Vai começar temporada “Pe$qui$as” eleitorais. Posição do blog é clara

                                 Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Desde que este blog foi lançado, em 2006, tem uma posição clara sobre pesquisa eleitoral: deveria servir apenas para consumo interno dos partidos e candidatos. Porém, a maioria da classe política gosta, porque encomenda as pesquisas de todos os gostos para satisfazer seus egos. Todo ano eleitoral é assim! No final muitas se desmoralizaram, mas retornam na eleição seguinte como se nada de errado ocorreu. A própria justiça eleitoral regula a necessidade de registro, mas não tem um parâmetro definido.

Agora vão retornar, com certeza, por conta dos Reai$ motivos eleitorais.

A pesquisa é feita de acordo com os interesses de quem “encomendou.” Aqui em Sergipe na última eleição municipal apareceu até site em “parceria” com instituto vendendo pesquisas para os candidatos. Em nível estadual escolhe os municípios que “querem” pesquisar, retiram alguns que acham que pode prejudicar quem “encomendou” e mandam brasa. Assim: registram que fizeram a pesquisa em 35 municípios, mas na verdade fizeram em 45. Quando vão fazer a tabulação retiram o que o candidato que desejam teve menos votos e deixam os outros. Sem contar com o percentual do eleitorado pesquisado que muitas vezes é maior do que realmente é se comparado com os outros municípios.

Tem “profissional da imprensa” que iniciou a carreira na escola da extorsão através das pesquisas eleitorais. Hoje, com voo solo, trouxe o Know-how (ou nou-rau) adquirido por anos de experiência para se informar num bom fim de pé de meia eleitoral. Em 2020, “este profissional da imprensa” divulgou uma pesquisa com percentuais enormes favoráveis a quem “encomendou” às vésperas da eleição em um município da região Centro-Sul. Mesmo assim o adversário de quem tinha “encomendado” a pesquisa venceu e o vexame acabou nas barras judiciais.

Este espaço não irá publicar nenhuma pesquisa eleitoral – mesmo que seja de algum instituto dito como sério. Sim, existem alguns poucos, muitos poucos mesmo.

Divulgação de pesquisa eleitoral deveria ser enquadrada em crime de indução social. Está aberta a temporada das “PeSquisas” eleitorais para todos os gostos e bolsos…

 

 

 

Faleceu Paulo Alves do Nascimento, irmão da senadora Maria do Carmo “Amanhecemos mais triste com a partida de Paulo, meu irmão, uma pessoa maravilhosa, muito tranquila, de bem com a vida, querida por todos que o conheceu. Deixa grandes saudades e muitas lembranças em todos nós. Rogo a Deus que conforte Lucas Campelo e Sara Teixeira, seus filhos, neste momento de dor, e também a todos nós, familiares e amigos, que muito o amamos. Paulo foi enterrado há pouco, em nossa terra natal, Cedro de São João. Siga em paz, meu irmão!”. Foi assim que a senadora Maria do Carmo informou pelas redes sociais o falecimento do irmão, o engenheiro Paulo Alves do Nascimento, 70 anos, aposentado da Petrobras que foi sepultado ontem, 10, na terra natal, o município de Cedro de São João.

 

 

 

Valmir vai a Brasília definir candidatura ao governo ou não E o ex-prefeito de Itabaiana anunciou que vai a Brasília amanhã, 12, para conversar com a cúpula do partido, o PL, para definir se será candidato ou não ao governo do Estado. Valmir vem recebendo apelos de diversas lideranças para que seja candidato ao governo, porém sabe que precisa de uma estrutura forte para enfrentar uma disputa eleitoral deste porte. Experiente, Valmir sabe que muitos que o estimulam hoje podem pular do barco, sem contar com alguns que apenas estão barganhando espaço no outro lado. Como diz Albano, em Sergipe todos se conhecem e neste caso do estímulo à candidatura de Valmir ao governo tem gente querendo apenas aumentar seu “cacife” em outro palanque.

Na bronca e com razão! Por falar em Itabaiana, o prefeito Adailton Sousa (PL), mostrou indignação com as críticas do governador Belivaldo Chagas (PSD) à saúde de seu município. Segundo este, o Hospital Regional de Itabaiana vive lotado por que a saúde itabaianense não faria a sua parte. Munido de números que comprovam o nível de excelência dos trabalhos realizados pela sua gestão numa área tão sensível como é a saúde, e que foram elogiados durante a pandemia pelo próprio Belivaldo (aqui), Adailton não deixou por menos. “Acho que o governador está recebendo informações equivocadas em relação a saúde de Itabaiana. Deveria consultar sua secretária de saúde ou o diretor do hospital para saber a veracidade dos números e a parceria que a prefeitura tem com o hospital, e que as vezes nós é que fornecemos médicos, medicamentos, material hospitalar e até ambulância”, afirma Adailton.

Números são provas Acompanhando o desabafo do prefeito, um relatório de produção elaborado pela secretaria de Saúde do município confirma que, somente nos três primeiros meses desse ano já foram mais de 30.000 atendimentos na rede municipal. “E lembrando que o hospital é regional, não atende só Itabaiana e sim todo o Agreste e Sertão, além do interior baiano”, seguiu Adailton. “Veja com a secretária porque o Hospital de Glória não está atendendo regularmente os pacientes”, sugeriu o prefeito.

Expedientes eleitorais muito sujos Na verdade, o que Adailton expressa é um sentimento que está tomando conta de todos os sergipanos. Afinal de contas, o governo, para eleger o sucessor, vai seguir perseguindo e atacando Itabaiana e sua gente? Porque depois do que passou recentemente o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL), numa perseguição com claros cunhos eleitorais, agora o governador se utiliza de um evento público para atacar o maior aliado de Valmir, seu sucessor na prefeitura, Adailton Sousa. Se seguir assim, daqui a pouco, em caso de desespero eleitoral, vão acabar atacando a própria cidade e sua população, na tentativa de queimar a imagem de um município que vem sendo, há 10 anos, gerido com responsabilidade e com muita eficiência, conforme as eleições e as intenções de voto no momento podem comprovar.


Lançamento amanhã, 12, na Escariz do Shopping Jardins: Tudo o que você precisa saber sobre o futuro da gestão no futebol Depois do sucesso do pré-lançamento do livro no Senado Federal e em outros Estados, chegou a vez do lançamento oficial do livro “S/A do Futebol” do advogado e escritor sergipano Genisson Silva Cruz, em Aracaju, amanhã, 12, a partir das 18h na Livraria Escariz do Shopping Jardins. Confira alguns (dos muitos) pontos abordados no livro que vai fazer compreender a nova modalidade de gestão no futebol brasileiro como um especialista: Por que uma nova lei para o futebol no Brasil? Como pode se constituir uma S.A.F? Vale a pena investir em uma S.A.F? Quem pode ser investidor? Como fica a preservação dos elementos e tradições do clube? Qual a responsabilidade do presidente do clube?

Experiência Genisson Silva é um prestigiado profissional da advocacia, especializado em direito empresarial, direito esportivo e direito tributário, também com muita experiência na direção de clubes e participação em tribunais desportivos. O livro examina em detalhes a nova Lei da Sociedade Anônima do futebol (SAF) e sugere linhas seguras, rentáveis e operacionais para a realização de grandes investimentos nesse novo modelo de negócio. Quem leu vem elogiando o trabalho e ressaltam que o livro é um verdadeiro guia para entender e também para quem deseja contribuir com este novo momento do futebol profissional no Brasil. Quem não estiver em Aracaju e deseja conhecer o livro pode pode comprar o e-book neste link: https://sadofutebol.genissonsilva.adv.br/

Projeto permite adesão de servidores aos Planos de Cargos e Carreiras O Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) um Projeto de Lei que visa reenquadrar servidores nos Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), de que tratam as leis nº 7.820, nº 7.821 e nº 7.822. As leis referem-se a servidores da Administração Geral, incluindo os grupos ocupacionais da Saúde, da Engenharia e da Arquitetura, suas tabelas de vencimentos e regras funcionais.

Integração Se aprovado, o PL vai integrar ao PCCV 317 servidores, sendo 176 ativos e 141 inativos. O PCCV foi instituído em 2014, com adesão automática, e os servidores não interessados se manifestaram por escrito recusando o enquadramento. No entanto, a possibilidade de uma nova adesão passou a ser um pleito deste grupo de servidores. Na mensagem à casa legislativa, o governador Belivaldo Chagas destacou que “o conjunto de servidores abrangidos por esta propositura será beneficiado duplamente: primeiro com o enquadramento no PCCV respectivo e, segundo, com a aplicação de uma nova Tabela de Vencimentos, com um padrão remuneratório mais atualizado”. O governador se refere à Lei n° 8.993, de 30 de março de 2022, cujo teor alterou as Tabelas de Vencimentos dos PCCV’s, com importantes reajustes para essas categorias de servidores públicos.

Valorização “Esta Propositura busca valorizar os servidores públicos do Estado de Sergipe e ainda atender um pleito histórico da categoria, incentivando o desenvolvimento de uma Administração Pública cada vez mais eficiente no cumprimento de suas funções e na prestação de serviços à população”, complementou Belivaldo Chagas

 

Orla da Barragem em Campo do Brito No último sábado, 09, foi inaugurada a Orla das Barragem do município de Campo do Brito num investimento de pouco mais de R$ 300 mil fruto da parceria com o Ministério do Turismo através de emendas viabilizadas ex-deputado federal André Moura. Presente na inauguração André Moura registrou nas redes sociais: “Você já conhece a Orla da Barragem do Município de Campo do Brito? Se não, está perdendo um lindo ponto turístico. Inauguramos toda infraestrutura, que foi possível graças ao nosso trabalho em Brasília. Agora tem lazer, turismo, gera renda e emprego para o município e região.”

Turismo para a região Já o prefeito, Marcell Souza destacou a parceria com André Moura ressaltando que era uma obra muito esperada pela população. “Donos de bares e turistas, que já podem desfrutar da pavimentação em torno dos bares, mais iluminação e a construção de um mirante com o monumento “Eu Amo a Barragem”, onde as pessoas poderão tirar fotos e guardar de recordação, mostrando as nossas belezas naturais e elevando ainda mais o nome do nosso município”, destacou.

 


Mais apoio para Laércio disputar o Senado O prefeito de Aquidabã, Dr Mário Lucena (Republicanos), foi mais um gestor a declarar apoio à pré-candidatura de Laércio Oliveira (PP) para o Senado Federal, reforçando o grupo de lideranças que cresce a cada dia, em todas as regiões de Sergipe. Eles tiveram um encontro nesta sexta-feira, 8, onde fecharam a aliança política.

Ascensão “Não vejo hoje nenhum político com histórico e realizações para almejar o Senado melhor que Laércio Oliveira. Ele tem experiência, é um político que está em ascensão, um político de grupo e de palavra, além de ser um empresário de destaque que gera empregos e traz desenvolvimento para o Estado. É o melhor nome e não tenha dúvida que Aquidabã e Doutor Mário estarão com ele neste projeto”, assegurou o prefeito.

Investimentos O gestor lembra os investimentos feitos pelo deputado Laércio Oliveira em Aquidabã, fruto da liberação de emendas parlamentares do seu gabinete. Ao todo, foram mais de R$ 845 mil para pavimentação de ruas e saúde. “Laércio tem um olhar diferenciado para Aquidabã. Ele refirmou seu compromisso com nosso município e nós pedimos que ele continue olhando o máximo que puder para nossa população”, concluiu.


‘Apoio de Bolsonaro virá naturalmente’, afirma João Fontes Em entrevista concedida ao JC no fim de semana, o ex-deputado federal João Fontes disse que está convencido de que será o candidato do PTB ao Governo de Sergipe e que, em sendo apoiador do projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), receberá, naturalmente, o apoio dele. “Iniciamos os trabalhos para elaboração do nosso plano de governo: um plano realista, inovador e exequível, fruto do trabalho de brilhantes e dedicadas cabeças pensantes do Estado, vindas dos mais diversos campos”, disse, Confira toda entrevista aqui.

Ana Lúcia Aguiar participa do projeto Sergipe: Caminhos da Esperança A Presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica em Sergipe (ABMCJ-SE) e atual filiada ao PSD Mulher Sergipe, Ana Lúcia Aguiar, esteve presente na Caravana “Sergipe: Caminhos da Esperança”, na cidade de Nossa Senhora da Glória, no sertão sergipano, sob o comando do pré-candidato ao governo, Fábio Mitidieri (PSD-SE), na última sexta feira, 8. O objetivo da caravana é promover debates com a população  para a construção de um plano de governo participativo e coerente com a realidade.

Boas-vindas Mitidieri deu boas-vindas a Ana Lúcia, que ingressou no partido no final de março, salientando a importância da participação das mulheres no trabalho por Sergipe. “A gente precisa construir um PSD Mulher que realmente represente as mulheres sergipanas e que tenha a cara de vocês, porque é muito difícil para um homem falar do empoderamento da mulher e do fortalecimento quando ele não sabe o que é empoderamento da mulher. Então, ao lado da deputada Maísa, da delegada Katarina Feitosa e de todas as pessoas que fazem o PSD Mulher, sei que você vai fazer um grande trabalho”, destacou. Ana Lúcia Aguiar celebra a filiação à agremiação. “Eu digo sempre que Deus não une pessoas, une propósitos. Se hoje estou no PSD Mulher, agradeço o espaço e a oportunidade a este grande partido que vem se consolidando como um dos mais éticos e grandiosos do nosso estado. “

Políticas Públicas em Arauá Ana Lúcia Aguiar também esteve presente no lançamento da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, no município de Arauá, criada através da Lei Municipal n° 758 de 09 de março de 2022, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. A presidente da ABMCJ-SE prestigiou a companheira de luta nas causas das mulheres, Dra. Joseane Soares, que assumiu a coordenadoria, reforçando seu apoio em iniciativas como essa.

Instituto dos Advogados Brasileiros inaugura subsede em Sergipe, nesta segunda-feira, 11 A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, vai inaugurar na próxima segunda-feira, 11, às 18h30, a subsede do IAB em Sergipe, que será a sexta aberta pela entidade sediada no Rio de Janeiro. As demais subsedes funcionam em Brasília, desde 2015, e nos estados do Amazonas, Rondônia, Piauí e Ceará, inauguradas nos últimos meses.

Entidade nacional “A abertura de subsedes e a nomeação de representantes estaduais pelo País consolidaram o Instituto como uma entidade nacional”, ressalta Rita Cortez. A subsede do IAB será instalada numa sala da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese). No mesmo espaço, será inaugurada também a sede do Instituto da Advocacia de Sergipe (Iase), fundado no ano passado.

Condecoração Na ocasião, o ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Cezar Britto, será condecorado com a Medalha Luiz Gama. Desenhada pelas mãos de Oscar Niemeyer, especialmente para o IAB, em 2009, quando o arquiteto tinha 101 anos de idade, a comenda é destinada àqueles que se destacam na defesa do estado democrático de direito.

História Fundado em 1843, por meio de Aviso Imperial assinado por Dom Pedro I, o IAB é a mais antiga instituição jurídica das Américas. A entidade contribuiu para a formação do ordenamento jurídico brasileiro, com participação na elaboração do Código Comercial de 1850 e da Constituição Federal de 1891. Com a criação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 1930, o IAB deixou aos cuidados da nova instituição as ações relacionadas ao exercício da advocacia. Desde então, o Instituto atua como academia jurídica dedicada ao aperfeiçoamento do Direito, principalmente por meio de pareceres a respeito de projetos de lei em tramitação nas casas legislativas.

Breno Garibalde protocola Projeto de Lei que proíbe arquitetura hostil em Aracaju O vereador Breno Garibalde, que também é arquiteto e mestre em urbanismo, protocolou na Câmara Municipal de Aracaju, um Projeto de Lei proibindo a prática da arquitetura hostil na capital sergipana. O parlamentar vem chamando atenção sobre esse tema durante toda a semana, em suas redes sociais.
Igualdade e liberdade “Protocolamos este PL com o objetivo de promover mais igualdade e liberdade das pessoas nos espaços públicos. A arquitetura hostil se coloca acima do que a população quer, ela afasta as pessoas. Bancos com divisão no meio, tachinhas, piquetes e grades embaixo de marquises, grades e espetos nas muretas. Esses elementos inseridos nos locais (privados ou públicos) são práticas que tornam a cidade desumana e mostram um desprezo enorme pelas pessoas, principalmente aquelas em situação de pobreza, que é o que chamamos de aporofobia”, destacou Breno.

Espaço confortável Para o vereador, Aracaju está bem melhor do que algumas capitais neste sentido, mas ainda assim encontram-se diversos exemplos da arquitetura hostil. “A cidade deveria ser um espaço confortável, onde todos tivessem acesso aos direitos fundamentais (moradia, trabalho, comida), mas infelizmente não é assim. As pessoas em situação de rua e moradores de rua, além de não terem esses direitos garantidos, ainda sofrem com a hostilidade dos espaços”, afirmou o vereador.

Tema polêmico O tema reforça o fato de que as cidades não são pensadas para todas as pessoas e esse tipo de arquitetura acaba determinando a exclusão de grupos sociais. “Sei que é um tema polêmico, mas a gente precisa falar sobre isso. Se não tivermos conhecimento não teremos condições de perceber e nos manifestarmos. Precisamos estar atentos à cidade, cobrar melhorias e reivindicar o direito que todas as pessoas têm de permanecer no espaço urbano com dignidade”, finalizou o parlamentar.

Cotistas convocados dizem que foram barrados em prova de concurso da Defensoria Pública de Sergipe G1 Sergipe: Um grupo de cotistas convocado para fazer prova, neste domingo (10), em Aracaju, para o concurso da Defensoria Pública de Sergipe alega que não foi comunicado de que estaria fora do certame. Segundo a candidata Niully Campos, uma falha no edital do concurso deixaria mais de 20 candidatos cotistas de fora da prova e por isso, um grupo entrou com uma liminar para conseguir fazer o exame. Ainda de acordo com ela, após determinação judicial os candidatos foram convocados para fazer a prova e somente ao chegar ao local descobriram que uma nova determinação judicial havia suspendido a aplicação para o grupo. “Não fomos informados sobre o que havia acontecido e muitos candidatos viajaram de outros estados para fazer a prova e foram surpreendidos”, disse. Através de nota, entre outras coisas, a Defensoria Pública lamentou o ocorrido e citou o respeito ao edital e o cumprimento das decisões judiciais relacionadas ao certame. Toda matéria aqui: https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2022/04/10/cotistas-convocados-dizem-que-foram-barrados-em-prova-de-concurso-da-defensoria-publica-de-sergipe.ghtml

ABIH-SE realiza primeira reunião entre nova diretoria e hoteleiros Em menos de uma semana de posse da nova diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), a associação já deu início às ações do plano de gestão da entidade, com a realização de reuniões entre membros da mesa diretora, seguida de um encontro com associados. Em pauta, os empresários da hotelaria discutiram sobre gestões empreendedoras para o setor hoteleiro com foco em benefícios para os hotéis, pousadas e resorts associados.

Parceria O presidente da ABIH-SE, Prof. José Wilson, entende que o momento exige dedicação e celeridade para instituir as ações do plano de gestão e iniciar as divulgações do destino Sergipe, bem como projetar investimentos na formação do empreendedorismo hoteleiro e do trade turístico com capacitações que propiciem aos turistas, serviços diferenciados. Para retomar as ações em parceria com a Prefeitura de Aracaju, iniciadas em 2021, a empresa de marketing responsável pelo projeto “Viva Aracaju”, realizou uma apresentação sobre as ações e adequações da campanha que tem o objetivo de alavancar o turismo da capital sergipana através de estratégias promocionais em redes sociais e divulgações em eventos realizados nas demais regiões do país, no formato road show.

Ações O presidente destacou a importância das ações de divulgação do destino Aracaju e Sergipe; a união dos setores do trade turístico e o fortalecimento da classe com a adesão dos hoteleiros. Para isso, Wilson aposta em ações que favoreçam os associados, a exemplo da iniciativa apresentada na primeira reunião, onde na oportunidade, a advogada tributarista, Ilmara Oliveira, prestou uma consultoria aos associados sobre a gestão tributária, com o objetivo de apresentar soluções e benefícios desconhecidos pelo setor hoteleiro.

Luta Wilson reitera que pretende valorizar os associados com comprometimento com o segmento, e convida os mais de 80 empreendimentos não associados a procurarem a ABIH-SE e se somarem à luta pelo desenvolvimento do turismo do estado. “As primeiras demandas em defesa da redução de impostos, de tarifas e de novas parcerias vão beneficiar exclusivamente os associados. Por isso, conclamo todo o estado a participar da associação com direito a voz e voto por um turismo acima das expectativas dos pessimistas”, revelou o presidente. Os hoteleiros elogiaram a iniciativa e as discussões apresentadas em pauta. Para a hoteleira Vilma Wohlgemuth, o momento é de entusiasmo e união. “Novos tempos, novos desafios! Bastante proveitosa a reunião com os associados, com encaminhamentos que impactam diretamente na melhoria das nossas receitas. Vamos em frente, pois com união e participação venceremos todos os desafios”, declarou a hoteleira. 

Primeira cirurgia torácica robótica em Sergipe será realizada este mês A primeira cirurgia torácica robótica em Sergipe será realizada no dia 13 de abril. A condução do procedimento ficará aos cuidados do cirurgião torácico Rodrigo Pires de Souza Lima, em um paciente oncológico, que já passou por uma cirurgia aberta há alguns anos. “A plataforma robótica que será utilizada é consagrada internacionalmente e permite que casos complexos sejam realizados com segurança e de forma simples”, ressalta o médico.

Equipe Dr. Rodrigo Lima tem curso de especialização em cirurgia torácica robótica no Hospital Israelita Albert Einstein. “Passei os anos de 2020 e 2021 acompanhando diversas cirurgias, fiz várias simulações e fui aprovado na pós-graduação”, informa o cirurgião, que integra a equipe da clínica Onco Hematos / Rede AMO – Assistência Multidisciplinar em Oncologia. O paciente já foi submetido anteriormente a uma cirurgia aberta, o que se torna um fator complicador para um outro procedimento similar ou cirurgia por vídeo. “Já na robótica isso se torna mais fácil de lidar, com a questão das aderências de uma provável cirurgia aberta prévia. O paciente tem suspeita de câncer de pulmão”, explica o cirurgião torácico.

Procedimento De acordo com o Dr. Rodrigo Lima, o procedimento será acompanhado pelo cirurgião Ricardo Terra, seu professor na pós-graduação, com ampla experiência em cirurgia robótica torácica no Brasil. “Doutor Ricardo é referência também na América Latina. Por isso o convidamos para acompanhar a primeira cirurgia robótica torácica aqui em Sergipe, e auxiliar a gente para que seja um procedimento de sucesso, sem eventualidades e com uma recuperação rápida, que é o propósito da cirurgia robótica”.

Cirurgiões Além do cirurgião convidado, a equipe contará com outros cirurgiões torácicos, anestesiologistas e instrumentador. “A estimativa é que a cirurgia dure em torno de três horas, mas pode ser concluída antes do previsto, ou demorar um pouco mais. Vai depender do grau de aderência que a gente encontre, mas a plataforma vai garantir mais segurança ao procedimento e ao paciente”.

Plataforma O especialista espera incentivar outros colegas cirurgiões torácicos que atuam em Sergipe para que adotem a plataforma de cirurgia robótica. “O profissional trabalha sentado, com mais critério, com mais visão da região onde será feito o procedimento. Isso traz uma melhoria na vida dos pacientes, principalmente os acometidos por câncer”, finaliza Dr. Rodrigo Lima.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018


Consulado de Itabaiana em Aracaju Por Antônio Samarone, ceboleiro da gema: Na sessão ordinária de ontem do Consulado de Itabaiana, duas novidades: a presença de Eduardinho de Raimundo da Granja e as ausências do Cônsul, José Augusto Machado (Baldocchi), e do escrivão da frota, o professor Rivas. No mais, as novidades de sempre.




PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO

Gente Sergipana – Dr. Silvério Martins Fontes (parte 2) Por Antônio Samarone, médico sanitarista.

O doutor Silvério é filho do Bacharel José Martins Fontes e Dona Francisca Xavier Gomes Fontes, nasceu à 1º de fevereiro de 1858, na cidade de São Cristóvão (SE).

José Martins Fontes, o pai de Silvério, foi Juiz Municipal, Procurador da Tesouraria Provincial e Deputado da Assembleia Legislativa de Sergipe por seis legislaturas consecutivas. Sua mãe, Francisca Xavier Gomes

A foto é de José Martins Fontes (filho de Silvério).

Fontes, teve nove filhos, sendo Silvério o mais idoso.

José Martins Fontes (o pai), era filho do capitão-mor Joaquim Martins Fontes e D. Anna Joaquina Portella, nasceu na então vila do Lagarto a 3 de julho de 1829 e faleceu na cidade do Aracaju, a 9 de janeiro de 1895.

José Martins Fontes (o pai), como 1º vice-presidente, nomeado por Dec. de 30 de novembro de 1876, administrou a província de Sergipe desde 10 de janeiro do ano seguinte a 15 de março de 1878, recomendando-se ainda uma vez a estima pública por seus atos de moderação e justiça.

Como se observa, Silvério Martins Fontes descende de um fidalgo sergipano.

Silvério Martins Fontes foi sócio fundador do “Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia”. Discutiu várias teses no Congresso Médico de 1888, no Rio de Janeiro. Foi sócio correspondente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de S. Paulo.

Silvério colaborou com todos os jornais socialistas do País, especialmente no “O Socialista”; na “Evolução”: periódico científico, literário e noticioso em Santos. Fundou em 1895 de parceria com o Sr. Carlos Escobar e Dr. Soter de Araújo, em Santos, o jornal de propaganda socialista, “A Questão Social”, do qual foi esclarecido redator.

Silvério Martins Fontes escreveu:

– Das septicemias cirúrgicas: dissertação. Proposições. Seção acessória. – Dos stychnaceos e seus produtos farmacêuticos. Seção Cirúrgica. Da Piogemia. Seção Médica. Quais as medidas que se devem observar para impedir o desenvolvimento crescente de sífilis no Rio de Janeiro.

Silvério Martins foi casado com Isabel Martins Fontes e tiveram um filho famoso, o médico e poeta, José Martins Fontes. Nasceu em 23 de junho de 1884, em Santos. Era conhecido pela alcunha de Dr. Pintassilgo. Silvério batizou o filho com o nome do pai, como era de costume.

José Martins Fontes (filho de Silvério) foi assistente de Oswaldo Cruz na campanha de saneamento do Rio de Janeiro. Depois, foi chefe da Assistência Escolar da Prefeitura. Trabalhou na Santa Casa de Misericórdia de Santos, onde se especializou em Pneumologia e Tisiologia.

Em 1914, José Martins Fontes (o filho) mudou-se para a França e, com Olavo Bilac, fundou uma agência para propaganda de produtos brasileiros na Europa. A partir de 1924, tornou-se correspondente da Academia de Ciências de Lisboa.

José Martins Fonte (o filho) é patrono da Academia Paulista de Letras e da Academia Paulista de Medicina. Faleceu em Santos, no dia 25 de junho de 1937.

José Martins é considerado o maior poeta santista (o dom poético foi herança sergipana). É autor da seguintes obras: Verão, Rosicler, Vulcão, Marabé, Escarlate, Prometeu, A Flauta Encantada, Servilha. Guanabara, Nos Roasais das Estrelas,Fantástica e Canções do Meu Vergel.

Conta a lenda que certa feita, José Martins Fontes estava no pátio da Santa Casa de Santos, cercado de mulheres magras e doentias, apertando no peito seus filhos maltrapilhos e famintos. Mulheres que iam buscar leite com a exibição da miséria em que viviam seus rebentos. O leite era pouco e não chegava para todos.

O Dr. José Martins Fontes nervoso, colérico, apoplético, de braços abertos para o céu, exclamava:

“Deus! Ó Deus! Se existis, porque ao me fazerdes médico e poeta, duas inutilidades absolutas, não me fizestes uma vaca holandesa e de úberes fartos?”

Esse era o grande poeta Martins Fontes, filho do ilustre sergipano.

Silvério Martins Fontes foi médico, abolicionista, republicano, socialista, humanitário, intelectual, jornalista organizador. Estes adjetivos serão poucos para descrever o sergipano Silvério Martins Fontes, pensador atuante de sua época, fazendo presentes e debatidas as pungentes questões sociais.

Faleceu em 27 de junho de 1928, em Santos (SP).

Já solicitei ao Prefeito Edvaldo Nogueira uma homenagem de Aracaju a esse grande e esquecido sergipano.


PELO TWITTER

www.twitter.com/falabaima Não existe construção política sem a crítica! Eu entendo a urgência da mudança da realidade brasileira, mas se não houver espaço para crítica, vamos voltar a cometer os mesmos erros, não dá para errar desta vez!

www.twitter.com/alanbarretoso Imagem da semana‼️

 

 

 

 

 

 




www.twitter.com/IvanValente  Temos 6 meses para por fim à excrescência que é o projeto de destruição comandado por Jair Messias Bolsonaro. #BolsonaroNuncaMais

www.twitter.com/mariosabinof  Não há vaso comunicante entre a realidade da Guerra da Ucrânia e a “análise” de uns mequetrefes brasileiros. Para esses mequetrefes, os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Europeia apoiam ucranianos nazistas contra russos ameaçados pela Otan. Gente doente ou paga.

www.twitter.com/profanselmo Na Segunda Guerra Mundial Hitler causou a morte de 50 milhões de pessoas. Quantas serão as vítimas de Putin? Quando ele será punido pelos seus crimes?

www.twitter.com/ThalesBrandao  ÁGUA ESFRIANDO NO POTE: Costume e Tradição do povo Nordestino. A moringa para armazenar água – no cantinho da cozinha ou quarto. Rá! #artesanato #nordeste #moringa

 

 

 

 

 

 

 

 

 


www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

 

 










Siga Blog Cláudio Nunes:   

Instragram

 Facebook

 Twitter

 




Frase do Dia
“A sabedoria não se transmite, é preciso que nós a descubramos fazendo uma caminhada que ninguém pode fazer em nosso lugar e que ninguém nos pode evitar, porque a sabedoria é uma maneira de ver as coisas.” Marcel Proust.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça e compartilhe:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-04/papa-francisco-angelus-ramos-tregua-pascal-guerra-ucrania.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais