TCE/SE: agora na berlinda nacional

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Nas rodas políticas o principal assunto do feriadão foi a matéria da  Veja sobre o Tribunal de Contas de Sergipe com o título “Corte sergipana pode perder autoridade para julgar corruptos”. A matéria cita o alto número de cargos comissionados e os apadrinhados dos conselheiros, todos ex-políticos. O presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil, Lucieni Pereira, diz que no caso de Sukita, que tenta derrubar os julgamentos do órgão, apesar da malversação dos recursos, ele está com a razão.

Nos últimos anos o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe passou por várias manchetes negativas na imprensa sergipana. Muita gente lembra apenas da Operação Navalha e o afastamento do conselheiro Flávio Conceição e a citação do nome de outros em gravações da Polícia Federal e mais recentemente o envolvimento das duas novas conselheiras, Susana Azevedo e Angélica Guimarães no processo das subvenções.

Porém teve mais escândalos. Muito antes,  assumiu a presidência do órgão, o conselheiro Carlos Alberto Souza, não pensou duas vezes em denúncias o ex-presidente (hoje aposentado), Hildegards Azevedo, por superfaturamento em compra de material de informática. Outra denúncia envolveu o conselheiro Carlos Pinna e a influência no Partido Verde. Pinna chegou a renunciar no meio do mandato de presidente.

A verdade é que em todo país cresce o movimento para mudar a forma de escolha dos conselheiros. Muitos juristas defendem somente o critério técnico e até mesmo concurso para os cargos. A nomeação política não apenas engorda os prontuários da Polícia como constrange o poder fiscalizador dos tribunais.

A imprensa nacional já noticiou que um percentual grande de conselheiros em todo país estão investigados: do envolvimento em fraudes clássicas, como licitações viciadas e superfaturamento, a casos insólitos, como o uso do cargo para pressionar prefeitos e vereadores a apoiar a candidatura de parente a deputado estadual.

Uma investigação em nível nacional seria importante para os próprios conselheiros do TCE que estariam resguardados. Um gestor público não pode deixar seu nome ser envolvido em uma denúncia tão grave e não pedir uma fiscalização rigorosa. Para o bem do serviço público.

Corte sergipana pode perder autoridade para julgar corruptos
A matéria da Veja de autoria de Kalleo Coura:Políticos denunciados por corrupção e que tiveram suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Sergipe podem conseguir anular as decisões por causa de uma falha estrutural do Tribunal. O argumento é que as contas deles não foram auditadas por técnicos com a competência legal para fazê-los, mas por apadrinhados dos conselheiros, todos ex-políticos.

Corte sergipana pode perder autoridade para julgar corruptos II
Segundo parágrafo, da Veja: O Tribunal de Contas do Estado do Sergipe possui 306 funcionários comissionados, uma quantidade superior até à dos que prestaram concurso, que somam 240. A proporção entre concursados e apadrinhados é uma das piores do país. No Tribunal de Contas de Pernambuco, considerado referência por ter na presidência um técnico de seus quadros, não um ex-político, a relação entre concursados e comissionados também é bem diferente: são 700 servidores que fizeram concurso, contra apenas 100 indicados.

Corte sergipana pode perder autoridade para julgar corruptos III
Terceiro parágrafo: Um dos casos que mais chamam a atenção é o do ex-prefeito de Capela Manoel Messias dos Santos, conhecido como Sukita. Ele já chegou a ser preso pela Polícia Federal sob suspeita de lavagem de dinheiro e é alvo de doze processos por improbidade administrativa e irregularidades eleitorais, além de responder a outras duas ações criminais.

Corte sergipana pode perder autoridade para julgar corruptos IV
Quarto parágrafo: O tribunal havia rejeitado suas contas de 2009 na prefeitura, mas ele recorreu em março do ano passado. No início do outubro deste ano, o Ministério Público de Contas concordou com a tese da defesa, que pediu a nulidade do julgamento, devido à incompetência legal de quem as auditou.

Corte sergipana pode perder autoridade para julgar corruptos V
E conclui: "Por mais que estejam comprovados desvios e malversação de recursos, os corruptos, infelizmente, neste caso, estão com a razão", diz Lucieni Pereira, presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil. O Tribunal de Contas de Sergipe está tão – ou mais – desmoralizado quanto Sukita.

Prefeituras que pagaram em dia
O blog pede as assessorias para informar quais as prefeituras que estão em dia com os salários dos servidores. Amanhã começa a publicar a relação.

Jackson está com a saúde renovada? O momento é delicado
A semana de trabalho se inicia com a possibilidade de retorno do governador Jackson Barreto. Uma semana delicada já que por conta do parcelamento dos salários, servidores de várias áreas, principalmente da saúde e segurança pública devem paralisar suas atividades.

Oxente!
Deu no colunão de Ivan Valença ontem: O deputado Luciano Pimentel lamentou a decisão da diretoria do Banese de fechar o posto de atendimento especial da cidade de Graccho Cardoso, o único daquela comunidade.  E o blog lembra: e um dos diretores, Edson Caetano, não é indicação do PSB de Pimentel? Oxente!

Mais um feriadão com veículos nas areias das praias: SMTT e CPRv omissas
E os sergipanos e turistas que foram as praias neste feriadão puderam constatar a omissão da SMTT em Aracaju e da CPRv na falta de fiscalização dos veículos que transitam nas areias das praias.  Só vão fazer algo quando morrer um filho de uma autoridade. Lamentável!

Crianças em quadriciclos dando cavalo de pau nas areias das praias
Quem estava no bar “Meu Bar”, quase no final da rodovia José Sarney, pode constatar no domingo, 01, o trânsito de diversas motos e quadriciclos. Em dado momento dois menores transitavam em alta velocidade com os quadriciclos dando cavalo de pau nas areias. Além da falta de fiscalização tem a irresponsabilidade dos pais que deixam veículos nas mãos de menores. Quem sabe se um sofrer um acidente eles não aprendem. Aí vão dizer que foi “fatalidade”. Foi não, foi crime premeditado.

Quem abrirá a caixa preta da Deso? Suspeita de supersalários acima do teto constitucional.

Na Deso, uma companhia estatal e 100% custeada com recursos públicos e do valor pago pela tarifa do consumo de água pelos sergipanos, a Lei da Transparência não funciona. O sindicato dos trabalhadores vem a anos cobrando da sua presidência que disponibilize, com a maior clareza possível, no Portal de Transparência, todos os dados sobre a relação de empregados da Deso, todos os funcionários cedidos a outros órgãos, quem os custeia e todo valor da folha de pagamento mensal, inclusive com as horas extras recebidas. Porém, até o momento, nunca recebeu qualquer resposta. Há sérias suspeitas de que o órgão acomoda funcionários com supersalários, ganhando inclusive acima do teto constitucional. Será que alguém vai conseguir abrir essa Caixa preta?

Sobre a “nova técnica” da PMA de asfaltar praças e quadras
De um leitor: “Dizer que é uma "nova técnica" pôr asfalto em praça é uma forma de dizer: vocês cidadãos, que pagam impostos, não entendem de nada. Sua opinião é leiga e ignorante. Qualquer estudante de nível fundamental sabe que asfalto aumenta o calor e como é impermeável, nas chuvas ele represa água, causando enchentes e dengue. Ruas de paralelepípedo não enchem tanto, porque a água flui para os lençóis freáticos. É a mesma coisa com a retirada de árvores e plantas do canteiro central da Nova Saneamento.”

Os fogos e a artilharia do “general” em busca de resgate
Um texto do advogado e jornalista Fausto Leite sobre as eleições OAB/SE:“…Com uma artilharia digna de um “general”, Henry Clay registrou sua chapa e foi para o palanque dar o seu discurso utilizando-se do conjunto sonoro – Ricardo Sá – montado com antecedência para sua fala. As pessoas gritavam seu nome, balançavam bandeiras e impunham cartazes. Foi emocionante o discurso de HC sobre o resgate da Ordem. Mas resgate de quê e pra quem? Procurei entender o contexto de sua explanação, mas não consegui ao certo entender o  que dizia, pois havia muito ruído..”; Todo artigo: https://.infonet.com.br/faustoleite/ler.asp?id=179163

Corrida das Divas Aracaju: só alegria e organização
De parabéns a todos os patrocinadores e a organização da Corrida das Divas, realizada no último sábado, 31, em Aracaju no Bairro

Antes da corrida o tradicional aquecimento. 

13 de Julho. O titular deste espaço presenciou 800 mulheres juntas num ambiente de descontração, alegria e organização. Parabéns a Andrey Márcio e Flávia Luna, da Conceito Soluções Esportivas. A estrutura foi montada com diversas tendas, com opções variadas para as mulheres. E culminou com uma confraternização numa aula de zumba. Não foi apenas a mais bela corrida, mas também um show de organização.

PELO TWTTER

www.twitter.com/LeonardoBoff  Dados recentes do Estadão atestam que 56% da população mundial  está na baixa renda e 13% na renda média,1% controla os fluxos econômicos.

www.twitter.com/palmeriodoria  NOTA FALECIMENTO. Os baronetes da mídia cumprem o doloroso dever de comunicar a morte de Veja, Época e IstoÉ por falência múltipla dos órgãos.

www.twitter.com/emirsader  Tiragens dos jornais e revistas despencaram este ano. Passaralhos gigantes vem por aí.

www.twitter.com/SergioLuiz_SE  Estão acertando o acordo com a ALESE para garantir que só aconteça algo sobre subvenções depois do fim do mandato.

www.twitter.com/igormangueira Toda vez que toca o telefone eu penso que é você. Toda noite de insônia eu penso em te escrever. Pra dizer que teu silêncio me agride.

www.twitter.com/Pontifex_pt  (Papa Francisco) A vaidade não se limita a afastar-nos de Deus; torna-nos ridículos.

DO LEITOR

Cond. Cote D`Azur: moradores denunciam ameaças de membro da Guarda Municipal
E-mail recebido de moradores do condomínio Cote D`Azur: “Essas imagens representam o sofrimento dos moradores do Cond.

Cote D'Azur no bairro Luzia.  Desde a chegada de um inquilino que se acha ORTORIDADE, membro da violenta guarda municipal, o Coroné ameaça empregados, moradores e insiste em não respeitar as regras do Condominio.  Essas fotos retratam a irresponsabilidade de um servidor publico que se acha protegido dentro da GMA onde sequer respeito a placa da SMTT, que uma vez procurada colocou a placa da imagem, principalmente para garantir a segurança dos porteiros, a segurança para embarque e desembarque dos moradores.    Essa guarda de rua que se acha ORTORIDADE mora em apartamento alugado que tem direito a uma garagem, por ele utilizada para guardar um carro de som que fora utilizado na campanha de senador candidato ao Governo.   Esse guarda de rua que se acha ORTORIDADE, vem fforma sistematica ameaçando os empregados, os moradores, os administradores do Condomínio.  Divulgamos as arbitrariedades desse guarda de rua que se acha ORTORIDADE várias vezes, mas ele se acha intocável.  Estamos no século XXI e ainda encontramos figuras dessa natureza.   Um verdadeiro Coroné das Alagoas.    Uma lástima para nos moradores do Condominio Cote D'azur.”

DESO: ISONOMIA JÁ!
Campanha dos concursados da Deso de 2004 a 2014: “A Companhia de Saneamento de Sergipe – DESO, realizou em fevereiro de 2004 o concurso público em várias áreas a pedido do Ministério Público do Trabalho e do Sindicato (Sindisan) contra a terceirização que predominava na época na empresa no governo de João Alves.
E neste período quando foram convocados os primeiros concursados em novembro de 2014 tiveram uma surpresa, os funcionários antigos com a carga horária de 6 horas corridas e os novos funcionários com às 8 horas, além de outros direitos que não eram beneficiados. No decorrer dos anos os concursados foram conseguindo alguns direitos que tinham sido abdicados, porém a tão sonhada 6 horas para os concursados era negada a cada ano de negociação.
Em 2007 no governo de Marcelo Déda foi oferecido no Acordo Coletivo às 6 horas (Turno corrido) para os concursados, mais infelizmente na contraproposta foi retirado sem nenhuma justificativa, mais outros direitos foram sendo incorporados.
Novo concurso público da DESO foi realizado em 2014, os novos concursados entraram com os benefícios conquistados pela categoria de 2004, menos o turno corrido das 6 horas.
No dia 29 de novembro de 2015 o sindicato junto com a categoria lançou a Campanha Salarial da DESO 2015/2016 com tema “Turno Corrido” com proposta de trabalho de dois turnos de 6 horas das 7h às 13h/12h às 18h, ampliando assim o atendimento ao público e evitando às horas extras abusivas na Companhia.
Segue em anexo o jornal do sindicato Água Quente para melhor esclarecimento da luta da categoria dos concursados da DESO 2004 e 2014 pelo Turno Corrido, única conquista para ISONOMIA ser implantada completa na empresa.”

Prefeitos que dão exemplos
Por: Geraldo Lima Feitosa, o Geraldo dos Correios: “Os Prefeitos das “Nossas Senhoras” da Glória e do Socorro, respectivamente, Chico do Correio e Fábio Henrique, têm demonstrado publicamente eficiência administrativa nos seus munícipios. Em tempos de vacas magras, ou seja de dificuldades financeiras que assolam o país, com diminuição dos repasses federais e, consequentemente, o comprometimento na folha de pagamento dos servidores e na manutenção de contratos de serviços básicos para a população em estados e cidades brasileiras, como tem sido amplamente divulgado na imprensa pelos próprios detentores de mandatos executivos, Fábio e Chico dão exemplos de competência e seriedade na condução da coisa pública, pois além de manter o pagamento do salário dos trabalhadores dentro mês, concedem reajustes de até 10%. Uma raridade na atual realidade conjuntural nacional. “

Blog no twitter: https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Se nós pudéssemos nos ver como os outros nos veem, compreenderíamos até que ponto as aparências são enganosas."Adi Da, controverso orientador espiritual jamaicano, nasceu em 03 de Novembro de 1939 e morreu em 2008.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais