em parceria com a Aiesec. A entrega foi feita pelo coordenador Fredson Santana aos representantes das 25 instituições localizadas em 21 municípios sergipanos participantes. Desenvolvido para facilitar ensino da língua inglesa e espanhola de maneira multicultural, através de intercambistas vindos de outros países, o Projeto X4 Change é realizado nas Casas da Juventude e no âmbito das Ações Transversais para Fortalecimento Juvenil em escolas, universidades, Espaços Cuidar e entidades sem fins lucrativos.

Pedro Xavier é o mais novo cidadão portofolhense
O mais novo Cidadão Portofolhense, foi indicado e aprovado por unanimidade na última sessão da câmara municipal de Porto da Folha, o jovem bancário Pedro Xavier. A indicação do vereador Ancelmo Rito foi aprovada por unanimidade. A solenidade de entrega não foi marcada, mas contará com a presença de amigos e familiares, além dos deputados Zezinho Guimarães e Laércio Oliveira.

Colheita de arroz em projetos sergipanos da Codevasf deve alcançar 30 mil toneladas
Os produtores dos projetos públicos de irrigação Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, em Sergipe, já iniciaram a colheita da atual safra de arroz. A projeção da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é de que sejam colhidas mais de 30 mil toneladas até o final da safra, que se encerra no início de 2017. Na sexta-feira (9), a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, o senador Antônio Carlos Valadares e toda equipe técnica da empresa estiveram no projeto Betume para conferir a produção de arroz e conversar com irrigantes, além de visitar outras atividades desenvolvidas no projeto mantido pela empresa nos municípios de Neópolis, Ilha das Flores e Pacatuba.

670 lotes
A área plantada da atual safra da rizicultura chegou a 4.150 hectares, o que representa um crescimento de 12% em relação à área de plantio da safra anterior. Ao todo, foram plantados cerca de 670 lotes de um total de 750 existentes no perímetro irrigado Betume. No projeto Cotinguiba/Pindoba, foram implantados 250 de 270 lotes destinados ao cultivo de arroz; no Propriá, os produtores plantaram 150 dos 230 lotes apropriados para a rizicultura.

1.500 famílias beneficiadas
Os projetos públicos de irrigação da Codevasf no Baixo São Francisco sergipano beneficiam cerca de 1.500 famílias e são responsáveis pela geração de aproximadamente 8 mil empregos diretos e indiretos na região. Anualmente, são produzidas mais de 35 mil toneladas de alimentos (sendo o cultivo do arroz a principal atividade), gerando uma receita bruta de produção de R$ 35 milhões.

Exemplo
“Quem fez o preparo do solo e da semente, está bem aqui no projeto”, afirmou o agricultor familiar no projeto Cotinguiba/Pindoba, desde 1982, José Carlos da Hora. Conhecido na região como Zé Duda, ele contou que em 2015 colheu 515 sacos de arroz.

Campos terrestres: Petrobras recebeu propostas. SE no meio
Valor Econômico – A Petrobras recebeu na última segunda-feira as propostas das empresas participantes da segunda etapa do processo de venda de campos terrestres da estatal, chamado de projeto “Topázio”, de acordo com fontes com conhecimento do assunto. O processo, conduzido pelo banco Itaú BBA, inclui a oferta de 104 concessões de campos terrestres, que produzem cerca de 35 mil barris diários, nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e Espírito Santo.

Empresas
Não foi informado quantas e quais empresas fizeram as propostas e por quais áreas foram apresentadas propostas. De acordo com o portal da revista especializada “Brasil Energia”, porém, entre as empresas que apresentaram propostas estão Geopark, JP Oil, Ouro Preto, Parnaíba Gás Natural, Santana, PetroRecôncavo, Tarmar Energia e Tek. Procurada pelo Valor, a Petrobras não comentou o assunto por se tratar de tema que precisa ser divulgado prioritariamente ao mercado, via fato relevante.

Liminar Justiça Federal em SE
De acordo com uma fonte com conhecimento do assunto, uma liminar concedida pela 3ª Vara da Justiça Federal em Sergipe, suspendendo o processo de venda dos campos terrestres, e a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de limitar o plano de venda de ativos da petroleira geram preocupação entre os participantes do processo do projeto “Topázio”.

Defesa Petrobras
“Esperamos que isso seja resolvido. Preocupa a situação de incerteza e de falta de investimentos. Isso deixa de gerar renda e aumenta desemprego, além de reduzir o valor dos ativos”, afirmou a fonte. Ainda segundo ela, o Topázio não faz parte dos cinco projetos que o TCU permitiu que a Petrobras concluísse a venda, por estarem em estágio avançado de negociação.Na defesa apresentada à Justiça Federal em Sergipe, a Petrobras informou que 61 empresas haviam recebido o prospecto do projeto Topázio na primeira etapa.

Cerca de US$ 200 milhões
Estima-se que o conjunto de ativos do Topázio renda entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões à Petrobras, cuja intenção é vender 100% de participação.O projeto faz parte do plano de venda de ativos da Petrobras para o período 2015/2016, de US$ 15,1 bilhões. Para 2017/2018, a estatal prevê levantar outros US$ 19,5 bilhões com venda de ativos.

Código Comercial
A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o projeto de um novo Código Comercial adiou mais uma vez a votação da proposta. Uma nova tentativa está prevista para amanhã, informa o presidente da Comissão, o deputado federal, Laércio Oliveira (SD). Segundo ele a manobra foi por conta das divergências e amanhã, pode-se mudar o relator ou então pedir para que a proposta siga direta para o plenário.

Ainda tem inscrições para o Lungão César de Oliveira. É no sábado, 17
(Central da Corrida) – Cesar de Oliveira, Fotógrafo, 52 anos, amante da Corrida de Rua, decidiu desafiar-se a correr 51 km o ano passado na 

Cidade de Aracaju, e alguns amigos decidiram acompanhá-lo. Daí surgiu o Lungão 51 km. Esse ano de 2016, ele quer comemorar os 52 anos com 52 km, e ai, quem topa?Escolha 5, 10, 15, 21,42 ou 52 km para acompanha-lo nesse desafio.Você pode se inscrever pagando uma taxa de R$ 25,00. Em: https://www.centraldacorrida.com.br/lungao  A largada será às 14h na Passarela do Caranguejo na orla de Atalaia, no sábado, dia 17.

Sem apelo financeiro
A produção informa que esse treino não tem apelo financeiro. E contará com a ajuda de amigos para a logística, hidratação e suplementação. Logo, quem quiser ajudar nessa logística doando frutas, isotônicos, água, sanduiche e apoio só entrar em contato.Não haverá kits. Mas, todos os participantes (limitado a 200) ganharão medalha de participação.Duvidas: (79)3024-5955.

145 milhões na economia no final do ano em SE
O Banco do Estado de Sergipe, Banese, cumprindo o seu papel de agente de desenvolvimento do Estado disponibilizou mais de R$ 145 milhões em recursos para o servidor resgatar a 2ª parcela do seu décimo terceiro de forma integral.

Recursos importantes
Para o presidente do Banese, esses recursos são importantes para o aquecimento das compras de final do ano. "O servidor que contrata a operação geralmente tem o intuito de saldar uma dívida para voltar a consumir no mercado ou adquirir bens ou serviços, fortalecendo a cadeia de consumo do Estado. A ausência desses recursos poderia causar enorme prejuízo para o setor do comércio e serviços", afirma o presidente do Banese.

Taxas menores
A linha de crédito do Banese para antecipação da segunda parcela do 13º conta com as menores taxas do mercado e  pode ser contratada diretamente dos Caixas Eletrônicos, Internet Banking ou agências da Rede Banese.

PELO TWITTER

www.twitter.com/FalaSergipe  Vaticano fez revelação bombástica! Arqueólogos que buscavam por transcrições sagradas, descobriram o 11º mandamento: Não te aposentarás.

www.twitter.com/lucianomelo_SE  "Quem mata o tempo não é um assassino, mas sim um suicida. Mata a si mesmo."

www.twitter.com/igormangueira  A depender de mim
                                                             Os psicanalistas estão fritos
                                                             Eu mesmo é que resolvo os meus conflitos
                                                             Com aspirina amor ou com cachaça

www.twitter.com/dimasroque  Se você quer fazer uma revolução, tenha antes um objetivo.

www.twitter.com/nairsonsocorro  Ganha um prêmio quem responder. Por que a imagem dos presos na operação CANTO DA SEREIA foi divulgada e as da ope. VENAL  estão blindadas??

www.twitter.com/mariana_godoy  "Temos um sistema político partidário que não representa coisa nenhuma além dos interesses das empresas " – Merval Pereira, agora,  no J10.

NOTA PÚBLICA – Governo de Sergipe

Informação sobre a segunda parcela do décimo terceiro do funcionalismo público estadual.

O Governo do Estado informa que o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro na íntegra se dará da seguinte forma:

A partir de agora, os servidores da administração direta e indireta, incluindo aposentados e pensionistas, poderão contratar na íntegra a segunda parcela do décimo terceiro junto ao seu banco, via cash, internet ou aguardar para realizar a contratação na própria agência bancária na segunda dia 12.

Exceções: Os servidores da Fundação de Saúde só poderão realizar a operação na segunda à tarde, já que a folha de dezembro será fechada no turno da manhã.

Os funcionários da educação lotados nas escolas e aqueles cujos valores da segunda parcela do décimo são até R$200, recebem integralmente dia 20 de dezembro, sem necessidade de fazer a contratação junto ao banco.

GOVERNO DE SERGIPE

NOTA À IMPRENSA – Procon/AJU

O Procon Municipal de Aracaju – Procon/Aju, juntamente com Procons de todo o país vem a público expressar a preocupação com as mudanças pretendidas pela Agência Nacional de Aviação – ANAC, em relação aos direitos dos usuários de transporte aéreo.

Se aprovadas, as novas regras significarão um retrocesso aos direitos dos consumidores deste tipo de serviço, pois permitirão, por exemplo, que as empresas deixem de prestar assistência aos usuários em caso de cancelamento ou atrasos nos voos, caso os mesmos ocorram em razão de caso fortuito ou força maior e ultrapassem 24 horas.

Outro ponto questionado pelos Procons é a cobrança pelo despacho de bagagens para voos nacionais e internacionais, situação inexistente atualmente e que passará a ocorrer de forma gradativa até 2018. De acordo com JORGE HUSEK, Coordenador-Geral do Procon Municipal de Aracaju e Secretário Executivo do Fórum dos Procons da Região Nordeste “não há clareza quanto aos mecanismos que garantam algum tipo de compensação para o consumidor de que o valor das passagens irá diminuir”.

Além disso, em caso de desistência por parte do passageiro, os prazos propostos pela ANAC são menos benéficos do que aquele previsto pelo Código de Defesa do Consumidor, que é de 07 dias, avalia JORGE HUSEK.

Para esclarecimento de outras dúvidas, o cidadão pode procurar o Procon Municipal de Aracaju, por meio dos seguintes canais de atendimento:
SAC 151 – http://www.procon.aracaju.se.gov.br

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O homem deve viver preparado para morrer a qualquer instante, e deve proceder como se não fosse morrer nunca.” José de Alencar, escritor brasileiro, morreu em 12 de Dezembro de 1877 (n. 1829).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais