Vazio nos debates políticos

 

 

Se vários políticos estão visivelmente comprometidos com procedimentos corruptos e antiéticos, uma parte com investigações e processos na Justiça ou nos parlamentos e outra parte, mais sortuda, sem sofrer nenhuma acusação formal, mas com todos sabendo de seus erros, é preciso que reconhecer que uma boa parcela dos políticos ainda prezam a decência e o respeito pela coisa pública. Mas também esses são lamentavelmente prejudicados por aqueles que levaram a sujeira para esse meio.

 

  Porque muitos brasileiros cometem a injustiça de concluir que todo político não presta, daí essa grande frustração e apatia que caracterizam  atualmente  o povo brasileiro em matéria de manifestações públicas e maior participação em movimentos cívicos. Mas se é preciso reconhecer que existem sim políticos decentes, sérios na aspiração e no trabalho em benefício do país e do seu povo, mas todos pecam em uma coisa: a falta de inspiração ou de ânimo para levar adiante debates de temas políticos e sociais que engrandeçam a Nação. Esse fenômeno lamentável é constatado em todos os níveis dos parlamentos e dos partidos e das organizações da sociedade brasileira. Passamos atualmente por um tempo sem grandes temas em debate, nada empolgando os brasileiros em termos de política. O acomodamento individualista é um fato, aliás, percebido em outros países, mas não contaminando todos, pois até mesmo aqui na América Latina vemos o Chile, Argentina, Venezuela e poucos outros, com os seus cidadãos intervindo no quadro político, às vezes de maneira veemente.

 

  Talvez esse fato influencie negativamente as novas gerações de brasileiros, que, em geral, não participam da vida política. Os estudiosos mais otimistas da realidade político-social do Brasil apontam que a maioria do povo, inclusive dos jovens, está acompanhando com atenção todo esse quadro e irá manifestar e intervir, tomara que de maneira democrática, através do voto, a qualquer hora. Peneirando as representações populares, afastando os incompetentes e corruptos e creditando esperanças nos melhores e mais autênticos. Se isso já vem ocorrendo, pontualmente, espera-se que esse julgamento popular se transforme numa realidade concreta e ampla.

 

 Enquanto isso esperam-se que os políticos, tenham ou não representações, coloquem em pauta, na ordem-do-dia contemporânea, debates de temas que expressem as transformações que a maioria deseja. O vazio que se nota atualmente, nessa área deve ser combatido por todos aqueles que pensam e estudam a realidade.

 

 

 

Segredo de polichinelo

Vazou na inconfidência de um Conselheiro do TCE, conhecido pela sua indiscrição, que o presidente  Carlos Pinna está aproveitando suas férias para arrancar no dia 20 próximo, em Natal, quando ali se realiza o 24º Congresso dos TCE de todo o Brasil, uma Moção de Solidariedade. Ao tomar conhecimento desse fato, Imediatamente, o deputado Wanderlê Correia(PMDB) autorizou a elaboração de um “dossiê”, contendo todas as denúncias que circulam em Sergipe, na Imprensa e na Assembléia Legislativa, e enviará cópia a todos os congressistas na capital norteriograndense. Vá ser bom de briga assim em Bagdá! 

 

Relembrando algumas gravações da Operação Navalha

De vez em quando, é bom relembrar as conversas grampeadas pela PF na operação Navalha. Lá é uma boa fonte de informação. Um diálogo interessante entre Flávio Conceição e a deputada Su (zana) a seguinte seqüência: “Flávio: Perguntei a Joel quais as secretarias que ele atua… Su: e ai? Flávio: Não tem problema, disse pra ele ficar tranqüilo. A Administração e Casa Civil vai  passar a ser Heráclito. Educação, Izabel e Saúde, Eu. Então eu disse: Rapaz fique tranqüilo!” Eu em…

 

Quadra de tênis da orla

E o novo governo não teve coragem de mudar a atual situação das quadras da orla da Atalaia entregues a Federação de Tênis. Lá só usa quem tem dinheiro. Cadê a mudança? Não seria melhor entregar a administração do local para alguns professores e ceder metade do tempo para um projeto com as crianças carentes da rede estadual? Um ano e simples mudanças não chegam, imagine nas áreas da segurança, educação, saúde….

 

 

Ex-políticos são maioria em TCEs do país I

Parte de matéria da FSP, de ontem 11: “Responsáveis pela fiscalização do uso de verbas e bens públicos pelos agentes políticos, os Tribunais de Contas dos Estados são formados, em sua maioria, por ex-políticos. Dos 189 conselheiros de 27 Tribunais de Contas (sete por Estado mais o Distrito Federal) do país, 86 (45%) são ex-deputados estaduais, aponta levantamento feito pela Folha. O cargo de deputado federal aparece no currículo de 14 conselheiros (7% do total). Há ainda 62 ex-secretários de Estado, 24 ex-prefeitos e 23 ex-vereadores, entre outros postos públicos. Servidores de carreira são minoria na elite dos tribunais -apenas 19 conselheiros são técnicos das instituições. Ao contrário do que o nome sugere, os TCEs não integram o Judiciário. São órgãos auxiliares das Assembléias Legislativas na análise da gestão do dinheiro público. Seus pareceres não têm poder de decisão judicial e podem ser negados pelos deputados. Da mesma forma, os conselheiros podem derrubar análises do corpo técnico dos tribunais. Os cargos de conselheiros, ocupados por indicação das Assembléias e dos governadores, são disputados. O posto é vitalício -Elias Hamouche, por exemplo, ocupa a corte de contas do Pará há 40 anos- e os salários, equivalentes aos dos desembargadores dos Tribunais de Justiça”.

 

Ex-políticos são maioria em TCEs do país II

Continua a matéria da FSP: “Só o TCE de Minas, que não informa vencimentos de conselheiros, gastou R$ 2,2 milhões no primeiro trimestre de 2007 com salários de 15 integrantes de sua cúpula. As nomeações costumam obedecer a critérios políticos. O médico Antônio Cristóvão de Messias, do TCE do Acre, foi alçado à corte em 1998 por seu primo, o ex-governador do Estado Orleir Cameli. Em 2006, o governador Aécio Neves (PSDB-MG) enfrentou resistência para indicar Adriene Andrade, mulher do seu ex-vice, Clésio Andrade, ao posto. Para o presidente da Fenastc (Federação Nacional das Entidades de Servidores dos Tribunais de Contas), Amílson de Araújo, o predomínio de ex-políticos é o “calcanhar-de-aquiles” dos TCEs. “Isso acaba partidarizando as decisões.” Ele defende a ocupação dos cargos mediante concurso público. Já o conselheiro do TCE-RS Victor Faccioni, presidente da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), diz que a vitaliciedade dos cargos impede “qualquer vinculação política” na ação dos conselheiros. Cita ainda a importância da experiência na vida pública para o exercício do cargo”.

 

Projetos querem mudar os tribunais

Ainda na FSP de ontem, 11: “Há pelo menos 11 projetos em tramitação na Câmara dos Deputados que propõem mudanças na estrutura e no funcionamento dos Tribunais de Contas do país. A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 75/ 2007, por exemplo, da deputada Alice Portugal (PC do B-BA), limita em três anos o mandato dos ministros do TCU (Tribunal de Contas da União) e dos conselheiros dos TCEs. A proposta, que também prevê a criação de auditorias de controle externo nos tribunais, tem o apoio da Fenastc (a federação dos servidores dos tribunais de contas). Está na CCJ da Casa, aguardando parecer do relator, deputado Flávio Dino (PC do B-MA). A PEC 209/2003, do ex-deputado Reinaldo Betão (PL, atual PR-RJ), determina que os conselheiros dos TCEs e do Tribunal de Contas do Distrito Federal sejam escolhidos por concurso público. Na justificativa de sua proposta, ele aponta “acentuada praxe de escolha de conselheiros entre personalidades com amplo relacionamento político”. A PEC tramita em conjunto com outras duas propostas semelhantes. Todas estão paradas neste ano -não registraram nenhuma movimentação além do desarquivamento”.

 

 

Alvarás para taxistas na Barra

A coluna recebeu a informação que o atual prefeito da Barra, Airton Martins (PT), não renovou alguns alvarás de pontos de táxis, mas, por outro lado, vem beneficiando parentes e amigos de vereadores. Ontem, 11, na orla da Atalaia Velha, próximo ao Cariri, um Vectra novo, placa IAC -7340, com placa vermelha da Barra, com vidro fumê desfilava com o condutor não tendo nenhum jeito de taxista. Cadê o MP para apurar esses pontos de taxis, não só na Barra, mas em toda região metropolitana. O alvará é usado como moeda eleitoral.

 

 

30 mil professores faltam por dia na rede pública de SP

Deu na FSP deste domingo, 11:  Todos os dias, quase 30 mil dos 230 mil professores da rede estadual de ensino paulista faltam às aulas, e, amparados pela lei, a maioria não perde nenhum centavo dos seus vencimentos. O número significa uma ausência diária de 12,8%. Dos 30 mil, menos de 2.400 têm faltas que acarretam perda de salário, segundo dados oficiais de 2006. Os docentes contam com 19 dispositivos legais que lhes permitem se ausentar sem desconto no salário, entre os quais licença médica, licença-prêmio (por assiduidade) e falta abonada por “motivo relevante” (seis ao ano neste caso). Em um desses mecanismos, o professor pode, no limite, faltar 100 dos 200 dias letivos, desde que apresente atestados médicos e que as ausências não sejam em dias seguidos”.

 

Na rede pública falta é de 12,8% e na particular inferior a 1%

Continua a matéria: “Estudos nacionais e internacionais já apontaram que há relação entre absenteísmo dos docentes e perda de aprendizagem. Nos maiores colégios particulares de São Paulo, o índice de faltas é inferior a 1% ao dia, como no Bandeirantes e no Etapa -onde, dos cem professores, em média, apenas dois registram alguma falta no mês. “A legislação na rede pública é muito permissiva”, afirmou o promotor da Infância e Juventude da capital Motauri Ciocchetti de Souza, que investiga as causas das ausências. Já os professores dizem que as faltas são reflexo de más condições de trabalho. “Com jornadas extenuantes, classes superlotadas, o professor adoece, precisa ir ao médico ou se afastar”, disse o presidente da Apeoesp (sindicato dos docentes), Carlos Ramiro de Castro”.

 

 

Atletas sergipanos campeões em Feira de Santana

O Clube Karaté União representou nesta final de semana Sergipe no 1º Campeonato Interestadual “Princesa do Sertão”, em Feira de Santana (BA), com várias vitórias. A competição teve a presença de cerca de 400 atletas e os seguintes atletas de Sergipe foram campeões em suas categorias: Yoanara Yasmim, campeã de Kata e Kumite; Gustavao Vieira, campeão de Kumite e vice de Kata; Joyce Bispo, campeã de Kata e Kumite. O atleta Yoacan Jocelis, brilhou na competição sendo campeão de Kata individual, campeão de Kata por equipe, campeão de Naninuke, sendo o grande atleta do torneio. Agora Yoacan vai ao Rio de Janeiro para participar do campeonato transitório.

 

 

Staccato representa Sergipe em Festival Internacional

O Grupo Vocal Staccato vai ser o único representante de Sergipe no XV Festival Internacional de Corais de Criciúma, que acontece de 21 a 24 deste mês. Considerado um dos festivais de corais mais importantes do país, o evento reúne os principais grupos do Brasil e de outros países como Itália, Portugal, Argentina e Uruguai. Todos os coros participantes passaram por seleção a partir de uma comissão que avaliou o repertório e a qualidade vocal. O Staccato vai apresentar um repertório basicamente de músicas renascentista francesas, inglesas e italianas. “Participar desse festival é uma honra para qualquer grupo. As peças que vamos apresentar trazem um nível de dificuldade muito alto e estamos nos dedicando a esse repertório desde o início do ano”, disse o regente do Staccato, Cláudio-Alexandre Silva.

 

FM Itabaiana fará programa hoje me Campo do Brito

Hoje, 12, o programa Espaço Aberto da FM Itabaiana, comandado por Eduardo Abril, será apresentado diretamente da cidade de Campo do Brito, da frente do ginásio.  Segundo Carlinhos do PT, hoje está fazendo nove meses que nosso Ginásio de Esportes esta fechado desde a época do vendaval que atingiu a região do agreste. “Infelizmente o nosso gestor municipal o Sr. Maim é insensível, e não gosta de esporte, nem conserta o ginásio nem devolve ao estado espero que alguém ligado ao governo do estado leia e comunique ao governador Marcelo Deda, pois o patrimônio publico que pertence ao estado esta sendo deteriorado e o secretário Léo Filho não toma providencia, ele sabe do problema pois já cobrei pessoalmente e diversas veZes através de emissoras de radio, fica a briga do mar contra o rochedo e que sofre é o siri, no caso em tela a juventude que esta privada de seu único lazer na cidade e o nosso povo não merece isto”.

 

 

Africanos presos. E o empresário, está solto?

Na semana passada o serviço de inteligência da Policia Civil e o COE prenderam dois africanos que aplicaram em Aracaju papéis em dinheiro. A imprensa e a própria polícia não divulgou o nome da “vítima” um empresário do ramo de celular. Só em Sergipe que ele é vítima. Na verdade ele queria também aplicar o golpe, já que queria transformar os papéis em dinheiro vivo. Ou seja, é cúmplice e não vítima. E agora? A polícia não prendeu nem indiciou o empresário. Com a palavra a SSP. Só para lembrar: no caso da Fundat, onde várias pessoas foram enganadas por uma servidora, elas também foram indiciadas, porque estavam corrompendo um servidor público.

 

 

Leitor quer votar em Dilma Rousset para Presidente I

De um leitor:  “Todos já conhecem o estilo nada ortodoxo  do presidente Lula de governar o país, seu espírito inquieto, que o leva a gostar de discursos e de viagens e até de confiar demais nos seus ministros. Sabe-se também que vários desses ministros a maior parte do tempo dedicam a fazer política, cuidar dos interesses das suas bases e dos seus partidos e que em diverso setores a administração não tem sido muito competente. Pois bem: em meio a tudo isso, uma pessoa dentro desse ministério se apresenta diferente, pois possui a garra do trabalho, dedicando-se com competência ao seu trabalho, primeiro no Ministério das Minas e Energia e atualmente, com mais poder e dedicação, na Casa Civil. Por isso, sempre que se fala na sucessão de Lula (o terceiro mandato é uma aberração antidemocrática que o PT deveria não estimular) pensa-se no nome de Dilma Rousset. Além de inovar no Brasil, colocando na Presidência da república pela primeira vez na nossa história, uma mulher no Planalto, seguindo, aliás, uma tendência em todo o mundo e também na América Latina.

 

 

Leitor quer votar em Dilma Rousset para Presidente I

Continua o leitor: “Bem preparada culturalmente, suas entrevistas são  claras e racionais e seu tom deveria ser aproveitado ao máximo. Dilma Rousset é a diferença qualificada dentro de um Ministério nem sempre bastante competente.O PT a partidos aliados se tivessem juízo deveriam começar a trabalhar o nome dessa mulher extraordinária, esquecendo de vez especialmente o nome da loura granfina Marta Suplicy e outros posudos, a exemplo de Nelson Jobim, que, ao contrário do que se diz, não resolveu crise aérea coisa nenhuma, seria um novo FHC na presidência.Claro que seu nome daria mais trabalho eleitoralmente, mas se começassem a prestigiá-la e popularizar mais sua imagem, a partir de agora e com o apoio total de Lula, ganharia aas eleições”.

 

 

Corante de hambúrguer e salsicha pode causar câncer

 A Autoridade Européia de Segurança Alimentar emitiu um alerta afirmando que a substância E128, também conhecido como Vermelho 2G, utilizada  como corante em hambúrgueres e salsichas pode causar câncer. O Vermelho 2G, que é proibido em vários países, incluindo o Japão, é convertido pelo corpo em um composto oleoso, a anilina. Exames em ratos apontam que esta substância tem o potencial de desencadear o câncer.Segundo as atuais leis da União Européia, quantidades limitadas do Vermelho 2G são permitidas para o uso em salsichas com um mínimo de conteúdo de cereais de 6% e em carne de hambúrguer com um mínimo de conteúdo de vegetais e/ou cereais de 4%. “Devido às novas provas científicas, não pode ser excluído o fato de que o potencial carcinogênico ocorre devido ao dano ao material genético das células. Portanto não é possível determinar o nível de consumo para anilina que possa ser considerado seguro para humanos”, afirmou o painel da Autoridade Européia de Segurança Alimentar.(Fonte: Redação Saúde em Movimento).

 

Haja paciência..

Ao abrir o portal da Ig, torna-se difícil ler qualquer coisa e pior ainda mais se a pessoa quiser digitar a senha para ir à caixa de -email, por causa das interferência brutais e continuadas de propagandas que aparecem em cima dos textos ou desfazem as tentativas de acesso aos e-mails. Isso é um desrespeito aos usuários desse provedor. O  que fazer? Ninguém me explica o que fazer,a não ser: “mude de provedor…” Haja paciência! (De um leitor).

 

Frase do dia

“Em Brasília, a esperança é a primeira que morre.” Millôr Fernandes.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais