Sujos e mal lavados

Conhecido por seu oportunismo e fisiologismo, o PMDB deu provas ontem que sempre pode se superar em matéria de malabarismo político. Ao perceber que o barco governista está afundando, o partido resolveu bater em retirada. Antes, porém, fez muito barulho para chamar a atenção de futuros aliados, que lhe ajudem a tomar o poder e recuperar os milhares de cargos comissionados e outras sinecuras deixadas pra trás com o teatral desembarque. Não se quer aqui condenar o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), mas é inaceitável que esta arriscada ruptura política seja feita justamente com o apoio do PMDB, uma colcha de retalhos oportunista e aproveitadora. Qual a moral do malfadado presidente da Câmara, Eduardo Cunha, para presidir o processo de bota fora da petista? Logo ele, acusado de chafurdar com a família na roubalheira da Petrobras? E quantos peemedebistas neste país podem levantar a bandeira da honestidade, se há 14 anos dividem com o PT as benesses do poder, lambuzam-se com os recursos do erário? Decididamente, estamos assistindo uma ópera bufa, onde o sujo fala do mal lavado. Lastimável!

OAB dividida

Advogados sergipanos entregaram uma carta em defesa da democracia ao presidencial da seccional da OAB, Henri Clay Andrade. No documento, os causídicos questionam o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, protocolado pela OAB nacional, e criticam os grampos telefônicos em escritórios de advogados. Aff Maria!

Bom papo

E o governador Jackson Barreto (PMDB) aproveitou a passagem por Brasília para conversar sobre política com o prefeiturável e deputado federal Valadares Filho (PSB). Os dois trataram sobre as eleições em Aracaju e concordaram que o momento não é para definição de candidatos. JB apresentou, inclusive, uma pesquisa onde Vavazinho aparece muito bem na fita.

João chateado

O vereador Agnaldo Feitosa (PR) pode até negar, mas é fato que a sua renúncia da Secretaria da Saúde de Aracaju deixou o prefeito João Alves Filho (DEM) chateadíssimo. Ao jogar a toalha, Agnaldo deixou claro que o titular daquela pasta não manda na saúde municipal, é um mero boi de presépio Tomara que ao retornar hoje para a Câmara, o vereador explique quais os verdadeiros motivos que o fizeram desistir de tão espinhosa missão.

Bota fora

O bota fora do secretário estadual da Saúde, Zezinho Sobral (PMDB), deve se transformar numa grande festa política. O peemedebista está deixando a pasta para viabilizar sua candidatura a prefeito de Aracaju. A solenidade de “despedida” de Zezinho está marcada para a manhã de hoje, no Palácio de Despachos, e será presidida pelo governador Jackson Barreto.

Fica onde está

E o vice-governador Belivaldo Chagas desmentiu boatos que estaria trocando o PSB do senador Antônio Carlos Valadares pelo PMDB de Jackson Barreto. “Não há motivo para mudar de partido agora”, disse Chagas, para alegria de Vavá, seu amigo de longas datas.

BRT coletivo

O BRT paraguaio é tão falsificado que outros veículos também vão poder trafegar pelas faixas “exclusivas” dos ônibus articulados. A coluna ficou sabendo que os taxis já podem circular dentro do “BRT”, desde que estejam transportando passageiros. Os donos de transporte escolar também querem ter esse direito. Daqui a pouco, até carroça de tração animal estará dividindo espaço com os coletivos. Isso é que é democracia no trânsito.

Banco dos réus

A Procuradoria Regional Eleitoral de Sergipe (PRE/SE) quer ver condenados os ex-deputados estaduais Antônio Passos (DEM), Zé Franco, Angélica Guimarães e Susana Azevedo. Os quatro foram absolvidos pelo Tribunal Regional Eleitoral da acusação de terem feito mau uso das verbas de subvenção da Assembleia. Por discordar da decisão, a Procuradoria recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral. Recurso igual foi protocolado pela PRE/SE contra as idênticas absolvições dos deputados Gilson Andrade (PTC), Maria Mendonça (PP) e Luiz Mitidieri (PMDB).

Mãos ao alto

O governo de Sergipe nomeia nesta quarta-feira, 120 novos policiais civis. São 20 escrivães e 100 agentes de polícia, treinados para combater a crescente violência. Para se ter uma idéia da ousadia dos marginais, de janeiro passado até agora, 460 ônibus já foram assaltados na Grande Aracaju. Cruz credo!

Petição de miséria

É séria a falta de recursos do governo estadual. Segundo o secretário da Fazenda, Jeferson Passos, de 2015 pra cá o Estado perdeu R$ 242 milhões de receitas previstas. Somente este ano, o “prego” já chega a R$ 43 milhões. Após a dramática explanação de Jefferson na Assembleia, os servidores colocaram algumas pulgas atrás das orelhas: E de onde virão os recursos para o governo efetivar, agora em maio, o tão sonhado Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos?

Contrato investigado

Vencida pela empresa Cavo, a estranha licitação da coleta de lixo de Aracaju pode sujar pra valar. Daqui a pouco, os promotores de Justiça Henrique Ribeiro e Mônica Hardman recebem a imprensa para informar que pretendem denunciar à Justiça o contrato emergencial do lixo. Pelo andar da carruagem, a contratação da empresa coletora pela Prefeitura ainda vai causar transtornos em muita gente.

Estranho silêncio

Desde que foi acusado pela Prefeitura de extrapolar em suas funções, o presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Clóvis Barbosa, recebe solidariedade. Segundo o presidente da Empresa Municipal de Urbanização, João Paulo, Clóvis teria mandado técnicos invadir a estatal para pegar à força documentos relativos à suspeita licitação da coleta de lixo de Aracaju. Aliás, apenas os seis conselheiros do TCE ainda não se solidarizaram com o presidente. Por que será?

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Folha de Sergipe, em 29 de agosto de 1907

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais