Um dia vai ser muito estranho

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Imperdível! Um texto do ator e escritor Gregorio Duvivier publicado na FSP:

Tudo muda o tempo todo. Antigamente era aceitável ter escravos. Hoje em dia o escravagismo é bastante malvisto socialmente –a não ser, é claro, que o dono dos escravos seja uma empresa, e os escravos sejam asiáticos.
Há menos de cem anos, visitantes pagavam para ver aborígenes em zoológicos humanos. Tudo já foi normal até que algum dia ficou bizarro. O que nos leva a perguntar: o que vai ser bizarro daqui a cem anos?

Um dia vai ser muito estranho pessoas se locomoverem num veículo movido a combustíveis fósseis. Um dia vai ser muito estranho o governo dar isenção de impostos para as pessoas comprarem mais veículos movidos a combustíveis fósseis apesar das ruas lotadas e dos oceanos subindo.

Um dia vai ser muito estranho mamilos masculinos serem banais e mamilos femininos serem escandalosos. Um dia vai ser muito estranho o Congresso brasileiro ter só 9% de mulheres. Um dia vai ser muito estranho ser proibido à mulher interromper sua gestação como se o seu corpo pertencesse ao Estado.

Um dia vai ser muito estranho igrejas não pagarem imposto. Um dia vai ser muito estranho um pastor se eleger deputado e citar a Bíblia no Congresso. Um dia vai ser muito estranho ver a figura de Cristo acima do juiz num tribunal laico.

Um dia vai ser muito estranho negros ganharem pouco mais da metade do que ganham brancos – sim, esse dado é de 2016.

Um dia vai ser muito estranho pessoas que tratam animais como se fossem filhos comerem animais que passaram a vida enclausurados em campos de concentração porque afinal de contas alguns animais são dignos de afeto e outros não.

Um dia vai ser muito estranho uma pessoa ir presa porque planta uma erva que nunca na história matou ninguém – enquanto o supermercado vende drogas comprovadamente letais.

Um dia vai ser muito estranho o salário ser mais taxado que a herança e a renda ser menos taxada que o trabalho. Um dia vai ser muito estranho os bancos falirem e os banqueiros continuarem bilionários.

Um dia vai ser muito estranho você estudar dez anos para ser médico da rede pública e ganhar menos do que ganha uma filha de militar. Um dia vai ser muito estranho filha de militar ser profissão.

Um dia vai ser muito estranho um jornal restringir o conteúdo para assinantes.

Um dia vai ser estranho membros do Judiciário e do Legislativo ganharem supersalários e defenderem o ajuste fiscal.

Um dia

Uma vergonha. Sefaz passa de 24 horas para 15 dias autorização isenção carros para cadeirantes
O blog foi informado por um servidor da Sefaz, que O professor Carlos Cristhian, aquele que o  aluno atirou nele (agosto 2014) e o deixou numa cadeira de rodas, pois é , o professor está tentando comprar um carro adaptado  com isenção de ICMS E IPVA e a SDFAZ disse que vai analisar e depois de 15 dias dará o resultado. Será que o professor está fingindo em cima de uma cadeira de rodas? Porque para os demais sempre foi com 24 horas.Como mudou de gerente, o atual disse que vai consultar a legislação. Sempre foi de imediato, pois vem da Receita Federal e do Detran a autorização.

Hoje é o dia de Elias Pinho e Marcelío Bomfim na Comissão da Verdade
Tem continuidade hoje, 26, os depoimentos na Comissão da Verdade de Sergipe. A partir das 9h, no auditório do Museu da Gente Sergipana será a vez do promotor de Justiça José Elias Pinho de Oliveira, às 09h. Logo após será a vez de Marcelío Bomfim. O depoimento dele promete muito. “Relaterei fatos que vivenciei e a minha percepção política que, espero, contribuam para a verdadeira história dos anos de chumbo da ditadura militar de 1964”.

“Se jogar um ovo em mim, eu dou um murro”, ameaça Agamenon a ouvinte na 103 FM
E o vereador Agamenon Sobral não gostou de ouvir ontem, 25, de um ouvinte (de nome André) no programa de George Magalhães, na 103 FM, de que quando ele (Agamenon) passar na porta dele pedindo voto vai receber um ovo na cara. O ouvinte criticou Agamenon por ele dizer que a obra no Santa Maria está em andamento, quando a imprensa mostrou que está paralisada. A galera aqui do Lamarão está esperando Agamenon, aqui um camarada vende 40 ovos por R$ 10,00.

Agamenon ameaça chamar João de covarde se não cortar ponto dos professores
E ainda ontem, 25, desta vez na tribuna da Câmara, o vereador Agamenon Sobral falou sobre a greve dos professores e mandou um recado para o prefeito João Alves. “Pode ter a certeza prefeito João Alves, se Vossa Excelência não tiver coragem de cortar o ponto destes professores passarei o resto do meu mandato chamando-o também de covarde”.

Obras no legislativo estadual
O blog foi informado que um importante órgão de fiscalização está investigando as reformas que estão sendo realizadas na sede da Assembleia Legislativa nos últimos meses e comparando com os serviços feitos pela gestão anterior, inclusive a contratação de alguns tipos de projetos. Tudo para que o dinheiro não vá pelo ralo…

Prestando contas
Na noite de ontem, 25, o vereador Max Prejuízo (PSB), realizou a prestação anual de contas de sua atuação parlamentar  durante a legislatura de 2015, além de fazer uma retrospectiva dos anos anteriores. “Esta é uma ação que realizo todos os anos, por entender que devo prestar contas à população aracajuana sobre o trabalho que desenvolvo, além de mostrar o meu respeito e minha gratidão aos que confiaram em mim”, disse Max.

Conquistas
Entre as principais conquistas apresentadas, está a retirada dos moradores da antiga invasão Recanto dos Manguezais, que existia há mais de 14 anos, onde as pessoas viviam em condições sub-humanas. “Graças ao trabalho que realizamos junto aos órgãos competentes, conseguimos acabar com a invasão, proporcionando que os moradores recebessem o auxílio moradia e passassem a viver de forma digna. Hoje, essas pessoas já estão cadastradas e, muito em breve, irão receber suas casas de forma definitiva”, disse o parlamentar.

Conquistas II
Max falou ainda de outras conquistas, como a cobertura do Canal 5, onde buscou a liberação dos recursos em Brasília, a reforma do Mercado do Augusto Franco, a diminuição dos acidentes na Avenida Heráclito Rollemberg e na Avenida Canal 4, coma implantação dos redutores de velocidade, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) presente de forma permanente na praça e realizando moto-patrulhamento, a presença do então secretário de segurança, Mendonça Prado, na comunidade do conjunto Augusto Franco, ouvindo e buscando solução para os problemas apresentados pela população. Essas foram algumas conquistas provenientes do trabalho parlamentar de Max Prejuízo.

Presenças
O evento, que reuniu dezenas de pessoas, aconteceu na quadra de esportes da Praça da Juventude, no Conjunto Augusto Franco, e contou ainda com a presença do deputado federal Valadares Filho (PSB), do deputado estadual Luciano Pimentel (PSB), membros da imprensa, amigos e familiares.

Futuros desafios
Os deputados socialistas acharam positiva a ação do vereador. “Uma iniciativa muito especial do vereador Max, um representante da Câmara Municipal, de prestar contas ao seu povo e debater com a sociedade futuros desafios, inclusive aquilo que pode avançar ainda mais”, disse o deputado Valadares Filho.

Exemplo
Para o deputado Luciano Pimentel, "a ação que nós assistimos foi de grande importância. Um parlamentar que faz questão de prestar contas do seu trabalho, e uma prestação de contas que acontece todos os anos. Esse é um exemplo que Max está dando para todos nós parlamentares, além de estar defendendo projetos e ações no parlamento, fazendo com que as coisas aconteçam, Max traz também uma inovação que é prestar contas, fazer com que todos tomem conhecimento das ações e se envolvam”.

Carta de Sergipe contra a terceirização
Numa audiência pública histórica, representantes de diversas centrais sindicais, federações e confederações de trabalhadores, sindicatos, autoridades e militantes sociais lotaram as galerias e o plenário da Assembleia Legislativa para debater o impacto da terceirização.

Debates
O Senador Paulo Paim (PT/RS) veio a Sergipe para presidir a audiência, realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, em parceria com o mandato democrático e popular da deputada estadual Ana Lúcia (PT). Debates similares já foram realizados em vinte e quatro estados, por iniciativa do Fórum de Defesa dos Direitos dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização e da CDH do Senado.

Unanimidade
Durante a audiência, foi aprovada por unanimidade a Carta de Sergipe, em repúdio ao Projeto de Lei 4330, aprovado na Câmara Federal e agora nominado PLC 30/2015. A proposta, que permite a terceirização das atividades fim, está em tramitação no Senado Federal.

Centrais silenciaram
Interessante é que presente a reunião, o senador Ricardo Franco, cujo grupo e partido, são favoráveis a terceirização,  foi reverenciado. As centrais presentes silenciaram.

Parceria Ibama e secretarias Meio Ambiente
O Superintendente do IBAMA, Silvio Santos, se reuniu esta manhã com os Secretários Olivier Chagas (Meio Ambiente do Estado) e  Eduardo Matos (Meio Ambiente do Município de Aracaju) e assessores, para propor formalização de convênio para fiscalização ambiental.

Fiscalização ambiental
Segundo Silvio Santos, a Lei 10.165/2000 autoriza o IBAMA a firmar esses convênios com o Estado e Municípios para potencializar a fiscalização ambiental e ampliar a atuação dos órgãos ambientais na exigência da TCFA (Taxa de Controle de Fiscalização Ambiental).  “Há uma arrecadação na cobrança dessa taxa, que no ano de 2015, representou uma arrecadação de mais de  um milhão e meio de Reais. Com esses convênios, esses recursos seriam distribuídos com Estado e Municípios, o que serviria para aparelhar e melhorar a fiscalização e a própria arrecadação, superando assim gargalos hoje existentes”, declarou Silvio Santos.

PMA começa pagar salários hoje, 26
a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) da Prefeitura de Aracaju, informaram o calendário de pagamento da folha do município referente ao mês de fevereiro.De acordo com o secretário municipal do Planejamento, Igor Albuquerque, estatutários ativos e inativos irão obter seus vencimentos, hoje, 26.

Dificuldade
“Não é segredo para ninguém a dificuldade financeira enfrentada em todo o país e nos municípios. Mesmo assim, a gestão tem adotado medidas e realizado um planejamento criterioso no objetivo de cumprir com o pagamento dos servidores. A nossa perspectiva é de concluir toda a folha até o quinto dia útil”, justificou.

Calendário de fevereiro
26/2 – Estatutários da administração geral, aposentados e pensionistas;29/2- Estatutários da saúde, Educação e Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).O prazo de conclusão de toda a folha da PMA será quitado até o quinto dia útil.

Mutirão no Dezessete de Março
“Peço ao prefeito João Alves que, com a proximidade do aniversário de Aracaju, faça uma homenagem aos moradores e promova um mutirão de serviços básicos no bairro Dezessete de Março”. O pedido foi feito pelo líder do PSB,  vereador Bertulino Menezes motivado por reivindicações apresentadas pela comunidade do Dezessete de Março em reunião com o vereador.

Serviços
“Peço que o prefeito promova um mutirão de serviços básicos, com as presenças da Emurb, da Emsurb, da secretária Municipal de Saúde e de toda a estrutura da prefeitura, para dar uma atenção àquela comunidade”, reivindicou, citando serviços básicos como   limpeza, coleta de lixo, pintura e conservação, poda de árvores, capinagem, entre outras obrigações do município.

Evangélicos no combate ao Aedes Aegypti
O deputado federal Jony Marcos ajudou a organizar junto com o senador Marcelo Crivella uma reunião entre a presidente Dilma Rousseff, o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, e vários dos principais líderes evangélicos do país, para discutirem, ontem, 24, sobre a solicitação do governo de parceria com as igrejas para intensificação do combate ao Aedes Aegypti, causador de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika Virus. A presidente frisou que o governo acredita que o trabalho social já realizado pelas igrejas pode se estender à divulgação das precauções contra os focos do mosquito.

Conscientização
Na oportunidade, o deputado Jony Marcos defendeu que o governo utilizasse recursos do Ministério da Comunicação para investir em campanhas de conscientização sobre o combate ao Aedes Aegypti nas programações das emissoras de TV e Rádio Gospel, que são muito mais acompanhadas pelo público evangélico do que outras seculares. “As emissoras evangélicas têm uma audiência segmentada e fiel. A presidente Dilma achou uma ótima ideia e, diante dos ministros da Comunicação e da Saúde, concordou de imediato em fazer a ação”, disse o deputado. As lideranças evangélicas mostraram disposição em se somar à causa.

Teto remuneratório
O líder do PSC na Câmara Federal, deputado André Moura (SE) analisando o PL 3123/15, do Poder Executivo, que regulamenta a aplicação do teto remuneratório para todo o funcionalismo público. O texto apreciado é o substitutivo do deputado Ricardo Barros (PP/PR), relator da matéria pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT). A votação da matéria foi adiada para a próxima quarta-feira, 02.

Regras novas
De acordo com o texto, as novas regras serão aplicadas a todos os servidores, civis e militares, de todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e de todas as esferas de governo (federal, estadual, distrital e municipal), e valerão ainda para as entidades privadas mantidas com transferências voluntárias de recursos públicos (organizações não governamentais da sociedade civil).

Maruim: prefeito participa de reunião com o Ministro do Esporte
Ontem, 25, o prefeito de Maruim, Jeferson Santana participou de reunião com o ministro do Esporte, George Hilton, em Brasília (DF). Na pauta, a liberação de recursos e solicitação do projeto Vila do Esporte.Na reunião, o gestor municipal solicitou recursos para a construção da quadra de esportes do povoado João Gomes de Melo (Pau Ferro) e reforma do Estádio Municipal Gonçalo Prado.

Vila do Esporte
Na oportunidade, o município manifestou a intenção de participar do projeto Vila do Esporte, que prevê a construção de um complexo esportivo com quadra coberta, gramado sintético para futebol society, academia ao ar livre e pista para caminhada. O projeto é destinado a cidades que têm até 50 mil habitantes. A previsão de investimento neste projeto está estimada em quase R$ 1,4 milhão. Em contrapartida, o município adquire o terreno, assume os custos adicionais de adaptação, manutenção e funcionamento de toda a estrutura do complexo.

Dinâmica
De acordo com o prefeito Jeferson Santana a liberação dos recursos será fundamental para o desenvolvimento do esporte local. “Com estes recursos, vamos incrementar uma nova dinâmica no esporte de Maruim. O município vai oferecer uma estrutura adequada para a prática esportiva de diferentes modalidades”, pontuou.

PELO TWITTER

www.twitter.com/joaocorrrea  O baba ovo é um incompetente que tenta usar de artifícios baixos para ficar bem com o superior. E o superior q os escuta n merece respeito.

www.twitter.com/FlavioDino  Quem quiser entender a corrupção no Brasil deve olhar também para o "mercado", não apenas para os "políticos".

www.twitter.com/Valdeterod  Se Lula decidisse ser réu confesso qto às acusações. O STF possivelmente encontraria argumento p/recusar tal delação.

www.twitter.com/EduPavao  Quanto custaram os votos no Senado para aprovar entrega do Pré Sal? Governo Dilma cobrou quanto pela sua rendição? Ou foi tudo pela Pátria?

www.twitter.com/ClovisCBMelo No http://www.clovisbarbosa.blogspot.com.br   veja agora no 'Post Scriptum' de A Morte de Deus, "CHICO MOCÓ, BAUDELAIRE E MARCELO DÉDA".

www.twitter.com/rlnascimentos Auxílio moradia pra turma privilégiada… Tá pensando o que? morar na 13 de julho ou  condomínio fechado não é barato não.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Personalize as suas simpatias, despersonalize as suas antipatias.” William Ralph Inge, escritor britânico, morreu em 26 de Fevereiro de 1954. (Nasceu em 6 de junho de 1860).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais