VASTA PROGRAMAÇÃO COMEMORA DIA DO MÉDICO

A Academia Sergipana de Medicina promove nesta segunda-feira, dia 15 de outubro, no auditório

Antonio Garcia em 1959
da Somese, sessão solene especial em homenagem ao Dia do Médico, abrindo as comemorações alusivas à data. Na oportunidade, os acadêmicos Antonio Samarone e Eduardo Garcia proferirão conferências inéditas: “Aspectos históricos da Pesquisa Médica em Sergipe” e “Revisitando a fundação da Faculdade de Medicina de Sergipe”.

Por certo, as pessoas que comparecerem ao evento, cuja entrada é franca, terão a oportunidade de ouvir fatos até então desconhecidos ou pouco explorados, de ambos os temas. A pesquisa médico-científica teve na década de 50, com o funcionamento do Centro de Estudos do Hospital de Cirurgia e depois com o do Hospital Santa Isabel, momentos de grande efervescência, que culminou com a realização do I Congresso Médico de Sergipe, em 1966. Já a Faculdade de Medicina de Sergipe teve como fundador Antonio Garcia Filho (foto), em 1961. Com coragem, determinação e disposto a enfrentar todas as adversidades, que não foram poucas, algumas até que se revelavam intransponíveis, ele teve ainda a seu favor a conjuntura política.  Seu irmão, Luiz, era o Governador do Estado. E ele também queria a Faculdade. Quando as coisas emperravam na burocracia ministerial, na nova Capital, Antonio levava o irmão consigo e as soluções eram encontradas. Mas isso o professor Eduardo Garcia vai contar….

Nesse mesmo dia, 15 de outubro, o presidente do Sindicato dos Médicos José Menezes, participa de debates na Câmara de Vereadores de Aracaju, às 9 horas. No dia 18, Dia do Médico, o sindicato oferece um café de manhã aos médicos em sua sede, seguido de palestras e o lançamento de um plano de saúde da Unimed para os médicos sindicalizados. À noite, no Teatro Tobias Barreto, a Somese, que comemora 70 anos em grande estilo, abre oficialmente o seu Congresso Médico, que neste ano tem como tema “Células Tronco”,

No dia 19, a diretoria da Associação Médica Brasileira e seu Conselho Deliberativo estarão reunidos em nossa cidade, em comemoração aos 70 anos da sua federada, a Somese. Está sendo esperada também a diretoria da FENAM – Federação Nacional dos Médicos.

O evento científico se estenderá até o sábado, dia 20, quando será finalmente encerrada a programação com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe sob a regência do maestro e compositor Wagner Tiso, no Teatro Tobias Barreto, seguido de um grande baile animado pela Orquestra Veneza, de Recife, no Espaço de Exposições do Centro de Convenções. A Unimed Sergipe é patrocinadora master do evento e é esperada a presença de diretores da Unimed Brasil para a festa de congraçamento.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais