“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
No ano passado, no mês de junho, lideranças empresariais, sob o “comando” do deputado Laércio Oliveira, enviaram ao governador Belivaldo um plano de retomada gradual da economia porque estavam desesperados com o comércio fechado. Cadê o aliado Laércio para se somar ao governador e não apenas falar que apoia já que é “liderança” empresarial?
Agora, quando o governador Belivaldo Chagas seguiu as orientações técnicas do Comitê, seguindo também decisão de quase todos os governadores que suspenderam os pontos facultativos no Carnaval, a maioria da classe empresarial resolveu fechar o comércio. Salvador, Recife e várias capitais terão o comércio aberto. Em Maceió, ontem, 11, o governador e o prefeito voltaram atrás e resolveram decretar ponto facultativo.
Ou seja, é surreal e inacreditável a contradição demagógica da maioria dos empresários de Sergipe. Justiça seja feita: apenas o presidente da Associação Comercial, Marco Pinheiro, está alertando que abrir o comércio “é a defesa de empregos e da vida”. Correto porque evitará aglomerações em festas e reuniões, além de ajudar a economia. Porém, a maioria pensa com o próprio umbigo. Até a entidade dos empregados deixou claro que não é contra a abertura desde que os empregados tenham seus direitos pagos porque existe um acordo coletivo neste período.
O mais incoerente da maioria dos empresários e suas “lideranças” é que antes da pandemia já reclamavam do fraco desempenho. Depois fizeram cobrança ao governador e agora, quando Belivaldo acerta, eles estão na contramão.
Surreal, mas é Sergipe Del Rey! Ontem, 11, um recorde no país este mês pela pandemia: 1.452 mortos.
Denúncias de festas e até blocos particulares programados em casas de praias e fazendas Será que a fiscalização do governo estadual vai entrar, punir e fechar? Tem até autoridade grande organizando bloco em sua fazenda. O blog vai esperar passar para depois enviar fotos, já que o blog sempre tem uma “formiguinha” nestes locais. “Meu amigo morreu”, depois da FARRA vão lamentar. Aguardem!
Presidente da OAB/SE Inácio Klauss: Edson Ulisses à frente da presidência do TJSE é um divisor de águas Ao se reunir ontem, 11, com o novo presidente do TJSE, Edson Ulisses de Melo, o presidente da OAB/SE, Inácio Klauss – ao lado de diversos membros da diretoria – destacou a certeza do comprometimento do presidente do Judiciário com o respeito às prerrogativas da advocacia e sua dignidade, bem como que as suas posições democráticas, vanguardistas e cidadãs serão refletidas em sua gestão, impedindo o aviltamento profissional. “É um divisor de águas e de significado especial tanto para a OAB/SE quanto para a advocacia sergipana”, reforçou.
Honra Edson Ulisses de Melo foi presidente da OAB de 1994 a 1997, e se tornou desembargador advindo do seio da advocacia, pela via democrática do Quinto Constitucional. Edson Ulisses registrou a data como muito importante para a história das duas instituições. “Me sinto honrado pelo fato de ter sido o primeiro ex-presidente da OAB a assumir a presidência do Poder Judiciário em Sergipe. Uma coincidência muito interessante. Em minha história na OAB, de 33 anos de advocacia, assumi vários cargos, fui presidente e também vice-Presidente da OAB Sergipe e conselheiro Federal da OAB, por três mandatos. Também presidi importantes Comissões Nacionais do Conselho Federal. Minha gestão será pautada no diálogo e a OAB será prioridade e com um destaque maior porque é uma Casa que representa não só os anseios dos advogados, mas bem como da sociedade. Pretendemos criar uma maior relação entre o Poder Judiciário e a sociedade, então a OAB está encaixada nessa minha proposta de governo”, adiantou o Presidente do Poder Judiciário.
Medalha e livros O presidente Inácio Krauss e os membros da diretoria parabenizaram o presidente do TJSE por sua posse e durante a reunião entregaram a medalha dos 85 anos da Seccional, data celebrada em 2020, homenageando o ex-presidente da OAB pelos serviços prestados a Casa da Cidadania. Edson Ulisses também recebeu os livros de comemoração pelo aniversário da OAB.
Desembargador Roberto Porto toma posse no TRE/SE e é aclamado presidente O desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto tomou posse como membro do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) na terça-feira, 09. A solenidade aconteceu no auditório desembargador Fernando Ribeiro Franco, na sede do Tribunal. Atento às recomendações indicadas pelas autoridades da área de saúde, Roberto Porto ponderou que uma solenidade de posse não seria adequada neste momento de pandemia, poderia gerar aglomeração desnecessária. Optou por tomar posse como presidente diante dos seus pares e dos presentes que acompanhavam a sessão ordinária de julgamentos, entre eles, a Desa. Elvira Maria de Almeida e o Des. Diógenes Barreto.
Presidência biênio 2021/2022 Seguindo o ordenamento constitucional, Roberto Porto foi indicado, no dia 4 de novembro de 2020, pelo Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) para integrar a Corte Eleitoral sergipana. A vice-presidente e corregedora do TRE-SE, Desembargadora Iolanda Santos Guimarães, no exercício provisório da presidência, por ocasião do término do mandato do Desembargador José dos Anjos, empossou o novo membro do Tribunal. Após o ato de posse, a Desembargadora Iolanda sugeriu aos demais componentes do colegiado o nome de Roberto Porto para exercer a presidência do TRE-SE durante o biênio 2021/2022. A indicação foi acolhida por unanimidade: o Des. Roberto Porto aclamado novo presidente da Justiça Eleitoral em Sergipe. O novo presidente recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral no grau Grã-Cruz. A medalha representa a mais alta homenagem concedida pelo TRE-SE.
Consórcio do transporte público da Grande Aracaju O prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu com o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo ontem , 11, para tratar da licitação do transporte público da região metropolitana de Aracaju. Este é o segundo encontro que eles realizam neste ano para discutir o tema, que envolve também as prefeituras de Barra dos Coqueiros e São Cristóvão. Até o início de março, uma nova reunião será realizada com a presença dos prefeitos dos quatro municípios.
Discussões O prefeito de Aracaju ressaltou que já existe uma comissão de técnicos, criada ainda em 2018, discutindo as leis existentes sobre o tema em cada município. No ano passado, em decorrência da pandemia, o andamento das tratativas ficou prejudicado. Mas a intenção de Edvaldo e Padre Inaldo é retomar as discussões o mais rápido possível. “Temos um objetivo comum: oferecer, cada vez mais, um serviço de qualidade aos usuários do transporte público. E é por isso que temos nos reunido frequentemente para discutir o consórcio e a licitação”, reforçou o prefeito de Nossa Senhora do Socorro.No mês passado, além da reunião com Padre Inaldo, Edvaldo também recebeu em seu gabinete o prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo.
Perimetral Oeste No encontro, os gestores da capital e de Nossa Senhora do Socorro também abordaram a obra da avenida Perimetral Oeste e a relevância que a nova via terá para os dois municípios, uma vez que os interligará, desafogando o trânsito da avenida Euclides Figueiredo. Edvaldo informou a Inaldo que o início da construção da avenida ocorrerá ainda neste ano. Com recursos já assegurados, através do financiamento firmado pela Prefeitura de Aracaju com o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), o projeto está orçado em mais de R$ 100 milhões e incluirá, além da construção de uma grande via, com 7,5 km de extensão, toda a infraestrutura necessária em seu entorno, garantindo o desenvolvimento tanto de Aracaju como de Socorro.
Ricardo Vasconcelos: ações do mandato e a valorização do serviço público Ontem, 11, o vereador Ricardo Vasconcelos (REDE) fez discurso no Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju. Logo no começo de sua fala, Ricardo solidarizou-se com as famílias das vítimas da Covid-19, bem como pelo falecimento do genitor do servidor Roberto Bomfim, assessor daquele Parlamento. Na sequência, ele agradeceu a Deus e aos 2.585 votos de confiança que ele obteve na eleição para a Câmara Municipal.
Lembrança Ricardo ressaltou o trabalho que já vem desenvolvendo no mandato, com uma série de reuniões com órgãos públicos, além do bom diálogo que tem mantido com os colegas na casa legislativa: “pretendemos manter um bom diálogo e uma boa convivência com todos e todas nesta casa durante os próximos 4 anos”. Ricardo lembrou emocionado de seu amigo Thiago Reis, seu melhor amigo, que faleceu ainda em sua pré-campanha, acometido por um câncer, destacando que ele foi um dos maiores incentivadores da sua candidatura.
Valorização dos servidores O parlamentar chamou a atenção de todos e todas na casa sobre a importância da valorização dos servidores e do serviço público. “Nós precisamos fazer um mandato que fortaleça os servidores públicos, a coisa pública como um todo, voltado para o fortalecimento dos movimentos sociais e tudo aquilo que venha promover uma cidade muito mais humana, muito mais fraterna e muito mais inteligente e sustentável”, afirmou Ricardo.
Hospital de Cirurgia Em seu discurso, o vereador ainda colocou-se à disposição da Comissão de Saúde da casa, em especial ao vereador Cícero de Cirurgia, para somar forças na defesa e fortalecimento do Hospital de Cirurgia. Ricardo ainda lembrou que foi muito bem atendido pela instituição quando, aos 12 anos de idade, sofreu um acidente e teve que ficar hospitalizado por 02 meses naquele hospital. Ao final, Ricardo agradeceu a Luiz Roberto Dantas (Presidente da EMSURB), pelo pronto atendimento às demandas da reunião que tiveram ontem, quarta-feira, dia 10 de fevereiro, na qual o vereador solicitou a limpeza de um canal do bairro Santa Maria e a urbanização e paisagismo da rótula da reserva do Tramandaí, no bairro Jardins, que já estava sendo realizada no dia de hoje, logo de manhã.
Frei Paulo: agência do Banese operando apenas com um gerente, um caixa e um escriturário A ação da diretoria do Banese hoje é esvaziar as agências bancárias e mandar os clientes para os pontos do banco que são terceirizados. A ordem é mandar o cliente para os pontos. No município de Frei Paulo tem apenas um gerente, um caixa e um escritório. Enquanto isso o lucro da empresa que cuida dos pontos Banese cresce assustadoramente. As gerências em várias agências estão acumulando funções.
Banese! Venda de ações do governo: início da privatização do banco O Governo do Estado deve explicações à sociedade sergipana, pois coloca empresas públicas vulneráveis à privatização, sem qualquer lógica. Somente a luta de todos pode nos impedir desse desastre. Leia texto Goisinho, coordenador da Apabanese:
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Premiação da JM2 Engenharia No final do ano passado, a JM² Engenharia foi contemplada com o prêmio CONSTRUTORES DO ANO, prêmio organizado pela plataforma @minha.casafinanciada e que reconhece aqueles que fizeram a diferença no mercado das construções financiadas. “Ficamos muito felizes com esse reconhecimento, um troféu que inaugura nossa coleção. Continuamos com a missão de ajudar a construir o sonhos!”, destacou a diretoria da empresa. Assista aqui a solenidade de premiação: https://www.instagram.com/tv/CLKiv9gMwjd/?igshid=1axxpo0411qmu
Há 30 anos defendendo os sergipanos, Ação Juris se torna Amadeus e Santos Advogados Associados O Direito
sergipano começou 2021 com mudanças, um dos escritórios mais tradicionais do estado, com atuação há 30 anos se reinventou e agora passa a se chamar Amadeus e Santos Advogados Associados. Inicialmente chamado de “Balcão Jurídico”, presidido pelo advogado Dr. Manoel Ferreira Santos Filho ao lado do militante Dr. Carlos Alberto, passou a cuidar de importantes causas de Aracaju e de todo o Sergipe. Após o rompimento da sociedade, surgiu então o Ação Juris Advogados Associados, que desde então capacitou e acolheu dezenas de advogados ao longo das décadas. Atualmente sete advogados integram a banca do escritório que é comandada pelos sócios Dr. Manoel Ferreira, Dra. Lorena Dayse e Dr. Andress Amadeus, todos especialistas em Direito Previdenciário. Além dessa área, o sócio e fundador do escritório, Dr. Manoel é especialista em Direito Ambiental. A sócia Dra. Lorena Dayse é especialista em Direito de Família e Sucessões e o sócio Dr. Andress Amadeus é especialista em Direito do Trabalho, Direito Imobiliário, Notarial, Cartorial e Urbanístico. Além de Aracaju e todo o estado, o escritório também é atuante em Recife-Pernambuco. Em entrevista, o advogado e sócio Dr. Andress Amadeus falou sobre a nova fase do escritório. “A tendência cada vez maior é a operacionalização, além das demandas judiciais que sempre foram o carro chefe do escritório. O labor nas assessorias, consultorias e resoluções de conflitos nas vias extrajudiciais tem se tornado uma tendência da nova gestão do escritório. Promovemos essa mudança pois procuramos modernizar ainda mais o escritório, seguindo a tendência das grandes bancas, por isso implantamos um novo layout e uma nova marca. A banca mesmo preservando o tradicionalismo e a transparência que sempre nos pautamos, agora também está trazendo novidades com mais tecnologia, inovação e gestão ágil de processos, evitando ao máximo a burocracia e formalismos exacerbados já presentes no Poder Judiciário e tentando levar ao cliente uma melhor experiência desde a entrada no escritório até a saída dele”, explica. Em um país de dimensão continental, e em uma nova era digital, os acontecimentos ficaram cada vez mais rápidos, e o volume de informações é infinitamente maior que antes. Tradicionalmente as demandas judiciais não se operam de forma célere e consequentemente, a procura da solução para o cliente muitas vezes não está ligada a um litígio, mas meios e formas alternativas mais rápidas e menos onerosas.
Abrajet/SE é homenageada pela Federação Sergipana de Automobilismo (FSA) e pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) O evento aconteceu na noite da quarta-feira, 10, no Kartódromo Emerson Fittipaldi, na Orla da Atalaia em Aracaju e premiou os destaques de 2020 do automobilismo sergipano com o Prêmio Melhores do Automobilismo. Foram premiados os pilotos das categorias kart, rally e arrancada e homenageados os profissionais que se destacaram pelo trabalho realizado em prol do automobilismo sergipano. O evento contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo Giovanni Guerra e de alguns presidentes de federações de automobilismo de outros estados do Nordeste. Para Kennedy Fonseca, presidente da Federação Sergipana de Automobilismo, a Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo – Abrajet/SE foi homenageada por desenvolver um trabalho impecável sempre produzindo matérias em prol do turismo de Sergipe. “Ficamos gratos por todo conteúdo produzido pela Abrajet/SE, sempre mostrando a importância do esporte para o turismo e pela cobertura realizada durante a jornada pelas regiões Nordeste e Norte do País, na ‘Expedição Transamazônica’ que mostrou desta forma que temos uma associação empenhada em ajudar na divulgação do nosso destino fora e dentro do estado”, ressaltou o presidente. O prêmio foi entregue ao diretor financeiro da Abrajet/SE, o jornalista Chico Freire.
EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO
Live na próxima quinta-feira, 18, às 19h: Democracia, os rumos do país e das instituições Na próxima quinta-feira, 18, às 19h, uma live com uma mente brilhante do Brasil, Eduardo Moreira, engenheiro civil pela PUC/RJ; estudou economia na Universidade da Califórnia em San Diego e Screenwriting (roteiro) na Academia de Cinema de Nova York; escreveu 10 livros e em 2012 foi recebido e homenageado pela Rainha Elizabeth II. A live será coordenada por Jefferson Carvalho, advogado especialista em direito eleitoral e presidente da Comissão Eleitoral da OAB/SE. Vale à pena acompanhar: https://www.instagram.com/jeffersonfdecfilho/ e https://www.instagram.com/eduardomoreirareal/
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
OPINIÃO
Ambiguidades, Carnaval por EAML
O Governador Belivaldo Chagas, quando questionado sobre a suspensão de ponto facultativo no carnaval, disse: “Não tem sentido que 16 Estados brasileiros suspendam os pontos facultativos durante o Carnaval e Sergipe não o faça. Por que isso? A quem isso serviria? Vou suspender e determinar fiscalização rígida. É pela vida”.
(Fonte: https://www.imprensa24h.com.br/belivaldo-chagas-suspende-ponto-facultativo-do-carnaval/#.YB1rnuhKi70)
Através da ótica da pandemia, o discurso parece coerente, porém, ilógico e de difícil compreensão para o trabalhador sergipano que utiliza, de segunda a sábado, transporte público com ônibus lotados, pessoas no corredor, aglomeradas e sem qualquer controle de acesso ao veículo coletivo.
TRANSPORTE PÚBLICO
Em julho de 2020, o Governo do Estado flexibilizou algumas atividades no comércio. Concomitantemente, visando o lucro de empresas, tais como a VIAÇÃO ATALAIA, houve uma redução da circulação de frota de ônibus. A medida causou aglomeração nos terminais, onde há maior incidência de contaminação pela Covid-19, perdendo apenas para hospitais. A redução da frota nos momentos de maior movimentação de pessoas é incompatível com o aumento do número de trabalhadores que necessitam do transporte.
O Governo, ainda que solicitado pelo MPSE, ignorou a solicitação de suspensão de redução de frota.
(Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2020/07/11/mp-quer-suspensao-da-reducao-de-frota-de-onibus-em-aracaju-durante-horario-de-pico/)
A IRONIA
Às vésperas de eleição, o Governador faz campanha. Usurpa o direito do trabalhador ao descanso, com o discurso: “É PELA VIDA”. Salvar vidas é regulamentar e fiscalizar a redução de lotação no transporte público e a ampliação do número da frota de ônibus.
Não faz sentido fazer uso, durante a semana, de transporte público lotado e cercear o gozo do trabalhador no recesso do carnaval. Por fim, ainda criticá-lo quando está em lazer aos finais de semana.
PELO TWITTER
www.twitter.com/ayres_britto É de subida, não de descida, a viagem para o fundo da gente mesma.
www.twitter.com/clovis_silveira A verdade é uma, mais vale andar descalço do que tropeçar com os sapatos dos outros!
www.twitter.com/bbcbrasil Cientistas colombianos falam em ‘bomba-relógio’ e querem matar famosos hipopótamos de Pablo Escobar https://bbc.in/3aZgnHw
Cientistas colombianos falam em 'bomba-relógio' e querem matar famosos hipopótamos de Pablo Escobar https://t.co/wiZqpXKH3n pic.twitter.com/4Le99qPW1u
— BBC News Brasil (@bbcbrasil) February 11, 2021
www.twitter.com/Benett_
www.twitter.com/leandroassis73 Charge minha e da Triscila na @folha de ontem.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Renova-te. Renasce em ti mesmo. Multiplica os teus olhos, para verem mais. Multiplica-se os teus braços para semeares tudo” Cecília Meireles.