Sua vida vale a pena?

Mais um ano se passou em nossas vidas. Os desejos e as pretensões sempre se renovam quando se inicia um novo ano a fim de  adquirir bem estar e felicidade.

Agradeço aos meus queridos leitores por estarem sempre comigo, a Raquel Almeida e toda equipe da infonet por proporcionar esse contato com vocês , transmitindo  os valores significativos  para conseguir harmonia e bem viver.

Numa procura nas leituras, encontrei os cinco elementos essenciais para uma vida pessoal e profissional de qualidade onde nos direciona a tomar atitudes diárias para a vida valer à pena.

Para criar uma vida que valha a pena para nós e também para os outros, precisamos encontrar  algo que amemos fazer e que também beneficie a sociedade.  Precisamos investir tempo na afetividade para fortalecer relacionamentos a fim de praticarmos o amor incondicional.
No livro O Fator bem estar de Tom Rath e Jim Harter, 2011, encontrei preciosas orientações que irão beneficiar a todos na incensante procura da felicidade.  Esse livro é baseado em uma pesquisa mundial da Gallup em mais de 150 países, revelando  os cinco elementos que definem a nossa vida e a importância de interagi-los.

O primeiro elemento:  Bem- Estar Profissional
Sua carreira, vocação, ocupação ou trabalho  são o que molda sua identidade e é onde você passa a maior parte do tempo, sendo assim é primordial gostar do que faz para obter bem estar. Se o que você faz é gratificante e significativo, você está prosperando. É de grande importância ter comprometimento no trabalho, ter oportunidade de usar seus pontos fortes e ter um chefe que dá oportunidade de melhorar o bem estar dos funcionários e familiares. Tenha um objetivo para alcançar, esteja  sempre  com alguém com uma missão em comum e que  encoraje o seu crescimento. Passe mais tempo com um colega que goste.

O segundo elemento:  Bem- Estar Social
Invista nos relacionamentos íntimos e nas redes sociais. Passe seis horas por dia sociabilizando com amigos, família e colegas, incluindo o trabalho, casa, telefone, email e outros meios de comunicação.
Reforce as conecões mútuas em sua rede e misture o tempo social com atividades físicas. Esteja acompanhado de um amigo para fazer caminhada ou ir para a academia.

As pessoas com bem-estar social próspero estão sempre acompanhadas de pessoas que incentivam seu desenvolvimento e crescimento e que ajudam a curtir a vida. Se você tiver pessoas próximas que sejam animadas, consequentemente irão influenciar as suas emoções positivamente. Segundo pesquisa, se o amigo de seu amigo estiver feliz também influenciará seu ânimo.

O terceiro elemento: Bem- Estar Financeiro
Ter dinheiro suficiente para satisfazer as suas necessidades e pagar as contas. Não se estressar tendo dívidas a pagar. Se para adquirir acúmulo de riqueza trouxer estresse e dívida e desconforto, provavelmente lhe causará mais danos do que bem-estar. Quando uma estratégia de acúmulo de riqueza cria um estresse diário, seu potencial de rentabilidade não valerá a pena.  Pessoas que adquirem bem- estar financeiro não contraem dívidas e guardam um pouco do salário.
Compre experiências como férias e passeios com amigos ou ente queridos.
Gaste com outras pessoas em vez de apenas em bens materiais. Estabeleça sistemas padrões como pagamentos e poupança automáticos (que diminuam a preocupação diária com dinheiro).

O Quarto Elemento: Bem- Estar Físico
Quando pensamos em nos alimentar devemos ter consciência  e escolher algo que tenha um saldo líquido positivo e de benefícios para nossa saúde como a decisão de pedir salmão com brócolis,  pois melhora o humor e reduz as chances de desenvolver doenças como diabetes, doenças cardíacas e câncer. Muitas pessoas dizem que não querem engordar e nem ficarem doentes,  mas comem sobremesa diariamente e  se enchem de alimentos que contém óleo e molhos gordurosos e refrigerantes.

Pratique pelo menos vinte minutos de atividade física todos os dias, de preferência na parte da manhã para melhorar o seu humor durante o dia. Durma o suficiente para se sentir bem descansado (geralmente de sete a oito horas),  mas não por muito tempo (mais de nove horas). Defina padrões positivos quando for fazer compras no supermercado. Encha o carrinho com alimentos naturais que sejam vermelhos, verdes e azuis.

O quinto elemento:  Bem- Estar na Comunidade
Identifique áreas que você pode contribuir em sua comunidade com base em seus pontos fortes e paixões e tome atitudes benéficas para o bem estar da comunidade.

Conte a pessoas sobre seus interesses para que elas possam ligá-lo a grupos e causas relevantes.
Opte por participar de um grupo ou evento da comunidade. Mesmo que você comece pequeno, comece agora.

Com essas lições de bem- viver tiradas do livro de  Tom Rath e Jim Harter você poderá encontrar caminhos que direcionem sua vida para adquirir bem-estar.

Para criar uma vida que valha a pena, para nós e para os nossos amigos e a nossa comunidade, encontre tempo para investir nos relacionamentos, utilize a afetividade e o amor, saiba  compartilhar o carinho e o toque, não se estresse  adquirindo dívidas, se exercite frequentemente e fuja das gorduras e carboidratos. BEM- ESTAR EM  2012!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais