Tentando trocar o produto na loja

As aventuras de um consumidor no Brasil

Tentando trocar o produto na loja

A história de hoje conta a aventura de Consuminho para tentar trocar o produto na loja em razão de defeito apresentado após sete dias de comprado e de não ter assistência técnica em sua cidade.

Durante as festividades de fim de ano, pouco antes do natal, Consuminho após pesquisar bastante, comprou um aparelho de mp4 em uma loja. Após a festa de final de ano, o aparelho passou a não tocar mais. Consuminho foi procurar o manual para procurar uma assistência técnica, mas ao descobrir que só tinha assistência técnica na cidade vizinha a 43 km de distância, procurou a loja onde comprou o produto.

Na loja, o gerente reconheceu que o produto de Consuminho não tinha conserto, mas fez questão de informar a política de troca da empresa elencando os requisitos para a troca de produtos: Primeiro a troca só poderia ser efetuada no prazo de até três dias a contar da data da compra. Segundo, o produto teria que ter ficado mais de trinta dias em poder da assistência técnica e terceiro, o consumidor só é atendido diretamente pela loja quando a assistência técnica ficar a pelo menos 50 Km de distância de onde o consumidor mora.

Consuminho ficou irritadíssimo com a explicação do gerente e mostrou a ele o Código de Defesa do Consumidor apontando para o dispositivo o qual determinava que a loja é responsável solidária pelos defeitos apresentados nos produtos vendidos por ela. Assim, filmou toda a explicação do gerente.

A sair da loja, Consuminho fez uma reclamação no Procon. Como ele sabia que a conduta da loja não se restringia apenas a ele, fez também uma denúncia ao Ministério Público, apresentando cópia da reclamação registrada no Procon. O Promotor de Justiça da Promotoria de Defesa do Consumidor oficiou ao Procon solicitando informações sobre as medidas adotadas e qual a resolução do caso. O Procon por sua vez enviou uma série de reclamações semelhantes contra o mesmo fornecedor reclamado. Diante das reclamações o Promotor de justiça instaurou um inquérito civil em face da loja. No processo, o fornecedor apresentou a política de trocas da empresa confirmando a denúncia de Consuminho.

Consuminho também fez uma reclamação nos juizados especiais cíveis. Como ele notificou por escrito a loja solicitando assistência técnica e esta se recusou a dar assistência, agora pede na justiça a restituição do valor pago devidamente corrigido, tendo em vista que já se passaram mais de trinta dias sem solução pela loja.

Consuminho ficou muito feliz ao saber que o Ministério Público instaurou inquérito civil para investigar a política de trocas daquela loja. Ele tem a consciência tranqüila de que fez a sua parte. Agora aguarda o resultado das reclamações e denúncias que fez, ele sabe o quanto é importante cada um fazer a sua parte

Faça você também como Consuminho, exija o seu direito e jamais deixe de denunciar aos órgãos competentes os fornecedores os quais não respeitam os seus direitos. Agindo assim, estará contribuindo para a melhoria da qualidade das relações de consumo.

 

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