Um policial civil é o principal suspeito do atentado praticado ontem contra a equipe de reportagem do Portal Infonet. Além de quebrar a máquina fotográfica e fuçar os celulares dos profissionais, o agente ameaçou fazer justiça com as próprias mãos se o site insistir em ‘bisbilhotar’ a vida de Ítalo Bruno Araújo. Este moço foi flagrado com um carro cheio de armas pertencentes ao pai, o secretário da Segurança Pública João Eloy. Não cabe aqui responsabilizar terceiros pela reprovável atitude do policial, mas exigir para ele os rigores da Lei. É preciso alertar para o risco que corre toda a sociedade quando até a imprensa é ameaçada, à luz do dia, pelo braço armado do Estado. Do governador Jackson Barreto (PMDB), político forjado nas lutas sociais e avesso à violência, espera-se a firmeza de quem não compactua com os exageros de alguns policiais. Nunca é demais lembrar que quando inocentes são ameaçados de morte por agentes pagos justamente para protegê-los, caminha-se a passos largos para aquele estado de medo onde o sobrenome importante ou a pistola oficial valem mais do que a Lei, transformada num mero enfeite. E, convenhamos, Sergipe não merece esse estado de coisas.
Cortando prego
É grande a relação dos que estão desde ontem à base de Lexotan devido à prisão do ex-prefeito de Capela, Manoel Messias, vulgo “Sukita” (PSB). Ele foi recolhido à penitenciária sob a acusação de desvio e lavagem de dinheiro público. Na lista dos desesperados por transacionarem com o homem do camaro amarelo, estão políticos, profissionais liberais, comunicadores e empresários. A Polícia Federal já avisou que outras prisões podem ocorrer a qualquer momento. Aff Maria!
Nota insossa
Sem sal é como se pode chamar a nota oficial do PSB sobre a prisão do filiado “Sukita”. A legenda informa que o preso deixou a vice-presidência estadual em 2013, após as primeiras denúncias de desvio e lavagem de dinheiro público. Por fim, afirma ter certeza que o princípio do contraditório e da ampla defesa serão observados. Até ser preso, “Sukita” era pré-candidato a deputado estadual pelo PSB. Como ainda não foi condenado e se acha um injustiçado, ele pode manter a candidatura.
Cassado
O Tribunal Regional Eleitoral cassou ontem o mandato do prefeito de Areia Branca, Agripino dos Santos (PSC), acusado de ter comprado votos durante a última campanha eleitoral. Os advogados do político cristão prometem recorrer contra a decisão junto ao Superior Tribunal Eleitoral. Enquanto isso, a segunda candidata mais votada, Acácia Souza (PSB), já se prepara para assumir o comando de Areia Branca.
Cadê o troco?
Alguém sabe por que o governador Jackson Barreto (PMDB) ainda não anunciou o reajuste dos servidores? Desde ontem que a galera espera ouvir do peemedebista de quanto será o aumento e quando a merreca vai entrar no “contrachoque”. Será que as finanças pioraram e Jackson deu pra trás em sua decisão de repassar a inflação do período para os minguados salários dos servidores? Alô, governador, diga alguma coisa!
Tá na vice
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB) assumiu a vice-presidência da Comissão Temporária de Reforma do Código do Processo Civil. Presidida pelo senador José Pimentel (PT-CE), a comissão vai estudar as alterações feitas na propositura pela Câmara dos Deputados. “Esse projeto, que visa a melhoria do acesso à justiça, vai receber grandes colaborações nesta nova etapa aqui nesta Casa”, afirmou Valadares.
Tirando dúvidas
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reúne hoje pela manhã os representantes dos partidos políticos para orientá-los sobre os requisitos e documentos necessários para o registro das candidaturas agora em 2014. Marcado para o auditório do TSE, o encontro será dirigido pelo secretário judiciário Marcos Vinícius Linhares. Além de prestar as orientações legais, ele estará disponível para tirar eventuais dúvidas dos políticos.
Brucutu
E o vereador aracajuano Agamenon Sobral (PP) é mesmo um brucutu. Pois não é que ontem ele tirou dos cachorros e jogou contra Flávia Brasileiro, presidente do Sindicato dos Enfermeiros. O moço ficou zangado só porque a sindicalista foi à Câmara rebater as calúnias de que médicos e enfermeiros trocam o plantão nos hospitais pelas camas redondas dos motéis. Para evitar maior constrangimento, vereadores retiraram Agamenon do plenário para que Flávia pudesse falar. Gente, que vexame!
Tá tudo ok
A Assembleia não passa por dificuldades financeiras, os deputados têm recebido em dia as verbas indenizatórias e as obras do antigo Palácio Fausto Cardoso não correm risco de paralisação. Pelo menos é o que garante a presidente do Legislativo, Angélica Guimarães (PSC). Segundo ela, essa história de crise financeira naquele Poder é conversa mole para boi dormir. Então, tá!
Braços cruzados
Os alunos da Universidade Federal de Sergipe terão alguns dias de férias forçadas. É que os professores daquela instituição decidiram ontem entrar em greve por tempo indeterminado. Eles exigem reajuste salarial e melhorias nas instalações dos campi da universidade em Sergipe. Enquanto isso, os professores da rede estadual prometem retornar às atividades amanhã, após uma paralisação de três dias.
Recorte de jornal
![]() |
Publicado no jornal O Estado de Sergipe em 26 de junho de 1910 Resumo dos Jornais |