Turismo: Alagoas em Sergipe

Parceiros que apoiaram Projeto Alagoas em Sergipe

A temporada de alta estação do turismo em Sergipe também é o período em que a região do Vale do Continguiba do Estado emana em cores, sons e ritmos através das manifestações folclóricas do tradicional Encontro Cultural de Laranjeiras e Festas de Reis. A Cidade Berço da Cultura Popular de Sergipe, Laranjeiras, de pouco mais de 20 mil habitantes, triplica sua população sazonal para mais de 60 mil pessoas que convergem para lá em busca dos cortejos folclóricos, das exposições, dos seminários, debates e dos shows musicais.

Foi o que fizeram as jornalistas alagoanas Nide Lins (blogueira de gastronomia do Portal TNH1 e autora do livro Gastronomia Popular Alagoana) e Alessandra Vieira (editora de cultura e turismo da Gazeta de Alagoas) a convite dos jornalista sergipanos Silvio Oliveira (Tô no Mundo e Portal Infonet) e Cassandra Teodoro (Secretaria de Turismo de Laranjeiras). Elas aproveitaram a sexta-feira, 5 de janeiro, data oficial de abertura do 43º Encontro Cultural de Laranjeiras para fotografarem o cortejo de grupos folclóricos e conhecerem o patrimônio histórico, artístico e gastronômico da região.

Conhecendo as igrejas e casarios de Laranjeiras (SE)

O tour iniciou com a visita à Sociedade e Culto Afro Brasileiro Filhos de Obá, um dos terreiros mais antigos do país, fundando no final do século XIX, na rua Porto do Oiteros, em Laranjeiras (SE), por Maria Joaquina da Costa, africana da cidade de Obá (Benin). As jornalistas conheceram as tradições do terreiro considerado Matriz – onde se origina vários outros –  com monitoramento do filho do terreiro e coordenador do Museu Filhos de Obá, Brenno Monnayn.

Alessandra Vieira, Nadir da Mussuca e Nide Lins

Nide Lins e Alessandra Vieira, acompanhadas dos jornalistas organizadores do fam press visitaram às igrejas de Nossa Senhora de Comandaroba, do Bom Jesus, a Igreja Matriz, o Museu de Arte Sacra e o primeiro museu Afro do país. Também visitaram exposições e entrevistaram representantes de grupos folclóricos. O almoço permitiu mais uma vez o conhecimento da cultura sergipana, no restaurante do Chiozinho, do povoado remanescente de colombo, Mussuca, onde o Rei do Pirão do Vale do Continguiba serviu pirão de camarão e de peixe.

Em Aracaju, neste mesmo dia, as jornalistas foram recebidas no Restaurante Parati pelo proprietário Harry Boesrma e Ivone Silva, pelo secretário de Indústria e Comércio de Aracaju, Jorge Santana. Os jornalistas degustaram os novos pratos estrelados do Parati, a exemplo do Polvo do Cheff e do Polvo com Gengibre, além do Camarão Crocante e da Casquinha de Aratu, regados com drinks de mangaba e seriguela.

Encontro Cultural fez parte da programação

Cortejo Folclórico

No final da tarde, integraram o fam press os jornalistas Maria Odília (repórter fotográfica) e Nairson Socorro (presidente da Associação Nacional de Jornalistas de Turismo e diretor do blog Divulgue Sergipe). Em parceria com Gildo Júnior (Rent Van Locação de Veículos) e o guia de turismo Well Moura, mais uma vez, as jornalistas se encantaram com os mais de 15 grupos folclóricos que compuseram o cortejo folclórico pelas ruas da cidade.

Alessandra Vieira, da Gazeta de Alagoas, diverte-se com grupos folclóricos: "Grata Supresa"

Taieira, Pisa Pólvora, Marujada, Samba de Pareia, Parafuso, Reisado, São Gonçalo, entre outros, foram registrados pelas jornalistas que caíram na pisada compassada do grupo Samba de Pareia da Dona Nadir da Mussuca. “Fiquei preocupada por que ao receber o convite para vir ver os grupos, pensei que eram parafolclóricos, ou seja, estilizados, mas aqui em Sergipe os grupos que vi são de raiz. É muito interessante perceber também a participação dos mais jovens”, comentou Alessandra Vieira, da Gazeta de Alagoas.

Divulgação espontânea 

A intenção é abrir as portas de divulgação dos atrativos turísticos de Sergipe no Estado de Alagoas, já que são próximos, ou seja, para os alagoanos será uma opção conhecer um destino rico e cheio de surpresas bem pertinho. Resumem os jornalistas especializados em turismo e idealizadores do projeto Sergipe em Alagoas.

Nide Lins, especialista em gastronomia, prova das delícias

De acordo com os jornalistas, o começo do projeto foi bem promissor. "Foi surpreendente o carinho e atenção de todos que nos apoiaram para que tudo saísse como o planejamento. O resultado foi melhor do que esperávamos. Os jornalistas saíram daqui apaixonados por Sergipe. Para nós, foi um prêmio pelo dever cumprido, pois acreditamos no turismo do nosso estado e estamos fazendo a nossa parte. Vai ter continuidade, sim. Em breve iremos apresentar as nossas novas ações para 2018".

Recepção por Meg Lavigne, do Caçarola Restaurante

No primeiro dia de fam press, as jornalistas aproveitaram para clicar as belezas do centro de Aracaju, a exemplo do Museu da Gente Sergipana, dos mercados Thales Ferraz, Antônio Franco e Albano Franco. As jornalistas foram recepcionadas no Museu da Gente Sergipana por técnicos da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju e se encantaram com a linguagem, os costumes, as feiras, os sabores, cores, o passado e presente dos sergipanos através de uma visita monitorada ao Museu.

Nide Lins, que tem livros editados sobre a gastronomia popular de Alagoas, saboreou o amendoim cozido, patrimônio imaterial de Sergipe, além de provar das delícias criativas da chef Meg Lavigne, que comanda o restaurante Caçarola, no segundo andar do Mercado Antônio Franco, em Aracaju.

Museu da Gente Sergipana

Foi saboreado o irreverente Camarão de Cueca, com o gosto apurado da gastronomia baiana, acompanhado de farofinha d’água; a Galette de Macaxeira recheada com caranguejo e aratu, uma tradicional massa de macaxeira gratinada acompanhada de farofa de castanha e, para adoçar o sabor, a sobremesa “Moça Virgem”, sorvete de tapioca com banana da terra.

Além das degustações dos sabores sergipanos no Mercado Antônio Franco, o sorvete de mangaba foi servido pela sorveteria Santo Antônio com a vista da Colina do Santo Antônio, onde se iniciou o povoamento de Aracaju.

Desembarque em Mangue Seco

No último dia de fam press, sábado, 06, os jornalistas visitaram Mangue Seco (BA) e Litoral Sul de Sergipe, com o apoio da Nozes Tour e das pousadas Fantasias do Agreste e Grão de Areia. Elas saborearam frutas da terra com suco de mangaba e caju, além de realizar um tour aproveitando a paisagem local. Também visitam a Associação das Catadoras de Mangaba e conversaram com moradores do vilarejo, e termiram o dia aproveitando a culinária nordestina no restarante Mangará, em Aracaju.

Passeio de Bugue pelas dunas de Mangue Seco

O fam press Alagoas em Sergipe teve o apoio dos restaurantes Caçarola, Mangará, Asa Branca (Mangue Seco), restaurante Parati, Atlanta Choperia e Restaurante, dos hotéis Quality Aracaju e Mar do Farol, das pousadas Fantasias do Agreste e Grão de Areia (Mangue Seco), da Associação dos Bugueiros de Mangue Seco, da Rent Van Locação de Veículo Turístico, Nozes Tour, do guia de turismo Werllen Moura, Museu da Gente Sergipana e prefeituras de Aracaju e Laranjeiras, com colaboração da turismóloga Tia Lu.

Caranguejada do restaurante Parati, em Aracaju
Peixada com pirão do Chinhozinho, em Laranjeiras
Drinks de frutas da terra do restaurante Parati
Vermelha do Atlanta Choperia
Camarão Crocante do Parati
Sucos e frutas da terra da Pousada Grão de Areia
Galette de macazeira com aratu do Caçarola
Polvo com gengibre do Parati
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais