Uma corda só

Uma corda só

A oposição ao governo na Assembléia parece até viola de uma corda só. É que o único assunto discutido pelos deputados oposicionistas é a crise na saúde pública. Agora, o barulho é em torno do relatório produzido pelo Tribunal de Contas do Estado sobre o Hospital de Urgência de Sergipe. Como não conseguiu cópia do documento antes que o governador Marcelo Déda o lesse, o deputado Augusto Bezerra (DEM) foi à tribuna dizer que obteve a papelada por outros meios. E, para surpresa dos demais parlamentares, se recusou a divulgar o material. Isso foi o bastante para enervar a deputada Ana Lúcia (PT), que também quer ter acesso ao material. Será que não existem outros assuntos mais palpitantes para serem debatidos na Assembléia, a ponto de os representantes do povo gastarem tempo e saliva com um mísero relatório do Tribunal de Contas?

Reeleitos

Os presidentes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Sergipe (FCDL) e da Câmara de Aracaju (CDL), respectivamente, Gilson Figueiredo e Samuel Schuster, foram reeleitos ontem. O próximo desafio de Figueiredo é o Encontro Nacional das

Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas de todo o Brasil, marcado para ocorrer em Aracaju no período de 4 a 5 de novembro.

Cadê o dinheiro?

O prefeito de Indiaroba, João Eduardo Viegas (PTB) vai ter que explicar à Justiça Federal o paradeiro de quase R$ 250 mil oriundos de convênios firmados com os Ministério da Educação, e do Turismo. Ele, seis auxiliares e três empresas foram denunciados pelo Ministério Público Federal por improbidade administrativa. Todos são acusados de cometerem diversas irregularidades em licitações e contratos para a prestação de serviço de transporte escolar e para a construção de uma praça pública.

Cassaram Diva

Os moradores de Pacatuba terão um novo prefeito nos próximos dias. É que o Superior Tribunal de Justiça manteve a cassação do mandato da prefeita Diva Santana. Acusada de peculato e prevaricação, a moça foi condenada em 2008 a quatro anos de prisão, recorreu ao STJ e perdeu. Agora, o juiz Luis Eduardo Portela vai comunicar a decisão à Câmara de Vereadores, devendo no lugar de Diva Santana assumir o vice-prefeito Vitalino Silva.

Pré Sal na UFS

Será aberto daqui a pouco na Universidade Federal de Sergipe, o Seminário Pré-Sal e o Futuro do Brasil. O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, será o palestrante principal, devendo também anunciar novos investimentos da estatal em Sergipe. Em sua exposição, ele vai destacar a importância do tema para o desenvolvimento regional, em virtude do impulso na cadeia de fornecedores da indústria. Ontem, a estatal organizou para jornalistas um curso de energia sobre o pré-sal.

Pode sumir

Uma péssima notícia para o setor turístico: moradores de Mangue Seco, na divisa da Bahia com Sergipe, passam por um momento difícil. Com os avanços do rio, do mar e das montanhas de areia, o local, onde foi gravada a novela “Tieta” corre risco de desaparecer do mapa. Do lado sergipano, o povoado da Praia do Saco, em Estância, também sofre com o avanço das águas. Dois rios, o Real e o Piauí, se encontram com o mar e a correnteza formada é muito forte, chegando a destruir metade de uma rua.

Refis na Internet

Os empresários que ainda possuem pendências fiscais ao ICMS têm até o dia 26 de novembro mais uma oportunidade de renegociar e parcelar suas dívidas através da prorrogação do Programa de Regularização Fiscal (Refis) No site da Secretaria de Estado da Fazenda já está disponibilizado o link de simulação do parcelamento e adesão ao programa, que também pode ser feita nos Ceac’s, mediante pagamento à vista ou da primeira parcela. Os índices utilizados para correção das parcelas do programa serão a taxa Selic + juros de 1% ao mês.

Luto

Foi sepultado ontem, no Cemitério Santa Izabel, o jornalista baiano Juarez Conrado. Ele morreu segunda-feira à noite no hospital Primavera, onde estava internado há vários dias. Ex-vereador de Salvador e ex-deputado estadual na Bahia, Juarez chegou em Aracaju há mais de 30 anos para dirigir a sucursal do jornal A Tarde. Depois ocupou cargos no governo do Estado na área de comunicação e dedicou-se à produção literária. No dia em que foi internado, Juarez iria lançar mais um livro sobre a passagem de Lampião por Sergipe.

No debate

Convidado pela candidata a presidente Dilma Rousseff (PT), o governador Marcelo Déda (PT) vai assistir, sexta-feira à noite, ao último debate entre os presidenciáveis organizado pela Rede Globo. Ao contrário do que andaram dizendo os adversários do petista, ele está prestigiado pela turma de Dilma, tendo, inclusive, participado na última segunda-feira do programa eleitoral gratuito da candidata.

Do baú político

Cosme Fateira teve apenas um mandato de vereador em Aracaju, mas conseguiu espaço com destaque de capa na revista americana Times. Nascido Cosme Fonseca de Oliveira, ganhou o apelido na campanha eleitoral de 1966, quando usou como bandeira política a defesa das vendedoras de fato e vísceras de boi do mercado central. Ficou na primeira suplência, tendo assumido com a renúncia do vereador Wilson Moura. Na Câmara, continuou defendendo as fateiras, contudo a Prefeitura não lhe dava ouvidos, enquanto os colegas só se preocupavam em aprovar títulos de cidadão aos oficiais que chegavam para proteger o golpe militar. Foi aí que Cosme resolveu, de uma cajadada só, criticar a sujeita da cidade, defender as amigas comerciantes e protestar contra o derrame de homenagens. Claro, sem chamar muito a atenção dos guardiões da ditadura. Para surpresa de todos, apresentou um projeto concedendo um título de cidadão ao urubu. Foi um reboliço na capital e a imprensa fez a festa. Levado à votação, o projeto foi votado apenas por Cosme, mas teve tanta repercussão nos jornais do Rio e São Paulo que chamou a atenção da mídia internacional, inclusive a Times. Fateira mora em Brasília e é aposentado do Senado.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais