Turismo: do técnico a politicagem

Quem escuta e lê a preocupação de alguns políticos com a extinção da Secretaria de Turismo pode pensar que existe algo de concreto. Não existe! A verdade, que muita gente não gosta de escutar, é que o setor turístico do Estado, mais particularmente a Secretaria de Turismo, nunca teve um direcionamento técnico, mas apenas político. E em alguns casos pura politicagem.

 

Agora tentam politizar a extinção de uma pasta, inclusive com o apoio, nos bastidores de pessoas do atual governo estadual. Será que ao tomar a decisão o governador fez sem pensar? Ou pelo menos é o que pensam estas pessoas que prepararam um esquema na imprensa na tentativa de mudar a decisão da extinção da pasta.

 

Sobre a politização do assunto, o empresário Alexandre Porto, membro do trade turístico, estranhou as declarações do deputado federal José Carlos Machado.  “Esqueceu o deputado que o governador João Alves em 2003 fez muito pior quando extinguiu o braço operacional e mais importante do turismo, a Emsetur. Na época o deputado não usou o expediente da Câmara Federal para criticar a extinção da empresa. O turismo é uma atividade econômica, e como tal deve ser tratada de forma técnica.  Não é mais admissível o uso político dessa atividade seja pelos governistas, seja pela oposição. Chega de usarem o turismo politicamente.  Precisamos todos nos unir para construir uma nova fase no turismo sergipano, pois quem sofre verdadeiramente com o fracasso do setor somos nós, os empresários”, esclarece Alexandre Porto.

 

Está certo Alexandre Porto. Esquecem estas pessoas da oposição que a Emsetur hoje não é mais uma empresa responsável apenas pela realização de shows. Pelo contrário, a Emsetur hoje tem uma política de turismo com ações concretas, como por exemplo, o programa “Sergipe de Braços Abertos”, para preparar o setor turístico para receber bem os turistas. A frente da Emsetur  encontra-se uma das pessoas mais preparadas da área, um técnico, José Roberto de Lima Andrade. Que dará conta do recado sem problemas com o apoio da secretaria de Desenvolvimento Econômico.

 

Sobre o assunto, o próprio secretário, Jorge Santana em e-mail enviado ao jornalista Diogénes Brayner, do Correio de Sergipe, publicado na edição de ontem, 15, lembrou que turismo e economia trilham o mesmo caminho. E o próprio governador vem deixando claro em seus discursos que sabe da importância do turismo e que o mesmo continuará sendo prioridade. Por isso a Emsetur está fortalecida neste governo.

 

Está claro que o desejo maior de quase todos, tirando os membros do trade que manifestaram suas preocupações de maneira equilibrada, é politizar o assunto de olho em dividendos eleitorais. Sobre o trade seria bom que o governo marcasse uma reunião com seus membros, o secretário Jorge Santana e o presidente da Emsetur.

 

Não dá para aceitar quem nunca se preocupou com a área, bradar discursos ardorosos para se manter uma pasta no momento de crise. É preciso que o turismo em Sergipe tenha uma fase de ações puramente técnicas, que perdure independente do governador de plantão. Sem politicagem barata…

 

Banese e a Constituição I

Segundo informações recebidas pelo blog  o  Banese vem desrespeitando a Constituição Federal, mais precisamente o Art.37 inciso XVI, quando a tempos mantém em seus quadros de chefia, o sr. Juvenal Francisco. O mesmo desempenha o papel de Juiz Eleitoral e Superintendente do Banese, caracterizando assim o acúmulo de função e remuneração.

 

Banese e a Constituição II

Leia o capitulo VII, da CF, referente a administração pública:Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) XVI – é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) a) a de dois cargos de professor; (Incluída pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; (Incluída pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 34, de 2001).

 

PPS em Sergipe

Em entrevista ao programa apresentado por Gilmar Carvalho, na Ilha FM, o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, deixou claro que não haverá mudanças no partido em Sergipe e muito menos intervenção. Pelo que ele passou, Roberto achava que existia um consenso para que João Fontes assumisse o partido, como não tem vai ficar tudo do mesmo jeito. O blog publica hoje uma extensa nota de esclarecimento de João Fontes.

 

Discurso incisivo

Bem ao seu estilo, rápido e cheio de conteúdo histórico no sentido de contextualizar o presente, o secretário de Justiça e Cidadania, Benedito Figueiredo proferiu um discurso emocionado e emocionante durante o Congresso Estadual do PMDB, na última sexta-feira (15), no plenário da Assembleia Legislativa. “Lutei contra a ditadura e depois pelo PMDB, um partido que eu ajudei a fundar em Sergipe e que tanto amo e gosto, pois é a junção de pessoas e ideias que podem fazer dele o maior partido do Brasil.”

 

Ética da oposição

Mas, depois das declarações carinhosas, Bené foi impiedoso com a oposição. “Cadê o sentido ético da oposição? Fazer oposição, sim. Mas não com a irresponsabilidade com que vem sendo feita.” E, para finalizar, Benedito foi direto ao ponto. “A principal mudança que já ocorreu no Estado foi na forma como se trata o dinheiro público. Já conversei muito com Marcelo Déda e ele sempre me diz que tem nojo de corrupção e de corruptos. Nesse ponto Sergipe já mudou muito”, concluiu. Para um bom entendedor…

 

PM: Pedroso fica surpreso com indicação

 

O secretário de Segurança Pública João Eloy confirmou na sexta-feira, 15, a indicação dos coronéis José Carlos Pedroso Assumpção como comandante da Polícia Militar de Sergipe e Eduardo Santiago como subcomandante.  Modesto, coronel Pedroso preferiu falar com a reportagem do Portal Infonet, ainda como “suposto” comandante, alegando que o decreto ainda não foi assinado pelo governador Marcelo Déda. Mas garante ter ficado surpreso com a indicação. Segundo o secretário João Eloy, a indicação do substituto de Magno Silvestre, com quem teve uma conversa nesta sexta-feira, comunicando a troca de comando da PM, não é do governador Marcelo Déda.  “A escolha foi minha e toda a responsabilidade também é minha, pois confio no trabalho de ambos”, destaca referindo-se aos coronéis Pedroso e Santiago.

 

Novo desafio

Coronel Pedroso disse que aguardará o anúncio do governador, pois até que haja a assinatura do decreto e a posse, continua como responsável pela Assessoria de Comunicação da PM.  “Ainda não vou me pronunciar como comandante. Estou me resguardando até a próxima semana quando o decreto deverá ser assinado”, ressalta. Indagado se será difícil substituir Magno Silvestre à frente do comando da Polícia Militar de Sergipe, coronel Pedroso foi claro. “A tarefa difícil não é substituir Magno Silvestre, mas ser o comandante da corporação, o que para mim será um novo desafio.  Estou alinhavando os projetos com calma”, enfatiza acrescentando que o convite foi uma surpresa. (Infonet).

 

 

Vara do Trabalho tem novo diretor

O servidor Marcelo Vieira dos Santos é o novo diretor da 5ª Vara do Trabalho de Aracaju. A posse aconteceu hoje (13/5) na Sala da Presidência do TRT da 20ª Região e reuniu magistrados e servidores. “Esse é mais um desafio que pretendo enfrentar com responsabilidade e dedicação. Só tenho a agradecer aos dirigentes do Tribunal pela oportunidade”, diz Marcelo. O novo diretor da 5ª Vara é formado em Direito e pós-graduado em Direito do Trabalho. Nos cinco anos de trabalho na instituição, Marcelo Vieira dos Santos atuou na Vara do Trabalho de Maruim e na Assessoria da Presidência. “Também fiz parte da primeira turma de estagiários em Direito do Tribunal”, lembra Marcelo.

 

Título para Antônio Carlos du Aracaju

A Câmara de Vereadores de Aracaju na última quarta-feira, em sessão secreta, aprovou por unanimidade dos seus membros o Projeto de Decreto Legislativo que outorga o Título de Cidadão Aracajuano ao Músico e compositor Antônio Carlos du Aracaju, ele é natural de Porto da Folha. O autor da propositura é o Vereador Robson Viana.

 

Funcaju Apóia Semana Nacional do Museu

O Museu do Homem Sergipano (MUHSE), realiza de 18 a 20 de maio, comemorações alusivas a 7ª Semana Nacional dos Museus, que acontecerá em todo país. Em Sergipe, todos os museus fizeram um projeto em conjunto e definiram como tema: “Museus de Turismo”. O evento que tem a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esportes – Funcaju, como parceira, tem como objetivo: oportunizar a divulgação e a comunicação entre os museus e a sociedade, chamando a atenção para a sua existência, para os serviços que podem oferecer e para debater grandes temas que dizem respeito à sua atuação.

 

Museus e o setor turístico

A diretora do museu e membro da comissão organizadora do evento,Terezinha Alves de Oliva, analisa essa temática como um momento significativo, pois acredita que será acionada uma integração entre os museus e o setor turístico. “acredito  que essa semana terá um resultado positivo, pois a medida que os esforços forem empregados para a conjunção dos museus como opções turísticas, a sociedade só tem a ganhar. Os museus estão aí para prestar serviço a sociedade, e, fazendo parte do roteiro turístico, ganha os profissionais da área, o Estado e a sociedade como um todo”, declarou.

 

Relatórios do Movimento Brasil Competitivo

Gestão pública, planejamento estratégico, inovação e excelência em gestão. Estes são apenas alguns dos itens contemplados pelo Movimento Brasil Competitivo em seus relatórios anuais. Os temas são familiares ao Movimento Competitivo Sergipe (MCS), ONG que mereceu destaque nos relatórios da entidade nacional, especialmente pelo envolvimento constante do MCS com as ações da administração estadual de Sergipe. O MCS contribuiu, por exemplo, com o Governo do Estado de Sergipe, para o desenvolvimento das suas esferas produtivas, através da participação do Movimento na elaboração e desenvolvimento de planejamentos estratégicos, com foco na inclusão pelo direito e pela renda. Outro trabalho de destaque foi o total apoio do MCS à avaliação da Gestão Estratégica de Sergipe, tendo como base os critérios de excelência (case inédito no país).

 

Modernização

Nesta ação, cinco instituições nacionais se uniram de forma inédita para concentrar-se na mesma avaliação. Foram elas a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o Fórum Qualidade, Produtividade e Competitividade (QPC), a Gespública, o Grupo Gera Ação e o Movimento Brasil Competitivo (MBC). O MCS proporcionou ainda contatos entre a Petrobras e o MBC, que resultaram na assinatura de convênio para a modernização da gestão do Estado, trazendo ganhos de cerca de R$ 300 milhões.Ações como essas complementam os relatórios anuais de 2007 e 2008 do Movimento Brasil Competitivo, que reúne informações relacionadas especialmente à gestão de diversos estados brasileiros. Além das ações específicas promovidas pelos governos desses Estados, são destaque também os diversos eventos promovidos por Movimentos espalhados pelo país, que reuniram lideranças políticas, empresariais e membros da Rede Nacional de Qualidade, Produtividade e Competitividade (QPC) de todo o Brasil.

 

Seminário de Inovação

Um deles foi o Seminário de Inovação. Na ocasião, em 2008, o Movimento Competitivo Sergipe, em parceria com instituições como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), criou o Comitê Estadual de Tecnologia e Inovação, por meio de um Termo de Compromisso assinado durante o Seminário de Inovação. O evento, que reuniu cerca de 300 pessoas, mobilizou empresários e estudantes quanto à relevância e impacto da adoção de práticas da gestão da inovação para o aumento da competitividade.

 

Deputado lança site

Mais um canal para você acompanhar o mandato do deputado Pastor Mardoqueu Bodano (PR). É o endereço eletrônico www.pastormardoqueu.com.br O Site com layout dinâmico e com a proposta de colocar a disposição da sociedade toda atuação do parlamentar e servir como um veículo para prestação de contas do mandato com a população e os profissionais de imprensa. Serão disponibilizadas as principais notícias relacionadas às ações do deputado, do mandato e serie de reportagens sobre algum tema de interesse coletivo. No site, o internauta terá ainda à sua disposição o perfil do pastor, atuações, visão política, pronunciamentos, galeria de fotos, agenda diária do mandato, entrevistas em áudio, dentre outros links.

 

DO LEITOR

 

Mais uma da SMTT I

E-mail de um leitor devidamente identificado: “Quem lhe escreve é mais uma vítima da intolerância, prepotência, intransigência e despreparo dos agentes da SMTT. Na última quinta-feira, utilizando um direito que me assegurado pelo Estatuto do Idoso, estacionei meu veículo em vaga identificada para idoso no Shopping Jardins. Para minha surpresa quando retornei para pegar o veículo havia uma multa por estacionamento irregular. Coincidentemente o agente ainda permanecia no local dirigindo-me ao mesmo comprovei que tenho 68 anos e, portanto,  tinha o direito de estacionar o veiculo naquele local, razão pela qual solicitei que a multa fosse cancelada. A informação que recebi foi de que o que importa não é a RG que comprova a idade da pessoa e sim o selo colado ao parabrisa para que eu goze de tal direito e que multa aplicada só poderia ser cancelada na SMTT, tendo eu que me dirigir aquele órgão para pleitear a anulação. Pergunto eu: como é que vou ter meu direito respeitado pela SMTT se vai ser a minha palavra contra a anotação de um papel sem que haja nenhuma referencia em que seja identificada a minha situação de idoso? Além do mais o cúmulo do absurdo é ter sido informado que para não ser multado deveria ter ficado no veículo esperando a chegada do agente da SMTT. Ora se estacionei é porque necessitava me deslocar do local. Vale então replicar: caberia então ao agente esperar o meu retorno para comprovar ou não se eu tinha o direito de estacionar naquele local. Tal atitude além de um desrespeito ao cidadão comprova a truculência com que a SMTT investe contra a sociedade, sem se preocupar em preparar seu pessoal e principalmente ter um único objetivo de levar à frente a política da indústria das multas”.

 

Mais uma da SMTT II

Em situação idêntica a minha estava outro idoso que também foi multado. De nada adiantou nossos argumentos. Será que o Sr. SAMARONE, médico travestido de “conhecedor profundo de engenharia de trânsito” orienta seus agentes para praticar uma política linear para as mais diversas situações de agressão ao direito do cidadão? Qual a razão de persistirem os estacionamentos nas calçadas sem que haja nenhuma intervenção da SMTT? Vai aqui o meu protesto, na qualidade de cidadão cumpridor de suas obrigações, pagador de impostos e tributos e que se sente desmoralizado e desrespeitado pelo órgão incapaz de utilizar o bom censo no lugar de sair distribuindo multas ao seu bel prazer.

 

Ingratidão em Itabaiana

Do leitor Douglas Rafanelle: “O governador do Estado fez mais uma reforma administrativa, onde trocou secretários. Agora gostaria de saber por que o governador não cumpriu com a promessa de conduzir a ex-prefeita de Itabaiana para uma das secretarias? já que foi compromisso dele em dezembro passado em praça pública, onde mandou a então prefeita da cidade tirar umas férias de 15 dias, e depois mandaria chamá-la, porque a queria perto dele, pois não podia dispensar uma  administradora como ela. Passados mais de 120 dias das férias e nada foi mudado. Maria Mendonça continua  esperando que o governador cumpra com sua promessa. Para refrescar a memória do eleitor, na eleição de 2006, para governador Maria Mendonça era presidente do PSDB, em Sergipe e teve que renunciar a presidência da legenda para apoiar a candidatura do então governador, à epóca ex-prefeita suportou todas as pressões para apoiar o ex-governador do Estado, mas ela se manteve firme e confirmou seu apoio ao candidato petista, já ele retribuiu com displicência durante a campanha eleitoral de 2008, e agora, mais uma vez ele não cumpriu o compromisso com a a ex-prefeita. Por isso, Marcelo Déda deve lembrar que aliados dele em Itabaiana são os Teles de Mendonça, e ele tem por obrigação fortalecer esse grupo e dá sustentação nas próximas eleições e não enfraquece-los.

Sem mandato na família a ex-prefeita conta apenas com alguns aliados e todos nós sabemos que não é fácil manter um estrutura política, quanto mais se falando do grupo Teles de Mendonça onde a residência da ex-prefeita é aberta para o povo, onde os menos favorecidos sempre procuram ajuda. Acorda governador, uma nova eleição vem aí e o senhor vai ter que convencer muitos itabaianeses

 

Nota de esclarecimento de João Fontes

O espaço publica na integra a nota de esclarecimento do senhor João Fontes sobre a polêmica dentro do PPS de Sergipe:

 

Fui surpreendido com uma carta aos companheiros do partido, que tem a assinatura do Secretário da Comissão Provisória Estadual de Sergipe, o Dr. Wellington Mangueira, insurgindo-se contra uma possível minha investidura como presidente do PPS em Sergipe. Em primeiro lugar, não gostaria de polemizar com o Dr. Wellington, uma figura histórica nas batalhas da esquerda sergipana, que sempre tive em alta conta, mas que foi no mínimo infeliz na sua missiva, e em seu desabafo, prenhe de inverdades, o que leva a crer que não esteja em seu melhor momento.  Mesmo constrangido, sinto-me obrigado a responder para repor a verdade dos fatos.

Não é verdade que, numa ?atitude isolada? tenha divulgado à imprensa sergipana que assumiria a presidência do partido em Sergipe.  Nunca pleiteei a presidência do PPS.  Até porque havia assumido um propósito de não mais ocupar presidência de partidos, em face das experiências anteriores porque passei como presidente do PDT.  Ao contrário do que disse o Dr. Wellington Mangueira, não fui eu quem pleiteou a direção do partido, mas, mais de uma vez fui convidado pelo presidente nacional do partido, o ex-senador Roberto Freire, e pelo secretário nacional Rubens Bueno, a reestruturar a Comissão Provisória em Sergipe.  E disso, o Dr. Wellington não pode dizer que não sabia.

O Presidente Roberto Freire é testemunha, que mais de uma vez recusei polidamente o seu convite.  Minhas razões eram fortes.  Além da decisão pessoal e compromisso familiar, aleguei que o partido em Sergipe ainda vivia com um estigma ruim, que precisava antes ser extirpado.  Tal estigma, dizia respeito à reputação de ex-dirigentes do partido, envolvidos em determinados momentos mais em questões policiais do que políticas.  E do fato de que, nos últimos tempos, o partido havia muito mais se situado como uma sublegenda dos partidos que estavam no governo. E porque agora resolvi aceitar a mais um convite do Presidente Roberto Freire?  Em primeiro lugar, pela proposta do partido explicitada em seu Projeto Nacional, inclusive com o compromisso de apoio à candidatura do governador José Serra à presidência da república.  Em segundo lugar, pela possibilidade de uma reorganização ampla da legenda no Estado de Sergipe, seguindo as bandeiras nacionais, e da possibilidade de transformar o partido num organismo vivo da sociedade sergipana, participando ativamente dos movimentos sociais, a exemplo dos professores, dos policiais, dos servidores, e dos trabalhadores em geral.

Tais possibilidades se abriram, com a notícia amplamente divulgada pela imprensa sergipana, que o ex-prefeito José Franco, e sua esposa, a ex-deputada Venúsia Rodrigues Franco, estavam deixando o PPS, indo para o PDT.  Esta notícia foi pessoalmente confirmada a mim, pelo Dr. Wellington Mangueira, o mesmo que em sua carta diz que tal fato não está ocorrendo.  Aliás, fato confirmado pelas declarações do atual prefeito de N.S. do Socorro, Fábio Henrique, do PDT, aliado incondicional do ex-prefeito José Franco, no Jornal do Dia, no último dia 13, na Coluna de Rita Oliveira.

Reforçando essa posição, mantive conversação com o Dr. Wellington Mangueira, por quem sempre cultivei amizade, propondo que ele mesmo assumisse a presidência do partido.  Alegou-me motivações pessoais para que isso não ocorresse, sugerindo que eu mesmo a assumisse.  Disse então a ele que iria a Brasília terminar minhas conversações com Roberto Freire, mas que de antemão, gostaria que ele, Wellington, continuasse como Secretário do partido.  Dr. Wellington pediu-me até o dia 11 para dar uma resposta, ressaltando que, mesmo que a resposta fosse pela impossibilidade de continuar no cargo, permaneceria no partido, prestando a mim todo o seu apoio.  Estes fatos, desafio o Dr. Wellington a contestá-los.

O Dr. Wellington classificou-me com alguns adjetivos, como intempestivo, blasonador, inconseqüente e espalha brasas, além de messiânico..  A sociedade me julgará.  Atuei, destemidamente, isso sim, contra a corrupção, contra vantagens pessoais de alguns, inclusive dirigentes do próprio partido em Sergipe, que não estão no governo, porque me recusei a atender os seus apelos constantes de servir como intermediário junto ao Prefeito de Aracaju e ao Governador do Estado, para conseguir cargos para eles, ou para seus filhos.  Talvez seja esta a raiva, quem sabe?

Acusa-me de romper com todos que de mim se aproximaram.  Ora, fui eleito como o único deputado do PT em Sergipe. Tive uma atuação destacada no Congresso Nacional, reconhecida em todo o país. Pude estar no governo, gozando de todas as benesses, e não o quis, porque o governo do PT afastou-se dos seus propósitos iniciais. Rompi com amigos?  Sim, com alguns que pensei que eram pessoas de bem, e que ao final, mostraram-se indignos.  Com estes, eu rompi, como romperei com todos aqueles que se mostrarem, corruptos ou aproveitadores.  Mas conservo sim, sempre, as amizades sinceras, daqueles que comungam o patriotismo desinteressado, o amor pela coisa pública, e a luta pela justiça social.  Destes, sou amigo, e serei sempre, e a recíproca, certamente, é verdadeira.  Dos que me enganaram, e tentaram enganar o povo, destes, eu quero distância.

Acusa-me ainda o Dr. Wellington, de ter prejudicado o partido ao pleitear a minha candidatura a prefeito de Aracaju, e posteriormente de ter abandonado a candidatura a vereador também na capital.  Quanto a minha pretensão de ser candidato a prefeito, era do conhecimento do Presidente do partido, Roberto Freire, e fui incentivado por este.  Observei, porém, que toda a direção partidária já estava comprometida com a candidatura do PCdoB/PT. Quero ser justo em dizer que, contaria apenas com o apoio do Dr. Wellington Mangueira, por ele mesmo expressado.  Em relação à minha candidatura a vereador, o partido dedicou-se inteiramente à campanha em N. S. do Socorro em apoio ao candidato do PDT, não dando qualquer possibilidade de ter uma chapa minimamente viável em Aracaju, que só levaria o partido e seus candidatos ao desgaste, nada mais.

Diga-se de passagem que, prejuízo quem causou ao partido foi própria direção atual.  O ex-prefeito José Franco, por exemplo, que se apresenta como patrono do partido no Estado, retirou dos nossos quadros e colocou no então PFL, a sua irmã, a deputada Celinha Franco..  Tal fato deixou o partido sem tempo de televisão em Sergipe por não contar com nenhum representante na Assembléia Legislativa.  E mais prejuízo causou quando apoiou um candidato do PDT à prefeitura da segunda cidade do Estado, N.S. de Socorro, onde o partido tinha chances reais de vitória.

Contradição política é o que expressa o Dr. Wellington Mangueira.  Na carta ao partido, diz que ?não participamos nem somos aliados do governo Marcelo Déda e Edvaldo Nogueira?.  Estranhamente, no Jornal do Dia, na edição do dia 14 último, diz à jornalista Rita Oliveira que ?o que Fontes quer é, com o PPS na mão, ?se aliar a João Alves e ao PSDB para formar uma frente contra o governador?. Esse estupro não vai se consumar?.  Afinal, onde está o PPS, com o governo ou contra o governo?  Em verdade, o Dr. Wellington Mangueira vende uma visão oposicionista à Direção Nacional, ao tempo em que no Estado, tenta, de todos os modos agradar ao governo do PT, postura que tem sido a tônica do PPS em Sergipe, seja quem for o governador de plantão.

Por fim, disse o Dr. Wellington Mangueira que não contribuo com o partido.  Nunca fui cobrado, e não me consta que qualquer outro filiado tenha sido cobrado de uma contribuição partidária.  É até salutar que os filiados de uma agremiação tenham que mantê-la.  Não me recusaria a uma contribuição normal.  Mas, surpreso estou eu com as despesas que o Dr. Wellington diz ter o partido, na casa dos R$ 30 mil mensais, o que perfaz R$ 360 mil anuais.  Para mim, que conhece os mecanismos internos dos partidos, é de fato estranho que uma agremiação partidária em Sergipe tenha tal despesa.  Ainda mais sabendo que o Diretório Nacional não envia recursos do Fundo Partidário para Sergipe.  Ora, se os filiados não são cobrados para que custeiem o partido, e se do Fundo Partidário não é remetido valor algum, quem está bancando estas despesas?  De onde vem este dinheiro?  Seria de bom alvitre que a Direção Nacional realizasse uma auditoria nas  contas do PPS em Sergipe a fim de averiguar esta situação, e até, quem sabe, evitar novos episódios vexatórias que podem vir a cair sobre o partido, e quiçá seus dirigentes.

Assim por assim, eu próprio conclui que não é prudente assumir a direção do partido nesse momento, sem que antes tenha uma auditoria ou até, se for o caso, uma intervenção da Executiva Nacional no PPS de Sergipe, agora consciente que ela é necessária, para deslindar qual é a real e atual situação do partido em Sergipe, tanto na esfera política, quanto na situação econômica, nesse momento confessada pelo Dr. Wellington Mangueira.

Reafirmo assim, o que já adiantei por telefone ao Presidente do partido, Roberto Freire e ao Secretário Geral Rubens Bueno, de que não é prudente assumir o partido neste momento e nessa situação, mas que jamais me furtarei em fazê-lo quando o partido e eu comungarmos o patriotismo desinteressado, o amor pela coisa pública e a luta pela justiça social. Saudações, João Fontes.

 

Frase do Dia

“É uma hipocrisia esforçarmo-nos para ser bons; temos de nascer bons ou então não vale a pena metermo-nos nisso”. Jules Renard.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais