TC não tem competência para sustar contrato

 

 

O Tribunal de Contas não tem competência constitucional para sustar contrato de nenhum Poder Público.

 

E não precisa ser advogado ou uma sumidade do direito para descobrir. Basta uma leitura dos parágrafos primeiro e segundo do artigo 68 da Constituição Estadual. Eles definem que cabe apenas ao Poder Legislativo (Assembléia ou Câmara) decidir a este respeito.

 

Casos concretos – Somente após 90 dias e, sem solução pelo Legislativo ou Executivo, é que o TC decidirá sobre o feito. E não  venham com decisões do STF, pois  foram decisões cujo remédio jurídico tinha causa específica para casos concretos e não para todos os casos.

 

Outra coisa – O percentual pago às empresas não é sobre o valor da multa e sim da imagem gerada ou seja, 20% do valor da imagem imprestável ou 80% do valor da imagem que será convertida em multa. Exemplo: Diga-se que se por cada imagem a prefeitura paga 23,00, logo 20% seria 4,60 para imagem imprestável ou 80%, 18,40 para imagem convertida em multa. Nada de percentual sobre o valor da multa arrecadada pela Prefeitura.

 

Licitação – Quanto às empresas essas não foram declaradas inidôneas em nenhum lugar do Brasil, ou seja, mesmo que a PMA concretize em anular os contratos, essas empresas poderão participar de outro certame licitatório, até mesmo aqui em Aracaju – artigo terceiro da Lei 8666/93- princípio da isonomia dos participantes.

 

Nova licitação – Assim sendo, o blog  apresenta a seguinte proposta à PMA: Porque não fazer uma nova licitação e convidasse membros do Ministério Público, da OAB, do Tribunal de Contas, do CREA, do escambau, para acompanhar todo o processo licitatório? E mais, que somente após uma prévia análise do Tribunal de Contas no Edital de licitação e com aprovação deste, o edital fosse lançado, conforme disposto nos artigos 41 e parágrafo segundo do art. 113 da Lei 8666/93?

 

Só assim, acredita o titular de espaço, acabaria com essa fofocagem especulativa matutina que procura, por osmose, trazer a safadeza de outros cantos do país para cá.

 

TC pode determinar?

E a imprensa ontem noticiou que o “TC determinou” que a PMA suste o contrato da fiscalização eletrônica. Desde quando o TC determina? Parece mais que está querendo usurpar o poder do Judiciário. Só em Sergipe.

 

Koop também no painel da AL I

Após o término da sessão plenária da Assembleia Legislativa ontem, os integrantes da Mesa Diretora da Casa convocaram uma reunião de emergência com os demais deputados para tratar de assuntos internos. Entre eles, o contrato com a empresa gaúcha Koop, responsável pelo painel informativo no plenário da Assembleia.

 

Koop também no painel da AL II

Só lembrando: a empresa Koop é a mesma que está envolvida com irregularidades na utilização de radares e outros equipamentos eletrônicos em várias partes do Brasil. Em Sergipe, tanto a Prefeitura de Aracaju como o governo do Estado suspenderam contratos com esta empresa que era responsável pela instalação e manutenção dos pardais monitores de trânsito.

 

Outra licitação

Ontem, a reportagem do Portal Infonet ouviu o deputado Garibaldi Mendonça. Segundo ele, a Assembléia Legislativa vai fazer outra licitação.“O contrato está encerrando agora em abril e a decisão é de que será feita uma nova licitação. Juridicamente está tudo correto no contrato, que poderia até ser renovado, mas por conta das denúncias de envolvimento em escândalos, será feita uma nova licitação”, explicou Garibaldi Mendonça

 

Carlos Alberto: não vou renunciar

O presidente do Sergipe, Carlos Alberto de Mendonça, ratificou nesta quinta-feira à assessoria de imprensa do clube que continua normalmente no cargo e não vai renunciar. “Não tem nada disso. Irei continuar”, afirmou taxativamente. A declaração põe fim às dúvidas dos órgãos de imprensa que não tinham certeza da permanência ou não de Carlos Alberto à frente do time alvirrubro, por conta do cenário adverso passado na primeira fase. 

 

Esforços

Reuniões foram feitas esta semana para direcionar a partir de agora o clube. Na medida do possível e, no momento certo, toda a imprensa e torcedores saberão das novidades. “Não temos medido esforços para resolver os problemas do Sergipe”, disse Carlos Hora, diretor de futebol e financeiro do clube.

 

Concurso do BB

Vários leitores enviaram e-mails indignados com a direção do Banco do Brasil que realizou no último final de semana – arrecadando muito dinheiro com as inscrições – e anunciou que decidiu prorrogar o concurso anterior. “E o cidadão que fez o concurso, que gastou em cursinhos, comprou livros, perdeu tempo e fica como “besta”, pois só vai ser chamado, se aprovado nos primeiros lugares, só daqui a dois anos. E o MPF diz o que. É revoltante”, registra indignado um leitor.

 

Movimentos Sociais Sergipanos criam novo Partido

Nesta sexta feira,25, às 15 hs,  acontece o 1º Encontro Mobiliza Sergipe, realizado pelos movimentos sociais, cujo principal objetivo é a fundação de um novo partido político –  Partido da Mobilização Popular (PMP). O evento vai acontecer no auditório do Cotinguiba Esporte Clube, localizado na Av. Augusto Maynard nº 13, B São José. Maiores informações email pmpsergipe@hotmail.com. Mais informações: 79 9972 3179 / 79 9982 5315 / 3222 9210.

 

Blog não acredita: “book” para a PC? I

Veja até que ponto chega o ser humano com denúncia vazia. Também se não for vazia fechem tudo, inclusive a porta de sua casa, caro leitor. Um leitor disse ao blog que na quarta-feira, a Polícia Militar participou de uma ocorrência de grande vulto no Bairro Santa Maria. Por determinação do comando uma viatura do COE e outra da Radiopatrulha se deslocaram para o Santa Maria, devendo ficar por lá das 19 as 23 horas. A Missão era para desenvolver uma operação de grande porte.

 

Blog não acredita: “book” para a PC? II

Qual a operação? fazer a segurança de delegados e agentes para que fosse tiradas fotos para fazer um “book” para a polícia civil. Fazer segurança de delegados e agentes para tirar fotos? uma polícia para dar segurança a outra? E a sociedade como fica? Deve ser brincadeira. Esse tipo de operação dispensa qualquer comentário por parte desse jornalista.

 

Coletiva

O secretário de Infraestrutura, Valmor Barbosa concede entrevista hoje, 25, pela manhã, na sede da Seinfra, para falar sobre a duplicação da BR-101 no trecho sob responsabilidade do governo estadual, nos municípios de Umbaúba e Cristinápolis.

 

Falta de diálogo

A crise aberta entre o governo estadual e os dois prefeitos aliados de primeira hora, de Umbaúba, professor Anderson e de Cristinápolis, padre Raimundo Leal deve a falta de diálogo. Há mais de um mês os dois tentam uma audiência com o governador para mostrar outras alternativas, mas nada. Será que Déda gostaria de passar mais de um mês tentando uma audiência com a presidente Dilma?

 

Planejamento

Durante todo o dia de hoje, 25, e manhã do sábado, 26, no Hotel Parque dos Coqueiros, será realizado mais um seminário do Governo do Estado, com secretários e presidentes de órgãos, para debater o planejamento estratégico. O seminário contará com a participação do governador Marcelo Déda e terá coordenação de Lúcia Falcón que na oportunidade irá apresentar a metodologia para a elaboração do Plano Estratégico do Governo de Sergipe de 2011 a 2014.O governador estará presente hoje pela manhã e a tarde vai para Capela onde inaugura duas clinicas de saúde da família.

 

Acese quer ampliar teto do Simples Estadual I

A Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) lançou ontem, 24, durante a primeira edição do ano do Almoço com Empresários, campanha em favor da ampliação do Teto do Simples Estadual. Na presença de autoridades políticas e lideranças empresariais, o presidente da Acese, Alexandre Porto, enfatizou a importância do Governo do Estado em ampliar o Teto do Simples estadual em R$ 1,2 milhão ao ano para R$ 1,8 milhão ao ano. Comprometimento. Essa é a palavra que resume o clima entre os empresários, as autoridades políticas e  representantes de entidades de classe presentes no encontro promovido pela ACESE. Durante a reunião-almoço, circulou a lista de adesão a mobilização.

 

Acese quer ampliar teto do Simples Estadual II

Para engrossar o caro em favor da conscientização do governador Marcelo Déda, um mutirão será realizado pela Acese. “Somente hoje conseguimos mais de 200 assinaturas, mas queremos chegar a duas mil assinaturas”, disse Porto ao reafirmar mais uma vez a importância da ampliação do Teto do Simples Estadual para a economia sergipana. “Percorremos cada empresa, falaremos com cada empresário para isso. As micro e pequenas empresas têm importância significativa para nossa economia. No auge da crise econômica mundial, foram elas que deram impulso para manter o mercado”.

 

Lúcia Rosa deixa receita federal em SE

E após 10 anos como delegada da Receita Federal em Sergipe, a baiana Lúcia Rosa deixa o cargo que será ocupado por Fábio Menezes, atual adjunto. Nestes 10 anos Lúcia implementou um novo ritmo a delegacia em Sergipe, principalmente com parcerias, como por exemplo, com o governo estadual no combate a sonegação.

 

Dos vários “prêmios” recebidos por Sukita

Ainda sobre os “prêmios”  recebidos pelo prefeito Sukita, a curiosidade me levou a fazer uma breve pesquisa sobre a empresa de pesquisas IBVG – Instituto Brasileiro de Verificação de Gestão, a mesma que concluiu que em 2009 o prefeito Sukita foi classificado entre os 50 melhores prefeitos do Brasil.

 

Empresa não tem nem site

Depois de muita pesquisa um leitor atento chegou à conclusão que esse tal IBVG nem mesmo página na internet tem. É normal nos dias de hoje uma empresa de pesquisa com atuação em todo o Brasil não tenha uma página na internet? Pois é. Qualquer pesquisa sobre tal empresa só aparece como parte do processo de “premiação” que se estende por todo o país. Mas nada dela mesma.

 

Indústria de eventos

Tal empresa tem como presidente o senhor Magno Figueiredo, o mesmo que é dono de uma Dalupe Produções. Esta tem registro na Junta Comercial de São Paulo. Mas o IBVG, suspeita-se, nem isso tem. Ou seja, tudo isso é parte da indústria de eventos que consome muito recurso de prefeituras dirigidas por incautos ou espertos prefeitos, que aceitam, por ingenuidade ou má fé, participar de uma encenação e assim encher as paredes do gabinete com diplomas fajutos.

 

TC e sua celeridade

É hora do zeloso Tribunal de Contas do Estado, tão célere quando se trata da prefeitura de Aracaju, acordar para tais premiações e homenagens.No Ceará, em 2010, 5 prefeituras empenharam quase R$ 12 mil para a Dalupe Produções, com variadas justificativas como seminários, cursos para servidores, etc. Por coincidência alguns desses prefeitos também foram reconhecidos pelas “pesquisas” do IBVG como os melhores do Brasil.

 

Transparência

Como se vê esse esquema é mais um ralo a sugar os parcos recursos públicos.Quem sabe Sukita divulgue o quanto as empresas IBVG e Dalupe receberam da Prefeitura de Capela nos anos de 2008, 2009 e 2010. Transparência é o que não falta a ele.

 

Ocupação acima de 70% em março

Mesmo sendo um período de sazonalidade na área turística a rede hoteleira de Aracaju está surpresa com o percentual de ocupação em março: uma média acima de 70%. Parabéns não só Aracaju, mas toda a diretoria da Emsetur, que vai deixar saudades.

 

Assédio moral

O telejornal Hoje, da Rede Globo, exibiu ontem, 24,quinta-feira, como matéria principal, uma ampla reportagem sobre ‘assédio moral’ no ambiente de trabalho. Mostrou vários casos no Brasil e até no exterior. De forma didática, mostrou também o que significa assédio moral e o que o caracteriza. Aí o titular deste blog ficou pensando: como será que os funcionários da TV Sergipe, que transmitiu a reportagem, viram o fato? Será que houve espaço para comentários?

 

 

Edvaldo encontra-se com Dilma

O prefeito Edvaldo Nogueira participou de um evento com a presidenta da República, Dilma Rousseff, no final da manhã de ontem, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília. Foi durante a cerimônia de assinatura de 419 termos de compromisso entre o governo federal e municípios para a construção de 718 novas unidades de educação infantil. Aracaju será contemplada com duas novas creches, nos bairros Santa Maria e 17 de Março. As obras estão incluída na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC 2. Além disso, a presidenta fez a entrega simbólica de 54 unidades já concluídas em todo país.

 

Educação infantil

A construção das unidades de educação infantil faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), criado pelo governo federal em 2007, e que, por sua vez, é parte estratégica do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do MEC. O ProInfância, coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem como principal objetivo prestar assistência financeira, em caráter suplementar, ao Distrito Federal e aos municípios que efetuaram o Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR) para construção de escolas de educação infantil e creches. Além disso, os recursos também são investidos na aquisição de equipamentos e mobiliário para as unidades escolares.

 

Restos a pagar

Antes do evento no Palácio do Planalto, Edvaldo Nogueira participou de uma audiência com o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira. Representando a Frente Nacional de Prefeitos, da qual é vice-presidente, e acompanhado de outros prefeitos, ele foi fortalecer a posição do ministro, que é contra o cancelamento de restos a pagar, no montante de R$ 18 bilhões, inscritos nos exercícios de 2007 a 2010. “Esse cancelamento atingirá principalmente emendas parlamentares ao Orçamento, que foram empenhadas naqueles anos, mas que até hoje não foram pagas. E isso, como disse o próprio ministro, ameaça se transformar na primeira crise do governo Dilma Rousseff com o Congresso”, disse Edvaldo.

 

Cancelamento

A base legal do cancelamento é um decreto assinado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu último dia de governo que prorrogou até 30 de abril o prazo de validade dos restos a pagar do Orçamento inscritos naqueles anos, à exceção das despesas do Ministério da Saúde e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).”Se o decreto se realizar como está, nós teremos uma crise muito grande com o Congresso porque não teremos um único parlamentar a defender este decreto”, disse o ministro Luiz Sérgio, que é um defensor das emendas parlamentares. Ele até concorda com o cancelamento dos empenhos (autorização para o gasto) referentes a 2007 e 2008 cujas obras ainda não tenham sido contratadas.

 

PM e o Ipes

Diariamente quem circula pela região do Ipes no bairro São José, percebe que quase sempre tem uma ou mais, viaturas da PM ou da PC, em frente a instituição. Como os policiais militares e civis têm folgas está claro que estão aproveitando a hora do serviço para o atendimento no Ipessaúde. Enquanto isso em algum lugar a população deixa de ter o policiamento. Se tem folga, porque não tratar da saúde, como outro servidor normal? Ontem, 24, às 11h30 a viatura da PM da 2ª Companhia do Lamarão estava no local e de quebra estacionada em fila dupla, atrapalhando o trânsito com o pisca alerta ligado. E viva o dinheiro público.

 

Prefeita com medo de voar

Nos dias atuais, o prefeito que não vai a Brasília à procura de recursos junto aos ministérios e a bancada federal fica, literalmente a ver navios. Mas no caso da prefeita de Cumbe, Teresinha, ela não pode ver é avião, que tem um medo danado. Por isso quando vai a Brasília enfrenta quilômetros de rodovia até a capital brasileira. Tem jeito não! Ela só vai de carro.

 

Passos Porto também tinha

O senador Passos Porto também tinha medo de avião e só viajava de carro até Brasília. Certa feita, para escolher o candidato do grupo ao governo, o nome dele foi cotado, mas entre os contra, o medo dele de viajar de avião, que seria ruim para um governador. Questionado por um correligionário naquela época ele foi enfático na tentativa de ser candidato, o que não ocorreu: “Já passou esse medo, eu adoro viajar de avião”. Não teve jeito foi preterido por João Alves Filho.

 

I Fórum de Prefeitos de Sergipe ocorrerá no próximo dia 8

A Federação das Associações de Municípios de Sergipe (FAMUSE), com o apoio das Associações dos Municípios, promove no próximo dia 8 o “I Fórum de Prefeitos de Sergipe – Em Defesa do Municipalismo”. O evento será realizado no Centro de Convenções do Hotel e Resort Dioro, na Ilha de Santa Luzia, na Barra dos Coqueiros. O governador Marcelo Deda (PT) já confirmou presença no evento, quando debaterá assuntos importantes para os municípios sergipanos. O Fórum reunirá todos os prefeitos sergipanos e tem o objetivo discutir e encontrar soluções para os problemas que entravam o desenvolvimento das cidades.

 

Plano de ação                      

O deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB) irá apresentar ao governador Marcelo Déda um plano de ação para a erradicação das casas de taipa que já somam mais de 12 mil em 55 municípios sergipanos. O parlamentar elaborou a proposta durante sua gestão à frente da Fundação Nacional de Saúde quando conheceu de perto essa dramática situação de aflige cerca de 60 mil pessoas vivendo em condições miseráveis. Zezinho Guimarães disse estar convicto de que o governador irá colocar em execução seu plano de ação por se tratar de uma iniciativa viável e de grande alcance social.

 

Encontro Abrasel Aracaju

Membros do Fórum Empresarial de Sergipe e do Trade Turístico de Sergipe estão recebendo convite para assistirem à palestra do presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau Roberto Noronha, que virá a Aracaju para participar das atividades do Encontro Abrasel Aracaju. Ele vai palestrar sobre ‘Oportunidade de Negócios na Copa do Mundo de 2014’, no dia 31, quinta-feira, às 16h no Hotel Parque dos Coqueiros.

 

Economia

Esse é um dos assuntos mais debatidos entre os setores da economia que já se preparam para o boom que sofrerão com a movimentação da Copa do Mundo em 2014. Muitos setores estão se reestruturando para receber bem os turistas internacionais que visitarão ao Brasil no período da competição mundial.   

 

Liberação de recursos para Socorro

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique (PDT), esteve reunido na última terça-feira, 22, em Brasília, com o ministro do Turismo, Pedro Novais. O prefeito estava acompanhado do senador Eduardo Amorim (PSC) e do deputado federal Laércio Oliveira (PR), que juntos foram buscar apoio no ministério do Turismo para a liberação de recursos de uma emenda de autoria de Eduardo Amorim – quando foi deputado federal – no valor de R$ 6 milhões, para obras de pavimentação e drenagem de vários loteamentos no município. Também acompanharam o prefeito os secretários de Finanças de Socorro, Carlos Américo, e o secretário de Governo, Adilson Júnior.

 

Nota à Imprensa – Petrobras

A Petrobras, através da Unidade de Operações de Exploração e Produção de Sergipe e Alagoas, informa que as atividades da Parada de Manutenção Geral da Unidade de Processamento de Gás Natural(UPGN – TECARMO) prosseguem normalmente, apesar do movimento grevista de alguns trabalhadores da empresa TENACE. Participam da Parada 1200 trabalhadores revezando em dois turnos. Destes, 455 são da TENACE, com 120 participando do movimento grevista. A Petrobras já solicitou à TENACE que adote as medidas cabíveis para a solução imediata, para que não ocorram atrasos nas atividades contratadas.

 

Encontro em Canindé

O presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Saumíneo Nascimento, vai participar na próxima quinta-feira, 31, de evento promovido pelos empresários da Associação Comercial e Industrial de Canindé do São Francisco (Acicasf). O encontro, denominado de ‘Jantar com Negócios’, acontecerá no Clube Altemar Dutra, na cidade de Canindé, a partir das 19 horas. Saumíneo participará do evento como palestrante. Ele falará sobre o tema ‘A atuação do Banese em Canindé do São Francisco’ para cerca de 150 convidados – comerciantes e empresários locais, técnicos e executivos de empresas, o prefeito da cidade e outras autoridades públicas municipais, estaduais e federais.

 

Leite abaixo do custo

Em discurso na Câmara ontem, 24, o deputado federal Heleno Silva (PRB) relatou a situação difícil que tem vivido os produtores de leite da região.Para ele, o problema do leite está chegando a patamares preocupantes. “Tenho recebido dezenas de reclamações de produtores do meu estado e todos estão inconformados com a situação. Hoje, os preços pagos a eles estão abaixo do custo de produção do setor”, comentou Heleno.

 

Preço do leite no Nordeste

O parlamentar acrescentou dizendo que o leite pago aos produtores subiu quase 3% em comparação a janeiro deste ano e afirmou que a situação não se repete na região nordestina. “No Nordeste, que está em plena safra, os preços ao produtor recuaram, apenas no Centro-Sul houve valorização”. No Nordeste, atualmente gasta R$ 1,00 para produzir um litro de leite. Não tem como viver com essa realidade. No meu estado, Sergipe, conversando  com um dos produtores, o senhor Jorgival, ele me explicou que está pagando R$ 0,55 a R$ 0,65 por litro de leite”, informou..

 

Moções de Danilo Segundo são aprovadas na CMA

As moções de aplausos de números 13/2011, 14/2011 e 15/2011, de autoria do vereador Danilo Segundo (PSB), forão aprovadas em votação única na manhã de ontem, 23, na Câmara Municipal de Aracaju. A primeira refere-se a uma saudação ao secretário de estado da educação, Belivaldo Chagas (PSB), pleo grande índice de aprovações dos alunos da rede estadual nos vestibulares de sergipe. Já com o intuito de parabenizar o senador Antônio Carlos Valares (PSB), Danilo fez uma moção de aplausos referente ao Projeto de Lei de Nº 35/2009 que obriga os produtores culturais a disponibilizarem a venda de meia entrada pela internet.  O foco da última moção foi saudar  o deputado federal Valadares Filho (PSB) pelo seu projeto “bolsa livro técnico e científico” que beneficiará os estudantes atendidos pelo PROUNI.

 

Balde cheio: alternativa para produtores de perímetros irrigados

Produtores dos Perímetros Irrigados de Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume estão determinados a implantar em suas propriedades o programa de produção de leite denominado “Balde Cheio”. Estes produtores tomaram conhecimento do programa através do Superintendente da CODEVASF Aracaju, o Eng. Agrônomo Paulo Viana, em recente reunião realizada na cidade de Propriá.Como parte dos encaminhamentos desta reunião, a equipe de ATER que atua nos referidos Perímetros Irrigados, selecionou produtores interessados e promoveu visita técnica ao Perímetro Irrigado de Jabeberi, localizado no município de Tobias Barreto, Sergipe, onde o Programa Balde Cheio já está consolidado.

 

Consumo familiar

Atualmente os produtores de leite dos perímetros irrigados de Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume produzem apenas para o consumo familiar e alguns poucos comercializam o excedente para compradores da redondeza. O manejo do gado é feito de maneira totalmente precária, de forma extensiva, contribuindo para reduzir a produtividade do rebanho. A alimentação acontece em pastagens nativas e sem qualidade nutricional, com isso a produtividade média é de cerca de 4 litros/vaca/dia.Os resultados esperados com a implementação do Programa é o aumento da produtividade média para 15 litros/vaca/dia, em duas ordenhas, proporcionando assim melhorias significativas na renda familiar.

 

Sucesso em outras regiões

Para o Superintendente Regional da CODEVASF, Eng Agrônomo Paulo Viana, o Programa “Balde Cheio” já é sucesso em outras regiões do estado de Sergipe, onde foi implementado quando da sua gestão na Secretaria de Estado da Agricultura. Agora, aproveitando esta experiência exitosa, vamos implantar também nos nossos Perímetros Irrigados, visando principalmente a diversificação da produção com atividades que proporcionem ao produtor melhoria na sua qualidade de vida.

 

 

Palestra com renomado economista I

Estará de passagem por Aracaju nos dias 01/02/03 de abril, o Economista Alessandro Azzoni, formado pela Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU e estudioso sobre o crescimento vertical, o qual vem palestrando por todo o Brasil sobre Meio Ambiente, Lixo, Reciclagem e Verticalização,levando estes estudos para um público diversificado e interessado em conhecer em linguagem simples que certas mudanças são necessárias para a preservação do planeta. Estas palestras são apresentadas por assuntos e ilustradas em Data Show por Power Point.

 

Palestra com renomado economista II

A palestra tem duração de mais ou menos 2h e 30min e poderá ser dada até duas num único dia. Estas palestras serão veiculadas em muitas mídias em São Paulo, sendo que serão amplamente divulgadas e terão todos os créditos como parceiros do palestrante. As palestras são dadas sem nenhum custo financeiro para os interessados, necessitando apenas dos recursos materiais a serem disponibilizados para o palestrante.Interessados na palestra favor manter contato com Toni Sacramento da FHT Assessoria, Consultoria e Cerimonial de Festas e Eventos, através dos telefones (79) 9976-1360/ 8821-5597 ou através de e-mail asacramentomoraes@hotmail.com, pelo Twitter @ToniEventos e ainda pelo Facebook Toni Sacramento.

 

ECT comemora 42 anos

A maior empresa de logística do Brasil – a ECT, completou 42 anos no último dia 20 de março (domingo). Embora o serviço postal no País exista há mais de três séculos, a fundação da ECT ocorreu em 20 de março de 1969 e trouxe, à época, um grande avanço na modernização da atividade. A comemoração do aniversário prevê a realização de vários eventos em todo o Brasil. Dentre as ações, estão previstas homenagens a empregados e apresentações culturais. Em Sergipe, a cerimônia de comemoração do aniversário da empresa será nesta sexta-feira (25), a partir das 15 horas, no Auditório do Prédio Sede dos Correios, localizado à Rua Itabaianinha, e contará com apresentação do coral CARTAVOZES, apresentação de uma palestra e homenagens a empregados por tempo de serviço e a ex-empregados dos Correios.

 

Rede de Agricultores Experimentadores em Agroecologia

Foi dado o passo inicial para a consolidação da Rede de Agricultores Experimentadores em Agroecologia (Raea), em Sergipe. A formação da Rede ocorreu durante o curso “Ferramentas participativas para a produção agroecológica na agricultura familiar”,  realizado na segunda semana de março no Campo Experimental da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Itaporanga D´Ajuda, litoral sul sergipano.  Agricultores dos assentamentos Agroextrativista São Sebastião, José Felix de Sá, Novo Marimbondo e Santa Rita, e técnicos da área de assistência e assessoria técnica aceitaram o desafio proposto pelos membros do projeto “Experimentação Participativa e Agroecologia em Assentamentos Rurais de Sergipe” da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE).

 

Ampliar participação

A partir de agora, a intenção é ampliar esta rede com a participação de agricultores de pré-assentamentos, acampamentos e comunidades tradicionais. E o primeiro exercício para os agricultores da Raea é repassar os conhecimentos técnicos e metodológicos que foram apresentados durante o curso. “O papel das instituições envolvidas neste projeto é contribuir para o fomento desta Rede, que se dará por meio de trocas de experiências e de visitas técnicas, além da sistematização das experiências agroecológicas”, explica o pesquisador Fernando Curado da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O próximo passo do projeto, que tem a parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Incra/SE, é a realização de um diagnóstico participativo do assentamentos com foco na agricultura e pecuária. A partir deste levantamento é possível identificar os principais problemas e encontrar soluções de forma participativa e agroecológica.

 

Lançamento do DVD da Los Borrachos Enamorados hoje, 25

Depois de mais de uma dezena de shows em Sergipe, a banda ‘Los Borrachos Enamorados’ faz o lançamento do seu primeiro DVD, gravado o ano passado aqui em Aracaju. O show super aguardado acontece nesta sexta-feira, 25, na The Office Pub a partir das 22h. O evento contará ainda com o de Tuka Velloz, o axé mais arretado do Brasil. Este é para todo mundo dizer: Vou sim…quero sim..posso sim!!!

 

Inauguração do Espaço Família Renovada Riomar

No próximo final de semana – sábado às 19h30 e domingo às 18hs – acontece o Culto de Celebração Especial de Inauguração do Espaço Família Renovada Riomar. O espaço será o novo templo da Igreja Presbiteriana Renovada que após dois anos de reforma está pronto, com capacidade para 2000 fiéis. O templo continuará sendo comandado pelos Pastores Marcos e Cláudia Andrade. Para fazer a festa ficar mais linda, o evento terá a presença dos cantores renomados Chris Durán e Eyshila. Além dos cantores,estarão presentes vários pastores da Igreja Presbiteriana Renovada espalhada pelo Brasil, em especial, Pr. Advanir Alves Ferreira, presidente da Igreja no Brasil. O Espaço Família Renovada fica na Av. Delmiro Gouveia, 2920 – próximo ao Shopping Riomar.

 

DO LEITOR

 

Denúncias de servidor do HPM

E-mail recebido devidamente identificado: “Os policiais militares deveriam deixar de ficar a toda hora reivindicando definição da carga horária e se espelhar no diretor geral do HPM,, o coronel dentista Adalmir, pois mesmo de licença premio de três meses desde o inicio do ano, vem trabalhando todos os dias.  Durante a licença especial, o comando da PM não classificou nenhum oficial para responder pelo hospital. pra que? se o coronel licenciado continuou nas suas funções normalmente.

Esta atitude seria louvável se não existisse interesse escusos por trás. Estão tenta driblar lei complementar n° 109, art. 60 § 9 “em tempo hábil, antes da passagem para a inatividade, o comando geral devera conceder o gozo de licença especial a que o policial-militar tiver direito”. O HPM tem dotação orçamentária própria.  estando o diretor geral de licença especial e o hospital tendo dotação orçamentária própria, os seus atos administrativos são válidos? Com a palavra a Controladoria do Estado”.

 

 

CUT – Nota de Apoio ao SINPOL e aos Policiais Civis afastados

Nos causou espanto a notícia sobre a decisão da Procuradoria Geral do Estado (PGE) em afastar 14 policiais civis do quadro de servidores públicos do Estado de Sergipe. Primeiro, pelo fato destes trabalhadores e trabalhadoras já prestarem seus serviços à população sergipana há quase uma década. Dez anos de trabalho significam consolidação profissional e dedicação ao serviço público.Segundo, pela decisão da PGE ser definida com o processo ainda em trânsito. A Constituição Federal Brasileira, de 1988, é enfática ao definir que servidores com mais de três anos de exercício só poderão ser exonerados após o processo transitado em julgado.Outro agravante é o fato da Polícia Civil de Sergipe apresentar uma defasagem no quadro de servidores, necessitando de ampliação urgente do efetivo policial.A Central Única dos Trabalhadores do Estado de Sergipe (CUT/SE) tem acompanhado este fato e toda a luta do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (SINPOL) em defesa da categoria policial civil e de uma segurança pública baseada na defesa dos direitos humanos.Neste sentido, a CUT/SE, como instrumento de luta e defesa da classe trabalhadora, se solidariza aos policiais civis exonerados e apóia a luta do SINPOL pela reintegração dos servidores. Central Única dos Trabalhadores do Estado de Sergipe – CUT/SE

 

Furto na base do Samu em Propriá

Do leitor Clístenes Lima Silva: “É verdade meu amigo, pela terceira vez em menos de um ano a base de propriá é furtada, na primeira vez levaram a máquina que lavava as viaturas, na segunda vez levaram um dea(desfibrilador externo automático, custa mais ou menos r$ 7.000,00), e ontem na terceira vez levaram o receptor da antena parábolica e o dvd, até quando isso acontecerá conosco, esse abandono a nossa base, já avisamos por todas(diversas) as vezes a superintendência do samu que não toma as devidas providências, será que vai ser necessário acontecer alguma tragédia(morte, lesão corporal) com algum profissional dentro da base para que os nossos gestores percebam que as nossas bases precisam de segurança, ou segurança eles avaliam como “luxo”. O pior companheiros que nesse último furto o delinquente adentrou a nossa base por volta das 3:30 hs. Da manhã horário em que todos estavam descansando, ou seja, corríamos o risco de um de nossos membros acordar e sofrer até uma lesão corporal(devido a luta corporal), pois ninguém garante que o meliante não poderia está armado, este é o Samu Sergipe que preza tanto por nosso qth(onde nos encontramos, local), que preza tanto para que informemos o nosso qrf(autorização para podermos nos alimentar), que preza tanto que informemos tudo, mas não nos informam quando todas as bases de fato serão seguras. Grato pela atenção e compreensão, segue minha reflexão, não sou o dono da verdade mas o mínimo de respeito nos servidores do samu-sergipe merecemos”.

 

 

Guardas querem o cumprimento de parecer

Do presidente do Sigma, Ney Lúcio dos Santos: “Já faz um ano que lutamos para que o Governo do estado cumpra o parecer 4423 da PGE que obriga a retirada imediata dos militares da Guarda Municipal de Aracaju, o luxo é tão grande que tem militar ganhando CC só para fazer escalas de serviço. Ratificamos o parecer para o Governador Marcelo Deda, Casa Civil, SSP, Comando Geral da PM, no caso dos Policiais Civis que ficaram sem receber salário este mês, o Governo se apressou para atender o parecer da PGE, por que está demorando para atender o parecer 4423?”

 

Ônibus sem cobradores

Do leitor Guilherme Costa: “Gostaria de lhe informar que os ônibus URBANOS que fazem a linha Circular Shopping II (itinerário que passa em frente à UNIT da Farolândia), estão trafegando sem a presença do “cobrador”. A cobrança da tarifa  está sendo feita pelo motorista, ocasionando assim o acumulo de função. Quero saber se a Prefeitura Municipal de Aracaju está sabendo disso, pois, se essa moda pegar irá contribuir muito para o aumento do desemprego no estado”.

 

 

Crime contra o meio ambiente

Comentário de Rubens dos Santos: “Fiquei indignado com um fato ocorrido no final de semana passado na cidade de Areia Branca, no Povoado Pedrinhas. Caçambadas com toneladas de lixo eram recolhidas no povoado e despejadas no meio ambiente, num local chamado ponte da natureza- um local que a natureza fez uma ponte, -há três quilômetros do povoado, um verdadeiro crime contra a natureza. Agora vai iniciar o período de chuva e os resíduos desse lixo vai parar no rio Cotinguiba.  Quem será o responsável pelos danos ao meio ambiente. O que me admira é que o prefeito Agripino é um conhecedor do município e está contribuindo para a degradação e destruição do meio ambiente.

 

Secretaria de Educação de Poço Verde precisa de ajuda

Do leitor Andrade Calazans: “Quem assistiu o programa de Luciano Hulk no sábado, ficou  maravilhado de ver mais uma estudante da cidade de Poço Verde classificada para soletrando. Já é a terceira da cidade de Poço Verde.  Uma garota inteligente e esforçada com a esperança de ver uma educação de qualidade. o quadro mostrou a familia da menina, como ela vivia,e as condições como ela estudava. Já na escola em que ela estudava, era uma vergonha nacional. Olha que foi mostrado a qualidade do ensino e as péssimas condições dos alunos. a realidade está presente não ver quem não quer”.

 

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia

“Os hipócritas são como as tâmaras: o doce está fora, o mel nas palavras e o duro lá dentro, na alma”. Mateo Alemán. Caí bem para o episódio da fiscalização eletrônica.

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais