Vai sobrar para o Sebrae

A briga pelo comando do Sebrae em Sergipe pode sobrar para o próprio órgão que, convenhamos, não têm nada a ver com essa disputa. Enquanto uma parte do Conselho Deliberativo insistir em não cumprir a decisão judicial, que manda realizar uma nova eleição, o Sebrae continuará pagando multa diária de R$ 5 mil e os atos assinados pelo presidente Zezinho Guimarães poderão ser nulos, pois, segundo dizem, o presidente do Conselho, José Tomaz, não tem autonomia para, de forma unilateral, prorrogar os mandatos da diretoria por 15 dias, como fez. O pagamento da multa e a prorrogação são confirmados hoje (06) em nota de esclarecimento publicada pelo Sebrae apenas no jornal Correio de Sergipe. Portanto, por que não acabar com essa pinimba que só desgasta a imagem do próprio órgão? E o que faz o Sebrae nacional, que a tudo assiste como se não tivesse nada com o problema? Não seria a hora de se fazer uma intervenção, realizar um novo pleito e por um fim esse disse me disse dos diabos?

 

Caras novas, mas velhas

 

Quando terminar o recesso parlamentar, quem freqüenta a Assembléia vai se deparar com dois novos deputados em plenário: o pastor Antônio Santos (PSC) e a enfermeira Goretti Reis (DEM). Eles substituíram os ex-deputados Cézar Mandarino e Valmir Monteiro – ambos do PSC -, que se elegeram prefeitos de Itaporanga e Lagarto, respectivamente. Santos e Goretti são caras novas, mas nem tanto. O primeiro foi deputado em legislaturas passadas, enquanto Reis chegou a assumir uma cadeira na Assembléia em substituição a André Mora (DEM), contudo ficou no cargo pouco menos de 10 horas.

 

Ainda sem respostas

 

A coluna não tem, ainda, as respostas para as dúvidas dos leitores Kitéria Cordeiro e Manoel Caldas. A primeira – nossa colega de imprensa – quer saber quanto a Petrobras vai investir em Sergipe este ano, nas áreas de educação e cultura. Caldas deseja comparar os investimentos feitos pela Petrobras no Estado em 2007 e 2008, com o que será investido agora em 2009: cerca de US$ 800 milhões. A nota seguinte, publicada hoje (06) pela coluna Periscópio, do Jornal da Cidade, traz novas informações sobre a importância da Petrobras para Sergipe.

 

PIB do petróleo

 

Veja como a Petrobras é vital para a economia de Sergipe: 39% do que a companhia consome é comprado no próprio Estado; a empresa responde por 44% – ou seja, quase a metade! – do PIB industrial sergipano; e tudo o que ela gera de riqueza corresponde a 16% de todo o Produto Interno Bruto local. É por isso que Sergipe, e principalmente Aracaju, são uma coisa antes e outra depois da presença da Petrobras.”

 

Fora de foco

 

A macabra campanha promovida pela Associação Beneficente dos Servidores Militares perde o foco ao tentar culpar o governo pelas 105 mortes de militares quando faziam “bicos”. Ontem (05), a entidade espalhou cruzes e um caixão de defunto na Praça Fausto Cardoso para exigir reajuste salarial, usando como argumento que se os PMs ganhassem bem, não morreriam durante o serviço extra. Já pensaram se os demais profissionais que trabalham no Estado usassem os “bicos” que fazem para reivindicar melhoria salarial? Faltariam praças em Sergipe para expor tantas cruzes e ataúdes.

 

Cartões na moda

As compras com cartões encerraram 2008 com crescimento de 24% em relação a 2007. É o que informa a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços
O desempenho é dois pontos percentuais superior aos resultados alcançados em 2007. O bom resultado do setor reflete a combinação de três fatores: continuidade da migração de meios de pagamento, como cheque e dinheiro, para o cartão, crescimento das vendas no comércio e ingresso de novos portadores de cartões. A maior parte do volume financeiro negociado no ano passado foi concentrada nos cartões de crédito

 

Golpe nos piratas

 

O número de CDs e DVDs piratas apreendidos no país cresceu 14% no ano passado. Ao todo, foram 41 milhões, segundo a Associação Antipirataria de Cinema e Música. A entidade atribui o aumento à maior fiscalização. As maiores apreensões foram de DVDs. A indústria calcula que 48% dos CDs e 59% dos DVDs vendidos sejam piratas. Danou-se!

 

Fique sabendo

 

Você sabia que pode pedir a suspensão do serviço de TV por assinatura durante o período em que estiver passando férias fora de casa, por exemplo. Esse direito está previsto na Resolução Normativa 488. Segundo o Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo, o assinante pode suspender o serviço, uma vez a cada 12 meses, pelo prazo mínimo de 30 dias e máximo de 120 dias. Após o período de suspensão solicitado, a operadora tem um prazo de 24 horas para religar o serviço sem cobrar um tostão.

 

Café mais caro

O nosso café da manhã ficou mais caro o ano passado. Em 2008, o pão francês aumentou 21,52%, figurando entre os cinco principais vilões da inflação medida pelo IPC-S, que subiu 6,07% no ano passado – um acréscimo de 1,47 ponto percentual em relação a 2007. Ainda na mesa, o tomate ficou 110,47% mais caro. Em contrapartida, o feijão carioquinha caiu 26,69%, seguido pela redução do preço da batata-inglesa (-17,8%) e do leite em pó (-9,73%). No entanto, no ano passado, comer fora pesou 10,27% mais no bolso do consumidor que em 2007.

Aluguel nas alturas

O aluguel residencial teve acréscimo de 6,04% – praticamente a inflação acumulada no período. Cuidar da saúde também ficou mais caro. O custo de Plano e Seguro Saúde subiu 7,42% na comparação de um ano para o outro. No sentido oposto, o aumento da renda e facilidades de acesso ao crédito contribuíram para aquecer as vendas de eletroeletrônicos, fazendo os preços de refrigerador e freezer e aparelho celular caírem,
respectivamente, 6,06% e 15,98%.

Como economizar

Embora não precise lembrar, este é o mês de comprar o material escolar da meninada. Uma boa saída para reduzir os custos é se juntar com outros pais para comprar os livros e cadernos no atacado. Quem agir assim, poderá fazer uma economia de até 50%. Também devem ser evitados materiais com personagens, que costumam ser mais caros, e verificar quais os itens do ano passado que podem ser reaproveitados.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais