Vida e Sabedoria

Escrito por Regina Brett, 90 anos de idade, assina uma coluna no The Plain Dealer, Cleveland, Ohio.

"Para celebrar o meu envelhecimento, certo dia eu escrevi as 45 lições que a vida me ensinou. É a coluna mais solicitada que eu já escrevi." Meu hodômetro passou dos 90 em agosto, portanto  aqui vai a coluna mais uma vez:

1. A vida não é justa, mas ainda é boa.

2. Quando estiver em dúvida, dê somente o próximo passo, pequeno .

3. A vida é muito curta para desperdiçá-la odiando alguém.

4. Seu trabalho não cuidará de você quando você ficar doente. Seus amigos e familiares cuidarão. Permaneça em contato.

5. Pague mensalmente seus cartões de crédito.

6. Você não tem que ganhar todas as vezes. Concorde em discordar.

7. Chore com alguém. Cura melhor do que chorar sozinho.

8. É bom ficar bravo com Deus Ele pode suportar isso.

9. Economize para a aposentadoria começando com seu primeiro salário.

10. Quanto a chocolate, é inútil resistir.

11. Faça as pazes com seu passado, assim ele não atrapalha o presente.

12. É bom deixar suas crianças verem que você chora.

13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia do que é a jornada deles.

14. Se um relacionamento tiver que ser um segredo, você não deveria entrar nele.

15. Tudo pode mudar num piscar de olhos Mas não se preocupe; Deus nunca pisca.

16. Respire fundo. Isso acalma a mente.

17. Livre-se de qualquer coisa que não seja útil, bonito ou alegre.

18. Qualquer coisa que não o matar o tornará realmente mais forte.

19. Nunca é muito tarde para ter uma infância feliz. Mas a segunda vez é por sua conta e ninguém mais.

20. Quando se trata do que você ama na vida, não aceite um não como resposta.

21. Acenda as velas, use os lençóis bonitos, use roupa chic.  Não guarde isto para uma ocasião especial. Hoje é especial.

22. Prepare-se mais do que o necessário, depois siga com o fluxo.

23. Seja excêntrico agora. Não espere pela velhice para vestir  roxo.

24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.

25. Ninguém mais é responsável pela sua felicidade, somente você..

26. Enquadre todos os assim chamados "desastres" com estas palavras 'Em cinco anos, isto importará?'

27. Sempre escolha a vida.

28. Perdoe tudo de todo mundo.

29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.

30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo ao tempo..

31. Não importa quão boa ou ruim é uma situação, ela mudará.

32. Não se leve muito a sério. Ninguém faz isso.

33. Acredite em milagres.

34. Deus ama você porque ele é Deus, não por causa de qualquer coisa que você fez ou não fez.

35. Não faça auditoria na vida. Destaque-se e aproveite-a ao máximo agora.

36. Envelhecer ganha da alternativa — morrer jovem.

37. Suas crianças têm apenas uma infância.

38. Tudo que verdadeiramente importa no final é que você amou.

39. Saia de casa todos os dias. Os milagres estão esperando em todos os lugares.

40. Se todos nós colocássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos todos os outros como eles são, nós pegaríamos  nossos mesmos problemas de volta.

41. A inveja é uma perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.

42. O melhor ainda está por vir.

43. Não importa como você se sente, levante-se, vista-se bem e apareça.

44. Produza!

45. A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente.”

Esmeraldo Leal consolida candidatura em Simão Dias
O militante do MST, Esmeraldo Leal, 38, é pré-candidato a prefeito de Simão Dias pelo PT e a cada dia vem ganhando novos apoios. Desde 1993 Esmeraldo milita no MST sendo um dos mais jovens membros da Direção Nacional. Ele é  cientista social, graduado pela UFS e mestre pela UFCG. Atualmente assessora o mandato do Deputado Estadual João Daniel (PT).

Militância
Iniciou sua militância na Pastoral da Juventude e aprendeu, através do método: “Ver, julgar e agir”, que um bom cristão tem o dever de lutar contra as injustiças sociais.Filiado ao PT a mais de 20 anos. Foi o candidato a vereador mais votado do PT até as eleições de 2000 (494 votos). Além disso, foi presidente municipal e atualmente exerce o 2ª mandato como membro da Executiva Estadual.

“Esqueceram” de mostrar aos ministros o trecho critico
Na visita dos ministros do Planejamento (Miriam Belchior) e dos Transportes (Paulo Sérgio) as obras da BR-101 na última sexta-feira, as autoridades do DNIT em Sergipe resolveram mostrar apenas a parte “boa”, que está em andamento. “Esqueceram” de levar os ministros no trecho de Aracaju a Propriá, onde a obra está a passos de tartaruga, com poucos trabalhadores. Este é o Brasil e o povo que se…

Secretário indicado por Susana exonerado
Demorou alguns dias, depois da crise com a AL, para o governador Marcelo Déda exonerar o secretário do Trabalho, Marcelo Freitas, indicado pela deputada Susana Azevedo, do PSC. A exoneração só foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira  e a secretaria adjunta da Inclusão Social, Maria Luci vai responder interinamente pela pasta.

Trabalho deveria se fundir com a Inclusão Social
A reforma administrativa do governo estadual é um excelente período para que o governador Marcelo Déda enxugue a máquina. Por exemplo, a pasta do Trabalho poderia ser incorporada com facilidade a Inclusão Social já que tem como prioridade diversos projetos de cursos e geração de emprego.

Aracaju, 157 anos
Na manhã da última sexta-feira, 9, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira,  anunciou a programação relativa às  comemorações dos 157 anos de Aracaju. Atividades culturais, esportivas, shows e uma série de assinaturas de ordens de serviço e inaugurações irão dar o tom da festa que já começou na sexta, com a abertura da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, e segue até o dia 31 de março, se encerrando com a participação da prefeitura de Aracaju na ‘Hora do Planeta’.

Programação musical
Um dos anúncios mais esperados pela população é o da programação musical. No próximo dia 15, às 20 horas, a dupla Chico Queiroga e Antônio Rogério, e a banda Cataluzes irão animar o ‘Canta Colina'. Já no dia 16, a cantora evangélica Aline Barros canta na praça de evento dos Mercados. O grande show de aniversário de Aracaju será animado pela dupla sertaneja Zezé di Camargo & Luciano e pela banda Capital Inicial. A programação completa está disponível na Agência Aracaju de Notícias: http://www.aracaju.se.gov.br

Coletiva
A imprensa cobra que nas coletivas do governador e do prefeito de Aracaju deixem um espaço reservado para os jornalistas. Chamam de “coletiva” mas os jornalistas não tem nem espaço para sentar porque são ocupados pelos convidados e “puxa-sacos”. Na coletiva de Edvaldo na sexta-feira o caldo entornou. Uma fã do prefeito, de nome “Xuxa” interrompeu a coletiva para abraçar o prefeito.

Passarelas as escuras
As duas passarelas localizadas na entrada de Aracaju já não tem a simpatia da população, mas as autoridades também não ajudam. A noite as duas passarelas não tem nenhuma iluminação, ou seja, mesmo que alguém queira usá-la fica difícil porque corre um sério risco de assalto.

Morre ex-vereador Aristides Morais
Morreu na manhã da última sexta-feira, 09, o ex-vereador Aristides Morais (PMDB) que exerceu suas funções na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) entre os anos de 1980 e 1982. Há oito dias o ex-parlamentar estava internado no Hospital São Lucas devido a complicações de saúde. A CMA lamenta a perda e oferece os sentimentos aos familiares.

Comunicação na CMA
Sempre buscando dinamizar a comunicação, a assessoria da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) está produzindo mais um programa, veiculado em sua rádio web. Trata-se do "Notícias da Câmara", um resumo dos assuntos anordados pelos vereadores durante a semana.

Notícias da Câmara
Apresentado por Valadão, o "Notícias da Câmara", com cerca de uma hora de duração, é veículado ao vivo às sextas, às 8h30 da manhã e reprisado às 11h, 15 e 19h. O programa também é veiculado aos sábados e domingos, às 9h, 13h, 15h, 18h30 e 21h. A Câmara em Ação Rádio Web pode ser acessada através do site da CMA: www.camaradearacaju.com.br .

Renato e Seus Blue Caps e Adilson Ramos fazem apresentação em Canindé
Da redação F5 News: A cidade de Canindé do São Francisco (SE) estará em festa neste sábado (10), quando a banda Renato e Seus Blue Caps e do cantor romântico Adilson Ramos realizarão shows em comemoração à inauguração do ginásio de esporte Carlos Magalhães. A solenidade festiva está marcada para as 18h, numa realização da Prefeitura Municipal e Ritmos Produções.

Ginásio
O ginásio tem capacidade para 3 mil pessoas e uma quadra com marcação para várias modalidades como futsal, vôlei, basquete, tênis e handebol. De acordo com a assessoria cultural do evento, a solenidade de inauguração ficará a critério da Prefeitura, porém, não faltará animação dos cantores para abrilhantar a festa.

Cultivo orgânico
Pequenos produtores do perímetro irrigado Jabiberi, situado em Tobias Barreto, descobriram as vantagens do cultivo orgânico e da alimentação saudável em mais uma ação promovida pela Cohidro. O evento teve como público-alvo os beneficiados do PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável –, uma tecnologia social voltada para o homem do campo, que dispensa o uso de agrotóxicos e qualquer outra prática danosa à natureza e à saúde humana. A programação contou com palestras e aula prática de preparação de adubos e fertilizantes orgânicos.

Fisco e empresários
Na próxima quinta-feira, dia 15, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) debate entre empresários de vários segmentos do comércio sergipano o Programa Nota da Gente, durante a primeira edição deste ano do fórum “Fisco e Contribuinte”, que consiste em realizar encontros com a classe empresarial para aproximar o Fisco dos contribuintes.

Apresentações
O fórum acontecerá no auditório Terra Caída, do Centro de Convenções de Sergipe, a partir das 14 horas, com uma série de apresentações sobre o Nota da Gente, seu funcionamento, objetivos, sua legislação balizadora e funcionamento do sistema interface com os lojistas. A tarde de palestras também contempla a discussão sob o ponto de vista das entidades de classe, como Acese, CRC e Assespro.De acordo com a Secretaria da Fazenda, o evento vai se repetir ao longo de 2012 trazendo temas de interesse da classe lojista, ampliando as ferramentas de diálogo com os contribuintes.

Parcerias
A realização do fórum é da Sefaz, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Associações Comerciais de Sergipe (Facese)/Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE). As inscrições para o fórum estão abertas na Ouvidoria Fazendária/Sefaz e podem ser feitas através do número 0800-284-7579.

PELO TWITTER

www.twitter.com/netodograccho  A classe política é responsável pela cultura da troca de votos por favores. Depois o povo ñ pode se queixar pq o voto já foi pago antecipado.

www.twitter.com/Anselmocosta_Se "Nunca tente imitar as pessoas que dizem ser melhor que você, pois ser original é superior a qualquer imitação."

www.twitter.com/ManuSanthiago  No dia que eu acordar de mal humor pode me enterrar porque neste dia não irei acordar, estarei morta. Ser feliz sempre!

www.twitter.com/oMarioSousa Redes sociais são altamente perigosas quando se está indignado.

www.twitter.com/giltondepitta  Só Jesus cura todas as suas dores, cicatriza todas as suas feridas, e põe um sorriso onde só havia lágrimas.

ESPECIAL

Cinco entidades localizadas em Aju impedidas de assinar convênios com o governo
A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou ontem, 9, ma relação com 164 entidades privadas acusadas de cometer “irregularidades graves e insanáveis” na prestação de serviços a órgãos e entidades federais.
Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos de parceria com órgãos da administração pública federal, como os vários ministérios e autarquias.

Das 164, cinco estão localizadas em Aracaju
São elas: Agência de Tecnologia, Pesquisa e Ensino do Nordeste (quatro convênios); ANP- Agência Norte-Sul de Pesquisa, Desenvolvimento Social e Cultural ( 1 convênio); Associação para Orgarnização de Eventos – Educa ( três convênios); Federação Apicola de Sergipe (1 convênio); União Multidiciplinar de Capacitação e Pesquisa – Unicapes ( 1 convênio).

Avaliação
Inicialmente, a avaliação da regularidade na execução dos contratos envolveu 1.403 convênios que ou estavam sendo executados, ou pendentes da liberação de recursos federais quando, em 28 de outubro de 2011, a presidenta Dilma Rousseff assinou o Decreto Presidencial nº 7.592, determinando a suspensão de todos os repasses financeiros a organizações não governamentais (ongs) e entidades privadas sem fins lucrativos até que fosse avaliada a regularidade da execução dos serviços contratados.

Tomadas de Contas Especiais
Ainda de acordo com a CGU, as 164 entidades vão ter que responder a Tomadas de Contas Especiais a fim de quantificar quanto cada uma terá de devolver aos cofres públicos.A relação de todas as entidades privadas sem fins lucrativos impedidas de assinar convênios com o governo federal está disponível no Portal da Transparência: http://www.portaldatransparencia.gov.br/

OS CONVÊNIOS:

AGENCIA DE TECNOLOGIA, PESQUISA E ENSINO DO NORDESTE

Situação:  Aguardando Prestação de Contas
Nº Original:  00061/2008 
Objeto do Convênio:  REGIAO ARACAJU-LOTE UNICO META 233 TREINANDOS Qualificacao Social e Profissional de 233 familiares dos beneficiarios do Programa Bolsa Familia, utilizando metodos teoricos e praticos com carga horaria de 200 horas. Formar profissionais para atuar nos variados seguimentos de Turismo , capazes de ver o todo sem descuidar de suas partes, com capacidade de decisao, lideranca, comunicacao, mensurando as consequencias de
Orgão Superior:  MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO 
Concedente:  SECRETARIA DE POLITICAS PUBLICAS DE EMPREGO 
Convenente:  AGENCIA DE TECNOLOGIA, PESQUISA E ENSINO DO NORDESTE 
Valor Convênio:  1.236.073,50
Valor Liberado:  1.236.073,50
Publicação:  09/01/2009
Início da Vigência:  29/12/2008
Fim da Vigência:  28/12/2009
Valor Contrapartida:  65.056,50
Data Última Liberação:  10/09/2009
Valor Última Liberação: 618.036,75

Situação:  Aguardando Prestação de Contas
Nº Original:  00002/2009 
Objeto do Convênio:  Qualificacao Social e Profissional de 1.200 trabalhadores, estimular a elevacao de escolaridade, utilizando metodos teoricos e praticos com carga horaria de 200 horas, . Formar profissionais para atuar nos variados seguimentos de Turismo, capazes de ver o todo sem descuidar de suas partes, com capacidade de decisao, lideranca, comunicacao, mensurando as consequencias de forma logica, critica, analitica, criativa e e
Orgão Superior:  MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO 
Concedente:  SECRETARIA DE POLITICAS PUBLICAS DE EMPREGO 
Convenente:  AGENCIA DE TECNOLOGIA, PESQUISA E ENSINO DO NORDESTE 
Valor Convênio:  891.120,00
Valor Liberado:  490.116,00
Publicação:  22/01/2010
Início da Vigência:  30/12/2009
Fim da Vigência:  30/06/2011
Valor Contrapartida:  56.880,00
Data Última Liberação:  13/04/2010
Valor Última Liberação: 356.448,00

Situação:  Aguardando Prestação de Contas
Nº Original:  00026/2009 
Objeto do Convênio:  Qualificacao Social e Profissional de 260 trabalhadores, estimular a elevacao de escolaridade, utilizando metodos teoricos e praticos com carga horaria de 200 horas, . Formar profissionais para atuar na area de servicos, capazes de ver o todo sem descuidar de suas partes, com capacidade de decisao, lideranca, comunicacao, mensurando as consequencias de forma logica, critica, analitica, criativa e estrategica, capaze
Orgão Superior:  MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO 
Concedente:  SECRETARIA DE POLITICAS PUBLICAS DE EMPREGO 
Convenente:  AGENCIA DE TECNOLOGIA, PESQUISA E ENSINO DO NORDESTE 
Valor Convênio:  193.076,00
Valor Liberado:  106.191,80
Publicação:  21/01/2010
Início da Vigência:  30/12/2009
Fim da Vigência:  30/06/2011
Valor Contrapartida:  12.324,00
Data Última Liberação:  13/04/2010
Valor Última Liberação: 77.230,40

Situação:  Aguardando Prestação de Contas
Nº Original:  00078/2009 
Objeto do Convênio:  Constitui objeto do presente convenio acoes Qualificacao Social e Profissional de 800 trabalhadores, sendo 400 em Alagoas e 400 em Sergipe, estimular a elevacao de escolaridade, utilizando metodos teoricos e praticos com carga horaria de 200 horas. Formar profissionais para atuar na area do Comercio Varejista de Combustiveis, nos cursos de Frentista, Promotor de Vendas e Lubrificador de Veiculos: capazes de ver o to
Orgão Superior:  MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO 
Concedente:  SECRETARIA DE POLITICAS PUBLICAS DE EMPREGO 
Convenente:  AGENCIA DE TECNOLOGIA, PESQUISA E ENSINO DO NORDESTE 
Valor Convênio:  594.080,00
Valor Liberado:  326.744,00
Publicação:  21/01/2010
Início da Vigência:  31/12/2009
Fim da Vigência:  30/06/2011
Valor Contrapartida:  37.920,00
Data Última Liberação:  13/04/2010
Valor Última Liberação: 237.632,00

– ANP = AGENCIA NORTE-SUL DE PESQUISA,DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Situação:  Aguardando Prestação de Contas
Nº Original:  00008/2008 
Objeto do Convênio:  REGIAO BENEFICIADA:ARACAJU E BELEM 1)ARACAJU Qualificar 271 trabalhadores, familiares dos beneficiarios do Programa Bolsa Familia, para empregos gerados pelo setor da construcao civil, atraves de acoes direcionadas a formacao de mao-de-obra especializada, para atender a demanda decorrente da implantacao das obras de infra-estrutura do PAC em Aracaju. E insercao no mercado de trabalho 2) BELEM Qualificar 1083 trabalh
Orgão Superior:  MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO 
Concedente:  SECRETARIA DE POLITICAS PUBLICAS DE EMPREGO 
Convenente:  ANP – AGENCIA NORTE-SUL DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E
Valor Convênio:  1.039.593,80
Valor Liberado:  1.039.593,80
Publicação:  31/12/2008
Início da Vigência:  29/12/2008
Fim da Vigência:  28/12/2009
Valor Contrapartida:  21.216,20
Data Última Liberação:  02/10/2009
Valor Última Liberação: 970,20

ASSOCIAÇÃO P/ ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE EVENTOS, EDUCA

Situação:  Aguardando Prestação de Contas
Nº Original:  00003/2009 
Objeto do Convênio:  Constitui objeto do presente convenio, a promocao de acoes e atividades de qualificacao social e profissional, para atender uma demanda de 900 (novecentos) educandos ao longo de 12 (doze) meses, no setor de comercio e servicos, na capital do Estado de Alagoas, Maceio, com cursos de operador de supermercado, operador de caixa, operador de telemarketing ativo e receptivo, vendedor de comercio varejista, representante c
Orgão Superior:  MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO 
Concedente:  SECRETARIA DE POLITICAS PUBLICAS DE EMPREGO 
Convenente:  ASSOCIACAO PARA ORGANIZACAO E ADMINISTRACAO DE EVENTOS, EDUCA
Valor Convênio:  668.340,00
Valor Liberado:  367.587,00
Publicação:  22/01/2010
Início da Vigência:  30/12/2009
Fim da Vigência:  30/06/2011
Valor Contrapartida:  42.660,00
Data Última Liberação:  14/04/2010
Valor Última Liberação: 267.336,00

Situação:  Aguardando Prestação de Contas
Nº Original:  00037/2009 
Objeto do Convênio:  Planseq-Nacional Comercio e Servicos para Profissionais Afro-Descendentes – Constitui objeto do presente convenio, a promocao de acoes e atividades de qualificacao social e profissional, na REGIAO SUDESTE (MINAS GERAIS DEMAIS MUNICIPIOS) LOTE 03, com carga horaria de 200 h, na area de Comercio e Servicos: Recepcionista; Operador de caixa; Cuidador de Pessoas e Operador de Telemarketing, usando uma abordagem que pos
Orgão Superior:  MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO 
Concedente:  SECRETARIA DE POLITICAS PUBLICAS DE EMPREGO 
Convenente:  ASSOCIACAO PARA ORGANIZACAO E ADMINISTRACAO DE EVENTOS, EDUCA
Valor Convênio:  2.565.683,00
Valor Liberado:  1.411.125,65
Publicação:  21/01/2010
Início da Vigência:  30/12/2009
Fim da Vigência:  30/06/2011
Valor Contrapartida:  163.767,00
Data Última Liberação:  13/04/2010
Valor Última Liberação: 1.026.273,20

Situação:  Aguardando Prestação de Contas
Nº Original:  00057/2009 
Objeto do Convênio:  O presente convenio constitui na promocao de acoes e atividades de qualificacao social e profissional, para atender uma demanda de 2.000 educandos a partir de 18 anos, com ensino medio completo, ou cursando na fase final, trabalhadores cadastrados no SINE e,ou beneficiarios das principais politicas publicas de trabalho e renda: acoes de primeiro emprego; seguro desemprego e intermediacao de mao de obra. O projeto ser
Orgão Superior:  MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO 
Concedente:  SECRETARIA DE POLITICAS PUBLICAS DE EMPREGO 
Convenente:  ASSOCIACAO PARA ORGANIZACAO E ADMINISTRACAO DE EVENTOS, EDUCA
Valor Convênio:  1.485.200,00
Valor Liberado:  816.860,00
Publicação:  20/01/2010
Início da Vigência:  30/12/2009
Fim da Vigência:  30/06/2011
Valor Contrapartida:  94.800,00
Data Última Liberação:  09/04/2010
Valor Última Liberação: 594.080,00

FEDERACAO APICOLA DE SERGIPE – FAPISE

Situação:  Inadimplente
Nº Original:  49306000300 
Objeto do Convênio:  REALIZAR ANALISE FISICO-QUIMICA DE 200 AMOSTRA/ANO DE MEL E DESENVOLVER ATIVIDADES DE MONITORIAMENTO E ORIENTACAO APICOLA, EM CONSONANCIA C/O ESTABELECIDO NO PROJETO"FORTALECIMENTO DO APL DE APICULTURA DO BAIXO S.FRANCISCO". 
Orgão Superior:  MINISTERIO DA INTEGRACAO NACIONAL 
Concedente:  CIA DE DESENV.DOS VALES DO S.FRANC.E PARNAIBA 
Convenente:  FEDERACAO APICOLA DE SERGIPE – FAPISE 
Valor Convênio:  318.522,00
Valor Liberado:  261.390,00
Publicação:  26/01/2007
Início da Vigência:  21/12/2006
Fim da Vigência:  20/12/2011
Valor Contrapartida:  78.997,20
Data Última Liberação:  11/12/2007
Valor Última Liberação: 72.000,00

UNIAO MULTIDISCIPLINAR DE CAPACITACAO E PESQUISA – UNICAPES

Situação:  Aguardando Prestação de Contas
Nº Original:  00025/2008 
Objeto do Convênio:  REGIAO SAO LUIS – LOTE UNICO – META 401 EDUCANDOS O projeto tem como objetivo capacitar 401 trabalhadores e/ou familiares do Programa Bolsa Familia, para mao de obra na construcao civil, com faixa etaria entre 18 e 60 anos e escolaridade da 4a serie do ensino fundamental menor, assim como tambem a introducao de 30 % de mulheres entre os beneficiarios para insercao em postos de trabalho para atender a demanda gerada p
Orgão Superior:  MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO 
Concedente:  SECRETARIA DE POLITICAS PUBLICAS DE EMPREGO 
Convenente:  UNIAO MULTIDISCIPLINAR DE CAPACITACAO E PESQUISA – UNICAPES 
Valor Convênio:  2.989.820,40
Valor Liberado:  2.989.820,40
Publicação:  31/12/2008
Início da Vigência:  29/12/2008
Fim da Vigência:  24/10/2010
Valor Contrapartida:  118.059,60
Data Última Liberação:  02/10/2009
Valor Última Liberação: 1.494.910,20

DO LEITOR

Centro de Referência tem curso de rede, mas sem computadores
E-mail de um estudante: “Estudo no Centro Estadual de Educação Profissionalizante José Figueiredo Barreto, que é tido como centro de referência no ensino profissionalizante no estado de Sergipe. Neste Centro são fornecidos 3 cursos técnicos, técnico em bar e restaurante, técnico em serviços de condomínio e técnico em redes de computadores e é deste último que quero falar.Sou aluno do 3º módulo do curso técnico de redes de computadores e vivenciamos uma dificuldade extrema para conseguir adquirir conhecimentos adequados deste curso. Um centro que se diz referência em ensino profissionalizante deve possuir, no mínimo laboratórios adequados para a boa formação dos seus alunos. Entretanto o curso técnico em redes de computadores, não possui computadores, aliás, possui, mas tão antigos e tão poucos que inviabilizam o curso, a não ser pelos esforços de alguns professores e profissionais do centro, que foram até a Petrobras pedir doações de computadores antigos para os alunos terem alguma coisa para tentar estudar. Chegamos a um ponto tal dos professores sugerirem que os alunos levem seus computadores para que estes possam acompanhar suas aluas.Creio que irás dar atenção as nossas necessidades, de modo a divulgar tal informação para que todos possam saber destas condições e para que a sociedade possa ter um Centro Profissionalizante de qualidade”.

Mais uma vez a PMA emperra negociações salariais com a Guarda
De Ney Lucio dos Santos. Presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju: “Em setembro de 2011, enviamos para o prefeito de Aracaju e Secretaria de Governo nossa proposta salarial para o ano de 2012. Tivemos a primeira reunião em Fevereiro de 2012. A Prefeitura se ateve apenas a perguntar o que já sabia há meses, foi marcada uma reunião para o fornecimento da resposta no dia 24 do mesmo mês. Um dia antes desta reunião, A Prefeitura Adiou a data da resposta para o dia 02 de Março, nesta data ouve mais um adiamento para o dia 06 do corrente mês.  Quando finalmente conseguimos sentar para ouvir a resposta da nossa proposta salarial, tomamos como surpresa que a prefeitura tinha uma contra proposta e que seria enviada por e-mail no mesmo dia ou no mais tardar no dia seguinte, nenhum e-mail vou enviando até o momento. Eu pensei que seriamos tratados de forma diferente esse ano, mas vejo que nada mudou.Além disso, temos mais de 70 Guardas que foram aprovados no curso para GM3 (terceiro nível da carreira) e que ainda não receberam a promoção, muito menos o pagamento retroativo a que tem direito. Estamos com a iminência de mais uma turma (quinta turma de concursados) começar o curso para este nível da carreira atrasados.Esses fatos demonstram que nossa luta não pode parar, precisamos intensificar as ações e nos mantermos focados na carreira”.

Redução dos impostos dos ônibus e outras considerações
Do leitor Igor Mangueira: “Alguns entenderam a redução de impostos dos ônibus como um aumento disfarçado. Na visão deles, quem pagará essa conta será a população. E como seria a saída? Seria os empresários cortarem seus lucros? Mas será que os empresários estão ganhando muito? Pode ser. E será que estão ganhando ao ponto de comprarem ônibus melhores e pagar melhor aos cobradores e motoristas? Não sei. Numa visão geral, acredito que o que poderia haver para melhorar a questão do transporte público é um incentivo por parte do poder público. Talvez essa redução de imposto até seja isso. Esse incentivo poderia vir dos impostos pagos por quem tem carro. A população que tem carro (ou que pensa em ter um) precisa aprender a usar o transporte público e pensar em melhorá-lo. Mas para isso é preciso uma consciência de todos.O problema é que todos querem se dar bem, individualmente, e não pensam no coletivo. Às vezes até quando parecem pensar coletivamente, estão pensando em benefícios particulares. Tem gente que fala assim: você tem carro, mora perto de mim e nós trabalhamos juntos, por que não me dar carona? Mas quando a outra pessoa propõe dividir os custos, a primeira já a chama de mercenária. E tem mais: a pessoa que está dando carona não pode se atrasar, faltar, escutar uma música sozinho na altura que quiser etc. Seu carro vira coletivo. Por isso que o melhor é que todos usem o transporte coletivo.Isso é um problema que se repete em outras instâncias.Por isso eu digo que os movimentos grevistas em sua maioria são egoístas, porque não pensam em outras categorias. O servidor público faz greve, mas não parece se importar com o funcionário privado. Acham que esse funcionário é que deve se organizar para fazer suas reivindicações. Aí eu pergunto: cadê a solidariedade nessa hora? E ainda falam que o ?movimento é de todos?, ?venham para o sindicato?, ?os colegas não lutam, pensam somente em si? etc… Mas que luta é essa? E que solidariedade é essa? Só de uma categoria egoísta. Penso que a verdadeira luta é de todos, não só de uma categoria.Temos que aprender a abrir mão de possíveis benefícios que temos para cobrar que outros abram mão.Em outras palavras, como eu posso exigir que um deputado, um empresário, receba menos se eu não me importo com quanto ganha um vendedor, um lixeiro ou um desempregado?”

ARTIGO

Dicas de Técnicas de Negociação  –   Robson Carvalho de Menezes*

Negociar é um conjunto de técnicas onde tende a ser proveitoso para ambas as partes envolvidas.

Prezados seguidores desta ferramenta de informação, hoje traremos um tema bastante comum. Negociação.

Quem nunca comprou uma roupa em uma loja, vendeu uma bicicleta, trocou o brinquedo com um amigo, ou coisas desse tipo. Caros leitores, desde crianças já vivíamos no mundo dos negócios, trocando brinquedos com o amiguinho, comprando bala na mercearia do (José) e pedindo um chiclete de brinde, e coisas que envolvem duas ou mais partes com um determinado objetivo comum.

Pois bem, trataremos de conhecer um pouco mais desse campo tão grandioso e fadonho que é o mundo dos negócios.

Negociar é mais que arte, representa o processo de comunicação eficiente, baseado na coragem de enfrentar desafios.

         Em um mundo globalizado, em que a modernização faz frente aos negócios e a competição estabelece relações de trocas cada vez mais complexas, algumas características do mercado ostentam práticas novas para sobrevivência das empresas.
      Dentro das técnicas de negociação, fatores estratégicos como: habilidades pessoais, planejamento e organização, treinamento e disciplina, autodesenvolvimento, visão, determinação, inovação, alianças, flexibilidade e adaptabilidade, são alguns exemplos de desenvolvimento.
          O impacto das mensagens, o feedback e a percepção de técnicas de avaliação e dos resultados que podem ser gerados, pode auxiliar no desempenho.
          Criatividade, distorções e percepção do comportamento geram expectativas emocionais, crenças, valores e necessidades de negociação.
          A nova realidade agrega tantos estudos que o profissional fica perplexo com tudo isto, mas nenhuma técnica é mais eficiente do que a exploração da intuição, do conhecimento da linguagem corporal e de práticas criatividades no cultivo ao cliente. Todas as negociações devem superar as expectativas do cliente e qualquer diferencial pode conquistar fidelidade e aliados fixos que auxiliam no marketing de produtos e serviços.
          Objetivos comuns, valorização de opiniões, a confiança na própria habilidade, o compromisso sério ao trabalho e compartilhar a motivação provocam uma negociação colaborativa.
          Nas escolhas, a estratégia mais adequada sempre será a mais simples.
          Aprenda que o melhor desafio na negociação é justamente quando todos ganham no processo de troca permanente.
          Valores devem ser conquistados com princípios éticos e espaços são conquistados com persistência e não com a competição.
          Negociar parece mesmo uma arte, mas no traço da vida a obra prima será sempre o seu negociador. 

*professor especialista
Sites: http://www.administradores.com.br/home/robsongestor/
http://www.robsongestor.blogspot.com/

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“Se a libertação da minha terra é chamada terrorismo, então isso é uma grande honra para mim”. Osama bin Laden, terrorista saudita e fundador da Al-Qaeda nasceu em 10 de Março de 1957.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais