Voto Cezário lavou a alma da Verdade

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Às vezes, é preciso ser célere como flecha a caminho do alvo para assegurar direitos constitucionais que punam rigorosamente os que ingressam na lide política para tirar vantagens pessoais.

Alguém ainda se lembra da Lei do Gerson? É um princípio em que determinada pessoa ou empresa deve obter vantagens de forma indiscriminada, sem se importar com questões éticas ou morais. Pois é, a tal lei nos remete para o Plenário do Tribunal Regional Eleitoral, cenário onde os senhores deputados estaduais (e dois federais) estão sendo julgados pelo mal uso das tais verbas de Subvenções. Sem dúvida, um escândalo que vai entrar na história pelo absurdo de seu conteúdo e pelo desrespeito ao cidadão e às instituições como Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral, entre outras.

Na quarta-feira, após o julgamento do deputado federal Adelson Barreto, denunciado pelo mal uso da verba de subvenção à época que exercia o mandato de deputado estadual, o autor deste blog resolveu prestar homenagem ao Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Cezário Siqueira Neto, pelo seu pronunciamento de quase uma hora, antes de tornar público o seu voto.

A serenidade e sabedoria do presidente do TRE, desembargador Cezário Siqueira Neto, reforça a tese de que não há outra justiça que esteja mais perto da democracia popular do que a Justiça Eleitoral. Por isso, cabe aqui neste espaço não apenas o elogio ao ilustre magistrado, mas, principalmente alguns trechos (escolhidos pelo blog) de seu voto durante o julgamento do deputado federal Adelson Barreto.
                    
Desembargador Cezário Siqueira Neto:

– Eminente Relator: Até vinha pensando em nem precisar falar nada neste processo e, em até outros, diante da precisão que Vossa Excelência tem feito seus votos.

Mas este voto é realmente emblemático. V.Ex.ª a todo momento demonstrou, como em outros que nós já analisamos, que houve uma afronta à Lei 9.504, evidente e com esta vasta análise feita, com minudente prova técnica com análise de todo percurso feito pelos envolvidos,

(…) V.Ex.ª realmente demonstrou que o barão de Montesquieu Charles-Louis de Secondat, tinha toda razão quando disse que: “A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios”. Foi dito em julgamento passado que aquele deputado e, agora esse também, V.Ex.ª  o demonstra em seu voto, transgrediu frontalmente os mais elementares princípios contidos no art. 37 da Constituição Federal:  a moralidade política, a isonomia política que tanto falamos aqui esses dias foram mais uma vez transgredidas. (…)

Vimos aqui destinação de quantia enorme para uma lira. É impressionante o amor à música que esses deputados sergipanos demonstram. Mas, não demonstram o mínimo amor por crianças portadoras de câncer e por adultos desamparados.

Esse, em particular, Dr. Fernando, é um que a todo momento freqüentava as telas de televisão demonstrando ser um benemérito da comunidade pobre a distribuir cadeira de rodas, remédios, abraçando velhinhas carentes da periferia.

(…) Só assim nós temos como aquilatar a desfaçatez, a falta de honestidade para com o eleitorado e a falta de honestidade para com o princípio da isonomia eleitoral, fazendo com que, talvez outros candidatos, Dra. Denize Dantas,  pudessem, sim, prestar mais àqueles necessitados do GACC, da APAE, da APADA, da Dra. Ligia Maynard.

Toda vez que eu ouço  Dr.Fernando Escrivani falando nessas vultosas quantias que são despendidas, eu me lembro dela, desde a APAE com a sua luta para que aqueles menos afortunados pela saúde pudessem ter o mínimo de proteção. Quantas vezes eu vi Dona Marilza Franco e Seu Manelito, que eram esteios da APAE, lutando para que aquela instituição não fechasse?

E o que vejo? Um senhor deputado estadual, hoje deputado federal, representando o povo de Sergipe em Brasília, meu Deus, destinar uma quantia tão vultosa para uma lira. Os sinais evidentes de nervosismo em seu depoimento, chega a justificar que conhece, que já viu, que etc. Parece até alguém descalço, Dr. Fernando, pisando no braseiro – pula daqui, pula dali-  tentando escapar às suas perguntas, às perguntas do Ministério Público, quando nem conhece in loco a tal lira para quem destinou tamanhos recursos! 

O hoje deputado federal, representando nosso estado de forma grave, inclusive, se refere o tempo todo no plural majestático “Nós isso, nós aquilo”. Isso é típico daqueles que estão inseguros, que querem subtrair a verdade (…) a maior arma que a justiça pode ter em seu favor.

Telefonia móvel. Por incrível que pareça, pela telefonia móvel um senador está preso hoje; pela telefonia móvel, inúmeros corruptos deste Brasil se encontram em Curitiba e outros estiveram na Papuda. E eles continuam, dra. Denize, sem aprender. E espero que continuem sem aprender, porque todos os elementos que V.Ex.ª  mostrou aqui, tecnicamente demonstram que o tempo todo esse senhor se dedicou a fazer política utilizando recursos públicos, transgredindo frontalmente a Lei 9.504, fazendo com que outros candidatos não pudessem concorrer em igualdade de condições, arvorando-se de muito bem votado e não precisar de apoio de candidatos ou de vereadores nos municípios.

(…) Nós observamos uma tremenda enganação para não falar a linguagem que toda a população bem entende.

É muito bom que os senhores da imprensa estejam hoje mostrando todos os detalhes, para que a população possa ter acesso ao trabalho minucioso que o relator, dr. Fernando Escrivani, fez, expondo as entranhas deste sistema político carcomido, ultrapassado, que urge ter que ser reformado sob pena de a cada ano, a cada eleição, nos depararmos com escândalos iguais, idênticos.

Tivemos o mensalão e se achava que nada mais poderia vir de pior. Temos o petrolão aqui em Sergipe, temos a subvenção, talvez até para rimar. E isso tudo está sendo testemunhado e levado à população pelos senhores que fazem a imprensa, isso é muito importante.

Já dizia Abraão Lincoln que “pode-se enganar a todos por algum tempo, pode-se enganar a alguns por todo o tempo, mas não se pode enganar a todos todo o tempo “. Este senhor não leu Abraão Lincoln, Dr. Fernando, enganou alguns durante algum tempo… enganou a alguns todo tempo… mas não poderá enganar a todos todo o tempo. O senhor o desmascarou com o seu voto,  mostrando a gravidade da situação.

Com essas palavras eu me ombreio ao pensamento de V.Ex.ª. no sentido de aplicar exatamente a pena que V.Ex.ª. está aplicando a este senhor em seu voto. Cassação do diploma do qual na minha opinião não é digno e a imposição, Desembargador Osório, da multa no mais alto grau. São penalidades ou é a penalidade adequada para uma situação como essa. O Brasil não pode ter o seu sistema político mantido dessa forma, na base da corrupção e da enganação. Então eu acompanho Vossa Excelência.

O que escrever mais sobre o voto de Cezário? Palmas e mais palmas…

Blog só será atualizado na quarta-feira, 09
Por conta do feriado de Nossa Senhora da Conceição, na terça-feira, 08, e como baiano de nascimento, o titular deste espaço vai aproveitar para um pequeno descanso e só retorna a atualização do blog na próxima quarta-feira, 09.

Terceirizados no TCE/SE: Pinna alega que SE não tem “lei de acessão á informação” e que dados são privados
A sessão do TCE/SE de ontem, 03, não foi mais grave pelo bate boca entre conselheiros, mas por conta de uma declaração infeliz do presidente Carlos Pinna. Ao responder um requerimento do MP Especial de Contas, através do procurador Eduardo Cortês, pedindo a relação dos terceirizados e outros dados, Pinna alegou que Sergipe não tem "lei de acesso à informação" e que os dados privados. Será que ele não sabe da existência de uma lei nacional? Sergipe não faz parte da República?

Vergonhosa posição do procurador-geral
Outra coisa: se os dados não fossem públicos, porque o STF e TJ/SE publicam os nomes de todos os seus terceirizados e também, no caso do STF, a remuneração dos cargos. Vergonhoso também o posicionamento do Procurador-Geral, Monte Alegre, que virou um advogado-geral do TCE, criticando o próprio colega procurador Eduardo Cortês pela iniciativa de requerer as informações: para ele, o TCE é imune a investigações do Ministério Público.

Pinna negou o pedido da Associação Nacional. Destaque nacional negativo e prevaricação
Carlos Pinna, sob o mesmo argumento de falta de lei, negou o pedido da AMPCON – Associação Nacional do Ministério Público de Contas, de obtenção do áudio  da sessão em que conselheiros criticaram o procurador Eduardo Cortês atuando na denúncia dos cargos comissionados do TCE/SE. Ele também negou direito à sustentação oral do pedido pelo advogado contratado pela AMPCON, Lucas Rios Pelo andar da carruagem, o TCE voltará a ser destaque negativo na imprensa nacional e vai sobrar processo por prevaricação.

Clóvis erra ao perder o bom senso e discutir com colega
Como o blog já deixou claro acredita que Clóvis Barbosa pode fazer uma grande gestão republicana no TCE/SE. Inclusive abrindo todos os contratos e os nomes dos terceirizados, por exemplo. Ele não pode é entrar no jogo de alguns e perder o bom senso discutindo com colega. Se quer fazer diferença tem que ter sangue frio, muita tranquilidade e deixar a razão sempre à frente do emocional.

Canindé: policiamento ostensivo. Flagrante de embriaguês tem que levar para Glória. Em janeiro para Itabaiana
Por mais que a imprensa tente, fica difícil entender o que se passa dentro da SSP. Será que o governador está sabendo das dificuldades do policiamento preventivo em Canindé? Flagrante de embriaguês tem que ser levado para Glória. E a partir de janeiro terá que se deslocar mais.E o governador  em entrevista a Gilmar carvalho pediu para a policia civil trabalhar mais.

Em Socorro, lideranças preparam chute em Fábio Henrique e Zé Franco
O blog foi informado que lideranças históricas de Socorro estão cansadas de eleição em eleição aparecer alguém de fora do município para ser candidato com apoio de algum político. Com base em pesquisas que comprovam a rejeição do eleitorado para nomes de fora e já carimbados, estas lideranças estão se reunindo nos bastidores e na surdina, para anunciarem ainda no início do ano uma união para derrubar o prefeito Fábio Henrique e o ex-prefeito Zé Franco.  Pelos nomes, a união fará a diferença.

Reunião vereadores da base do prefeito em Socorro
No próximo domingo, 06, o capitão Toledo, que hoje é o superintendente da SMTT em Socorro, mas assumirá em breve a secretária de governo, realizará uma reunião com os vereadores da base do prefeito Fábio Henrique. Toledo vai ter a missão de estreitar o relacionamento da base com a administração municipal.

Greve da Sefaz prejudica pequenos comerciantes no interior
A insensibilidade da greve dos auditores está atingindo pequenos comerciantes no interior do Estado. Segundo relato de um comerciante da cidade de Ribeirópolis, que participa do MEI Sebrae e vende para a prefeitura, ele está impedido de receber porque tira as notas na Sefaz. “As prefeituras já não pagam a ninguém e quando aparece a oportunidade de receber nós não podemos tirar a nota”, desabafou afirmando que é uma vergonha a greve.

Estado democrático e a legalidade constitucional
O governador Jackson Barreto reagiu com indignação e revolta à decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, de aceitar dar início ao pedido de impeachment da presidente Dilma Rouseff. Jackson considerou a atitude como uma clara retaliação do deputado ao fato do Partido dos Trabalhadores ter decidido não ampará-lo na Comissão de ética da Câmara.

Chantagem
“Está nítida a intenção de chantagear a presidente Dilma e a manobra tem cheiro e jeito de tentativa de golpe. É uma violência à nossa democracia, que foi construída com muito esforço por muitos, e de maneira nenhuma ajuda ao Brasil, sobretudo nesse momento de crise onde a nação espera de cada cidadão bom senso e responsabilidade cívica para colaborar com a saída do país da crise econômica em que se encontra”.

Manobra
O governador lamentou profundamente que o país tenha que passar por esse episódio e se veja à mercê dos caprichos, veleidades e conveniências de quem não tem nenhum compromisso com o Brasil. “Vejo com receio que uma manobra dessa espécie possa ameaçar um mandato conquistado legitimamente nas urnas, e nosso povo corra o risco de ter sua vontade soberana, expressa pelo voto nas últimas eleições, violentada”.

Carta governadores do Nordeste
Jackson subscreveu Carta dos Governadores do Nordeste, onde os nove governadores da região expressam coletivamente o apoio à presidente Dilma e diz que não se furtará de mobilizar a sociedade nessa direção. “Nós não vamos ficar de braços cruzados assistindo a esse assalto à democracia. O cargo da Presidência da República não pode servir como moeda de troca para interesses pessoais de quem quer que seja. Os golpistas não passarão!”.

Cidadãos de Frei Paulo questionam OAB sobre possível irregularidade
Alguns cidadãos do município de Frei Paulo, que tem processos judiciais na Justiça cuja advogada contrária é Camila Lima de Oliveira, estão questionando a OAB/SE se quem exerce a função de secretária de saúde de Frei Paulo não deveria pedir licença e não atuar na advocacia. Além de citar o artigo 28, inciso III, do estatuto da OAB que torna incompatível a advocacia ocupar cargo de direção em órgãos da administração pública, os cidadãos estão anexando documentos com os processos e cópias de empenhos assinados pela secretaria no mesmo período.

Sobre reclamação de usuário transporte urbano
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) está atenta aos abusos praticados por motoristas de ônibus e pede à população que denuncie. São cerca de 100 autuações registradas mensalmente, oriundas de reclamações dos usuários. “Precisamos da parceria da população para que possamos tomar as decisões diante dos fatos. Temos um setor, especificamente, para tratar sobre este assunto. Como a usuária anotou o horário e o número da linha, nós iremos convocar o motorista para prestar esclarecimentos”,  informou o assessor de Comunicação da SMTT, André Carvalho.

Ouvidoria da SMTT
Aproveitamos para orientar os usuários que se sentirem lesados pelo mau comportamento dos motoristas de ônibus, que eles podem registrar reclamação entrando em contato com a ouvidoria da SMTT através do 'Fala Cidadão' no site http://www.smttaju.com.br ,  , ou ligando para o número 3238-4646. O usuário também poderá registrar sua queixa indo pessoalmente à sede do órgão, que fica localizado na Rua Roberto Fonseca (antiga Rua G) nº 200, bairro Inácio Barbosa.

Faixa Moto táxi na Canal 4
Sobre a faixa de indicação de moto táxi colocada na Avenida Canal 4 (o serviço não é legalizado e mesmo que fosse não poderia usar o espaço público), a SMTT informou que já providenciou a retirada da faixa.

2ª edição do Prêmio de Poesias Governador Marcelo Déda
A entrega do II Prêmio de Poesias Governador Marcelo Déda, na Câmara de Aracaju foi marcada por emoção e homenagem ao

Ato republicano, ressaltou Eliane Aquino

governador falecido prematuramente. Os alunos da rede municipal de ensino, Carolaine Santos de Matos, Ícaro Vinicius da Conceição e Guilherme Batista tiveram suas poesias escolhidas e foram premiados com o 1º, 2º e 3º lugar respectivamente.

Prêmio justo
O concurso de poesias foi instituído por Decreto, em 2013, a partir de uma iniciativa do presidente do Parlamento, Vinicius Porto (DEM). “O líder Marcelo Déda sempre foi um apaixonado pelas poesias e nada mais justo que a Câmara dar continuidade a esse sonho dele de declamar poesias”, disse.

Adesão
Porto completou afirmando que assim como no ano passado, o projeto teve uma boa adesão das escolas municipais e que, este ano, superou as expectativas. Ainda de acordo com o vereador, o prêmio é uma forma de incentivar os alunos a leitura e através dela, apresentarem uma melhor escrita. Vinicius anunciou que a 3ª edição do prêmio já está lançada e que será lançado um livro com as poesias dos alunos participantes.

Ato republicano
Agradecida, a viúva de Marcelo Déda, Eliane Aquino falou do legado deixado pelo marido e pediu que Vinicus Porto nunca deixe esse concurso morrer. “Acho que esse ato não é só ligado a educação mas também um ato republicano. Em nome da família e daqueles que carregam ele no coração, agradeço”, finalizou entregando o livro de poesias de Marcelo Déda aos vencedores do concurso.

São Cristovão: falta de água leva população indignada às ruas
A falta de água no município de São Cristovão levou a população às ruas na sexta-feira, 03. Demonstrando indignação populares denunciaram que nos últimos 30 dias faltou água em mais da metade.

Construção de ponte no 17 de Março
Com o objetivo de somar forças para ajudar os moradores do Bairro 17 de Março, o vereador Pastor Roberto Morais (SD) pediu apoio aos demais colegas parlamentares em  na Câmara de Aracaju.A questão é que, logo na entrada do bairro, existe um canal que, apesar de extenso, conta apenas um uma ponte para a passagem de pedestres.

Indicação
"Fora que a ponte é de madeira e está em péssimas condições. Inclusive, já cedendo", alertou o Pastor. Roberto disse também que fará uma Indicação solicitando ao órgão competente que tome as devidas medidas providencias.

Reunião com Direção Nacional do PSDB e do ITV
Na última quarta-feira, 2, o presidente do Diretório Municipal de Aracaju do PSDB, Vovô Monteiro, esteve em Brasília para reunião com executivos do Instituto Teotônio Vilela (ITV) e membros do PSDB.Na oportunidade, ele discutiu o calendário de eventos 2015/2016 do PSDB. O presidente do partido em Aracaju e ex-vereador buscou parcerias tanto na Executiva Nacional do PSDB, quanto no ITV.

Fortalecimento núcleos
Além disso, Vovô Monteiro buscou condições para mostrar para a população a importância do fortalecimento dos núcleos Juventude,  Mulher, Tucanafro, Diversidade e o Núcleo de Bairros do PSDB sergipano.“Com estes movimentos fortalecidos, chegaremos aos quatro cantos da nossa cidade com a proposta da ética, da transparência, do desenvolvimento e da seriedade”, afirmou Vovô Monteiro.

Lamentável: diretor de escola estadual ajuda no descarte irregular de lixo
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente( Sema) e os parceiros Emsurb, Guarda Municipal e SMTT, em operação integrada no

combate ao descarte irregular de resíduos sólidos, na quarta-feira, 03, flagraram dois carroceiros depositando lixo na rua Egídio de Oliveira, no bairro Orlando Dantas, contratados por uma escola estadual (prof. Judite de Oliveira), segundo informações dos carroceiros.

Sem consciência
A equipe fez os carroceiros recolherem o material descartado e foram até a escola. Ao chegar ao estabelecimento, o diretor não estava, mas falou por telefone com o analista ambiental Raphael Alves dos Santos. Segundo relato dos fiscais, o diretor disse que não sabia que os carroceiros iam descartar os resíduos em local irregular.Além da notificar a direção, os fiscais alertaram à direção da escola sobre os riscos de se contratar serviços de carroceiros sem acompanhar o descarte.

Notificação
O secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, disse que vai enviar uma notificação à Secretaria Estadual da Educação. “Em um momento crítico como o que passamos na saúde pública, com tantos casos de dengue e chikungunya, não podemos permitir que quem deve dar o exemplo tome uma atitude dessas”, dispara o secretário.

“Som de Calçada” tem que ter autorização para usar orla da Atalaia
A Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte informa que a utilização dos espaços da orla da Atalaia por qualquer tipo de evento e/ou manifestação cultural tem que ter obrigatoriamente autorização dos órgãos competentes estaduais e até municipais, se for caso. Ou seja, é preciso que sejam consultadas em primeiro lugar a Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte, através da gerência da Orla; a Polícia Militar de Sergipe e os órgãos de proteção ambiental do Estado e do município.

Atos de vandalismo
objetivo é evitar que ocorram problemas como o de domingo passado (29) quando um público estimado em 800 pessoas ocupou o estacionamento da orla da Atalaia, localizado em frente à Passarela do Caranguejo, com o “Som de Calçada”, promovendo atos de vandalismo e provocando danos ao patrimônio público, além de muita confusão.

Uso de drogas
Sem nenhum tipo de controle inicial foram registrados alguns excessos, havendo inclusive denúncias de uso de alguns tipos de drogas ilícitas. A situação foi controle com a pronta ação da equipe da Gerência de Administração da Orla, em conjunto com a Companhia de Policiamento Turístico, comandada pelo capitão PM Jorge Cirilo.

Itabi: escola é a grande vencedora do Prêmio Gestão Escolar do Brasil
O Colégio Estadual Maria das Graças Menezes Moura, localizada no município de Itabi, está comemorando a pleno vapor. Ela foi a grande vencedora do Prêmio Gestão Escolar 2015, em nível nacional, anunciado na quinta-feira, 3, no Hotel Golden Tulip, em Brasília (DF).

1ª Vez
Essa foi a primeira vez que uma escola sergipana chegou à final do Prêmio Gestão, promovido pelo Ministério da Educação e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), sendo motivo de grande orgulho para todo o estado, elevando o nome de Sergipe para um alto patamar na educação brasileira.

Referência
O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, comemorou juntamente com a diretora Maria das Graças Albuquerque Melo. “É uma referência para o Brasil e representa o esforço e investimento do Governo Jackson Barreto com vistas à melhoria dos índices do IDEB, da qualidade do ensino. Temos mesmo que comemorar esse resultado no primeiro ano de governo. A meta é avançar”, disse Carvalho.

"Liberte-se, Prospere e Seja Livre!"
Nesta sexta-feira, 04, na Livraria da Escariz da Avenida Jorge Amado, próximo a Cultura Ingresa, às 18h, será lançado o livro
Liberte-se, Prospere e Seja Livre!", do psicólogo José Marcelo Barreto de Oliveira, que trata a prosperidade emocional e financeira de um ponto de vista científico. Nesse livro, ele mapeia quais foram os principais fatores comportamentais (emocionais e atitudinais) que contribuíram para o sucesso de vários empresários emergentes do Estado de Sergipe. É uma abordagem bem interessante e foi adaptado da sua monografia de psicologia.

Ação de Cidadania
Dia 05 é o dia de Cidadania e o INFANTE – Centro de Formação de Vigilantes o convoca para salvar vidas, através da campanha de doação de sangue VIGILANTE SANGUE BOM, que tem como objetivo sistematizar a doação de sangue na Categoria dos Profissionais de Segurança Privada; contribuir para manutenção do estoque nos Bancos de Sangue, salvando vidas e divulgar a importância do Profissional de Segurança Privada na segurança da sociedade e no assessoramento complementar dos Órgãos de Segurança Pública.Venha ! Vista sua Camisa ! Vamos Juntos salvar vidas !O INFANTE e Vigilantes, parceria que doa sangue.

7ª Confraternização dos Ex-Alunos do Atheneu Sergipense, amanhã,05
E a 7ª Confraternização dos Ex-Alunos do Atheneu Sergipense, que será realizada amanhã, 05, a partir das 17h, no Iate Clube de

 Aracaju, promete ser uma das mais bonitas da história. A comissão organizadora fez uma programação de primeira, especialmente o treinamento da banda marcial da escola, com o tradicional uniforme, culminando com o grande baile dançante. Parabéns a todos da comissão organizadora na pessoal do competente Joao Quintino de Moura Filho.

28º Aniversário do Recanto do Chorinho
No próximo 11 de Dezembro (sexta-feira), o Bar e Restaurante Recanto do Chorinho estará completando 28 anos de atividade, e como parte das comemorações vai nos presentear com uma maravilhosa apresentação dos ícones sergipanos do choro e da seresta como o “Regional Recanto do Chorinho”, composto por Vieira 7 Cordas, Difan, Cláudio Dentinho, Saú, Souza e Júlio, além de Lene Hall e Banda, também contará com participações de Anna Aparecida, Valtinho do Acordeon, Ecinho de Malhador, Júnior do Cavaco e muitas outras atrações.
Conhecido como um dos pontos mais tradicionais do choro em Sergipe, o Recanto do Chorinho foi criado em Aracaju no dia 13 de Dezembro de 1987 por Egnaldo do Bandolim (em Memória), dia e mês em que se comemora o aniversário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e que pouca gente sabe, mas além de forró tocava choros e chegou a gravar discos acompanhado de Regionais deste ritmo tão brasileiro que é o Chorinho.Vale a pena, prestigiar este evento do ritmo que contagiou Sergipe e o Brasil.

PELO TWITTER

www.twitter.com/emersonmaciel  Deus é bom o tempo todo. O tempo todo Deus é bom!

www.twitter.com/josivalbezerra  Que Deus nos proteja e a nós nunca nos desampare! É Vida que segue!…

www.twitter.com/AdemarQueiroz  A paz não se aproxima daquele que a quer, mas daquele que também a produz. Bom dia!

www.twitter.com/Emidio_Costa  Nunca na história deste país tanto ladrão e vagabundo mostrou a cara suja à luz do dia. Marginais articulando golpe! A canalha ñ se emenda!

www.twitter.com/JoseRaimundos  Cloves Barbosa,  discípulo de DEDA. Toda a sociedade te apoia, Precisamos.passar o Brasil a limpo…

www.twitter.com/JacksonBarreto  Está nítida a intenção de chantagear a presidente Dilma e a manobra tem cheiro e jeito de tentativa de golpe. #OsGolpistasNãoPassarão!

www.twitter.com/MarkusWitchMor  Todos os 9 governadores do Nordeste rebate Cunha … E prega união para combater um golpe contra a democracia!

NOTA DIRETÓRIO PT/SE

MILITÂNCIA NA RUA EM DEFESA DA DEMOCRACIA, EM DEFESA DA PRESIDENTA DILMA E EM DEFESA DO BRASIL

Companheiras e companheiros do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras dos campos; das cidades e dos movimentos sociais de Sergipe, uma perigosa tentativa de golpe é colocada em prática em Brasília, capitaneada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

Estamos diante de um perigoso momento institucional em nossa República.
É a tentativa de um político, de reduzida estatura ética e moral, de golpear nossa democracia e tirar dos cidadãos a conquista do voto, o direito dos cidadãos de escolher seus governantes.
Eduardo Cunha, que deveria ter respeito aos votos dos cidadãos, já que é presidente da mais alta Casa Legislativa do Povo, tenta passar uma borracha em mais de 54 milhões de votos que foram dados à presidente Dilma Rousseff nas últimas eleições, num processo eleitoral limpo e democrático, onde todos disputaram em igualdades de condições, com a serena e imparcial vigilância do Tribunal Superior Eleitoral, que homologou o resultado final e afirmou que no Brasil, não há o instituto do terceiro turno.
A tentativa de golpe de Eduardo Cunha, em si, nasce despropositada, pelo passado e presente limpos da nossa presidenta Dilma Rousseff, cuja vida, cristalina, orgulha nossa nação.
Não haverá agora, e nunca, uma rendição de nossa presidenta a um político mesquinho, inescrupuloso, cambaleante e de vergonhoso currículo como é Eduardo Cunha.
Nossa presidenta, Dilma Rousseff, não se acovardou diante das torturas físicas e psicológicas que lhes foram impostas nos porões da ditadura militar.
Mostrou, em seu gesto de resistência e coragem, que a democracia é um valor superior a quaisquer circunstâncias, mesmo aquelas de que ela foi vítima e covardemente atacada por defender a liberdade, por defender a democracia, que nos torna cidadãs e cidadãos livres.
Eduardo Cunha não tem credenciais éticas, nem morais, para oferecer parecer de conduta e de abertura de investigação contra ninguém, porque ele mesmo é investigado pelo Conselho de Ética da própria casa que preside; Eduardo Cunha é acusado de receber propinas milionárias em contratos da Petrobras; Eduardo Cunha é denunciado de possuir milhões de dólares não declarados em paraísos fiscais; Eduardo Cunha é acusado de ser um contumaz achacador da república.
Nossa presidenta Dilma Rousseff pode andar de cabeça erguida em qualquer ambiente e em qualquer momento.
Eduardo Cunha, não!
Por tudo:
– não vamos permitir que Eduardo Cunha provoque uma danosa ruptura institucional, fruto de sua delinquência política, pondo em risco nosso regime democrático, conquistado à base de luta e sangue de brasileiras e brasileiros no período ditatorial;
– não permitiremos que a democracia seja relativizada de acordo com interesses obscuros e mesquinhos de um político atrasado e tomado por ódio, como é Eduardo Cunha;
– não permitiremos que o Brasil retorne ao escuro institucional, à quebra das garantias constitucionais e não abriremos mão da paz, que emana da nossa liberdade, pela qual brasileiras e brasileiros lutaram, e muitos e muitas tombaram;
– repudiamos e não aceitamos a tentativa de golpe que o presidente do Congresso Nacional, Eduardo Cunha, tenta impor ao País;
– estaremos nas ruas para a defesa da democracia, para a defesa da nossa presidenta Dilma Rousseff e para a defesa de um governo democrático e popular, que seja forte para combater a miséria e forte para combater obscurantistas como Eduardo Cunha.
Em nome dos companheiros e companheiras dos Diretórios Municipais e Estadual do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Sergipe; da nossa aguerrida e sempre presente militância e dos movimentos sociais dos campos e das cidades, conclamo a todos, permanente vigilância e disposição para defender nossa presidenta Dilma Rousseff da tentativa de golpe que o sinistro Eduardo Cunha tenta lhe impor.
Não permitiremos!
Estaremos nas ruas!
Na defesa da democracia e ao lado da nossa presidenta Dilma Rousseff!

Aracaju, 03 de dezembro de 2015

Rogério Carvalho
Presidente do Diretório Estadual do PT/Se

ARTIGO

A Crise Institucional e o Parlamentarismo por senador Valadares

A crise institucional atingiu o seu ápice com o pedido de impeachment contra a presidente.

Ao tempo em que a investigação será conduzida por uma Comissão de 26 partidos que compõem a Câmara, perguntamos: após ultrapassarmos essa fase cruenta, esse terremoto político, onde não faltam a barganha e a chantagem, quem garante que no futuro não estaremos novamente mergulhados em nova crise? Precisamos ter coragem para tentarmos corrigir dentro da política este sistema podre que se revigora com distorções e permissividades aceitas sem maiores restrições pelo governo e pelo parlamento. O sistema vigente não traz nenhuma confiança e perdeu a credibilidade exigida para aplicar remédios vigorosos, contornar e vencer a crise.

Por acaso não será a hora de pregarmos o Parlamentarismo como saída para o Brasil alcançar a estabilidade institucional, paralelamente ao debate em torno da tentativa de destituição da presidente?  Tirar a presidente do poder e entregá-lo a um governo tampão, cujo partido, o PMDB, além de não dispor de unidade, uma vez que é dividido em várias alas, também é um dos causadores da crise atual, não será a solução consensual que buscamos para resolver situação tão grave, uma das mais graves da era republicana. Como fazer?

Devemos intensificar no Parlamento, o debate para a implantação, em observância aos ditames constitucionais, do sistema parlamentarista de governo como alternativa mais condizente para o fortalecimento da democracia e facilitar a resolução das crises políticas, em substituição ao regime presidencialista, um sistema político falido, o qual tem se mostrado ao longo de nossa História como alimentador de governos populistas, personalistas, milagreiros ou salvadores da Pátria, ineficazes, maleáveis à corrupção e alvos de tentativas ou ameaças de golpes de Estado.
A crise política, e a crise econômica se agravam a cada dia, sem o vislumbre de uma solução política satisfatória, permanente, que venha dar estabilidade institucional ao País, e garantir as conquistas sociais e econômicas alcançadas pela luta do povo brasileiro.

Na busca do consenso, temos que envolver neste debate a sociedade civil, e todas as instituições que possam influir na mudança, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, os partidos políticos, a OAB e  os representantes da classe empresarial e dos trabalhadores.

Vamos à Luta, companheiros e companheiras do PSB!

Senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
O homem nasceu para lutar e a sua vida é uma eterna batalha.”Thomas Carlyle, ensaísta, crítico, sociólogo e historiador escocês, nasceu em 04 de Dezembro de 1795 e morreu em 1881.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários