Coletânea de idéias do Peter Drucker, famoso pensador que moldou o mundo dos negócios e a sociedade atual, e que foram destacadas pela Revista HSM Management, no. 54, janeiro-fevereiro/2006.
1 – GESTÃO DO FUTURO
Prever o futuro é inútil. Você deve gerenciá-lo. Para tanto há duas abordagens diferentes, ainda que complementares.
ü Uma consiste em saber detectar o futuro que já aconteceu e ainda não foi percebido.
ü A outra se traduz em fazer o futuro acontecer, ou seja, inventá-lo.
2 – CIENTES E MARKETING
Como a transferência de poder do fornecedor para o cliente é um fato consumado, os executivos têm que conhecer de verdade o cliente. Não adianta procurarem essa informação em computadores. O cliente está lá fora.
3 – ORGANIZAÇÃO
Toda empresa precisa aprender a operar em pelo menos três economias ou mercados diferentes:
ü Uma economia global de informação e dinheiro;
ü Uma economia regional que movimenta bens, serviços e pessoas; e
ü O mercado local que é cada vez menos definido pela geografia e mais pela decisão de afiliar-se a ele.
4 – GERENCIAMENTO DE SI MESMO
No domingo à noite, ao invés de se sentarem
ü De quais informações eu preciso para realizar o meu trabalho?
ü Quem pode fornecê-las?
ü Quando tenho que recebê-las?
ü De que forma?
Em seguida responder as seguintes questões:
ü Quais as informações que estou devendo?
ü Para quem?
ü Quando posso entregá-las?
5 – INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
A educação está no centro da sociedade do conhecimento. Portanto, o acesso à informação não pode mais ser limitado.
6 – INTUIÇÃO X RAZÃO
Numa visão de mundo mecanicista a intuição não é levada a sério. Numa visão de universo biológico, a intuição é central. As novas realidades pedem que tenhamos tanto percepção quanto capacidade de análise.
7 – EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E MUDANÇA.
Empreendedores procuram por mudanças. Olhe para cada janela perguntando-se: Isso poderia ser uma oportunidade?
Idéias são como bebês, nascem pequenas, imaturas e sem formas. São mais promessas que realização. Por esse motivo um executivo de uma organização empreendedora não diz: “Que idéia fantástica!” Ao invés disso, ele pergunta: “O que precisamos fazer para transformar essa idéia numa oportunidade?”
É fundamental saber atrair e reter as melhores pessoas.
8 – LIDERANÇA
O presidente mais eficaz que os USA já tiveram foi Harry Truman. Todo mundo que trabalhava para ele o venerava, por ele ser absolutamente confiável.