Transporte em debate

A Câmara Municipal de Aracaju tem hoje uma excelente oportunidade para avaliar o pedido de reajuste no preço da passagem de ônibus. As empresas querem majorar o valor da tarifa, que hoje é R$ 2,25, para R$ 2,52, porém estudos feitos pelo Movimento Não Pago na planilha de custo das concessionárias mostram que algumas despesas apresentadas estão fora da realidade. Sugerido pelo vereador Iran Barbosa (PT), o debate de hoje no Legislativo pode dirimir as dúvidas que pairam sobre a necessidade do reajuste proposto pelas empresas e subsidiar o prefeito João Alves Filho (DEM), a quem cabe bater o martelo sobre o aumento ou não do preço da passagem. Aguardemos, portanto!

Bem na fita

Pesquisa realizada pelo Instituto Dataform mostra que o governo do petista Marcelo Déda (PT) tem a aprovação de 42,7% dos sergipanos. Publicada na edição de hoje do jornal Cinform, a consulta popular revela que 47,2% dos entrevistados avaliam a administração estadual como ótima e boa; 16,6% acham regular e 31,9% consideram ruim ou péssima. A pesquisa foi realizada em 25 municípios, incluindo Aracaju, e tem margem de erro de 3%.

Agora vai

O deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) acredita que a Assembleia aprova até o final deste mês a autorização para o governo de Sergipe contrair um milionário empréstimo junto à União. Ele chegou a esta conclusão após a reunião que teve com o governador Marcelo Déda (PT), senador Eduardo Amorim (PSC) e a presidente do Legislativo, Angélica Guimarães (PSC).

Cortesia

E o prefeito João Alves Filho receberá hoje uma visita de cortesia do senador Eduardo Amorim e da presidente da Assembleia, Angélica Guimarães. Será às 11h, na sede da Prefeitura. Entre os assuntos a serem tratados estará a reunião que os dois parlamentares tiveram sexta-feira passada com o governador Marcelo Déda para discutir o Proinveste.

Desafio

O desembargador Ricardo Múcio desafiou o deputado federal Almeida Lima a provar que ele fez uso de uma máquina patrol da Prefeitura de Dores em sua propriedade rural. Ouvido pelo jornalista Eugênio Nascimento, Múcio disse que “a Prefeitura apenas melhorou as condições de uma estrada vicinal, beneficiando 12 proprietários rurais, entre os quais me incluo. A minha fazenda está aberta para quem desejar averiguar se houve uso ou abuso com equipamentos públicos”, desabafou o magistrado.

Alô, Procon!

Tem sido prática comum entre os postos de combustíveis de Sergipe só vender gasolina comum a dinheiro. Se o consumidor quiser pagar com cartão, na condição de crédito, é obrigado a abastecer o carro com gasolina aditivada, que é mais cara.

Lei Seca

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deu parecer contrário à punição administrativa de motoristas que se recusam a fazer teste de embriaguez ao volante. O documento integra três ações que tramitam no Supremo Tribunal Federal. “Não se permite ao Estado compelir os cidadãos a contribuir para a produção de provas que os prejudiquem”, afirma a subprocuradora-geral Deborah Duprat. E agora?

Reforma

O prefeito João Alves Filho assina daqui a pouco a ordem de serviço para a reforma da praça Camerino, no centro de Aracaju. O ato vai acontecer no próprio logradouro público e faz parte da programação do aniversário da capital sergipana, marcado para o próximo dia 17.

Palestrante

A deputada federal Luiza Erundina (PSB) é esperada em Aracaju na próxima sexta-feira. A convite da CUT, a ex-prefeita de São Paulo vem proferir palestra sobre ‘Mídia, Direitos Humanos e Liberdade de Expressão’. Será às 19h da sexta na sede da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe. Erundina coordena na Câmara Federal a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação com Participação Popular.

Vice da Gama

Sina triste essa do Vasco. Joga, joga e quando vai para uma decisão acaba sendo vice.  Isso aconteceu novamente ontem no Engenhão. Numa decisão em preto e branco, o Botafogo derrotou o Vice da Gama e conquistou a Taça Guanabara, equivalente ao 1º turno do campeonato carioca.

Do baú político

Você sabia que Aracaju foi fundada pelos fenícios? Pelo menos foi o que concluiu o professor austríaco Ludwig Schwennhagen. No livro ‘Verbetes Aracajuanos’, o escritor e jornalista Luiz Antônio Barreto conta que Ludwig encontrou grandes aterros em Aracaju. Segundo o mestre vienense, os aterros, que barravam o avanço do mar, teriam sido trabalho da engenharia egípcia a serviço dos fenícios. Schwennhagen defendeu a tese de que a capital sergipana teria sido uma cidade marítima fundada pelos fenícios, em duas palestras que realizou em janeiro de 1926 no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, e em carta datada de Aracaju da mesma época ao Dr. Paulo de Magalhães. O professor é o autor da Antiga História do Brasil, cujo único volume foi editado pela Imprensa Oficial do Piauí em 1928. Luiz Antônio informa ainda que a parte referente a Sergipe, fruto das observações de Schwennhagen e das pesquisas custeadas pelo Governo Graccho Cardoso, não chegou a ser divulgada no livro do professor austríaco.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais