SSP: Impunidade e omissão

Como se não bastassem os últimos casos envolvendo membros da SSP em denúncias de abuso de autoridade e outros, onde, infelizmente, a falta de uma ouvidoria pública e de uma corregedoria com altivez e independência para punir os responsáveis, sem passar a mão na cabeça, a atual cúpula da SSP demonstra que não tem intenção nenhuma em coibir o uso indevido dos veículos públicos. Ou seja, veículos pagos com o dinheiro dos sergipanos.

 

Ontem, 20, este jornalista flagrou mais um abuso: o gol branco da PM,  placa 207, com o número de identificação 50102 e o nome QCG, deixou às 6h50 uma estudante no Colégio Arquidiocesano. Em meio aos pais de alunos que deixavam seus filhos com seus respectivos carros particulares, a estudante saiu do veículo gol da PM, deixando a todos indignados. É a certeza da impunidade, já que o veículo estava totalmente identificado.

 

Aliás, dentro da PM não se fala em outra coisa: se o lobby para o retorno do coronel Iunes, já foi montado, inclusive com o apoio de setores da imprensa e de deputados, qual o motivo que proíbe o retorno do coronel Péricles ao comando da PM? Pelo menos, quando Péricles era comandante ele contrariou muitos oficiais, identificando todos os veículos, sem distinção, inclusive o dele. Mas parece que a transparência não é a tônica principal hoje na PM.

 

Sem falar que nos corredores da SSP, alguns zombam deste espaço e dizem que de nada adianta pedir a identificação dos veículos e a punição daqueles que usam indevidamente os carros. Avaliam que a segurança melhorou e com isso o governador Marcelo Déda está refém da atual cúpula, que faz o que deseja. E ponto final.

 

“Corajosos” deputados

Com o voto contra da deputada Ana Lúcia e a ausência do deputado Francisco Gualberto a comissão de Constituição e Justiça da AL, resolveu ontem suspender a tramitação do projeto que pretende anular a nomeação de Flávio Conceição para o TCE. A alegação é para esperar até que o TJ tenha uma decisão definitiva sobre o assunto. Na verdade, os “corajosos”, deputados querem lavar as mãos não têm coragem de tomar uma decisão por conta do comprometimento com Flávio Conceição. Ontem, 20, o presidente da CCJ, Garibalde Mendonça estava muito tenso.

 

Anulação do decreto

Ora, os deputados pensam que os eleitores são bobos? Se a CCJ der parecer favorável ao projeto de Ana Lúcia e o mesmo for aprovado em plenário será um divisor de águas nesta novela. Quem nomeou estará anulando. Ou seja, já tem jurisprudência no STF. Essa história de esperar o TJ não é só falta de coragem, é achar que o eleitorado é burro…

 

Pacotão municipal

O blog recebeu a denuncia de que na campanha passada um “assessor especial” de uma empresa, tinha uma missão especial: conversar com alguns candidatos a prefeitos e em troca da ajuda financeira para a campanha o candidato, se eleito, entregaria algumas secretarias municipais, lixo e outras coisitas mais. Um deles, que aceitou e ganhou o pleito é hoje uma mera figura decorativa. O blog está checando para contar toda a história.

 

Ato em Santo Amaro é hoje, 21 I

Hoje, 21, em Santo Amaro, a partir das 9hs, em frente ao Fórum da cidade será realizado um grande ato do Movimento Santo Amaro Legal – pela ética, justiça e legalidade. O movimento conta com o apoio de diversas entidades do município. O Movimento vem divulgando um manifesto extenso sobre os problemas em Santo Amaro.

 

Ato em Santo Amaro é hoje, 21 II

Uma das denúncias do movimento é o de compra do voto cujo processo tramita na Justiça Eleitoral. Leia o que diz o movimento: “Até o dia do pleito, o senhor Ivaldo Costa, fez do voto mercadoria em que estipulava valor em dinheiro ou material, chegava a pagar por ele cerca de 30, 40, 50, 100, 200 reais até mais, dependendo do degrau que desejasse subir, tudo isso sem o menor constrangimento ou contrição. Dependendo da negociação trocava-se o voto por “promessa de emprego, cadastros no Bolsa Família” e etc. Seu maior alvo era a classe menos favorecida, era como se ele fosse um grande tubarão devorando tudo à sua frente, cujas sobras do que se alimentava ficasse para o peixe-piloto. Um quadro humilhante, diga-se de passagem. No lugar denominada “baixada” através de denúncias dos populares, o prefeito havia sido preso dias antes da eleição, conforme publicação do Cinform, edição 1330, Nº 588/2008, sob o testemunho de aproximadamente 600 pessoas. A população de Santo Amaro vexada em sua insatisfação não reconhece sua reeleição. Faltava-nos, no entanto, empreender protestos mais enérgicos”.

 

Concurso para o Detran

Os deputados estaduais votam nesta quarta-feira, nas comissões temáticas e no plenário, o projeto de lei do Executivo que autoriza a realização de concurso público para ocupar cargos no Detran. Serão cerca de 300 vagas nas áreas técnicas e administrativas. “É mais uma prova de que estamos fechando as estações de trem da alegria por onde circulavam os vagões de João Alves. Nosso governo está moralizando o serviço público, promovendo concursos nas diversas áreas”, alfinetou o deputado Francisco Gualberto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa.

 

Nova sede Febrac

 Na próxima terça-feira, o empresário Laércio Oliveira, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac), é o anfitrião no coquetel que inaugura a nova sede da entidade, em Brasília. No evento, será lançado o livro comemorativo aos 25 anos da Febrac. A redação coube à jornalista Mônica Pinto, que completou uma década assessorando Laércio e, portanto, se considera “faxineira” – como se auto-intitulam os empresários de Asseio e Conservação e outros profissionais que militam no segmento. 

 

Partilha do pré-sal I

Ao participar ontem, 20, de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), que debateu o marco regulatório,   aspectos econômico-financeiros do pré-sal e a capitalização da Petrobras, o senador Valadares, líder do PSB no Senado contestou os críticos do sistema de partilha do pré-sal. Valadares argumentou que 77% das reservas mundiais estão nas mãos do Estado, contra apenas 7% nas da iniciativa privada.  “Portanto, caem por terra os argumentos de que a partilha vai provocar o desinteresse das empresas em participar da exploração do petróleo extraído das camadas de pré-sal nesta modalidade”, disse Valadares.

 

Partilha do pré-sal II

 O senador considerou que, ao contrário, despertará grande interesse nas empresas, pois que elas terão praticamente risco zero na participação, já que os estudos de prospecção existentes dão certeza da existência de óleo no pré-sal. “E todo mundo sabe que furando dá”, disse ele, lembrando que isto nem sempre é o caso dos campos regidos pelo sistema de concessão.

 

Polêmico Cabo Zé

E o ex-prefeito de Lagarto, Cabo Zé não gostou da imprensa divulgar a lista de processos existentes no TC  contra ele. Ontem, 20, soltou cobras e lagartos, contra o conselheiro Antônio Manoel, afirmando que sofre uma perseguição política porque ele (Cabo) ajudou na escolha de Heráclito Rolemberg para o TC. “Eu botava no jornal perguntando a esse conselheiro como ele chegou a Sergipe, com uma mão na frente e outro atrás. Não conhecia ninguém, fazia refeição na penitenciária porque não podia pagar um hotel. Pois bem, eis que ele hoje é um dos homens mais ricos de Sergipe. A Justiça deveria procurar saber como ele enriqueceu”, sugere.

 

Abastecimento em Aquidabã

A população de Aquidabã há muitos anos sofre com a falta de água por vários dias em suas casa e este episódio aumenta ainda mais no período da primavera para o início do verão. A situação fica pior nos povoados, em especial: Arranhento, Saco de Areia, Cajueiro dos Potes, Genipapo e Segredo, pois essas localidades estão sem água a quase oito dias e o que a Deso irá fazer? Cadê um programa do Governo para priorizar o atendimento residencial?

 

Pagamento de gratificação I

O secretário da Fazenda, João Andrade Vieira, demonstrou preocupação com as informações deturpadas que estão sendo divulgadas sobre a Gratificação de Apoio à Atividade Fazendária (Gfaz) e fez questão de esclarecer as dúvidas e explicar que não existe corte sumário destas gratificações. Segundo o secretário, a determinação discutida é no sentido de primeiramente cada setor fazer o levantamento dos servidores que percebem a Gfaz e porventura não cumprem o regime especial de trabalho. Este levantamento deve apontar também a real necessidade ou não do horário diferenciado e, a partir daí, fazer a redução dos custos por conta de um recebimento indevido da gratificação.

 

Pagamento de gratificação II

João Andrade observou que a portaria garantindo o pagamento da Gfaz no mês de outubro foi assinada integralmente e se estende aos meses de novembro e dezembro. Entretanto, para estes dois últimos meses do ano será observado o levantamento sobre o cumprimento das exigências previstas na Lei 6.421/2008, que instituiu a gratificação. “Há a necessidade de redução de gastos que pela nossa previsão chegue a 30% e com este levantamento é possível alcançar este patamar. É um ato administrativo, não se trata de perseguição ou discriminação. Também não existe nada além do que estamos informando”, reiterou o secretário.

 

Negociações Banese

A retomada do diálogo entre a direção do Banese e o Sindicato dos Bancários, para tentar acabar com a greve que já dura 28 dias, teve a participação direta do deputado estadual Francisco Gualberto (PT). Ele pediu ao governador em exercício, Belivado Chagas, que autorizasse o presidente do banco, Saumínio Nascimento, a convidar imediatamente a diretoria sindical para uma reunião.

 

Pauta com 38 itens

“Fui atendido. Mas nós todos sabemos que numa pauta de reivindicações com 38 itens dificilmente terá 100% de atendimento imediato. Mas o nosso desejo é de que o banco atenda tudo o que for possível atender, mostrando boa vontade, e que o sindicato também tenha compreensão sobre os fatos”, aconselhou Gualberto.

 

Porto da Folha – Nota de Solidariedade

A Comissão Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, reunida no dia 19 de outubro de 2009, manifesta seu apoio e solidariedade ao Prefeito de Porto da Folha Manoel de Rosinha, em razão do denuncismo de natureza político-eleitoral do qual vem sendo vítima, promovido pela oposição local, que culminou no pedido de abertura de processo de impeachment junto à Câmara de Vereadores. Reconhecemos o caráter ético que sempre conduziu a atuação pública do referido companheiro, tanto como militante do movimento social, quanto como Vereador e Prefeito, e esperamos que seja respeitada a vontade popular manifestada no pleito eleitoral passado pela população daquele Município.  

 

Conectando com a Vida

O Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) está com inscrições abertas para o Projeto Conectando Com a Vida até o dia 20/11. O jovem deve ter entre 15 e 25 anos, estudando a partir da 6ª série da rede pública de ensino. Para se inscrever, basta comparecer ao ILBJ, situado na Av. Barão de Maruim, 442, levando a seguinte documentação: foto 3×4, declaração escolar ou histórico de conclusão, RG e CPF (originais e cópia), cópia do comprovante de residência e declaração de renda familiar autenticada (ou os três últimos contracheques). Mais informações: (79) 3224-2323.

 

Prêmio de Jornalismo do Setransp

Visando contemplar um número ainda maior de jornalistas participantes do 1° Prêmio Setransp de Jornalismo, a diretoria do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju decidiu prorrogar o prazo de inscrição que se encerrava hoje, dia 15 de outubro. A nova data é 30 de outubro e as matérias podem ser publicadas até o dia 28. O regulamento do Prêmio está disponível no www.setransp-aju.com.br/premiojornalismo.

 

Homenagem

Para homenagear o corpo docente no Dia dos Professores, o Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) realizou um jantar comemorativo no Lounge do Hotel Quality. Durante a animada noite, foram sorteados diversos brindes para prestigiar ainda mais os educadores sociais do ILBJ. Luciano Barreto e Jácome Góes fizeram questão de parabenizar os professores pela data.

 

DO LEITOR

 

Poluição Sonora – Avenida Enos Sadock

Do leitor Carlos Martins: “Mais uma vez a imprensa, na figura de sua coluna, fez a diferença. Após meses praticamente suplicando uma resposta à EMSURB e ao Pelotão Ambiental eis que, em apenas poucos dias, a posição desses órgãos vem a público. Espero que estes mesmos órgãos passem agora a respeitar o cidadão dando-lhe a atenção que é devida uma vez que são pagos para isso. Aguardamos pois a ação do Ministério Público e que esta ação seja breve e se faça exemplar. E que outros indivíduos mal intencionados não tentem mais se aproveitar da inércia e da ineficácia dos órgão públicos “fiscalizadores” do Município e do Estado para aumentar seu faturamento a custa do desrespeito às Leis”.

 

Novela Flavio Conceição

Do leitor Júlio César Soares: “Ao que parece, parte dos deputados que compõem a Assembléia Legislativa que têm “rabo preso” com o Sr. Flavio Conceição passam a ser desmascarados. Suspenderam a tramitação da propositura que anulava a indicação do mesmo, dando uma justificativa chula de que aguardariam uma finalização da decisão judicial quando na verdade a própria Assembléia seria capaz de fazer isso se dessem cabo à tramitação. O único voto contrário foi o de Ana Lúcia. Será que você poderia prestar mais um serviço a sociedade sergipana e dizer quais são os membros da CCJ além de Ana Lúcia e do Sr. Garibaldi (aquele que praticamente “jurou de pé junto” em retratação feita ao espaço do blog recentemente – se referindo até aos cafezinhos do Shopping Jardins – que tratava o caso com a maior Isenção)”

 

Institucional  x   Correligionário I

Do leitor Alberto Souza: “Na última sexta-feira, 16, quando da visita do Governador em Exercício, Belivaldo Chagas, a Itabaiana, aconteceram coisas no mínimo estranhas: primeiro que o Governador, em ato formal e institucional, foi inaugurar a base descentralizada do SAMU as novas instalações do IPES/SAUDE, além de assinar a ordem de serviço das obras do estádio Presidente Médice. Até ai tudo normal. O estranho foi a ausência do chefe do executivo municipal, o Prefeito Luciano Bispo, que estava na cidade e foi convidado a não se fazer presente, pois a sua adversária, Maria Mendonça, correligionária do Governador, mas que não ocupa nenhum cargo público, seria a importante presença nos atos institucionais. Cabe-nos então questionar: é legal, moral e politicamente correto que o Governador, em ato formal de Governo, vá a uma cidade e o representante legal desta seja excluído dos atos? E por que Maria Mendonça era a grande presença lembrada, inclusive tendo direito a fazer uso da palavra? Seria aquilo ato de inauguração, ou palanque político?”

 

Institucional  x  Correligionário II

Continua Alberto Souza: “Por fim, aconteceu um ato politicamente errado. Uma tremenda gafe: Quando da assinatura da ordem de serviço do Estádio Presidente Médice, o vereador Valmir de Francisquinho, PSB, que na semana anterior deu diversas entrevistas em emissoras de rádios chamando o Governador Marcelo Déda de fraco, e que não tinha compromisso em Valadares, mas apenas em Eduardo Amorim, foi pessoa não só lembrada, mas também convidada para estar no palanque e assinar o termo de ordem de serviço na condição de testemunha. Em tempo: o Secretário de Esportes que organizou tudo é do PSB. De quebra, na seção da Câmara de Vereadores da última segunda feira o Vereador Valmir, em resposta ao senador Valadares disse que ausente é ele”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”. Charles Chaplin.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais