Coletânea de idéias do Peter Drucker, famoso pensador que moldou o mundo dos negócios e a sociedade atual, e que foram destacadas pela Revista HSM Management, no. 54, janeiro-fevereiro/2006. 1 – GESTÃO DO FUTURO Prever o futuro é inútil. Você deve gerenciá-lo. Para tanto há duas abordagens diferentes, ainda que complementares. ü Uma consiste em saber detectar o futuro que já aconteceu e ainda não foi percebido. ü A outra se traduz em fazer o futuro acontecer, ou seja, inventá-lo. 2 – CIENTES E MARKETING Como a transferência de poder do fornecedor para o cliente é um fato consumado, os executivos têm que conhecer de verdade o cliente. Não adianta procurarem essa informação em computadores. O cliente está lá fora. 3 – ORGANIZAÇÃO Toda empresa precisa aprender a operar em pelo menos três economias ou mercados diferentes: ü Uma economia global de informação e dinheiro; ü Uma economia regional que movimenta bens, serviços e pessoas; e ü O mercado local que é cada vez menos definido pela geografia e mais pela decisão de afiliar-se a ele. 4 – GERENCIAMENTO DE SI MESMO No domingo à noite, ao invés de se sentarem ü De quais informações eu preciso para realizar o meu trabalho? ü Quem pode fornecê-las? ü Quando tenho que recebê-las? ü De que forma? Em seguida responder as seguintes questões: ü Quais as informações que estou devendo? ü Para quem? ü Quando posso entregá-las? 5 – INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO A educação está no centro da sociedade do conhecimento. Portanto, o acesso à informação não pode mais ser limitado. 6 – INTUIÇÃO X RAZÃO Numa visão de mundo mecanicista a intuição não é levada a sério. Numa visão de universo biológico, a intuição é central. As novas realidades pedem que tenhamos tanto percepção quanto capacidade de análise. 7 – EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E MUDANÇA. Empreendedores procuram por mudanças. Olhe para cada janela perguntando-se: Isso poderia ser uma oportunidade? Idéias são como bebês, nascem pequenas, imaturas e sem formas. São mais promessas que realização. Por esse motivo um executivo de uma organização empreendedora não diz: “Que idéia fantástica!” Ao invés disso, ele pergunta: “O que precisamos fazer para transformar essa idéia numa oportunidade?” É fundamental saber atrair e reter as melhores pessoas. 8 – LIDERANÇA O presidente mais eficaz que os USA já tiveram foi Harry Truman. Todo mundo que trabalhava para ele o venerava, por ele ser absolutamente confiável.
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários