TCE avança com concurso

O Tribunal de Contas de Sergipe, que andou há algum tempo com destaques negativos na imprensa, por uma série de fatos que jogaram na lama da desconfiança e das dúvidas mal esclarecidas até mesmo os princípios que devem nortear aquela Corte de Contas (como gostam de chamá-la seus Conselheiros), vem realizando esforços para apagar aquela má impressão.

A Conselheira Isabel Nabuco (a primeira mulher a assumir a presidência) tem assumido posições positivas, como é o caso da criação da Ouvidoria daquele órgão, e, agora, o anúncio de Concurso Público para preenchimento das vagas existentes para Auditor de Controle Externo e Técnico de Controle Externo.

  São cargos que auferem salários convidativos e, a esta altura, centenas de jovens já se preparam em “cursinhos” para disputar o mérito de uma vaga no Tribunal de Contas de Sergipe.

  Exatamente por se tratar de um concurso público, modalidade que acabou terminantemente com o equivocado “Q.I.= quem indica”, de tempos que é preciso esquecer, vale lembrar, até como colaboração, convenha-se, que um certame que contará com milhares de candidatos, tem de estar retilineamente alinhado com os princípios de lisura e de isenção, acima de qualquer suspeita.  

Vale dizer que o concurso público é a melhor e mais adequada forma de seleção, exatamente porque contempla os mais capazes.
           
Vale dizer, também, que os tempos são outros, é verdade, mas, as pessoas são, em parte, as mesmas. Diferenciadas, apenas, pelos ditames que atualmente ordenam a legitimidade isenta de qualquer concurso público.

São vários casos de concursos que foram anulados, por causa de falhas estruturais, ou “pequenos indícios, de influência ou tendência seletiva inadequada”, face a interferência de órgãos que, além da imprensa, “estão de olho” em qualquer tipo de certame público. É até bom lembrar, mesmo como exemplo, o que aconteceu no malfadado concurso público feito realizar anos atrás pelo TJ/SE, com desastrosa repercussão em toda sociedade.
          
O blog obteve a informação de que a Conselheira Isabel Nabuco, presidente do TCE, defendeu a alternativa do Concurso Público que aquele órgão fará realizar para provimento de vagas existentes em seus quadros.
        
Com esse concurso público, que tem de ser pautado dentro dos procedimentos legais, o TCE evitará quaisquer insinuações de apadrinhamento político, familiar, ou de qualquer outra espécie, que sempre acontecem quando são realizados certames públicos para seleção de pessoal.

E, mais: consta que será que será criada uma Comissão Especial, formada por pessoas idôneas e competentes, para pautar e organizar o Concurso que deverá acontecer nos próximos meses, com representantes da OAB, Ministério Público e Defensoria Pública, entre outros, e que serão responsáveis pela indicação de uma empresa de renome na área concursal.
           
Agir dentro da Lei, com austeridade, lisura e compostura, deve ser o objetivo primeiro de quem exerce a função pública.

Resta ao blog elogiar a decisão e acompanhar os acontecimentos.

Da “fonte” e da “ponte” I
Todo jornalista tem suas chamadas “fontes” de notícias. Pessoas que têm a confiança do profissional para passar informações privilegiadas e detalhes de matérias e fatos que acontecem no dia a dia de qualquer lugar. A relação do profissional com a “fonte” deve ser respeitosa e principalmente de total confiança, garantindo o sigilo em qualquer instância, até mesmo a judicial.

Da “fonte” e da “ponte” II
Agora, o que não se pode aceitar é querer comparar uma “fonte” com o “ouvir dizer” numa mesa de bar, onde você escuta ao lado duas pessoas conversando e toma como a verdade absoluta e publica em seu blog ou portal de notícias. E depois, por conta da repercussão negativa da nota, como por exemplo, de problemas graves técnicos na obra da ponte Estância/Indiaroba que envolve apenas R$ 110 milhões, dizer que foi uma repercussão “sem sentido”.

Desculpas seriam bem vindas
E o pior é não aceitar as criticas e ao invés de pedir desculpas publicamente, aos leitores e a sociedade, prefere, sair atacando, disparando contra todos e contra tudo, numa atitude de total insanidade profissional.

Da lenda de Sergipe Del Rey
Continuando a lenda da última segunda-feira, contam ainda que o súdito que fazia de tudo para agradar ao rei deposto e que no devaneio ao tomar um vinho chileno, misturou tudo com uma grande obra da época, tempos depois se envolveu num escândalo maior. Tinha falsificado um documento para tentar receber recursos da coroa. O rei desta vez não deu as sonoras gargalhadas, mas perdeu o resto da credibilidade que tinha do súdito fiel.

Empresário de comunicação é acusado de falsificar certidões
O Ministério Público Federal (MPF) moveu uma ação penal contra o empresário responsável pela Fax-Aju Informativo e Marketing LTDA. Entre 2003 e 2007, o denunciado Pablo Figueiredo Brayner apresentou certidões de regularidade com a Previdência Social (certidão negativa de débito) falsificadas à Prefeitura Municipal de Pirambu.

Falsificações
De acordo com informações fornecidas pela delegacia da Receita Federal em Aracaju, as certidões apresentadas não pertencem à Fax-Aju, mas à R.P.M. Representação Publicidade e Marketing LTDA. No caso, ficou demonstrado que Pablo Brayner é o único administrador da empresa sendo, portanto, o responsável pelas falsificações.

Reclusão e pagamento de multa
Para o procurador da República que assina a ação, Eduardo Pelella, é incontestável que houve a utilização de documentos falsos com a intenção de ludibriar a administração pública. Dessa forma, o MPF requer a condenação do acusado por falsificação de documento público, cuja pena é de até seis anos de reclusão e pagamento de multa. O link da matéria: http://www.prse.mpf.gov.br/signo/vernoticiaInternet.php?cod_noticia=3446

Checando todas as notas
E como o período do uso das certidões falsificadas foi grande, durante os anos de 2003 a 2007, o MPF está rastreando todas as notas fiscais do período para verificar se em outras prefeituras e órgãos públicos também não foram entregues certidões falsas do INSS.

Reunião Plano Diretor na OAB, hoje, 18
Será realizada hoje, 18, às 19h, na sede da OAB Sergipe  (Av. Ivo do Prado, nº 1072, São José) uma reunião sobre o Plano Diretor de Aracaju com a seguinte pauta: I- Escolha do nome a ser conferido ao “grupo de debates”; II – Apresentação da “Proposta de Revisão do Plano Diretor de Aracaju (confecção Vera Ferreira);III – Definição e distribuição dos grupos temáticos para análise individualizada dos códigos;IV – Definição e distribuição das ações e tarefas a serem executadas pelas entidades que compõem o grupo;V- Assuntos que ocorrer.

Sobre violência
Não sabem,  aros leitores, como este jornalista gostaria de não ter que tratar do assunto "violência" neste espaço.  O blog fica deveras infeliz em ver diariamente mães perderem seus filhos para o tráfico e o consumo de drogas, isso quando não os sepultam, depois de serem mortos de forma violenta e jamais vista nesse Estado.Desta vez o blog não irá  mostrar aos gestores estaduais os equívocos da segurança pública, pois tem a certeza que eles conhecem tais equívocos. Vai apenas pedir a Deus força para as centenas de famílias sergipanas que, apenas este ano de 2011, perderam familiares para o crime e para o trânsito (outro segmento estatal que parece estar fora de controle).

Violência em Itabaiana I
Os últimos acontecimentos policiais de Itabaiana levaram a deputada Maria Mendonça mais uma vez à Secretaria de Segurança Pública para reivindicar posições enérgicas que possam assegurar a tranquilidade dos cidadãos itabaianenses.  Desta vez Maria conversou diretamente com o Secretário de Segurança João Eloy e com o Adjunto João Batista.

Violência em Itabaiana II
Maria Mendonça lamentou a onda de assassinatos e assaltos que vem acontecendo na cidade, e cobrou um maior contingente policial para a cidade. "Itabaiana, depois da capital Aracaju, é a cidade onde circula mais dinheiro, e o município precisa de uma atenção maior por parte dos que fazem a Segurança Pública de Sergipe. O nosso povo está sofrendo e amedrontado. Tenho confiança nos homens e mulheres que fazem a Segurança do nosso estado e sei que teremos soluções imediatas", disse Maria.

Nome Histórico do PT de Graccho Cardoso protocolou desfiliação
Desde os primeiros anos de sua existência, há pouco tempo que o Partido dos Trabalhadores tinha sido criado em São Paulo (ano de 1980), homens e mulheres simples (e comuns) de Graccho Cardoso – SE também criava este partido no município. Com o reflexo das lutas de trabalhadores operários (da cidade); no interior sertanejo de Sergipe (incluindo Graco) a origem deste Partido se deu através dos trabalhadores rurais organizados em seus sindicatos e o grande apoio de católicos ligados à Teologia da Libertação.

PT distante de suas bases em Sergipe
E nesta época, quando contava apenas com 10 anos de idade, hoje o historiador e bacharel em Administração de Empresas José Adeilson já se envolvia em sua cidade, no processo de organização e construção da agremiação política-partidária dos trabalhadores. Portanto, desde menino, um militante do Partido dos Trabalhadores. Hoje, no entanto, por analisar principalmente um distanciamento dos setores dirigentes do Partido em relação à sua base militante, protagonizando um elitismo dirigente; esse nome da história do PT de Graccho Cardoso protocolou em cartório, no último dia 15, o seu desligamento do partido; cujo ato já tinha sido anunciado aos presidentes dos Diretórios municipal e estadual, desde o ano passado. Há informações de que Prof. José Adeilson deverá continuar atuando na política do município, compondo quadro político com um melhor projeto de ações e de atenção à população. Pelo seu currículo e pela popularidade, o nome é simpático e bem avaliado para continuar atendendo aos seus conterrâneos e companheiros.

Henri Clay ainda não definiu filiação
Com o convite de seis partidos para se filiar, o advogado e conselheiro federal da OAB, Henri Clay, disse ontem, 17, no programa Liberdade Sem Censura, apresentado por George Magalhães que até o final de setembro decidirá se aceitará algum convite para se filiar a um partido e colocar seu nome à disposição para as eleições municipais do próximo ano. Ele deixou claro que independente da filiação partidária sempre esteve à frente das lutas sociais.

Representante de Déda
Quem esteve em Salvador (BA) na última terça-feira, 16, para representar o governador Marcelo Déda em um evento oficial foi o secretário Zeca da Silva, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). Na oportunidade, Déda foi homenageado pela Câmara de Comércio El Salvador-Brasil com o título de sócio honorário, concedido por relevantes serviços prestados ao país da América Central e ao Brasil.

Importância da homenagem
Entre as principais autoridades baianas, como as presidentes dos tribunais de Justiça e de Contas da Bahia, o presidente do TRE baiano, superintendentes do BNB e do Banco do Brasil, o comando da Polícia Militar e demais autoridades militares que atuam na Bahia, Zeca fez questão de ressaltar a importância do homenageado. “Todos sabem do trabalho incansável do governador pela justiça social e pelo desenvolvimento. E essa outorga da Câmara de Comércio El Salvador-Brasil só demonstra o respeito que Déda possui pelo seu trabalho e postura. Me sinto muito honrado de poder representá-lo nessa cerimônia, representando assim toda a população sergipana”, disse Zeca da Silva.

Em Defesa da Cultura
A secretária de Estado e presidente do Fórum Nacional dos Dirigentes da Cultura, Eloísa Galdino, participou ontem, em Brasília, de um ato público que reuniu intelectuais, gestores e artistas. O objetivo era cobrar do Poder Legislativo a aprovação de projetos prioritários para a área da Cultura. Eloísa também foi uma das convidadas para a audiência entre a Frente Parlamentar Em Defesa da Cultura e a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Dica Cultural
É verdade que os festejos juninos já se foram com o mês de junho, mas para quem gosta das tradições nordestinas fica aqui uma boa sugestão de leitura: O artigo ‘Na pisada da quadrilha a inovação é coletiva’, de autoria  do  Secretário de Estado Adjunto da Cultura, Marcelo Rangel. http://www.overmundo.com.br/overblog/na-pisada-da-quadrilha-a-inovacao-e-coletiva

Bolsa Atleta de Aracaju
Em pronunciamento feito ontem, 17, na tribuna da Câmara dos Deputados, o parlamentar sergipano, Valadares Filho (PSB), parabenizou o prefeito do Município de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fábio Mitidieri, pelo programa Bolsa Atleta, lançado na última segunda-feira, em Aracaju. Segundo Valadares Filho, a instituição do programa Bolsa Atleta é uma iniciativa vitoriosa. “Esse programa proporcionará aos jovens aracajuanos recursos financeiros para financiar a prática esportiva”.

Expansão do Ensino Técnico
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) discursou ontem, 17, sobre a importância do Plano de Expansão da Educação Superior e Tecnológica Profissional, anunciado no início da semana pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília. Pelo programa, 120 Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Ifets) serão construídas no país, sendo quatro em Sergipe. "Como iniciei a minha trajetória política dentro do movimento estudantil, fico muito feliz e emocionado com a criação deste programa. Meu Estado, Sergipe, receberá quatro institutos, que serão construídos nas cidades de Nossa Senhora do Socorro, Tobias Barreto, Poço Redondo e Propriá. Com estes centros de ensino, os jovens sergipanos terão uma profissão para entrar no mercado de trabalho", afirmou.

Gustinho participa de evento do PSD
O deputado estadual e vice-líder do governo, Gustinho Ribeiro se encontra em Brasília, onde participa de evento do Partido Social Democrático (PSD), com todos os dirigentes do partido. Pela manhã ele esteve com prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, o senador Eduardo Amorim, os deputados federais André Moura, Valadares Filho e Ratinho Jr, o ex-governador Albano Franco, o deputado estadual Jefferson Andrade e o líder político, Edvan Amorim.

Operação Alquimia
A sociedade brasileira aguarda com expectativa a divulgação dos nomes de todos os envolvidos na Operação Alquimia, deflagrada ontem pela PF e parceria com a Receita Federal e o MPF. O alvo da ação é uma suposta organização criminosa, suspeita de sonegar R$ 1 bilhão em impostos devidos por empresas do setor químico.  São laranjas de todos os tipos em vários estados. Se a Receita continuar trabalhando desta forma vai aparecer mais laranjas em outras operações, inclusive em Sergipe.

Zé Franco apresenta duas novas indicações
Duas novas indicações foram encaminhadas pelo deputado estadual Zé Franco (PDT) à mesa diretora da Assembleia Legislativa. A indicação de n° 146/2011 solicita ao governador Marcelo Deda a reativação e reforma da Escola Estadual Rural do Povoado Pedrinhas, localizada no município de Areia Branca. A outra indicação, a de número 148/2011, pede a implantação de bases do Corpo de Bombeiros Militar nas oito Microrregiões do Estado de Sergipe.

Conferência no baixo São Francisco
A Secretaria de Políticas para as Mulheres, Maria Teles, estará em Santana do São Francisco na manhã desta quinta-feira, dia 18, participando da 3ª Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres, da Região do Baixo São Francisco. A conferência acontecerá das 8h às 17h, na quadr ade esportes da cidade, e terá como palestrante a delegada e coordenadora da Delegacia de Grupos Vulneráveis de Aracaju, Thaís Oliveira Lemos.

Políticas públicas
As conferências territorias estão acontecendo em todo o estado desde o dia 9 de agosto e proseguem até o dia 31 do mesmo mês. Os territórios de Médio Sertão e Leste sergipano foram os primeiros contemplados. A ação tem como objetivo discutir e elaborar políticas públicas voltadas para as mulheres. Além de Santana do São Francisco, fazem parte desse território os municiípios de Amparo do São Francisco, Brejo Grande, Canhoba, Neópolis, Propriá, Cedro de São João, Malhada dos Bois, Malhador, Pacatuba, Japoatã, Ilha das Flores, São Francisco e Telha.

Sabatina Musical comemora seis anos na Aperipê AM I
Aliar entretenimento a conteúdos educacionais é a receita de sucesso dos 6 anos do programa Sabatina Musical da Aperipê AM 630. Com muita interação entre os ouvintes e convidados, o programa apresentado pelo radialista Flávio Lima propõe um diálogo interessante que permeia todos os quadros do programa, a exemplo de ‘Não Morda a Língua’ e ‘Nomes e Fatos’.

Sabatina Musical comemora seis anos na Aperipê AM II
O quadro ‘Não Morda a língua’ conta com a colaboração da professora de português Wilma Ramos e é pioneiro na inserção de lições de português na rádio sergipana. Nele, os ouvintes interagem e tiram dúvidas no ar. Wilma ainda esclarece erros cometidos no cotidiano, através de explicações simples, que evidenciam que a língua portuguesa não é difícil, apenas requer prática.

Passeata dos estudantes de Nossa Senhora do Socorro
"I Passeata dos estudantes de Nossa Senhora do Socorro"  será realizada amanhã, 18, as 14hs, no Conjunto João alves, com concentração no Colégio Estadual Jucelino Kubitscheck, promovido pela ASJ – Agrupamento Socorrense de Juventude. Contendo pautas nacionais, estaduais e municipais como: 10% do PIB para a Educação; maior eficácia da USES (União Sergipana dos estudantes Secundários) nas causas estudantis e Transporte para os estudantes da Taiçoca.

Lideres jovens partidários
A ASJ é formada por um aglomerado de lideres juvenis partidários com o princípio do bem coletivo, e sendo assim, elevamos o bem da Educação ao patamar que é seu de direito, o suprapartidário. Queremos que as ações relativas a juventude não seja de Governo, e sim de Estado. O Agrupamento Socorrense de Juventude foi idealizado por Rogério Alves(PT) e estruturado e aprimorado por Cryslan Marx(PP), onde participam também desta sigla mais outras sete siglas partidárias: PCdoB, PDT, PMDB, DEM, PMN, PHS e PSC, todas com o objetivo de fortalecer os jovens munícipes de socorro.

Yoakan vence mais um campeonato mundial
Sergipe mais uma vez se destaca nas artes marciais. Desta vez, o carateca Yoakan Jocélis foi campeão mundial de artes marciais, desenvolvendo sua principal habilidade, o Karatê. O atleta participou do II World Tong Il Moo Do de artes marciais, realizado em Anápolis, Goiás, conseguindo vencer na categoria kumite individual até 75 kg. Yoakan é patrocinado há 10 anos pela Empresa Progresso e contou com o apoio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, que cedeu suporte técnico e operacional para a viagem e participação do atleta na competição.

Yoakan é um orgulho para o esporte de SE
O titular deste espaço conhece Yoakan há mais de 10 anos. É literalmente um lutado, na vida e no esporte. Conquistou seus títulos com um trabalho e esforço sem precedentes, superando contusões e outros desafios. Formou-se em educação física tem seu grupe de Karatê, fez um projeto social ajudando crianças carentes e constituiu uma família de ouro. É um verdadeiro vencedor, na vida e no esporte que prática.

Alto nível técnico
O campeonato foi disputado com os melhores atletas do mundo das artes marciais. Yoakan também conseguiu êxito na disputa por equipe, como um dos representantes do Brasil na competição. O Brasil conseguiu o primeiro lugar por equipes, seguido do Peru e a surpresa do campeonato, o Irã, que ficou em terceiro.“Tivemos um grande campeonato, com um altíssimo nível técnico. Competidores do mundo todo participaram com um grande desempenho, e as lutas foram muito disputadas. Nosso treinamento deu um grande resultado, nos dando a vitória e mais um título mundial. Estou muito feliz com o resultado, não apenas o meu, bem como o da delegação brasileira, campeã mundial por equipes”, destacou Yoakan.

Referência Mundial
O secretário Maurício Pimentel, recebeu o atleta e comemorou o resultado. “O Yoakan é uma referência mundial do Karatê, fez bonito nesse campeonato e mais uma vez, Sergipe se coloca no lugar mais alto do pódio, dessa vez com um campeão mundial. O Yoakan é um orgulho para Sergipe”, destacou o secretário.O segundo World Tong Il Moo Do de artes marciais foi disputado no Brasil, em Goiás, entre os dias 09 e 14 de agosto. A próxima edição será em um país da europa ainda a ser escolhido pela Federação Internacional Tong Il Moo Do.

Nota de Esclarecimento CEAC móvel I
Do secretário de Planejamento e Gestão, José de Oliveira Júnior: “Deparei-me hoje ontem com um comentário equivocado relativo ao ônibus que atende ao CEAC móvel, que, ao contrário do que sempre encontro em sua coluna, revela inabitual desinformação. Trata-se da comparação do ônibus que atende ao CEAC móvel com o ônibus da campanha presidencial americana.Conforme já tive oportunidade de esclarecer diversas vezes, o CEAC móvel não contratou um ônibus, mas um conjunto completo de serviços e mão de obra. Juntar esses serviços, multiplicar pelo tempo do contrato e atribuir isso ao preço do ônibus não corresponde á verdade dos fatos: o preço do ônibus, inclusive, é um dos itens que foram cotados durante o processo licitatório, e corresponde a menos de um quinto do valor global do contrato.

Nota de Esclarecimento CEAC móvel II
Continua o secretário: “Atualmente, esta SEPLAG paga pelos serviços prestados para o CEAC móvel o valor mensal de R$ 202.798,73.  Convém lembrar que este é o principal meio para que serviços como os prestados pelo CEAC móvel alcancem parcelas da população que vivem no interior sergipano, objetivo principal da existência do serviço. A comparação, portanto, é inadequada, não reflete a realidade do contrato, e desmerece um serviço de relevante utilidade pública. Nesta manhã, por exemplo, o CEAC atendeu a mais de 300 pessoas na cidade de Nossa Senhora das Dores, cidadãos que, se viessem a Aracaju para ser atendidos, efetuariam gastos com deslocamento e alimentação e perda de tempo, que possivelmente faria com que muito deles sequer tivessem o acesso aos serviços públicos que é obrigação do governo prestar.Agradeço a atenção e a publicação dessa nota de esclarecimento”

Infraestruturas para os turistas e os sergipanos
No dia 1° de agosto de 2010 a cidade de São Cristóvão em conjunto com a sociedade sergipana e brasileira, foi contemplada com a Praça São Francisco como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Em 08 de julho de 2011 recebemos da Ministra da Cultura, Ana de Holanda, o título nas mãos do Governador Marcelo Déda, um dia histórico. Mas, nem tudo são flores, temos problemas a ser resolvido, como exemplo, banheiro público; regularização da segurança em todo o sítio histórico da cidade; restaurante no centro histórico, pasmem, há três (3) meses foi fechado o único restaurante do centro histórico; sinalização no centro histórico aos visitantes; treinamento, uniformização e regularização de guias turísticos na cidade; lanchonetes abrirem no mínimo no horário dos museus e igrejas às 10 h da manhã; divulgar melhor as obras dos artesãos locais e um hotel ou uma pousada para os turistas ficarem mais tempo na cidade. São alguns passos para darmos uma boa recepção aos visitantes, hoje a Praça São Francisco é de todos, é mundial.

II Feijoada Botafoguense – Convocação Geral
Será no clube do BANESE dia 22 de outubro, a partir do meio dia. Teremos atrações musicais, sorteios de brindes e a participação de um ex-atleta do nosso glorioso. O primeiro lote de ingressos estará disponibilizado a partir de setembro.Faça um contato conosco através dos telefones: (79) 9977-3304/(79) 8866-8572/(79) 9151-8586/(79) 9978-3934. Uma realização Remacre Comunicação e Sarau Entre Amigos.   Clique no link e assista convocação: http://www.youtube.com/watch?v=VqoAq9-dOvI

Impacto das Barragens no Baixo São Francisco
Nos dias 18 e 19 de agosto, o Auditório do Ministério Público de Sergipe – MPE será palco do Seminário Internacional Opará – Impactos das Barragens no Baixo São Francisco. Iniciativa da Escola Superior do MP – ESMP, o evento contará com a presença de palestrantes do Brasil e da Argentina.

Gestão socioambiental
O Seminário faz parte da primeira atividade do Plano de Treinamento em Gestão socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, realizada pela Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco – Comitê da Bacia Hidrográfica – em parceria com o Ministério Público de Sergipe e Universidades.

Impactos
O principal objetivo do encontro será discutir  os impactos causados na icriofauna e na economia sustentável da região por conta da  construção de barragens. Destaque para a Palestra “ La Valuación de los Ecosistemas  y del Agua  como Herramienta útil em los procesos de Toma de decisión” que será proferida pela Professora Doutora da Universidade de Buenos Aires, Griselda D. Capaldo.A abertura acontecerá no dia 18, às 19 h e as inscrições podem ser feitas no site da ESMP: www.esmp.mp.se.gov.br .

Rede Primavera presente em evento nacional
Aconteceu em São Paulo, o 10º Congresso Brasileiro de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e CME. No evento, o Hospital Primavera foi representado pelas enfermeiras Gilmara Cabral (Chefia do Bloco Operatório), Carla Santana (Enfermeira do CME) e Tássia Fani Monteiro (Enfermeira do SCIH). Na ocasião, a enfermeira Tassia Fani apresentou o Trabalho de Conclusão da especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico e CME pela UFBA.

Experiências
Com o tema ‘Construção e Validação de instrumento de coleta de dados para Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória em um hospital privado’, o trabalho foi feito por Tássia em parceria com a também enfermeira Ticiana Carvalho. O Congresso foi bastante proveitoso porque profissionais de todo o Brasil puderam discutir e trocar experiências relacionadas a assistência prestada aos pacientes nas mais diversas unidades hospitalares.

Universo 90
Dia 20 de agosto, no Com Amor Beach Bar: Universo 90. Uma noite, pra reviver uma década.Você vai celebrar os melhores momentos dos anos 90, ao som de Double You (atração internacional), Pimenta Nativa e A Fábrica, com um repertório exclusivo com as clássicas do pop rock nacional e internacional dos anos 90. Outra dessa, só ano que vem.

PELO TWITTER

Liga da Justiça
www.twitter.com/laysmillena Nunca pensei que, aos 18 anos, precisaria mover uma ação judiciária contra alguém. Quando a mão humana não pode agir, aciona-se a justiça.

Carteira falsa
www.twitter.com/@marciorocha1 Atr. 297, § 1º – Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, aumenta-se a pena de sexta parte. (VIXE!)

Tucanos Mauricinhos
www.twitter.com/georgelemos1986 Definindo social-democracia brasileira: é a esquerda que não quis pegar na enxada, se sujar de graxa e que tem tempo pra ler os clássicos.

Lixo do Lixo
www.twitter.com/mc_jornalista O PR emitiu um sinal horrível à sociedade ao sair da base de apoio do governo Dilma: se tem faxina, estou fora!

Não há crime sem lei
www.twitter.com/depvenancio Não irei sossegar um minuto enquanto esta Lei não for cumprida por aqueles que se acham acima da lei,simplesmente pela ganância do dinheiro.

Mais realista que o rei
www.twitter.com/GracceMelo Alguém quer fazer PHD sobre o governo João? Assistam Batalha. Ele só fala nisso. Vou assistir Os padrinhos mágicos. Bjos gente!

DO LEITOR
Acidentes com trabalhadores

E-mail recebido: “Apesar de ter ocorrido no Brasil um forte acidente na construção civil que vitimou 08 trabalhadores, em

Sergipe a situação dos mesmos não é muito diferente. Ontem, 17, por exemplo, aconteceu um acidente numa ponte na BR-101 em Capela e por pouco, trabalhadores não morreram. O que poderia ser uma bela foto com os trabalhadores à frente e uma ilha paradisíaca ao fundo revela, na verdade, que vários funcionários desta empresa trabalham sem proteção nenhuma, arriscando suas vidas nas alturas (esta foto é do Edifício que está sendo construído na frente do Iate, foi tirada há alguns dias). É dever da empresa determinar e fiscalizar para que seus funcionários usem a proteção”.

Sobre aterro
Do leitor Cardozo: “O aterro de uma zona metropolitana tem que ser primeiramente discutido por técnicos e experts no assunto , pois, estes detêm o conhecimento para a escolha do melhor local, proteção dos lençóis freáticos, das nascentes, enfim, do meio ambiente como um todo e deverá ser concebido com a visão de se fazer hoje o melhor para as gerações futuras. Tal área deve ser pensada para comportar o lixo por anos bem como o crescimento deste lixo. Isso é o que diz os manuais e o bom senso. Assim, um aterro para a área metropolitana como a da Grande Aracaju e que engloba jurídica e territorialmente outros Municípios e não tão somente Aracaju, que nem área apropriada para isso possui, tem que ter um estudo técnico criterioso para dar certo e não comprometer gerações futuras. Este é o dever ser da coisa e merece a atenção de todos os municípios envolvidos e os possíveis aderentes. Do contrário, vai ser o interesse privado e político de alguns em detrimento do interesse público e coletivo. Quem deverá prevalecer?”

CIRETRAN Itabaiana- Resposta
Em respeito à nota publicada no Blog do nobre Jornalista Cláudio Nunes, copiada e acrescentada com certas inverdades maliciosas no blog "Na boca do Povo", eu Cristiane Oliveira, respondo:
1° É lamentável que pessoas se ocupem em plantar "picuinhas" usando-se de politicagem barata e revolta para desqualificar um novo trabalho que vem sendo desenvolvido na CIRETRAN de Itabaiana, dando continuidade ao trabalho iniciado por Edinaldo Prata, agora com uma nova visão, outro gás;
2° Sou a primeira servidora do quadro efetivo do Estado de Sergipe a assumir o cargo máximo da CIRETRAN de Itabaiana o qual muito me orgulho carregando a responsabilidade de obter sucesso em nome de todos os meus companheiros efetivos, mas claro, respeitando os comissionados que prestam serviços ao nosso órgão;
3° Como todos sabem, toda indicação de chefia tem uma intermediação política. Em nenhum momento fui procurada por Valmir dos Santos Costa (Valmir de Francisquinho) ou até mesmo a Dep. Est. Maria Mendonça para ser convidada a assumir a CIRETRAN. O desafio foi proposto pelo Ex-Dep. José Teles de Mendonça que juntamente com o atual Presidente do DETRAN Bosco Costa buscaram alguém dentro do novo perfil de prioridade da gestão: valorização do servidor efetivo, pegando muitos de surpresa, inclusive eu, que tenho raízes parentais em Itabaiana, mas não sou conterrânea e tão menos possuo envolvimento político;
4° Ao assumir a CIRETRAN, sabia que poderia contar com a ajuda de todos que fazem parte do órgão. Vivencio a CIRETRAN de Itabaiana a quase 4 anos e sei como ninguém as deficiências que temos e estamos trabalhando arduamente para que nosso objetivo principal seja alcançado: a satisfação dos usuários do DETRAN, que será gerada por eficiência e seriedade na prestação dos serviços. Portanto respeito, aceito e coloco em prática qualquer sugestão que venha a melhorar o atendimento ao público, seja ela vinda de onde for, comissionado ou não;
5° Hoje na cadeia de comando da CIRETRAN de Itabaiana logo abaixo do meu cargo, Coordenadora, encontra-se o de Chefe de Atendimento, Sr. Cleonâncio, tal qual tenho enorme respeito e que dentre as suas atribuições está a de exatamente dar ordens quando necessária para a melhor operacionalização dos serviços. Qual o mal e a ilegalidade que há nisso?
6° Não cabe a mim sacramentar se o Sr. Cleonâncio, é ou não culpado em alguma sindicância, todos são inocentes até que se prove o contrário. Ah! O citado é Chefe de Atendimento desde a gestão passada.
Dessa forma finalizo tais esclarecimentos agradecendo a oportunidade de manifestar a verdade, e me coloco a disposição para acatar sugestões que venham a trazer a satisfação dos usuários.

Atenciosamente, Cristiane Oliveira Fernandes – Coord. Ciretran Itabaiana

Do blog
Como está publicado na nota, este espaço não citou o nome de servidor e nem mesmo desqualificou trabalho de ninguém. Apenas revelou o que vem ocorrendo dentro da Ciretran de Itabaiana e que existe uma sindicância aberta para apurar um ato de um servidor comissionado. E continuará atento, inclusive sendo informado se pessoas estranhas participarão das futuras reuniões.

ARTIGO

Pântano que traga ministros – Eliane Cantanhêde – FSP, de hoje, 18

BRASÍLIA – Cai o quarto ministro, Wagner Rossi, da Agricultura. O PMDB ameaça, o PT se omite, o PR se diz "independente", mas Dilma tem suas armas -e suas versões.
Sai o PR da base aliada? OK, entra o PV. O PMDB é tão grande quanto instável? OK, vem aí o PSD do prefeito Gilberto Kassab (que, aliás, encontra-se hoje com Dilma).
Quando o que se discute é faxina ética, há inversões e chegam apoios à presidente de onde ela menos esperava: de senadores como Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos, do PMDB, que não têm nada de governistas. Para a imagem do governo, era melhor ter Wagner Rossi ou passar a ter Simon e Jarbas?
Na versão para a opinião pública, Dilma faz uma "faxina ética". Na repassada para aliados do PMDB, do PT, do PTB e de todo o resto, ela nega e explica que não é ela quem está com o rodo, a vassoura e o aspirador de pó nas mãos. A faxina é da responsabilidade de outras instituições e instâncias. Mesmo que quisesse impedi-la, não teria meios para isso.
Na prática, diz, quem investiga e joga luz sobre os desvios nos Transportes, na Agricultura e no Turismo são o TCU, a Polícia Federal, o Ministério Público, a imprensa. Ela alega que não ajuda, mas também não pode atrapalhar. Assim, tenta ficar com os bônus, sem arcar com os ônus. Enquanto a economia deixar, não há problema.
Dilma, assim, tenta se equilibrar entre dois personagens convenientes: a presidente que varre a corrupção e a presidente que nega estar varrendo os corruptos. Como se eles caíssem sozinhos.
A base aliada ao Planalto está insatisfeita, mas continua imensa, movendo-se, reacomodando-se, ajeitando-se como pode, enquanto faz cálculos sobre onde e em que momento fincar estacas: no terreno firme do lulismo ou no ainda pantanoso caminho de Dilma.
Wagner Rossi é o quarto ministro a afundar nesse pântano. Quem e quando será o próximo?
           
Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Semeie um ato, e você colhe um hábito. Semeie um hábito, e você colhe um caráter. Semeie um caráter, e você colhe um destino." (Charles Reade)

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais