Violência no campo

Em pleno Século 21 ainda se mata pela posse de terra neste país. Menos de um mês depois de quatro trabalhadores rurais terem sido assassinados no Pará, o MST denuncia que famílias sem terra estão sendo ameaçadas por latifundiários no município sergipano de Gararu. Em março passado, a deputada estadual Ana Lúcia (PT) revelou ter recebido ameaças de morte por defender famílias quilombolas residente em Brejo Grande. É claro que os conflitos pela terra em Sergipe são bem menores do que os registrados na região Norte, onde, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil, mais de mil trabalhadores correm risco de serem assassinadas por denunciarem latifundiários e madeireiros. Este clima tenso vai permanecer pelo país afora enquanto o poder público não colocar em prática uma política agrária que garanta terras a quem não as tem e puna aqueles que insistem em matar para garantir a posse de extensas áreas improdutivas.

Adoeceu no ar

Enquanto viajava ontem para Brasília, o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) sofreu uma forte queda de pressão que o levou a suar frio e ficar com os braços enrijecidos. Dois médicos que estavam no avião prestaram os primeiros socorros. Quando chegou em Brasília, o prefeito foi conduzido para o setor médico do aeroporto, onde se recuperou a tempo de participar do lançamento do Plano Brasil Sem Miséria, ocorrido no Palácio do Planalto. Foi Edvaldo, inclusive, quem discursou em nome dos prefeitos brasileiros.

Forró Siri

A Prefeitura de Socorro abre hoje à noite o Forró Siri, um dos principais festejos juninos de Sergipe. Ontem, a Polícia Militar informou que 110 homens farão o policiamento ostensivo no evento. A primeira noite do Forró Siri será animada por Samuel Sertanejo, Mastruz com Leite, Jeanny e Cavaleiros do Forró. E aí, vai perder?

Aliado da gota

Não convidem o deputado federal Almeida Lima (PMDB) e os petistas sergipanos para a mesma festa: pode rolar um barraco daqueles. Ontem mesmo em seu twitter, o peemedebista voltou a fustigar o partido do aliado Marcelo Déda (PT). Questionado sobre o que acha da administração petista, Almeidinha saiu com essa: “O PT é um partido que enganou o povo brasileiro e sergipano até chegar ao poder”. Homem, vôte!

Cobras e lagartos

Com o título acima, a coluna Periscópio do Jornal da Cidade publica nota informando que a campanha eleitoral de 2012 em Lagarto vai ser das mais acirradas. “O prefeito Valmir Monteiro (PSC) tentará se reeleger, mas não contará com a ajuda do ex-prefeito José Raimundo Ribeiro, o “Cabo Zé”. Os desentendimentos entre os dois são cada vez piores, gerando inclusive barracos, tapas e muita baixaria, onde se ouve cobras e lagartos”. Misericórdia!

Nova executiva

Amanhã tem convenção do Partido Progressista (PP) em Socorro. A presidência do diretório municipal ficará com Gleidson Oliveira. Além do presidente estadual do PP, deputado Venâncio Fonseca, também prestigiará a convenção o ex-governador João Alves Filho (DEM). Este tem aproveitado todo tempo livre para manter contatos com lideranças políticas do interior. Está de olho nas eleições municipais do ano que vem.

Anti-gays

Católicos e evangélicos fizeram ontem uma grande manifestação em Brasília para protestar contra o projeto de Lei que criminaliza a homofobia. Entre os participantes, estava o deputado federal Laércio Oliveira (PR). Desde que o Supremo Tribunal Federal decidiu pela união estável entre pessoas do mesmo sexo, católicos e evangélicos mais radicais estão tiririca da vida.

Na espreita

O vice-governador Jackson Barreto (PMDB) não esconde de ninguém que seu sonho mais recorrente é substituir o governador Marcelo Déda (PT). Reunido ontem à noite com jornalistas, Barreto disse que está na espreita como vice. “Déda nunca me disse que será candidato ao senado, mas se for, vou dar graças a Deus. Questionado se pensa em disputar a Prefeitura de Aracaju ano que vem, Jackson afirmou que seu projeto político é de vice para cima. Político experiente, ele sabe que até 2014 muita água passará por debaixo da ponte, e os mais afoitos podem morrer afogados.

Troca liberada

Políticos que desejam ingressar em um partido recém-criado terão 30 dias para fazê-lo sem sofrer qualquer tipo de retaliação. Foi o que definiu ontem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A legislação determina que o político que deixar seu partido para ingressar em uma legenda nova não é considerado infiel, mas não havia uma janela de tempo para que isso ocorresse. Agora, o prazo de 30 dias começa a ser contado depois do registro do estatuto do embrionário PSD na Justiça.

Diário Oficial

Prefeitos sergipanos vão se reunir hoje para discutir a criação do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de Sergipe. Trata-se de um sistema eletrônico de publicação dos atos normativos e administrativos em ambiente integrado na internet, que será gerenciado pelas associações de municípios, A reunião está marcada para as 10h, na sede da Associação da Barra do Cotinguiba, na rua Campo do Brito, em Aracaju.

Livro Branco

Quem estará hoje em Aracaju é o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Vem proferir palestra no Encontro sobre Defesa Nacional promovido pelo Núcleo de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe. Jobim falará sobre o “Livro Branco na Defesa Nacional”. O evento acontece desde a última segunda-feira no auditório da Reitoria da UFS.

Do baú político

Em Sergipe, a relação entre igrejas católicas, evangélicas, terreiros de candomblé e centros espíritas sempre foi conflituosa obrigando, muitas vezes, o governo a intervir para serenar os ânimos. Em seu livro “História Política de Sergipe”, o professor Ariosvaldo Figueiredo conta que, entre 1927 e1930, o presidente do Estado, Manoel Dantas, fez das tripas coração para não criar problemas com os religiosos. Um exemplo desse clima acirrado ocorreu em 1920. Segundo Ariosvaldo, quando o evangélico Samuel de Oliveira se mudou de Laranjeiras, os católicos fizeram na praça uma enorme fogueira com bíblias protestantes. “Ante ao clarão sacrílego, deputado federal Fausto Cardoso ironiza, brinca com Samuel: Os padres são teus amigos, quiseram iluminar-te a partida”.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais