TRE, Receita Federal e declaração de bens

Na última quarta-feira este blog divulgou as declarações de bens dos principais candidatos nas eleições deste ano em Sergipe. Vários leitores enviaram e-mails e comentários fazendo duras criticas, não só a candidatos que declararam nenhum bem, mas também a Justiça Eleitoral que deveria ter uma fiscalização mais rigorosa para acabar com uma prática de anos: uma declaração que não reflete a realidade da vida de alguns candidatos.

 

Um leitor chamou a atenção da responsabilidade do TSE e do TRE em cada Estado averiguar a a veracidade das informações da declaração de bens dos candidatos, fazendo cruzamento dos dados da receita x movimentação bancária. Caro leitor, tem muito candidato, mas muito mesmo, que não agüentaria uma vasculhada da Receita Federal comparado os gastos de cartões de crédito, movimentação bancária, viagens ao exterior e, principalmente, um cruzamento com os familiares de 1º grau, dos bens deles e a renda destes familiares.

 

Com certeza, o brasileiro consciente não aceita que essa declaração de bens é um procedimento banal, pró-forma, que não serve para coisa nenhuma. Deputado estadual com mandato declarar que não tem bem algum ou declarar uma irrisória quantia na conta corrente é brincar com o povo. E muitos deles, que têm ou já tiveram mandatos, mostram com as declarações que são péssimos administradores de seus bens, imaginem com os bens do povo?? Eles não têm carro? Celular? Contas Bancárias? Sítios, bois, fazendas. Moram de favor ou as residências são emprestadas? Lamentável e triste! O que está esperando a Justiça?

 

Se a Receita Federal e até a Polícia Federal tivessem esta parceria com a Justiça Eleitoral, muitas candidaturas estariam foram da disputa. Seria uma faxina moral e ética. O eleitorado brasileiro é favorável a averiguação e impugnação de candidatura no caso de comprovação da má fé! O risco é não sobrar poucos candidatos.

 

Vem aí a prestação de contas dos gastos da campanha, e, com certeza, mais balelas e blefes nas barbas da Lei… E viva o povo brasileiro!

 

Tareco e caviar

Deu no blog do jornalista Adiberto de Souza: “Vocês viram como tem gente bem aquinhoada entre os candidatos a cargos eletivos?  Há daqueles, inclusive, que nem declararam todo o possuído, provavelmente para não encabular os mortais eleitores. A diferença é que, enquanto o patrimônio de alguns lhes permite arrotar caviar, o de outros não dá nem para matar a fome com tareco e mariola. Que coisa, sô!”

 

TSE suspende eleição em Riachão

Ontem 08, no início da noite, o ministro do TSE, Marcelo Henriques Ribeiro de Oliveira, concedeu liminar ao processo impetrado pelo PDT pedindo a suspensão das eleições de Riachão do Dantas por conta da rapidez dos prazos. As eleições em Riachão, por conta da cassação do prefeito Laércio Menezes estava marcada para o próximo dia 18.

 

Caso tucano

A assessoria jurídica do candidato ao Senado Albano Franco, entende que a Justiça Eleitoral não encontrará problemas para registrar a candidatura dele independente dos candidatos do DEM, porque todos os requisitos foram respeitados. O problema maior é que o prazo para definir as coligações já acabou e o próprio TRE não pode decidir de outra forma.

 

Coligação do DEM com o PSDB

No site do TRE, ao acessar a relação de candidatos a deputado federal você verá que os candidatos do DEM/PP/PTN/PHS/PMN estão numa coligação com o PV/PSDB.

 

João não

Do candidato ao Senado pelo PV, Antônio Leite: “Coligar com o PSDB ainda vai. Problema nenhum. Até porque o Partido Verde mantém em alguns estados articulação com esta agremiação – é o caso do Rio de Janeiro, onde o  Verde Fernando Gabeira , candidato a Governador do Estado, tem como vice um tucano. Em Sergipe, contudo, coligar com o DEM de João Alves significa o fim da picada. Numa palavra: inadmissível!”

 

Decisão da Executiva Estadual

O candidato do PV disse ainda que aceitou a coligação com o PSDB respeitando uma decisão da Executiva Estadual, seguindo orientação da Executiva Nacional, que apostou na coligação no sentido de ampliar as perspectivas e eleger um deputado. “Com muita veemência, defendi que o PV saísse com chapa puro sangue. Mas, responsável e disciplinadamente, acatei a decisão tomada pela Executiva Estadual”.

 

Surpresa com ata do DEM

Leite disse que ficou  surpreso ao ser informado que o DEM incluiu em sua ata o nome do PV e, conseqüentemente, a sua candidatura. “ Jamais admitirei candidatar-me numa coligação com o DEM; mesmo porque o próprio João Alves, em conversa com o Presidente Nacional do PV, José Luiz Pena, afirmou não aceitar o meu nome caso viesse a fechar o acordo com os Verdes.  João acertou: nem ele me quer, nem eu quero ele.  Nisso concordamos!”

 

Andar para trás não

Antônio Leite disse que não é nenhum aventureiro em busca de vantagens. “Não posso trair os meus princípios. Tenho que ser coerente! Assim construo minha política. Se o Partido Verde, em razão da possibilidade (concreta) de eleger seus deputados e senador, sair coligado com João Alves, eu, Antonio Leite, estarei fora da disputa – renunciarei, então, à condição de candidato. Afinal, posso até andar para os lados como caranguejo, mas, em pleno Século XXI, não posso admitir, tampouco me permitir, andar para trás!”

 

Fórum Estadual de Turismo hoje, em Canindé

Com a presença do secretário de Estado do Turismo, Jorge Santana, será realizado hoje, 9,  a partir das 10h, no auditório do Hotel das Águas do Velho Chico, em Canindé do São Francisco, a 15ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual do Turismo de Sergipe. Pela primeira vez a reunião acontecerá no interior do Estado e será conduzida pelos conselheiros do turismo sergipano. Entre os assuntos da pauta estará a apresentação do Plano de Desenvolvimento do Turismo Integrado do Baixo São Francisco de Sergipe.

 

TV “Sergipe” e a emancipação

Quem assistiu os telejornais ontem, 08, à noite das TV Sergipe, TV Atalaia e TV Cidade (a cabo) notou que a primeira “esqueceu” completamente da emancipação política de Sergipe. Várias matérias sem importância e a emancipação nada. Enquanto isso a TV Atalaia e a TV Cidade mostraram a importância da data e o ato realizado no Palácio Olimpio Campos e claro, sem entrevistar o governador por conta do período eleitoral.

 

Intervenção financeira

Será que este problema é por conta da intervenção financeira que a TV Sergipe acaba de sofrer? Depois da intervenção no jornalismo, há alguns anos, agora a rede Globo enviou um interventor financeiro. Há quem jure que o clima está quente,  muito quente na emissora do morro da TV.

 

Edvaldo apoiará Valadares Filho

Na próxima segunda-feira, 12, às 14h, no auditório do Sindicato dos Bancários será realizado um ato político de apoio do PCdoB, comandado em Sergipe pelo prefeito Edvaldo Nogueira, a candidatura à reeleição do deputado federal Valadares Filho (PSB). O PSB vai ajudar na candidatura de Tânia Soares em diversos municípios e em Aracaju, onde todas suas lideranças e vereadores pediram voto para a candidata comunista.

 

Iran Barbosa e Ana Lúcia

Nesta sexta-feira, às 19h, na praça Tobias Barreto (bairro São José), serão lançadas as candidaturas à reeleição do deputado federal Iran Barbosa (PT) e Ana Lúcia Menezes (PT).

 

Comitê de Déda será inaugurado

Será inaugurado na próxima terça-feira, 13, o comitê central da campanha de Marcelo Déda. Será na Avenida Barão de Maruim (entre Arauá e Lagarto) bem próximo onde foi o comitê central da campanha de Edvaldo Nogueira em 2006. O local é bem próximo da esquina da Barão de Maruim com Lagarto, onde foi o comitê central de 2006, onde hoje funcional o  8º cartório de ofício de notas e registro civil.

 

Armando apoiará Gilmar

O atual deputado estadual Armando Batalha vai apoiar a candidatura de Gilmar Carvalho a AL. Armando optou por se preparar para  disputar a prefeitura em 2012. O apoio de Armando Batalha a Gilmar Carvalho foi um importante reforço a campanha do radialista.

 

Proposta prevê fim de aposentadoria a juiz corrupto

O Senado aprovou na última quarta-feira, 07, mudanças na Constituição Federal que determinam a perda do cargo e a suspensão da aposentadoria para os juízes e magistrados que adotarem postura incompatível com suas funções.Na prática, a PEC aprovada na Casa acaba com a brecha existente que concede “aposentadoria por interesse público” para juízes e magistrados envolvidos em irregularidades, mesmo que afastados de suas funções. Uma vitória importante!

 

Favorável a PEC 300

Com o voto favorável do deputado federal Valadares Filho (PSB) a Câmara aprovou na última terça-feira á noite, a PEC-300, que visa criar o piso salarial para policiais civis, militares e bombeiros dos Estados. Há pouco tempo Valadares Filho tinha apresentado um requerimento pedindo urgência na votação da proposta. A matéria, negociada pelo governo com os representantes da categoria, ainda irá ser analisada em 2º turno, antes de seguir para o Senado. A previsão, de acordo com o parlamentar é de que a PEC 300 seja colocada em votação em agosto.

 

Ex-prefeito de Laranjeiras processado I

O ex-prefeito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck, mais conhecido como Paulinho das Varzinhas, está sendo processado por má-utilização de recursos da assistência à saúde do município. Também respondem à ação de improbidade proposta pelo Ministério Público Federal a ex-secretária de Saúde, Amair Hagenbeck Melo, e o ex-secretário de Finanças, Paulo Hagenbeck Filho.

 

Ex-prefeito de Laranjeiras processado II

De acordo com o procurador da República Silvio Amorim Junior, que assina a ação, as irregularidades foram constatadas através de auditoria do Departamento de Auditoria do SUS (Denasus) e os resultados, encaminhados ao MPF por meio de relatórios de técnicos. De acordo com essas investigações, R$ 64.800 foram retirados da conta específica do Piso de Atenção Básica (PAB) sem que houvesse comprovação de os valores foram utilizados em ações e serviços de saúde, como estava previsto. O PAB consiste em recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde destinados a investimentos em ações de assistência básica municipal.

 

Recorde na abertura de empresas I

A Junta Comercial de Sergipe (Jucese), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), registrou em 2010 um recorde na abertura de empresas durante o primeiro semestre. Foram criados 2.152 novos empreendimentos, o melhor resultado para os últimos 20 anos.

 

Recorde na abertura de empresas II

Neste mês de junho foram abertas 328 novas empresas, um aumento de 3,1% em relação ao ano passado. Desde 2007 já foram criados 14.098 empreendimentos em Sergipe, número superior ao registrado nos quatro anos anteriores, quando foi identificada a abertura de 13.190 empresas.

 

Espaço Cultural do TCE irá homenagear o pintor J. Inácio

O saudoso pintor e artista plástico sergipano José Inácio de Oliveira, ou J. Inácio, como ficou mais conhecido, será o próximo homenageado do Espaço Cultural Ministro Carlos Ayres Britto, situado no hall de entrada do Tribunal de Contas do Estado (TCE). No próximo dia 15, às 11h, dando início às comemorações alusivas aos 100 anos de nascimento de J. Inácio, irá ocorrer a abertura de uma exposição com telas do artista e o relançamento do livro ‘Vida e Obra de J. Inácio’.

 

Calma num mundo de caos I

Com 32 anos de experiência em meditação Raja Yoga, o francês Michael Simon estará em Aracaju no próximo dia 16 para proferir a palestra “Um momento de calma num mundo de caos. Qual é o papel da mente na criação de um estado sereno e livre do medo?”. O evento é uma promoção da Brahma Kumaris e ocorre às 19h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social do Estado de Sergipe (Sindprev/SE), na rua Vila Cristina, 222. A entrada é franca.

 

Calma num mundo de caos II

O objetivo da palestra é chamar a atenção das pessoas sobre a importância de desenvolver pensamentos que levem a momentos de paz interior e autoconhecimento, de modo a melhorar a forma de pensar e acalmar a mente. Um dos caminhos para se chegar a esse patamar é a prática da meditação Raja Yoga, que traz diversos benefícios para o ser humano, a exemplo da melhoria da criatividade e do relacionamento interpessoal. Mais informações:Joana de Araújo Rego Aragão, representante da Brahma Kumaris em Sergipe(79) 9962-7691/3232-2206/32491089/30447050  email: bkjoara@hotmail.com http://www.bkwsu.org/brazil

 

DO LEITOR

 

Resposta ao tópico Desespero ou maldade? (Do leitor Edson Bomfim de Santana Júnior)

Do leitor Cadu Silva: “Prezados leitores desta valiosa coluna jornalística (Cláudio Nunes), Me chamo Carlos Eduardo, mais conhecido como Cadu Silva (@CaduSilva25500), e fico feliz que as denúncias feitas no Twitter tenha surtido tamanho efeito, não o político, de discutir as mazelas da saúde pública em nosso Sergipe. Mas, o efeito de ter melhorado o atendimento da jovem, que estava sem digna atenção na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (Aracaju). Digo e repito, não se pode considerar minha atitude como política, mesmo eu sendo candidato, pois a jovem é minha amiga pessoal, seu marido é meu aluno, e toda sua família conta com meu apoio, para juntos melhorarmos e resolvermos a situação. Pergunte aos jornalistas do rádio, da TV e de meios impressos, que estavam na discussão no Twitter, o que eles ouviram da família? Será que só eu fiz a denúncia, ou várias pessoas e a imprensa em busca de solução?  Ela não deu entrada na referida maternidade no início do problema (morte do feto aos 08 meses de gestação), pois nem sabia do acontecido. Hoje, completamos 09 dias que o bebê está na barriga sem vida. Nós queremos respostas, até quando essa equipe médica vai deixar essa jovem com seu bebê morto dentro da barriga? Alguém parou para pensar no sofrimento psicológico que essa jovem está passando? Quantos dias mais vai durar este sofrimento para ela e toda sua família? Estas questões ninguém responde, pois na verdade o que se deseja é abafar o caso. No entanto, vale ressaltar que ontem, após as denúncias que iniciei no Twitter, a paciente começou, numa grata surpresa a ser atendida de uma forma totalmente diferente, com visitas constantes de médicos e enfermeiros, foi colocada na enfermaria, quando antes apenas se encontrava na maternidade, ou seja, passou a ter um tratamento muito especial. Os médicos da unidade receberam ligação do Governador Marcelo Déda e da Secretária de Saúde. Viva a Democracia onde podemos denunciar, e viva aos nobres jornalistas que atenderam nosso chamado, para tornar público o caso. Quem ganhou foi a jovem! É fácil para o Governo tentar mandar (funcionários) me criticar e tentar me desmoralizar em meios de comunicação, pelo fato de estar denunciando a falta de comunicação e transparência dos órgãos há alguns anos, não só na saúde, mas em várias pastas. Não vou calar e nem me abater neste ou em outros casos. Se vocês fossem os pais da jovem teriam a real percepção do que está acontecendo. O povo que tire suas conclusões!”

 

Crime Organizado” + Políticos = OAB  I

Do leitor Dinho Santana: “Não raro, lemos na mídia ser o crime organizado! Eu cá com meus botões; organizado por desrespeitar as Leis institucionalizadas e respeitar as deles!  Não admitimos a pena de morte, mais a bandidagem a pratica, junto aos seus e na população de um modo geral… Nossos políticos, em toda campanha deitam falação sobre a compra de votos, uso da máquina pública e etc… Os cofres estão cheios, afinal pagamos cinco dos doze meses trabalhados de impostos, somos um pais democrático onde temos que comparecer as urnas, apesar de em não comparecendo só devemos pagar R$ 3,70 da multa pelo não comparecimento. E a nossa nacional Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, se arvorando de defensoras das Leis e Direitos do povo, na busca da “Legitima Defesa”, pouco ou nada importando se a Lei… Qual Lei? A que melhor serve aos interesses do seu cliente, ou do quanto o mesmo é disponível para a utilização das chamadas “Brechas da Lei”.O Ophir Cavalcante, presidente nacional da ordem, pede plebiscito para o Voto Facultativo nas próximas eleições, numa questão tão verdadeiramente Democrática e não me venham invocar a Constituição, ou melhor, como dizia meu pai “Prostituição”. Em fim, somos sim um povo encurralado e tocado como gado, que me desculpe Adiberto de Souza, em contradizer seu comentário em 05/06 – Traíras em cardumes; somos sim passivos e omissos perante um judiciário corrompido”.

 

“Crime Organizado” + Políticos = OAB  II

Continua Dinho Santana: “Lendo a revista Carta Capital  603 desta semana onde traz uma matéria do jornalista Leandro Fortes – O povo quer justiça, aborda o mesmo a cruzada desenvolvida da Igreja Católica, contra o clã do tri-presidente do senado Sarney, no Maranhão e seus tentáculos no judiciário de lá e quicar a nível nacional. Voluntários da população maranhense fundaram o Tribunal Popular do Judiciário, o qual comandado pela Cáritas a qual vinculado a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, está fazendo um filtragem em mais de 2 mil depoimentos entre a população contra o que ele considera importante cidadela política do clã Sarney no Maranhão, já tendo um resultado de 660 denúncias dos tipos, contra desembargadores, juízes e promotores, envolvidos em crimes que vão do uso ilegal de diárias à pedofilia. Diz ainda na matéria que no Brasil o aparelhamento político dos Judiciários e das polícias estaduais é a mais antiga e poderosa arma das elites locais para se manter no poder, chegando a dizer que: “no Maranhão, o povo e os movimentos sociais têm mais medo de juiz do que do demônio”. Em 2008, o então presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão Raimundo Cutrim foi obrigado a reduzir a jornada de trabalho para acomodar parentes e apaniguados de magistrados; alguns morando a 500 quilômetros de distancia. Tais denuncias serão encaminhadas até 15 de setembro ao Ministro Cezar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal -STF e do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, para apreciação dos mesmos”.

 

“Crime Organizado” + Políticos = OAB  III

Conclui Dinho:  “Não quero saber quem ou qual partido; indagado se o eleitorado conhece o seu vice e deputado federal, Índio da Costa (DEM-RJ), de pronto retrucou Serra: “E conhecem o Temer? E o vice da Marina, sabem quem é? Qual é o nome dele? Quem sabe aí?”, disse, em referência ao deputado federal e presidente licenciado do PMDB, Michel Temer, vice de Dilma, e ao empresário Guilherme Leal, vice de Marina Silva, do PV?. Neste clubinho fechado e para bem poucos os 190 milhões de brasileiros só servem para obrigatoriamente irem as urnas legalizar a pilantragem… Ainda recentemente ao citar ser um “amigo” inconseqüente em se manter secretário após o exercício como prefeito, o que pode ser até legal mais muito imoral ou mesmo ao ser preso pela Polícia Federal, parentes seus, tomaram as dores com se o errado fosse eu! Desarmados somos vítimas do dito “Crime Organizado”, apesar que em recente e-mail recebido com comentário da Agência Estado – Corte dos EUA confirma direito a posse de armas, onde a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu pela primeira vez que a posse de armas é fundamental para a liberdade do país, assim escrevendo o magistrado Samuel Alito: “Autodefesa é um direito básico , reconhecido por muitos sistemas legais em épocas antigas”; Sem direito ao Voto Facultativo, meros legalizadores das pilantragens políticas tão comentadas e em nada punidas pelos associados dos partidos e por fim reféns de advogados “Fichas Sujas”. É bom destacar; já que alguns no afã de livrar a cara tentam jogar o todo na vala comum… Dizer que toda regra tem exceção”,

 

Frase do Dia

Poética – Vinicius de Moraes*

 

De manhã escureço

De dia tardo

De tarde anoiteço

De noite ardo.

 

A oeste a morte

Contra quem vivo

Do sul cativo

O este é meu norte.

 

Outros que contem

Passo por passo:

Eu morro ontem

 

Nasço amanhã

Ando onde há espaço:

– Meu tempo é quando.

 

*Há exatamente 30 anos morria, no Rio de Janeiro, o poeta Vinicius de Moraes. 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais