TCE: é preciso se distanciar do nada

Interpelado pela presidência do Tribunal de Contas por ter autorizado o pagamento de diárias para um funcionário realizar serviço em sua residência na construção de um galinheiro, o Conselheiro não apenas confirmou o fato, como ainda bradou que este tipo de comportamento era usual da parte de todos os Conselheiros.  Foi isso aí, mas, completando a notícia, isto aconteceu no Tribunal de Contas da Bahia, com o Conselheiro França Teixeira (ex-prefeito de Salvador) e a matéria está publicada no jornal “A Tarde”.

 

Um péssimo exemplo e um alerta para que atos desse tipo não sejam cometidos aqui por nossas bandas, e vem reforçar a determinação do atual presidente do TCE de Sergipe, Conselheiro Reinaldo Moura, que já estabeleceu normas para a concessão de diárias e viagens. Uma atitude que não agradou certamente, pois como se sabe o que era gasto com viagens e diárias dos Conselheiros do TCE em um ano, a par de ser um absurdo, prestação de contas nem pensar. Agora, a situação começou a mudar. Aliás, o Conselho Nacional de Justiça já está expedindo normas para que Assembléias Legislativas e Tribunais de Conta controlem a aplicação correta de despesas desse tipo, exigindo comprovação de gastos, a fim de por um freio no que se tornara uma verdadeira orgia com o dinheiro público.

 

Embora o processo de restauração de uma cultura nepotista como a que ainda está entranhada no TCE de Sergipe seja uma tarefa difícil, as posições saneadoras da atual presidência, como não poderia deixar de ser, têm causado constrangimentos e recalques, pois, aqui temos também similares da arrogância de França Teixeira, que se notabilizou pela forma truculenta de resolver suas complicações.

 

O clima de respeito e de consideração que deve existir entre os que se encontram nos principais escalões do Tribunal de Contas de Sergipe sofre, de vez em quando, abalos negativos, que passam por mágoas mal contidas (vamos ver quando chegar a minha vez!) ameaças veladas (a gente se encontra por aí!) a descontrolados e impublicáveis xingamentos atingindo até a familiares.

 

Por outro lado, é notório que, nem mesmo “sprit de corps”, nunca vicejou no TCE de Sergipe. Atualmente, por exemplo, há uma escandalosa e mal escondida inveja pela chegada do novo Conselheiro Clovis Barbosa (um esquerdista solitário entre enrustidos conservadores), especialmente porque atapetaram sua chegada como se ele fosse um poderoso cruzado que, como disse a imprensa, irá levar “dignidade” e colocar ordem no caos infiel daquela Corte de Leis.

 

Nem tanto ao mar, claro, porque o novo Conselheiro Clovis Barbosa chega, naturalmente, pisando em ovos, tendo de conhecer o terreno, sentir o clima, avaliar situações, enfim… conviver. E todos sabem que a inveja é uma porta aberta para maus sentimentos e ações.

 

Os procedimentos da atual presidência do TCE, até agora, demonstra seguir um direcionamento planejado, recuperador, construtivo, e aí, sim, não apenas Clovis Barbosa, mas todos os Conselheiros têm de dar as mãos, mesmo que seja apenas pelo verniz social da etiqueta, evitando-se punhos cerrados, brados ignorantes e altissonantes, que não levam a nada. E é do nada que o TCE tem de se distanciar, em busca da respeitabilidade que tem de ser o seu maior patrimônio.

 

Aquifero da Zona de Expansão

De Ailton Rocha – Diretor Regional da Associação Brasileira de Recursos Hídricos em Sergipe: “Quero parabenizá-lo por ter concedido espaço na sua disputada coluna, sobre a Zona de Expansão de Aracaju, a qual prefiro engrossar o cordão daqueles que a preferem chamar de Zona de Preservação, pois abriga um importante aqüífero denominado marituba com grande potencial de utilização não só para abastecimento humano, como industrial.O município de Aracaju, apresenta um meio ambiente natural de equilíbrio bastante frágil, com a presença maciça de mangues e dunas. A exploração econômica dessas áreas, apesar de possível e desejável, deve ser feita com cuidados especiais e técnicas de manejo adequadas”.

 

Crime ambiental irreparável

Continua Ailton: “A qualidade do meio ambiente urbano carece de parâmetros próprios de aferição, ou seja, na chamada área de expansão, será necessário monitorar e mapear, discriminando em cores, áreas que podem ser ocupadas, áreas que podem ser ocupadas com restrição e áreas que não devem ser ocupadas, para não se incorrer no risco de termos condomínios construído em áreas de recarga do mencionado aqüífero, que se macro-drenado poderá representar um crime ambiental irreparável. A qualidade de vida do homem urbano e metropolitano está intimamente ligada não apenas a fatores ambientais e naturais, mas, principalmente, ao ambiente que a sociedade faz e se permite construir”.

 

Manejo ambiental com critério e rigor

Finaliza Ailton: “O meio ambiente deve ser pensado como um todo, abrangendo questões como o destino do lixo, macro-drenagem, tratamento de esgoto sanitário, preservação de mananciais, localização de assentamentos habitacionais e industriais e a própria memória afetiva da população em relação aos seus referenciais culturais.Neste sentido, devem ser perseguidas todas as maneiras para se obter um manejo adequado do meio ambiente. Ao mesmo tempo em que os instrumentos de preservação do meio ambiente devem ser aprimorados, é necessário buscar meios para que a preservação promova um retorno à comunidade em todos os aspectos: lazer, econômico e cultural.Em se tratando da zona de expansão do município de Aracaju, sugerimos que o manejo ambiental seja feito com critério e rigor, a fim de que sejam preservados e desfrutados pela população”. Ailton Rocha – Diretor Regional da Associação Brasileira de Recursos Hídricos em Sergipe.

 

 

MPF e a imprensa

Este episódio da ação judicial do MPF na Zona de Expansão está servindo para os procuradores federais analisarem um lado que pouca gente conhece em Sergipe: a força de determinados setores na imprensa sergipana. É enorme, é poderosa e poucos são os que conseguem fugir destes tentáculos….

 

Responsabilidade não é do MPF

Este espaço ficará de olho para que não tentem jogar a culpa para o Ministério Público Federal por conta da ação judicial para ordenar a ocupação da área. Uma pergunta: será que aqueles que hoje demonstram preocupação com empregos e tudo mais, sempre tiveram preocupação com o meio ambiente?

 

Bom senso e negociação

Os policiais militares se reúnem hoje em assembléia. As lideranças da PM têm uma responsabilidade grande. Ou mostra que a intransigência não levará a caminho algum ou tenta o bom senso para avançar de acordo com a situação financeira do Governo do Estado. Só para lembrar: Uma entrevista de uma página no jornal da família do ex-governador João Alves Filho é estranho ou não? Está claro que estão partidarizando o movimento. É só esperar 2010.

 

O que mais querem os PMs?

Trecho da coluna de Marcos Cardoso, no JC e na Infonet: “Sabe por que os policiais militares “sindicalistas” não foram punidos disciplinarmente nem criminalmente? Porque estão se desgastando perante a opinião pública e acaba não sendo necessário, por enquanto, que se faça nada contra eles. Os sergipanos sabem que os policiais militares conseguiram avanços expressivos neste governo, que nem o mais raso dos soldados recebe menos que R$ 1.500 e que outras vantagens e benefícios foram concedidos além da melhoria salarial”.

 

Morre ex-prefeita de Carira

Faleceu no início da tarde de domingo, 7, em sua residência, a Sra. Maria Neuza Alves Chagas, ex-prefeita de Carira. D. Neuza como era popularmente conhecida vinha enfrentando problemas de saúde há algum tempo.Esposa do ex-prefeito Aroaldo Chagas, mãe do também ex-prefeito Arodoaldo Chagas (Negão) e sogra da atual prefeita de Carira, Gilma Chagas, D. Neuza ficou à frente da administração do município entre o período de 01.02.1977 a 31.01.1983. O sepultamento será às 15h desta segunda-feira, 8 no cemitério local. (Infonet).

 

Rodovia Telha a Cedro

O governo estadual iniciou a recuperação da rodovia Telha/Cedro, mas ainda não chegou no município de Telha. A equipe que passou por lá apenas tapava buraco e pronto. A desculpa será a chuva?

 

Colégio do Salvador e o péssimo exemplo

No último final de semana os vizinhos do Colégio do Salvador (são vários apartamentos) tiveram uma desagradável surpresa. Começou logo cedo, na sexta-feira, com Missa da Renovação Carismática. A tarde começou o arraia ensurdecedor. Mesmo reclamando a Emsurb, os moradores não tiveram sucesso. E o pior a PM tem um código informal de não incomodar o colégio, por conta das “costas quentes”.  O PM que tenta é transferido imediatamente.

 

Policiais não fazem nada. Ou melhor ganham comida

Um morador ligou para a PM, para o 190, às 22h00 e foi informado que a ocorrência seria atendida imediatamente.  De imediato o morador viu uma viatura da PM ((número 08102) parada junto ao Colégio. Os policiais, porém, conversavam animadamente e de modo íntimo com dois indivíduos que aparentemente coordenavam o engravatado sistema  de segurança em volta do Colégio, cuidando das Pajeros estacionadas  (será que os dois faziam um bico na sexta a noite?). Os policiais,  depois de longos minutos, entraram na viatura e foram embora. Som alto por mais 45 minutos. Volta a viatura da PM, mais conversa animada.   Alguém traz um pratinho de comida para os policiais, que se despedem em  meio a sorrisos. A festa acaba em seguida (já não havia ninguém  dançando no ginásio).

 

Três dias de som alto e impunidade

Mas se você pensa que acabou, tem mais. No sábado, logo cedo os vizinhos foram acordados com uma missa no ginásio do colégio. E no domingo, ontem, novamente às 7hs os vizinhos foram acordados com o som do evento da Renovação Carismática.  Se fosse um evento de um cidadão comum? Ou de algum templo pequeno? Ou de uma escola pequena,  que nunca formou uma “autoridade”? Será que essa impunidade existiria? Coisas de Aracaju, que alguns aracajuanos acham que é a terra da qualidade de vida, mas a realidade é outra…

                                                                                                                                 

Adesivos em fase final

O blog agradece aos leitores que enviaram e-mails pedindo o adesivo em comemoração ao aniversário de três anos. Todos já começaram a receber seus adesivos nos endereços solicitados. Quem desejar o adesivo é só enviar e-mail com endereço que receberá em sua residência: claudionunes@infonet.com.br

 

 

Parques tecnológicos I

O secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, acompanhado do reitor da UFS, Josué Modesto e de Teófilo de Miranda (presidente do SergipeTec) e Roger Barros (representante empresarial no conselho do SergipeTec), participou da Missão Internacional de Parques Tecnológicos, organizada pela Anprotec (associação que reune os parques tecnológicos brasileiros).A primeira parte da missão consistiu em visita ao Research Triangle Park, em Raleigh, capital da Carolina do Norte. Nessa mesma cidade participaram do Encontro Brasil-EUA de Parques Tecnológicos e do Congresso Mundial de Parques Tecnológicos, oportunidade de aprendizado e troca de experiências. com parques de todo o mundo.

 

Parques tecnológicos II

A segunda etapa se deu na Califórnia, com visitas e reuniões na Microsoft, Google, Stanford University e Stanford Research Park. Segundo Jorge Saantana, “a viagem serviu para validar o modelo que estamos adotando na implantação do Parque Tecnológico de Sergipe, que é fruto de uma parceria do governo do Estado com a UFS”. O SergipeTec será uma ecossistema do conhecimento, ou seja, um habitat empresarial propício para sediar empresas inovadoras de base tecnológica. Cerca de R$ 20 milhões de emendas do OGU serão aplicados a partir desse ano pelo governo nas obras de infra-estrutura e construção do edifício-sede do parque, que terá três áreas temáticas prioritárias: energia, tecnologia da informação e biotecnologia.

 

Presidente da BR é indicado para a presidência do PT

Deu na FSP de domingo: Ao ser lançado ontem candidato à presidência do PT pela maior corrente do partido – a Construindo um Novo Brasil – o presidente da BR Distribuidora, José Eduardo Dutra, deixou evidente qual será uma de suas principais missões se for eleito: subordinar o partido nos Estados à costura de uma aliança em torno da candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) ao Planalto. Após a reunião, Dutra reproduziu o discurso recorrente nos dois dias do encontro: “a lógica nos Estados não pode se sobrepor à aliança nacional”. “O foco do PT é garantir o terceiro mandato com a Dilma. E, para isso, são necessárias as alianças”, disse Dutra, que presidiu a Petrobras entre 2003 e 2005, quando Dilma era ministra de Minas e Energia.

 

Nome é alternativa

Tanto Dutra como o atual presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), defendem a construção de amplo arco de apoio a Dilma, ainda que o PT seja sacrificado nos Estados. Um caso concreto é o Rio de Janeiro. Ambos afirmam que lá o partido deve manter o acordo com o PMDB. O nome de Dutra nasceu como alternativa ao do chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho. Lançado por boa parte do PT, Carvalho contaria com a adesão de pelo menos três outras correntes do PT, como a Mensagem, do ministro Tarso Genro (Justiça).A disputa interna é vista como inevitável. Mesmo na CNB, a avaliação é que Dutra não tem tanta musculatura e, por isso, pode enfrentar um candidato da Mensagem na eleição. Por isso, a CNB apresentou sua pré-candidatura às demais alas, em vez de lançá-lo de uma vez. A intenção é também submetê-lo às bases da CNB, já que até sexta-feira Carvalho era o candidato da corrente. Apesar do gesto, Berzoini considera difícil uma substituição.

 

Dutra pede ajuda a Déda

Deu na coluna Painel da FSP, de hoje, 08: Help. Tão logo encerrado o encontro que o lançou candidato à presidência do PT pela maior corrente do partido, a “Construindo um Novo Brasil”, José Eduardo Dutra telefonou para o governador de Sergipe, Marcelo Déda. Pediu ajuda para se aproximar da “Mensagem”, a ala comandada pelo ministro Tarso Genro.

 

Prêmio Fapitec

Com intuito de promover a difusão científica em Sergipe, a Fapitec/SE e a Sedetec lançam nesta terça-feira, 9 de junho, a partir das 8 horas, no Hotel Parque dos Coqueiros, o Prêmio Fapitec/SE. A iniciativa, inédita no Estado, apresenta duas linhas temáticas: Jornalismo Científico e Jovem Cientista. A premiação ocorrerá apenas no mês de novembro, em comemoração aos 10 anos da Fundação de Apoio à Pesquisa. Por ocasião do lançamento, neste terça-feira, estarão presentes Simone Bortoliero vice-presidente da ABJC e Ildeu de Castro Moreira do MCT, que irão falar, respectivamente, sobre Desafios do Jornalismo Científico e Ações de Popularização da Ciência. No mesmo dia, a partir das 19 horas, os convidados participaram ainda de uma mesa redonda na Unit – Campus Farolândia -, onde os temas serão debatidos de forma mais aprofundada. Para participar da mesa redonda basta fazer a inscrição pelo site: http://www.fapitec.se.gov.br/ Os participantes receberão certificado e as inscrições são gratuitas.

 

 

Para a Folha, qualidade é escândalo  I

Deu no blog do Luis Nassif: “Não sei o nome a dar a essa reportagem. Vou me conter.O Movimento Brasil Competitivo (MBC) surgiu do Prêmio Qualidade do Setor Público, criado ainda no governo Fernando Henrique Cardoso. Foi a maneira encontrada por Jorge Gerdau para dar flexibilidade às ações visando expandir o conceito de qualidade. É uma iniciativa conjunta dos setores público e privado. Tem dinheiro público e privado aplicados na melhoria da gestão. Sem informar quem são os beneficiários da ação do MBC, o besteirol produzido pela sucursal de Brasília lança suspeitas sobre os doadores. A maioria dos doadores é do setor privado. O Movimento pela Qualidade já foi implantado no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais com enorme repercussão junto ao setor público, grandes e pequenas empresas. Agora, pretende se expandir para outros estados e outras áreas do setor público. São empresas beneficiadas pelos conceitos de qualidade que estão devolvendo ao país parte do que receberam, através da expansão desses programas para todas as áreas.

 

Para a Folha, qualidade é escândalo II

Continua Luis Nassif: “A reportagem insinua conflito de interesses, pelo fato da Petrobras ter diretores (não remunerados) no Conselho da entidade. As repórteres não têm a mínima ideia sobre o que são o MBC, a Fundação Nacional da Qualidade, a importância dessas iniciativas no aprimoramento dos serviços públicos. Aliás, no último prêmio, a Petrobras conseguiu o feito inédito de ter vencido inscrevendo todas as suas refinarias para serem analisadas e certificadas – em geral, empresas inscrevem uma unidade ou departamento. Publica que a Ministra Dilma Roussef “jamais” participou das reuniões do MBC, como se ela estivesse se desculpando por algo suspeito. Participam desse movimento a Gerdau, Natura, Laboratórios Fleury, Ambev, Usiminas, Belgo Mineira, Fiat, Itau, Weg – em suma, TODAS as melhores empresas nacionais. É a prova maior do anacronismo da cobertura dos jornais. Jamais cobriram uma premiação da FNQ. Se cobrissem, veriam divisões do Exército, a própria Petrobrás, empresas privadas de todo o país disputando os premios de melhoria de gestão. Poderiam informar seus leitores sobre o país moderno que está emergindo dessas ações. Preferem jogar tudo na mesma cloaca onde repousa o jornalismo de lixo”.

 

Capoeira: selo comemorativo I

A Diretoria Regional dos Correios em Sergipe, lança amanhã, 09, às 16h30min, no espaço cultural da Agência Central, Rua Laranjeiras, 229, Centro, em Aracaju, um selo postal em homenagem à roda de capoeira e ao ofício dos mestres dessa importante manifestação popular da cultura negra, tornada Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil em 15 de julho de 2008. A prática da Capoeira envolve um caráter cultural de grande abrangência de expressão, ao reunir várias linguagens artísticas. Foi desenvolvida pelos primeiros negros chegados ao Brasil, como forma de elevar o seu moral, transmitir a sua cultura e com o fim de resistir aos seus escravizadores.

 

Capoeira: selo comemorativo II

Sua vinculação com a história reforça o seu papel social e colabora na educação de importantes segmentos da população brasileira. Presente em todos os estados do Brasil e em mais de 150 países, a Capoeira tem variações regionais e locais a partir de suas modalidades mais conhecidas: Capoeira Angola e Capoeira Regional.  No evento de lançamento do selo, a sociedade sergipana terá a oportunidade ímpar de conhecer mais de perto essa arte centenária, através de apresentação de membros que integram as federações sergipanas de capoeira, entidades representativas, no Estado, desta manifestação cultural. O selo lançado pelos Correios focaliza a obra ”Vadiação”, da série Jogo de Capoeira, do artista Carybé (1911-1997). A imagem mostra uma típica roda de capoeira e suas figuras tradicionais: os jogadores e os instrumentistas em ação, assistidos, informalmente, pelo povo em descontração e simplicidade. Os tons fortes realçam o clima festivo. A tiragem é de 10 milhões e 200 mil selos, a R$ 0,65 cada.

 

DO LEITOR

 

Carro do Sintese

E-mail recebido: “Esse pessoal do SINTESE se acha acima dos outros, já que eles se acham éticos acima dos outros, o que será que eles tem para responder sobre a camionete SAVEIRO de placa policial de número IAA – 0214 com uma das suas diretoras levando filho para o colégio,no último dia 05, exatamente às 6h45. Se você ou qualquer outra pessoa quiser ver é só ir naquelas casas do PAR, zona expansão que essa mesma diretora fica com esse carro dia e noite sábados domingos e feriados, será que o que serve para os outros não serve para o Sintese?”

 

Ato de repúdio contra Augusto Bezerra

Do escrivão de polícia André: “Precisamos urgentemente tomar uma atitude contra Augusto Bezerra, este deputado, no dia 04/06/2009, no grande expediente incitou os policiais militares contra os policiais civis, pois durante o seu pronunciamento ele disse que nós civis iriamos “passar na cara dos policiais militares os nossos contracheques”, isso é um absurdo, não queremos inimigos, queremos trabalhar em conjunto, mas do jeito que ele fica provocando os militares, logo logo, teremos dificuldades com o relacionamento junto aos nossos colegas militares. Portanto, caros amigos deveremos provocar nossos representantes, seja SINPOL, seja ADEPOL, pois não podemos deixar que um deputado, venha estragar ou piorar um relacionamento entre duas forças policiais, isso é um crime e uma temeridade para a sociedade, não podemos admitir que um Deputado que deveria ter atitudes de unir as policias, fica denegrindo a imagem da Polícia Civil, e pior, tentando fazer com que a Polícia Militar fique contra a nossa Polícia.Temos que tomar uma atitude, isso não é bom a nossa Classe, isso não é bom para a população, se for necessário e possível, deveriamos provocar o Conselho de Ética contra a atitude impensável deste Deputado. Não podemos ficar inertes”.

 

Tabela Salarial do Magistério da Rede Estadual de Sergipe

Da professora Lúcia Pereira: O governo divulgou que 30% da Regência de Classe dos professores que até agora era de 70% foram incorporados ao Salário base que mentira pois acompanhe o meu raciocínio: Salário base atual R$ 425,87 + 30%= R$553,63. Diferença de 2/3 do valor do Piso= R$264,24. Somando os dois valores: R$ 817,87 e não os 775,29 que foi divulgado. O que foi feito: Valor atual: R$ 425,87 + R$349,42 (2/3 da diferença) = R$ 775,29. Isso mostra que mais um vez o governo que enganar os servidores e infelizmente o SINTESE fechou os olhos para este erro…Este cálculo mostra que os professores infelizmente abriram mão de 30% da Regência, pois nada foi incorporado…”.

 

Estradas vicinais em Itaporanga

E-mail recebido: “Povoados de nome Ipanema, Mata de Ipanema e 08 de março estão com suas estradas vicinais em péssimas condições, com a chuva essas estradas estão cheias de buracos, verdadeiras crateras, é preciso urgente que o poder publico tome alguma atitude, pois se continuar como esta algum acidente pode vim acontecer já que diariamente ônibus com vários estudantes passam em direção a cidade de Itaporanga com os respectivos alunos. Como todo o maquinário do governo do estado se encontra na cidade de Itaporanga refazendo o recapeamento asfáltico, cabe ao senhor prefeito se sensibilizar com a situação e junto com o diretor do departamento de estradas e rodagem tentar solucionar esses problemas, pois pior ficaram com as chuvas de inverno que estão por vim, como a estrada que da acesso a esses povoados ate um determinado ponto é de responsabilidade da cidade de São Cristovão é visível que o senhor prefeito daquele município esta dando à atenção necessária o mesmo exemplo deve ser seguido pelo então prefeito de Itaporanga”.

 

Segurança na UFS – Campus São Cristovão

E-mail de um aluno da UFS: “Estou escrevendo essa mensagem novamente pois a última não surtiu efeito algum. Meu carro foi arrombado no estacionamento do Campus São Cristovão novamente! Isso é um absurdo! Vários carros já tiveram pertences do interior, como som e estepe, furtados e parece que nada é feito! Com certeza tem uma quadrilha enriquecendo muito as custas de estudantes da UFS, que ralaram para entrar e ralam para se manter ali. É nessas horas que fico temeroso com o futuro do Brasil. Que país é esse que não podemos nem mais se concentrar na prova e esquecer tudo? Podemos estar sendo vítimas de furto no mesmo instante!A comunidade da UFS deve estar sendo motivo de piada por parte desses bandidos, que vem enchendo o bolso a muito tempo com nosso suado patrimônio.O fato ocorreu novamente no período entre as 11 e 17hs e num dia que estava com leve chuva, esse fato contribui, pois os vigias procuram abrigo longe dos carros Espero que a Reitoria converse com a DSG/DIVIG para acabar com o problema”.

 

Nota sobre Educação de Sergipe

Do leitor Silvio: “Li a nota sobre a Educação e concordo plenamentE sobre a citação feita  pelo jornalista sobre a revolução silenciosamente que tem feito o Prof. Lima na Educação do Estado de Sergipe. Só gostaria de acrescentar um programa, que vem mudando o hábito dos servidores da Educação: a Rede QualiVida. O programa leva oficinas de voz as escolas da Rede Estadual de Ensino beneficiando 2.300 Educadores somente em 2008. Todos os dias acontece ginástica laboral nos prédios públicos da SEED e em 48 escolas em cinco diretorias regionais. Também é realizado hidroginástica, yoga, tai chi, caminhada orientada, como forma de combater o sedentarismo, além de grupos de servidores hipertensos e diabéticos. Os funcionários também são beneficiados com oficinas de arte e a Feira do Servidor, que acontece de dois em dois meses na sede da secretaria, além de disponibilidade de uma sala no complexo administrativo denominada Núcleo de Saúde QualiVida, com uma equipe multidisciplinar que oferece massoterapia, aferição de pressão e glicemia, além de acompanhamento psicológico, diariamente. Concordo que como todos os programas pioneiros foi plantada um semente e se faz necessário aperfeiçoar, mas é garantia de melhor qualidade de vida no trabalho”.

 

Quadrilha Calcinha Preta

De Carlinhos do PT: “Aos componentes e direção da Quadrilha Calcinha Preta da cidade de Campo do Brito Se, nossos parabéns pelo show de apresentação no concurso do Levanta Poeira patrocinado pela TV Sergipe no pólo de Ribeiropolis, conquistando o primeiro o primeiro lugar é uma das fortes candidatas a conquistar o titulo 2009, lamentamos a ausência de patrocínio dos que fazem a Secretaria de  Cultura e Esporte e Lazer do Município não incentivando e nem ter ajudado em nada, muito diferente da participação de todas as Secretarias do Município em prol da outra quadrilha Gaviões do Agreste que também brilhantemente conquistou o primeiro lugar no Pólo realizado na cidade de Campo do Brito, apelamos para os nosso Prefeito Maim, que reveja a sua posição e ajude no que for possível a Quadrilha Calcinha Preta, pois a mesma representa e só tem engrandecido o nome de Campo do Brito  e vamos torcer para a grande final seja entre as 02 Quadrilhas Calcinha Preta  X Gaviões do Agreste da cidade de Campo do Brito Se, parabéns as 02 quadrilhas Parabéns ao Bruno e Componentes da Gavião do Agreste parabéns Zé Carlos e componentes da Quadrilha Calcinha Preta, parabéns a todos os quadrilheiros de Campo do Brito”.

 

Nepotismo e outras coisas na FHS I

De uma servidora pública devidamente identificada: “Sou servidora do Hospital de Urgência João Alves filho e gostaria de chamar sua atenção para fatos relativos e relacionados com a fundação Hospitalar de Saúde. Seria interessante que um espaço como o seu mantivesse o assunto em pauta tendo em vista o significado que essa nova organização terá para a sociedade Sergipana. Como servidora da secretaria de saúde gostaria de comentar sobre as incertezas geradas por esse novo órgão que prevê a migração dos antigos funcionários para ela assim como no evento anterior, onde outro governo tentou implantar o mesmo tipo de ferramenta e não deu certo. A tentativa anterior, que fracassou e deixaram muitos em prejuízo faz com que vários de nós tenhamos duvidas sobre como proceder nesse momento e alguns fatos nos preocupam seriamente tendo em vista que mesmo de forma aparentemente esforçada percebemos certo desprezo por parte da nova equipe de gestão formada por muitos profissionais de fora do estado, que vem para cá com o protesto de profissionalizar a administração mas tratam o servidor com desprezo. Nós somos da casa, sergipanos que há muito lutamos diariamente na frente de batalha da saúde e por vezes sentimos que nossos esforços não são valorizados ao se dar tantas oportunidades aos de fora e tão pouco aos da casa.

 

Nepotismo e outras coisas na FHS II

Continua a servidora:”Um exemplo claro disso é o valor dos investimentos feitos em viagens cursos e treinamentos desses profissionais de fora seria interessante o comparativo do que foi investido em um desses “profissionais” e no que foi investido ao longo dos meus 20 anos de HUSE. Para Citar um exemplo monstruoso e ilegal posso falar por exemplo da nova dinastia da FHS que conta com a diretora do PS do HUSE Paula Torreão, o diretor operacional da FHS Humberto Torreão e ainda com a esposa do mesmo como Gerente do mesmo órgão. Fatos como esses,, nepotismo, falta de valorização do profissional, alem do desprezo para com os servidores do estado fazem com que acreditemos que o futuro dessa fundação vai ser o mesmo da anterior e pra lidar com o fracasso só sobrarão esses que são realmente prata da casa e mesmo ganhando tão pouco trabalham com amor, dedicação e afinco. Sou uma pessoa de bem e que tem interesse apenas em zelar pelo bom nome dos servidores da saúde, hora ameaçados por essa nova organização. Sei que as vezes interesses políticos tiram alguns assuntos relevantes de cena mas te imploro que acompanhe melhor essa nova realidade”.

 

 

Participe ou indique este blog para um amigo:  

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do dia

“Tente colocar bom senso na cabeça de um tolo e ele dirá que é tolice”. Eurípedes.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais