SUS X Responsabilidade compartilhada

 

 

Não é só o governador reeleito, Marcelo Déda que vem demonstrando preocupação com a área da saúde. Ontem, 03, ao conceder entrevista coletiva a presidente eleita, Dilma Rousseff, disse que duas áreas terão atenção especial em seu governo: a segurança e a saúde. Na área da saúde, Dilma disse que vários governadores defendem o retorno da CPMF para fortalecer os recursos do SUS.

 

A Constituição Federal de 1988 inaugurou um novo modelo de saúde pública no Brasil. Trata-se  do Sistema Único de Saúde – SUS, que é integrado por uma rede regionalizada e hierarquizada de serviços, e regido, dentre outros princípios, pela universalidade, integralidade e gratuidade nas ações de saúde pública. Desse modo, para que haja o cumprimento das metas e diretrizes traçadas pela CF, é necessário que esse mesmo sistema funcione em diapasão. Vale dizer, é necessário que a União, Estados, Distrito Federal e Municípios atuem em sincronia, dentro das responsabilidades que lhes foram atribuídas, sob pena de não se ter uma prestação satisfatória dos serviços públicos de saúde.

 

Essa reflexão, não é apenas pelo assunto saúde está tendo uma atenção especial da presidente eleita e do governador reeleito de SE, mas das constantes notícias aqui em outros estados acerca da superlotação de hospitais públicos de urgência. Muitas vezes o leitor é levado a imaginar que a responsabilidade por esses transtornos é exclusiva dos Estados, quando, todavia, os municípios têm enorme parcela de culpa pelo caos instalado, na medida em que não atuam preventivamente e nem disponibilizam uma rede assistencial de saúde básica aos seus munícipes.

 

Essa constatação pode ser analisada dando como exemplo o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), onde diversas pessoas chegam do interior, e até mesmo de Estados como Bahia e Alagoas, porque em tais localidade não existe um rede primária de atendimento. Noutras palavras, não há um hospital local para atender às demandas de baixa ou média complexidade.

 

Não se pode negar que nos últimos anos o Governo do Estado investiu maciçamente na saúde pública, todavia a impressão que se tem é que não houve mudanças significativas no quadro. E isso ocorre porque não há, na prática, um sistema compartilhado de responsabilidades. Com efeito, é imperativo que os Estados vizinhos e os municípios sergipanos assumam as responsabilidades que lhes foram confiadas na área da saúde pública. É de igual modo necessário que a sociedade saiba identificar de quem é a falha institucional pelo mau funcionamento do Sistema.

 

Quando a oposição critica os problemas da saúde no Estado, que existem, bem verdade, não o faz de modo construtivo, mas apenas para politizar o debate, pois não enfrentam a questão de maneira estrutural, mas apenas no sentido de colher dividendos políticos com o desamparo alheio. O debate tem que ser construtivo, e não meramente especulativo ou direcionado para intenções casuísticas e tacanhas.

 

Por fim, é preciso entender ser necessário que haja uma atuação mais firme dos órgãos de fiscalização, a exemplo dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, do Tribunal de Contas do Estado, da OAB e de igual modo da sociedade, no que diz respeito à escorreita aplicação dos recursos públicos por parte da União, Estados e Municípios, pois só assim terá uma visão geral do sistema, podendo identificar e propor soluções para a resolutividade da questão, inclusive no sentido de punir os gestores públicos ímprobos ou ineficientes.

 

Prefeito no mundo da lua I

Veja o que dá não ter humildade para reconhecer os recados que são dados pela população através do voto e do resultado das eleições. O prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo (PMDB), antes das eleições do segundo turno disse em entrevistas que o candidato (agora derrotado) José Serra não parava de ligar para ele perguntando sobre Itabaiana, parabenizando-o pelo resultado das eleições, elogiando o trabalho de Luciano, etc. Só que para quem conhece o prefeito da cidade serrana, fica claro que ele estava é desviando o assunto. Ao fazer referência a Serra, Luciano Bispo ‘passou recibo’ de suas grandes derrotas nestas eleições.

 

Prefeito no mundo da lua II

Primeiro o fato de seu irmão, Arnaldo Bispo, ter perdido a eleição para a ex-prefeita Maria Mendonça em todo o Estado e em Itabaiana, em particular, por cerca de 2.700 votos. E depois a diferença de João para Déda, que Luciano alardeava chegar aos 15 mil votos, ter ficado em torno de 1.500. Diante disso tudo não há como não reconhecer que o radialista Eduardo Abril, da Rádio Capital do Agreste, acertou em cheio quando anunciou em seu programa da última quarta-feira, 3, em tom de brincadeira, é claro, que “Itabaiana foi tornada independente de Sergipe e do Brasil. E o presidente dela é José Serra, que inclusive já confirmou o convite feito a Luciano para que este ocupe o Ministério das Finanças na ‘Nova República’, já que Serra perdeu no Brasil, mas na ‘nova república itabaianense’ ele venceu e assume em janeiro”. Seria bom que Luciano Bispo ‘descesse do salto’ e reconhece os recados dados pelos itabaianenses através das urnas.

 

Vergonha da Igreja

Outro prefeito que vem demonstrando incoerência em suas declarações é o frei Enoque, de Poço Redondo. No programa de rádio que tem na Xingó FM, no final de semana, o frei elogiou Lula, criticou o PSDB e disse que tem vergonha da “minha igreja”. Só que no 1º turno ele votou em Marina, voto em Albano e para deputado estadual em Mardoqueu Bordano, da Igreja Universal do Reino de Deus. Eitá vergonha danada…

 

Albano e João juntos em Aracaju

E nos bastidores da política de Sergipe ontem, 03, alguns políticos começaram a serem sondados sobre um possível apoio a candidatura de Albano Franco a prefeito de Aracaju. Se João Alves não quiser ser candidato, Albano aceita disputar o cargo. Se João quiser, Albano não só apóia, como indica o vice.

 

Sobre a bandeira da Praça da Bandeira

O blog recebeu a informação da assessoria da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (FUNCAJU),  que a manutenção da Bandeira do Brasil, hasteada na Praça da Bandeira, é feita pela a cada três meses. A assessoria informou ainda que a última troca foi realizada na primeira semana do mês de setembro, e acredita que com os fortes ventos que tem acontecido com frequência em Aracaju, tenham danificado a Bandeira em  tempo mais curto do que o habitual. Porém, já estava agendado a troca para amanhã, dia 04, data mais próxima do dia 19/11, período em que se comemora o Dia Nacional da Bandeira.

 

Operação Padrão vence novamente no Sinpol Sergipe

Em clima de tranqüilidade ocorreu, nesta quarta feira, dia 3 de novembro, o pleito eleitoral que deu a vitória a Chapa I  “Operação Padrão” capitaneada por Antonio Moraes e Ricardo Reis, presidente e vice-presidente respectivamente. Imbuídos em um clima de decisão, dentro do processo democrático, mais de 650 policiais de todo estado, se deslocaram até a sede do SINPOL para, legitimamente, manifestar a sua opção política. “A manifestação do desejo de continuidade com a política adotada pela direção do sindicato,  que há 3 anos constrói o fortalecimento da imagem do policial civil diante da sociedade se consolidou com o resultado de 88% de votos válidos para a nossa chapa. A partir de agora a luta é a busca por uma lei orgânica, voltada para todos os policiais civis e para toda a população, com gestão democrática e participação social. Agradeço a Deus, a minha família e aos meus companheiros policiais civis que mais uma vez depositaram um voto de confiança a essa administração”, diz emocionado o presidente eleito pela Chapa I, Antonio Moraes.

 

Nomeação de Rochadel I

O governador Marcelo Déda assinou ontem, 03, a nomeação do promotor Orlando Rochadel como procurador-geral do MPE, fazendo valer a opinião da maioria dos integrantes do órgão que colocou o promotor como primeiro da lista tríplice encaminhada ao governo estadual. “Resolvemos então adotar aquele critério que eu considero universal. Já que os três tinham as mesmas qualidades e currículos robustos que revelavam competência para gerir a instituição, usamos como critério de definição a votação que a própria instituição lhes deu”, complementou o governador, enfatizando que sua escolha está amparada na opinião da maioria dos componentes do parquet estadual.

 

Nomeação de Rochadel II

Sobre o futuro procurador-geral, Déda lembrou que o conhece do ponto de vista institucional há cerca de 10 anos – à época o governador era prefeito da capital. “Com o doutor Orlando Rochadel tive a oportunidade de tratar dos mais diversos assuntos. Sempre observei que além das qualidades de promotor, ele tem a qualidade do bom articulador institucional. É um homem que sabe ouvir, opinar, dialogar, compreende a importância do diálogo e da busca do acordo”, destacou.

 

Satisfação e honradez

Ao agradecer às pessoas que contribuíram de alguma forma para sua conquista, o promotor também se referiu ao chefe do executivo estadual. “Ser nomeado chefe de uma instituição como o Ministério Público é algo muito honroso, realmente importantíssimo; ser nomeado por Marcelo Déda duplica a honra, a satisfação, porque é um homem com os predicados que todos que nós conhecemos; que tem uma história de vida belíssima, está à frente de seu tempo e é um grande administrador. Mesmo quando se faz oposição ao governador não ousam levantar nada contra sua honradez”, exaltou.

 

Homenagem aos profissionais da Obstetrícia

Ao discursar na Câmara de Aracaju, o vereador Dr. Emerson Ferreira (PT) prestou uma homenagem aos profissionais da Obstetrícia pelo seu dia, celebrado em 30 de outubro.De acordo com Dr. Emerson, os profissionais obstetras atualmente recebem menos da metade do que recebiam há 10 anos. “Sabem quanto recebe um obstetra por parto?”, questiona. Segundo o parlamentar, o obstetra recebe pelos convênios R$ 75,00 para curetagem pós-aborto e R$180,00 por um parto cesariano. “É por isso que se torna comum o grande número de cesáreas. É preciso refletir”, afirma Dr. Emerson.

 

Figuras de Sergipe – Curt Vieira

Advogado dos mais conceituados em Sergipe, atuou durante muitos anos na Assessoria Jurídica da antiga Energipe, atual Energisa. Aposentado, tem 76 anos de idade. Continua sendo uma pessoa bastante simples e comunicativa. Dono de um ótimo papo. Foi Secretário de Educação do governo Celso Carvalho. Sua maior realização foi ter implantado os Jogos da Primavera, em 1963. Presidiu a Federação Sergipana de Desportos. Politicamente ligado à antiga coligação PSD/PR. Participante das sessões do “Senadinho” da João Pessoa. É, sem dúvida, uma das destacadas FIGURAS DE SERGIPE.

 

Memória Política I

Heron Domingues, o grande apresentador do Repórter ESSO, tinha como destino servir à notícia. Brilhou, intensamente, no rádio, principalmente na Rádio Nacional, onde chegou até ao cargo de diretor-geral. Também teve atuação destacada na televisão, a partir dos anos 50. O consagrado noticiarista morreu numa madrugada, após narrar pela TV a renúncia do presidente norte-americano Richard Nixon, pivô do caso Watergate. O escândalo Watergate ocorreu em 1974. O primeiro presidente dos Estados Unidos a renunciar ao mandato foi Richard Nixon.

 

Memória política II

O rumoroso caso teve início durante a campanha eleitoral de 1972, oportunidade em que a sede do Partido Democrata, localizada no edifício Watergate, em Washington, a capital americana, tem os telefones grampeados. Foram feitas investigações que levantaram provas contra Nixon. Para não sofrer “impeachment”, o presidente apresenta pedido de renúncia. A participação da imprensa americana nesse episódio foi decisiva.

 

Caixa com juros baixos I

A Caixa Econômica Federal vem alinhada com a política de crédito e de consumo do Governo Federal e baixou todas as suas taxas de juros. Neste final de ano, onde muita gente troca de carro, financiando uma parte, ou resolve reformar a casa própria, as taxas da Caixa para financiamento de veículos e de aquisição de material de construção é uma das mais baixas do mercado.

 

Caixa com juros baixos II

E o leitor que quiser comprovar pode passar em uma das agências da Caixa de Sergipe para comprovar. Dê uma passada, por exemplo, na agência Augusto Leite, localizada na Avenida Barão de Maruim e procure um dos membros da equipe de gerentes. Depois que o leitor comprovar pode mandar seu depoimento para o blog. O melhor de tudo que a Caixa é um banco público.

 

Atendimento no estacionamento rotativo

Com a proximidade do final do ano, quando o comércio tem um maior número de consumidores que vão às compras, ocasionando um maior fluxo de pessoas circulando pelo perímetro comercial do centro da cidade, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vai reforçar o número de servidores que estarão atuando no Estacionamento Rotativo.

 

Mais 30 servidores                                 

A partir desta quinta-feira, 4, mais 30 servidores serão agregados aos 44 existentes, vão atuar, atendendo a todos que procuram  vaga para estacionarem seus veículos.Após receberem treinamento especial, os 77 servidores estão- distribuidos em dois turnos de trabalho em toda a área do rotativo. “Com essa providência, a prefeitura quer oferecer um atendimento rápido , eficiente e de qualidade a todo o usuário que irá às compras de final de ano, já no começo de novembro”, disse o Superintendente Osvaldo Nascimento.

 

Adema e a preservação ao Parque Tramanday

A denúncia de invasão e aterro na Área de Manguezal do Parque Tramanday é considerada improcedente pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Genival Nunes. Segundo ele, durante fiscalização na área os técnicos da Adema constataram que o manguezal existente no Tramanday encontra-se delimitado por cerca, sem qualquer tipo de invasão e aterro ao longo de sua área.

 

Obras de acesso

De acordo com o secretário, os fiscais da Adema verificaram que a realização de obras no entorno do parque são condizentes a abertura de vias de acesso, pavimentação e sistema de drenagem das águas pluviais de vias do Loteamento Garcia e Foz do Tramanday. “O processo para realização da referida obra foi concedido pela própria Adema ao avaliar que procedimento não produziria impactos ao Meio Ambiente e especificadamente ao manguezal ali existente”, frisou.

 

Legalidade

Revela que no parecer técnico  formulado conjuntamente por Ibama e Adema foi definido um espaçamento (faixa) de 15 metros entre qualquer empreendimento e o manguezal existente, podendo tal faixa ser ocupada apenas por equipamentos urbanísticos como ciclovia, calçadão,  arruamento e ou ainda instalação de equipamentos de educação física. “Isso foi respeitado”, frisou. “Licenciamos no local apenas uma obra possível de prolongamento de vias. A obra vem sendo realizada de forma legal e consentida através de condicionantes que estão claros no processo da Licença de Instalação emitida pela Adema para a construtora”, explicou Genival.

 

Abertura

Com a exibição do filme premiado de Roberto Benigni “A VIDA É BELA”, foi aberta, ontem à tarde, a VII Semana dos Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil. O evento inaugural contou com o apoio especial do Sindicato dos Bancários, em cujo auditório o referido filme foi exibido. Pipoca, guaraná e balas foram servidos durante a sessão cinematográfica.

 

Programação

Para hoje, quinta-feira, está prevista uma caminhada a ter lugar na praia de Aruana, bem em frente à AABB Aracaju. Em seguida, teremos jogos de salão, futebol, natação e hidroginástica. Coordenação do prof. Cristóvão Bittencourt e participação de uma equipe médica e de auxiliares da CASSI, a Caixa de Assistência dos Funcionários do BB. Para completar, será servido um café com produtos naturais. Amanhã, a dupla Wellysson e Virgínia animará uma movimentada “happy night”, no espaço do restaurante Douradu”s. E no sábado, dia 06.11, será realizado o tradicional churrasco de confraternização, no salão de festas da AABB, a partir das 12 horas e 30 minutos. Ingressos para o almoço: Aposentados e pensionistas – 15 reais; convidados – 20 reais.

 

União das entidades

A razão do sucesso da Semana dos Aposentados e Pensionistas do BB de Sergipe é, principalmente, a união existente entre as entidades representativas do funcionalismo do Banco do Brasil. São elas: AABB ARACAJU – AAFBB – AFABB – ANABB – SINDICATO DOS BANCÁRIOS – COOPERFORTE – CASSI e SUPERINTENDÊNCIA DO BANCO DO BRASIL. Esse evento vem sendo realizado há sete anos, de forma ininterrupta.

 

Grandes nomes da Justiça nacional e internacional em Aracaju

Em uma semana juízes estaduais de todo o país estarão em Aracaju para participar da 4ª edição do Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje). Grandes nomes nacionais e internacionais estarão em Aracaju como palestrantes do evento que deve movimentar a cidade. Entre estes nomes estão o Ministro do Superior Tribunal de Justiça Luiz Fux, a Senadora e Presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA Kátia Abreu (TO), o advogado e Assessor Jurídico da ONG Instituto Socioambiental – ISA – Dr. Raul Silva Telles do Valle, o Ministro do STF Ricardo Lewandowski, e a Chefe de Justiça Carol W. Hunstein Presidente da Suprema Corte da Geórgia (EUA). Todos vão palestrar sobre temas ligados à Justiça e o desenvolvimento sustentável. Confira outros grandes nomes que estarão em Aracaju durante o Enaje.   www.amb.com.br/enaje/programacao.php

 

CJE/SE realiza Almoço de Ideias

Nesta sexta-feira, 05.11, o Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe (CJE/SE) realizará a edição 2010 do Almoço de Ideias. O convidado da tarde será Vinícius Zálio, que apresentará para os empreendedores e empresários presentes, o case de sucesso da PrevDonto. Com apoio da ACESE e da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), o Almoço de Ideias acontecerá no Hotel Parque dos Coqueiros, a partir das 12h30. A entrada é gratuita, mas para garantir o acesso, os interessados em participar precisarão entrar em contato com Danilo Barreto, Diretor de Eventos do CJE/SE, através do telefone 8137-6464.

 

Banese disponibiliza empréstimos nos Caixas Eletrônicos e Internet

‘Precisou? Tá na conta!’ – este é o mote da campanha promocional do Crédito Rápido Banese, novo serviço do banco que possibilita aos clientes a contratação de empréstimos pessoais diretamente nos Canais de Autoatendimento da instituição. O novo serviço está sendo lançado nesta quarta-feira, 3, em toda a Rede Banese. A partir de agora, o cliente que recebe salário, aposentadoria ou benefício do INSS através do Banese já pode contratar os seus empréstimos através dos Caixas Eletrônicos e Internet de forma rápida e sem burocracia.

 

Aniversário da Banda Club 80 no Suburbia

Neste sábado, 06, o Suburbia será o palco para comemoração do segundo aniversário da Banda Club 80, um das revelações da música sergipana. A Banda Club 80 tem como integrantes Marcos Dias, Marcelle, Igor Pessoa, Igor Hudson, James Freitas, Gustavo e Diogo. Uma ótima pedida para o final de semana.

 

Memorial do Judiciário recebe mostra “Galeria CAIXA Brasil”

O Memorial do Judiciário de Sergipe será um dos espaços que receberá, de 5 a 28 de novembro, a maior mostra simultânea já realizada no país. A “Galeria CAIXA Brasil” vai expor o acervo artístico do banco – que inclui trabalhos de Djanira, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, entre outros – nas 27 capitais, como parte das comemorações dos 150 anos da Caixa. Em Aracaju, a abertura acontece no próximo dia 5, sexta-feira, às 19 horas, no Memorial do Judiciário, localizado na Praça Olímpio Campos, no Centro. No total, serão 600 obras de arte espalhadas pelo país, entre pinturas, gravuras, fotografias, serigrafias, desenhos e outras técnicas.

 

Bretton Woods

Há alguns dias, este blog teceu comentários sobre Bretton Woods, negociado em 1944, quando já era possível antever que o fim da Segunda Guerra Mundial estava próximo. Trata-se do pacto mais importante da história monetária internacional. Esse pacto garantiu três décadas de equilíbrio nos mercados de câmbio de todo o mundo e só deixou de funcionar a partir do momento em que os Estados Unidos, para reaquecer a economia, desvincularam a moeda americana, o dólar, do padrão-ouro. Ou seja, passaram a emitir moeda sem o respectivo lastro.

 

Garantir a Paz

O objetivo principal de Bretton Woods era garantir uma paz duradoura para as nações. John Maynard Keynes participou do grande acordo celebrado em 1944. Quase sete décadas depois, o secretário do Tesouro americano, Timothy Geitner, tem pela frente uma missão bem mais difícil. Os líderes que vão se reunir em Seul, na Coréia do Sul, enfrentarão grandes obstáculos para impedir a guerra. Dessa vez, a guerra é diferente. Os campos de batalha são os mercados monetários, com as tropas lideradas pelos comandantes dos bancos centrais.

 

Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tem demonstrado sua preocupação com o alto nível de desemprego em seu país. A nação americana vive, agora, o mesmo cenário de 1971, quando Richard Nixon desvalorizou sua moeda, para tentar estancar a crise de desemprego que afetava, gravemente, a nação americana. Nixon pensava em garantir o crescimento da economia e seu futuro político. Caberá a Geitner repetir o feito de Richard Nixon. E uma pedra no caminho das pretensões americanas é a China, que resiste à ideia de valorizar sua moeda, o “iuan”, perante o dólar. Como o mundo é uma “aldeia global”, no dizer de Mc Luhan, esse é um assunto que interessa de perto ao Brasil. Portanto, é de grande importância a reunião do G-20, em Seul, na  qual Lula apresentará Dilma Rousseff à comunidade internacional.

 

Memória política

Francisco Macedo, deputado estadual do PTB, era getulista ardoroso. No dia 24 de agosto de 1954, Getúlio suicidou-se. Chico Macedo ficou inconsolável. Foi para a praça, onde a multidão chorava a morte de Vargas, subiu num caminhão, começou o comício:

– Trabalhadores de Sergipe, morreu Getúlio Vargas, nosso líder e nosso pai. Vim aqui para jurar a vocês que continuarei defendendo os interesses dos trabalhadores.

– Muito bem!

– E vou defender vocês em qualquer situação. Para isso, sou capaz de subir em coqueiro de tamanco.

– Então sobe logo, para a gente ver.

– Estão vendo? Já tem um lacerdista aí, contra nós.

E desceu.

FONTE: Folclore Político – Sebastião Nery. Volume 4 – Editora RECORD

 

Livro da família

 Já está à venda em diversas paróquias da Arquidiocese o “Livro da Família” de 2011. Bastante variada, a publicação anual traz artigos, orações, calendário litúrgico e aborda temas muito importantes relacionados à família, com destaque para a educação e a saúde. Custa 18 reais um exemplar. A renda líquida será revertida em benefício de obras sociais da Igreja Católica.

 

Derrota de Obama

O presidente americano Barack Obama sofreu sua primeira derrota eleitoral. Nas eleições realizadas no último dia 02, os democratas perderam a maioria no Congresso e os republicanos elegeram governadores em estados importantes. Esse resultado foi consequência da insatisfação da população americana com os rumos da economia. Na reunião do G-20, a ter lugar em Seul, nos próximos dias, deverá ocorrer uma verdadeira guerra cambial, tendo como principais protagonistas os Estados Unidos e a China.

 

Telefonia celular

As instituições financeiras serão autorizadas pela ANATEL a atuar como “operadora virtual”, usando rede das teles. A entrada dos bancos na telefonia permite fusão entre cartão e celular, facilitando as transações envolvendo pequenos valores.

 

ENEM

4 milhões e seiscentos mil candidatos participarão, sábado e domingo, em todo o país, de mais uma edição do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Será a primeira vez em que haverá prova de língua estrangeira. O exame deste ano vai definir 83 mil vagas.

 

Portugueses terão 12 por cento

A Portugal Telecom vai adquirir 1 bilhão e 100 milhões de reais do bloco de controle da OI pertencente ao BNDES e aos fundos de pensão Previ, Petros e Funcef, valor correspondente a 12 por cento do referido bloco.

 

Lucro do Itaú

Mais de 3 bilhões de reais somente no terceiro trimestre. Superou, de longe, o do BRADESCO, em idêntico período.

 

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver.” Sigmund Freud.

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais