“Vou embora desse país de merda”

Um texto do portal colaborativo www.teialivre.com.br, postado pelo colaborador José Carlos que merece uma reflexão de todos os cidadãos que lutam e acreditam num mundo melhor.

“Vou embora desse país de merda, do qual estou nauseado. Ponto e basta”

Não, não foi um integrante do extinto (existiu??) “Cansei”, que proferiu a frase acima, também não foi nenhum dos “porcalistas” do PIG, que vivem achincalhando o país e o governo, mas não desgrudam daqui, a não ser quando tem problemas com a justiça, como certo porcalista que hoje vive na Itália.

Também não foi o Cacciolla, que pode até ter proferido essa frase na primeira vez que escapuliu, com ajuda de um certo juiz de M., que lhe deu um Habeas Fugas.

Mas a frase foi dita pelo Primeiro Ministro da Itália, o capo fanfarrão de tutti capi fanfarrões , Silvio Berlusconi, que disse essa frase em uma conversação com um dos capo da mídia vendida italiana, com Valter Lavitola, diretor e editor do jornal Avanti! (devia ser Regressione), conversação que foi gravada.

E o mais sujo, preconceituoso, incompetente e criminoso de todos os últimos primeiros-ministros da Itália, continuou em suas assertivas sobre o que ocorre hoje na Itália:

“Sou assim, transparente, limpo nas minhas coisas. Não há nada que possa me incomodar, entendeu? Sou uma pessoa que não faz nada que possa ser assunto de notícias criminais. Estou absolutamente tranquilo”

Transparente e limpo?? Ele Berlusconi, não se cansa de afrontar a tudo e a todos na Itália, além de todos os crimes cometidos, de todo o abuso de poder, esse homem levou o seu país, a um caos como há os italianos não viam.
A Itália um país com mais de 2 mil anos de história, com tantas contribuições para a humanidade, nas artes, nas ciências e na indústria, como poderia ser um país de merda?

De merda foi o governo desse meliante, de merda foram todas as suas “idéias”, seu comportamento, seus métodos, seu preconceito, sua servidão aos interesses estrangeiros, sua política Neo-liberal, que queima empregos, que deixa as pessoas sem condições de planejar o seu futuro, que deixa o povo sem esperanças, que vê os sistemas de saúde e educação entrando em turbulência.

Enfim de merda são políticos do mundo inteiro que vendem seus países aos interesses das grandes corporações e dos países piratas, que hoje vivem de saquear nações soberanas que não tem como se proteger do imenso poder bélico desses países.

De merda são políticos, que não tem projetos, não tem compromissos com o povo, mais sujos do que pau de galinheiro, aparecerem nessa mídia de merda pra dizer merda sobre o Brasil, ora dizerem merda sobre o governo.

Quando aquela deputada de merda é pega fazendo merda na frente de todo mundo, os comparsas, deputados de merda, a salvam.

Ao contrário do que a elite de merda diz, o povo desse país aos poucos vai nos livrando desses merdas, e elegendo gente mais digna de representá-lo, e um dia teremos um congresso que nos dê orgulho, e não seja a merda que é hoje.

José Carlos, colaborador do site www.teialivre.com.br 

Oposição sem rumo – José Dirceu  (FSP/04/09/2011)

Enquanto o Brasil avança com o PT no governo federal, a oposição demo-tucana permanece inerte, saudosa de um passado distante e perdida em seus próprios dilemas.
Sem propostas viáveis para o crescimento do Brasil, os velhos mandatários centralizam seus esforços em inúteis tentativas de desestabilizar o governo e o país, por meio de ataques sem provas ao PT e a seus militantes.
No último dia 23, fui grosseiramente atacado, nesta Folha, em artigo assinado pelo cientista político Eduardo Graeff, secretário-geral da Presidência da República no governo FHC. Graeff tomou versões mal-intencionadas e sem compromisso com a verdade para reembalar teses que há muito não encontram eco na sociedade.
Seu artigo "Aliados e companheiros" é uma coletânea desatualizada de equívocos e hipocrisias.
Graeff chega a dizer que, em 1998, eu teria arrecadado recursos em prefeituras para financiar campanhas do partido. Trata-se de uma mentira, de uma acusação que não se sustenta caso seja questionada judicialmente.
O episódio fantasioso se tornou público na investigação do assassinato do então prefeito de Santo André, Celso Daniel, e seu autor se retratou em juízo pelas falsas alegações. O ex-assessor tucano vai ao fundo do poço ao dar conotação política a um caso que, por duas vezes, ficou comprovado em inquéritos policiais se tratar de crime comum. Na tentativa de provocar estragos, investe até mesmo contra a imagem de Gilberto Carvalho, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência.
Graeff critica as alianças do governo Dilma. E parece se esquecer de que o PSDB se alinhou com essas mesmas siglas nos Estados que governa. O PMDB não está na base de sustentação da gestão de Geraldo Alckmin em São Paulo?
Antonio Anastasia não levou o PDT e o PSB para a base de seu governo em Minas Gerais?
E mais, o tucano mineiro não desmontou a oposição a seu governo ao tirar primeiro o PR da frente parlamentar Minas sem Censura, e agora o PMDB? José Serra, quando assumiu a Prefeitura de São Paulo, não nomeou prefeitos derrotados no Estado para as administrações regionais da cidade? Quer maior aparelhamento e uso da máquina do que esse?
Quando secretário-geral da Presidência, na hoje longínqua era FHC, parte das tarefas de Graeff não era ouvir reivindicações da base aliada a respeito da ocupação dos cargos públicos e de emendas parlamentares?
E agora vem o próprio Graeff questionar a legitimidade da participação dos partidos que apoiam o governo. Quanta hipocrisia!
Estamos dispostos a um debate mais profundo do que esse. Já realizamos as reformas da Previdência e do Judiciário e colocamos na pauta a Tributária e a do Código Civil.
Nos oito anos em que governou o país, o PSDB não foi capaz nem de apresentar uma proposta de reforma que pudesse corrigir erros históricos e estruturais de nosso sistema político-eleitoral e conter a forte influência do poder econômico em nossas eleições.
O tema também já está lançado com a reforma política. Nós, do PT, defendemos o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais, de forma a acabar com a contribuição direta a partidos ou candidatos e a anular a força do poder econômico na eleição. Somos favoráveis ao sistema proporcional misto, no qual o eleitor votará duas vezes: primeiro, na lista do partido de sua preferência, e depois em um candidato da própria lista.
Nossa posição é clara. Surpreende a fuga do PSDB a esse debate.
Para eles, talvez seja melhor atacar a honra alheia do que discutir questões realmente importantes para o país.

JOSÉ DIRCEU, 65, é advogado e ex-ministro-chefe da Casa Civil.

Prefeito de Santa Rosa no PSD
O prefeito de Santa Rosa de Lima, Eduardo Prado, é o mais novo filiado do PSD em Sergipe. Eduardo Prado era filiado ao PTB.

Lentidão em Aracaju
O PSD já encaminhou há algum tempo, aos cartórios eleitorais de Aracaju a lista dos apoiadores do novo partido. O problema é que o prazo da legislação eleitoral para que seja dada a certidão eleitoral é de 15 dias e, por exemplo, a 1ª Zona Eleitoral, já ultrapassou o prazo legal.

Missa de 7º Dia – Magner Andrade – neste domingo
Mark Clark e família convidam amigos e familiares do radialista Magner Andrade para comparecerem à missa de 7ªº Dia do seu falecimento, a realizar-se no dia 4 de setembro de 2011, às 10hs, na Igreja São José. Desde já agradecem a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Novo município
Pelo que se percebe a instalação do Shopping em Nossa Senhora do Socorro mudará a configuração econômica do município. Deu para notar apenas com a inauguração do supermercado G.Barbosa, imagine quando o shopping estiver em pleno funcionamento.

Segurança Pública I
Como o macaco Simão diz o Brasil é o país da piada pronta. em Sergipe a piada seria cômica se não fosse trágica. Segundo informações mais uma vez faltou gasolina para as viaturas da Polícia Militar em todo o estado no dia 01 de setembro, quarta-feira, apenas voltando a normalidade no dia seguinte, 02. De quem foi a culpa agora?

Segurança Pública II
A Polícia Militar é  único segmento do estado presente em todos os municípios e povoados. em última instância, os mais necessitados, buscam a PM para toda e qualquer necessidade, não apenas para atendimento as vítimas de violência, que por sinal tem crescido assustadoramente. Os mais necessitados utilizam a viatura da PM para atendimentos hospitalares, inclusive, principalmente no interior. Mas, aparentemente não existe problema em faltar gasolina, nem fardamento, nem alimentação…nem Gestão, afinal Sergipe tem o segundo maior salário das polícias do Brasil, e isso basta.

Gualberto sabatinado
“Posso vir a ser candidato a deputado federal nas eleições de 2014, mas isso é apenas uma possibilidade e tudo vai depender do agrupamento, mas guardem os seus votos para uma eleição a deputado estadual”. Foi o que disse na noite da última quinta-feira, o deputado estadual Francisco Gualberto (PT), na sabatina da 34º edição do NósnoCabaré.comConvidados.

Falta de agenda positiva
Para Gualberto a antecipação das eleições de 2014 em um governo que está apenas há oito meses do segundo mandato é por falta de uma agenda positiva, mas porque aqueles que deixaram o Poder não se conformam em ficar fora dele.Durante a sabatina Gualberto avisou que não poderia deixar de fazer comparações com o governo anterior. “Não se vive o presente sem conhecer o passado”, profetizou.

Congresso de Políticos Católicos 
Atendendo ao convite do bispo auxiliar de Aracaju Dom Henrique Soares da Costa, o Senador Eduardo Amorim se reuniu nesta sexta-feira, 2, na Cúria da Arquidiocese, com Dom Mário Rino Sivieri, o professor e sociólogo Camilo Antônio Santa Bárbara Júnior, Juarez Assunção e José Damião dos Santos Souza. O encontro foi para discutir assuntos referentes ao 1º. Congresso Brasileiro de Políticos Católicos, que será realizado por membros da Igreja Católica de Sergipe, previsto para acontecer em março do próximo ano.

Internet na política
O vice-presidente nacional do DEM, José Carlos Machado, participou de um seminário promovido pelo Democratas e pela Fundação Liberdade e Cidadania na última quinta-feira (01). O evento aconteceu no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília/DF e reuniu parlamentares, dirigentes partidários, candidatos a prefeito e assessores da área de comunicação para debater "O uso da internet na política".

Pleno do TJSE nega Agravo Regimental ao Sindpen
O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe na Sessão Plenária do último dia 31 de agosto, negou por unânimidade, o Agravo Regimental ao Sindicato dos Agentes Penitenciários que tinha por objetivo suspender a liminar do desembargador, Edson Ulisses de Melo, que suspendeu a Operação Padrão (greve branca) deflagrada pela categoria em junho deste ano.

Greve branca
A decisão do desembargador, Edson Ulisses, contestada pelo Sindipen, que foi mantida pelo TJSE, afirma que o movimento dos agentes era uma greve branca e visava pressionar o Governo para atender a categoria de forma abusiva. Caso o sindicato não finalizasse o movimento e a categoria retornasse ao desempenho de suas tarefas o Sindipen pagaria multa diária de R$ 5 mil.

Déda pretende levar o Getam para Itabaiana
Na última quinta, dia 1º, enquanto participava da inauguração da fábrica da Estrela em Ribeirópolis, o governador Marcelo Déda foi questionado sobre problemas de equipamentos no Getam, mas logo tratou de lembrar que o grupamento foi criado na sua gestão e continuará sendo prestigiado.

Grandes cidades
"O Governo apóia o Getam; muitos dos integrantes, inclusive, receberam a moto de minha mão", comentou o governador, antecipando sua intenção de ampliar a área de atuação do grupamento. "O Getam vai ser levado para cidades como Itabaiana, onde tem maiores problemas de violência", complementou Déda. Segundo ele, as pendências que existem estão dentro da normalidade. "Qualquer carro quebra com o tempo de uso; é preciso ter paciência porque as coisas não funcionam automaticamente. O Estado precisa fazer licitação", afirmou.

Danilo visita Câmara de Salvador
O líder da bancada do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e presidente da Comissão de Justiça  e Redação, Danilo Segundo (PSB) fez uma visita de cortesia à Casa Legislativa de Salvador na última quinta-feira. Na ocasião, o parlamentar foi recebido no Salão Nobre da Câmara de Salvador pelo presidente da Casa, Pedro Godinho (PMDB).

Programa
Como forma de incrementar em Aracaju, o Programa de Planejamento Familiar,  Pedro Godinho entregou ao colega vereador toda documentação do programa, uma das suas bandeiras de luta. Em resposta a proposta do presidente, Danilo Segundo sinalizou positivamente para a possibilidade de incrementar na capital sergipana o Programa de Planejamento Familiar.

Planejamento Familiar
O programa é um conjunto de ações que tem como finalidade contribuir para a saúde da mulher e da criança e que permitem às mulheres e aos homens escolher quando querem ter filhos o número de filhos que querem ter e o espaçamento entre o nascimento dos filhos, o tipo de educação, conforto, qualidade de vida, condições sociais, culturais e seus níveis, conforme seus princípios de necessidade.

Lei que proíbe cobrança de estacionamento é inconstitucional, diz PGE
Deu no JornaldaCidade.Net: A notícia de inconstitucionalidade da Lei Estadual nº 7.174/11, de autoria do deputado Venâncio Fonseca (PP), que proíbe a cobrança de taxas em estacionamento de shoppings, supermercados, lojas, instituições de ensino e outros estabelecimentos, deixou a população sergipana confusa quanto à polêmica.

Governador se baseou na CCJ da AL
No último dia 11 de julho de 2011 a Procuradoria Geral do Estado (PGE), através do procurador André Luis Vinhas da Cruz, emitiu parecer contrário à Lei. Ou seja, o projeto que foi aprovado poucos dias depois (30 de julho) pelo governador Marcelo Déda e virou Lei, já teria sido declarado inconstitucional, pois, segundo a PGE, este tipo de regulamentação cabe ao Congresso Nacional elaborar. Na matéria, o secretário de Comunicação do Estado, Carlos Cauê, informou que, para sancionar a propositura, o governador se baseou na defesa da causa feita pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Sergipe. Leia toda matéria: https://2.jornaldacidade.net/variedades_ver.php?id=13698

Déda participa do 4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou na noite da última sexta-feira, 2, em Brasília, do 4º  Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) – ‘Um novo Brasil, uma nova política’ -, evento que se estenderá até este domingo, 4, com vistas a promover a reforma estatutária da legenda e traçar estratégias eleitorais para o pleito do próximo ano. Evento reuniu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a atual mandatária, Dilma Rousseff.Segundo Déda, tanto o ex-presidente Lula quanto o atual presidente do partido, Rui Falcão, fizeram referências carinhosas e respeitosas ao ex-presidente da legenda petista, José Eduardo Dutra, sob aplausos da militância.

Contribuição

“Estão hoje conosco alguns dos ex-presidentes do Partido dos Trabalhadores, cuja contribuição, cada um a seu tempo, concorreu para que nosso partido — e também o país – se tornassem referência mundial nos processos de avanço democrático e mudanças sociais. Em nome de todos eles, quero pedir uma salva de palmas ao companheiro José Eduardo Dutra, a quem tive a honra de suceder”, disse Rui Falcão.

Experiência

O governador Marcelo Déda fez questão de reportar as palavras da presidente Dilma Rousseff, afirmando que tudo que foi realizado nestes oito meses vem da experiência dos últimos oitos anos.“Na Saúde, nosso desafio é construir um SUS de qualidade. É verdade que temos de melhorar a gestão, mas a saúde exige também mais recursos. Com o apoio dos governadores vamos fazer da crise uma oportunidade para desenvolver mais o Brasil. Dizem que eu não faço política. Eu tenho orgulho de fazer política desde uma época em que isso dava cadeia ou morte”, disse Dilma.

Nem sempre é assim
Mas, por várias vezes, o governador consulta a PGE quando vai tomar alguma decisão que pode ser polêmica. E por qual motivo, neste caso, apenas resolveu sancionar a lei sem consultar a PGE. O certo é que vários juristas dizem que somente o Congresso Nacional pode legislar sobre o assunto. É aguardar e esperar a decisão da Justiça.

Tribuna Livre
Na segunda-feira, 5/9, o espaço da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) será ocupado pelo integrante da comissão administrativa da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais de Sergipe (Apae/SE), Renato da Silva Barreto. Ele vem irá falar sobre as ações desenvolvidas em prol da pessoa com deficiência intelectual. A Tribuna Livre começa por volta das 10h, logo após o término do pequeno expediente.

Projetos do Executivo
O secretário Municipal de Finanças, Jéferson Passos, compareceu à Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na sexta-feira, 2, para entregar ao presidente em exercício, Jony Marcos (PRP), projetos referentes a obras de infraestrutura. A chefe de gabinete da prefeitura, Fabiana Passos, também acompanhou a entrega e presenciou o diálogo entre os representantes do Executivo e do Legislativo. Um dos projetos diz respeito a obra de saneamento básico, drenagem, iluminação e pavimentação do bairro Aruana, e a outra propositura prevê a interligação da malha cicloviária da capital. Ao todo serão gastos cerca de R$ 16 milhões com a realização de ambas as obras.

Posse José Anselmo
A vereadora Simone Góis (PT) prestigiou na última quinta-feira, 1, a Sessão Solene da Associação Sergipana de Letras (ASL) para posse do poeta e juiz de direito, José Anselmo de Oliveira, à cadeira nº 21. O patrono  é Francisco Antônio Vieira, em sucessão do acadêmico Benvindo Salles Neto (in memorian). A solenidade ocorreu pela noite no auditório do Tribunal Regional Eleitoral, situado no Centro Administrativo.

Prorrogadas as inscrição para o Festival Aperipê de Música
Movimentar o cenário da música sergipana. Esse é o principal propósito do III Festival Aperipê de Música, que teve as inscrições prorrogadas e aceita candidatos até o próximo dia 9. Através das rádios AM e FM, a Aperipê dá oportunidade para que os artistas de Sergipe tenham o trabalho divulgado em todo o território nacional, já que as composições consagradas passam a disputar, automaticamente, o III Festival Nacional de Música da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub).O edital do III Festival de Música Aperipê já está disponível no site da Fundap (www.aperipe.com.br). Lá, os interessados encontram as informações necessárias para realizar a inscrição.

Aprovado projeto que amplia Simples Nacional
O presidente da ACESE Alexandre Porto comemorou, na noite da última quarta-feira, 31, a notícia da aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 591/2010, que promove alterações na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Na avaliação de Porto, a aprovação vai promover um avanço para os empresários cadastrados no Simples, além de permitir que estes possam trabalhar sem a pressão com que trabalhavam com o teto atual. O texto aprovado prevê um reajuste no Teto do Simples Nacional que passa de R$ 240 mil para R$ 360 mil no caso das microempresas, e de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões, para as pequenas.

Parcelamento
Outra vitória dos empresários é o parcelamento da dívida tributária para aqueles que estão enquadrados no Simples Nacional, o que até agora não era permitido. Segundo Porto,o governador Marcelo Deda deveria aproveitar o momento atual em que a presidente Dilma Rouseff incentiva as micro e pequenas empresas de todo o país,para ampliar o sub-teto do Simples em Sergipe, que passaria de R$ 1,2 milhão ao ano para R$ 1,8 milhão.

PELO TWITTER

Ecletismo surreal
www.twitter.com/mc_jornalista Tenho amigos que não se bicam. O que eles não compreendem é que com uns o papo é utópico, com outros é puro pragmatismo.

Furtando ideais
www.twitter.com/cezar_britto Levaram, furtivamente, o meu companheiro de vôo. Com o meu computador parte de mim se foi, trechos escritos em cada parada.
Não lamento a perda do corpo, triste estou por ter partido a alma. Eis o que senti quando não mais vi meu companheiro computador.

Insensato coração

www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju O amor está no ar no @Libersemcensura, é "meu querido" pra todo lado.O que está sendo feito no PPS é tão somente um #NEGÓCIO $$

Diga com quem andas, que direi quem és
www.twitter.com/Genildo_Farias @Libersemcensura Joao Fontes a respeito de Almeida: Antes só do que mal acompanhado!

Fogueira das vaidades
www.twitter.com/PauloSNunes @Libersemcensura O que existe de verdade entre Almeida e João Fontes é incompatibilidade de egos, são dois pavões !

Gato por lebre
www.twitter.com/clovis_silveira por joserobertoSE O apresentador do Bom dia TV /SE perguntando, qual a diferença entre o amendoim torrado e cozido, é a mesma diferença da mulher pra um poste.

INFONET CULTURA 
 
Cantor Fábio Ribeiro divulga lançamento de CD

"Recomeço" é o título do CD do cantor sergipano Fábio Ribeiro. Lançamento previsto para novembro

“Recomeço”. Esse é o título do primeiro CD do cantor e compositor sergipano Fábio Ribeiro que será lançado no mês de

novembro, mas que já conta com a grande expectativa dos admiradores da boa música. O ribeiropolense iniciou sua carreira musical no ano de 2005 com a banda Rotação. De lá para cá, houve muita dedicação e estudo com aulas de técnica vocal que fizeram Fábio se destacar na música. Para saber um pouco mais deste ribeiropolense, a equipe do Portal Infonet entrevistou o cantor que fala sobre carreira, o lançamento do CD e dos projetos futuros.

Confira, a seguir, os melhores trechos da entrevista.

Portal Infonet – Quando será lançado o CD?
Fábio Ribeiro – Ainda não tem data nem local definido para o lançamento do CD, mas por enquanto, apenas posso adiantar que está previsto para o mês de novembro.

Infonet – Você sempre gostou de música?
F.R – Sempre gostei de cantar em casa quando era mais novo, mas meus pais diziam que não gostavam da minha voz (risos). O tempo se passou e percebi que era isso que eu queria. Ao me ver cantando, uma amiga gostou da minha voz e me levou para tocar em um barzinho no município de Itabaiana. De lá para cá, fui sendo ouvido por pessoas que gostaram do meu estilo musical.

Infonet – Como foi o início da carreira assim que você decidiu entrar na música?
F.R – No início foi muito difícil. Houve muitos erros e acertos e sem saber qual a linha musical que eu ia seguir. Me aperfeiçoei, comecei a fazer aulas de técnica vocal na escola de música Sofise para melhorar o timbre da voz. Daí, fui convidado a cantar em bares famosos de Aracaju, a exemplo do Le Capiatti, Coqueiral, dentre outros.

Infonet – Quem são seus inspiradores?
F.R – Los Hermanos, Capital Inicial, Biquíni Cavadão, dentre outros. Meu estilo é o pop/rock, porque é o repertório que eu gosto de cantar e as pessoas que escutam gostam.

Infonet – Fale um pouco do seu primeiro CD?
F.R – Esse primeiro CD é intitulado “Recomeço”. Essa música é de minha autoria e comecei a escrevê-la antes de namorar com ela [Thaísa], a minha namorada, (risos).  No início, apenas a ‘chavecava’ e, quatro anos depois, comecei a namorá-la e aí decidir concluir a segunda parte da letra. No momento em que eu estou escrevendo a música, primeiro vem uma frase e depois vou fazendo a conexão. Assim vai surgindo a música. O CD foi produzido por Schiruder, que é da banda sergipana Alapada e teve o projeto gráfico feito por Thaísa.

Infonet – Quais são seus projetos futuros?
F.R – Eu já tenho oito composições próprias, mas não quis arriscar em colocá-las todas neste primeiro CD, para não arriscar, pois fiquei com medo da reação do público. Mas penso, sim, em lançar um próximo CD com todas as minhas composições e, quem sabe, com participações especiais como a dos Los Hermanos (risos).

Por Aisla Vasconcelos
(https://.infonet.com.br/cultura/ler.asp?id=117870&titulo=especial)

DO LEITOR

Furto e arrombamento de residências no Ponto Novo
Do leitor Felipe S. Simas: “Venho, através deste, denunciar um furto que ocorreu ontem, por volta das 3:00 h (madrugada), em meu estabelecimento comercial (restaurante), localizado na rua Nestor Sampaio, n° 423, bairro Ponto Novo, a 20 ou 30 metros do Batalhão de Polícia da Choque, onde 2 ou 3 meliantes, não se sabe ao certo, arrombaram a porta de ferro da entrada do restaurante, aparentemente com um pé-de-cabra, e adentraram furtando vários objetos, entre eles 1 (um) forno microondas, 2 (dois) ventiladores portáteis, vários refrigerantes de 1L e latinhas, entre outros.Ocorre que eu, o proprietário, bem como meus familiares, moramos em cima do restaurante e mesmo assim não foi possível ouvir nenhum barulho estranho, pois os mesmos colocaram espumas para abafar o barulho da porta.Esse procedimentos e outros técnicas que os bandidos usam para furtar carros/casas/coisas em geral, não é nenhuma novidade, e que a segurança pública do Estado de Sergipe está defasada também não. O que deixa qualquer um indignado, como estou, é saber que pagamos altíssimos impostos para uma coisa que não surti efeito em hipótese alguma, e que por se morar a 20 metros de um quartel militar da Polícia, não iniba nenhum pouco a ação desses meliantes cada dia mais ousados. Vizinhos informaram também que vários outros pontos comerciais da região do Ponto Novo vêm sofrendo arrombamentos nas madrugadas vazias e sem polícia do bairro. Só essa semana é o segundo arrombamento que estou ciente nas localidades”.

Praça Zilda Arns no Jardins
E-mail recebido: “Prefeitura prestou uma grande homenagem a esta grande brasileira. Porém não previa que sem policiamento, a praça está se transformando em antro de consumo de drogas, principalmente ao entardecer/noite, onde as pessoas de bem vão ali para prática de esportes e nossas crianças utilizam -se dos brinquedos para se divertirem, tendo que conviver com jovens dando péssimo exemplo. Apelo ao seu blog que faça chegar as autoridades esta mensagem”.

Sucateamento de equipamentos CEEP José Figueiredo Barreto
E-mail recebido: “Sou aluna do 2º Módulo do Curso Técnico de Redes de Computadores do Centro Estadual de Educação Profissional – CEEP José Figueiredo Barreto e faço um apelo as autoridades para olharem por esta escola, uma vez que possui laboratórios com equipamentos, praticamente, sucateados. São 03 laboratórios com computadores de mais de 08 anos, sendo que a instituição não tem nem 03 anos de existência. A maioria dos equipamentos não funciona, falta recursos como datashow e material para as aulas de redes de computadores. Os professores, no próximo módulo, pensam em deixar somente um laboratório pra gente, utilizando os computadores que ainda restam. Um professor falou com a turma e sugeriu que comprássemos cabos RJ45, porque na escola falta tudo e para não prejudicarmos o módulo. E pensar que o presidente Lula esteve em Aracaju para a inauguração do CEEP José Figueiredo Barreto. Onde estão os investimentos do governo em educação profissional? Será que necessitaremos comprar material para que possamos fazer um curso com qualidade? Aproveito para agradecer o espaço e pedir atenção do poder público”.

ARTIGO

Se olhou, não viu, se viu, não reparou!   – Clóvis Barbosa* (publicado no JC deste final de semana)

Volto a José Saramago, companheiro das fantasias, dos sonhos de um sonho de um mundo melhor, e, sobretudo, estudioso da condição humana. Confesso que sou um fã incondicional de sua obra e de sua vida que tem muito haver com a minha. Ele nasceu em 1922, justamente o ano que vou chegar a Paris com um bando de amigos e comparsas, inclusive ele, que morreu em junho de 2010. Saramago militou no Partido Comunista Português, foi perseguido pela ditadura de Salazar e participou ativamente da Revolução dos Cravos, que levou a democracia a Portugal em 1974. Na ordem de pobre,  fui militante do Partido Comunista Brasileiro, fui perseguido pela ditadura militar instalada no país em 1964 e participei do movimento de redemocratização do país que levou Tancredo Neves à presidência da República.  Todos sabem da história: Tancredo morreu antes de assumir, tendo o vice-presidente José Sarney assumido a presidência da República. Pois bem, segundo nosso escritor lusitano, se podes olhar, vê. Se podes ver, repara. Ele não poderia ter sido mais feliz na escolha da epigrafe para o seu livro. “Ensaio Sobre A Cegueira”, obra em que ele mostra uma narrativa emblemática: projeta o leitor para uma comunidade em que os habitantes vão, paulatinamente, perdendo a visão, numa autêntica “viagem ao inferno”, no dizer do critico Arthur Nestrovski.
No inferno, contudo, todos os personagens se encontram e se descobrem, numa autêntica desmistificação da hipocrisia. Não adianta: quem é ruim, será ruim, quem é bom, será bom, se é que este vai para o inferno. Aliás, a leitura míope dessa realidade encontra seu arcabouço traçado pela bíblia. É só ver a segunda carta aos Corintios, capitulo 11, versículo 14, quando o apostolo Paulo nos ensina que não deveríamos nos impressionar com falsos enviados do Messias, ao ressaltar que a existência desse tipo de gente “não é de admirar, pois até Satanás pode se disfarçar e ficar parecendo anjo de luz”.  E não é que em pleno 2011, ou melhor, após dois mil e onze anos depois de Cristo, surge um novo Messias a anunciar que os acontecimentos localizados em estabelecimentos privados não podem cobrar qualquer quantia pela sua utilização. A medida criou uma expectativa generalizada no mundo social da cidade, principalmente em um estabelecimento de ensino superior da Capital. Os programas radiofônicos matinais insuflaram a população a exigir o cumprimento da lei e jogaram na cova dos leões os proprietários desses organismos particulares, tidos e havidos como usuários e exploradores de suas clientelas e que nos preços das mensalidades escolaridades já estariam embutidas as despesas com estacionamento.
Bastava dar uma olhada na remansosa jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria! Bastava reparar a Carta Constitucional, sobretudo em três artigos: o 5º, inciso XXII, XXIV e LIV, 22, inciso 1 e 170. O artigo 5º e seu incisos estabelece que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo aos brasileiros e aos estrangeiros residentes do País a inviolabilidade do direito à vida, a liberdade, a igualdade, a segurança e a propriedade, nos termos em que o direito de propriedade é garantido, desde que exerça a sua função social, a desapropriação seja um instrumento de intervenção estatal nos bens dos particulares mediante justa e prévia indenização em dinheiro, e de que ninguém será privado dos seus bens sem o devido processo legal. Em outras palavras, ninguém pode meter o bedelho na casa dos outros e, se assim o fizer, terá de arcar com as conseqüências. Nenhuma sociedade subsistira sem o mínimo de ordem, de direção e solidariedade, e, no bem dizer de Miguel Reale, direito é lei e ordem, isto é, um conjunto de regras obrigatórias que garante a convivência social, graças ao estabelecimento de limites a ação de cada um de seus membros. Assim sendo, quem age de conformidades com essas regras, comporta-se direito; quem não o faz, age torto.
Mais não é só: o legislativo estadual ao normatizar a matéria, usurpou competência que não é sua, pois, sobre o Direito Civil, quem tem a voz ativa é a União e ela, somente ela, é quem pode fazer leis sobre cobrança de preço de estacionamento de veículos em áreas pertencentes às instituições particulares de ensino fundamental, médio e superior,  pois decorrente do direito de propriedade. É o que ensina o art. 22, inciso I, da Carta Constitucional. E não terminou ainda: a medida implantada contra o patrimônio alheio feriu de morte o principio do livre exercício da atividade econômica  insculpido no capute e parágrafo único do artigo 170 do mesmo diploma. Bom, não está satisfeito com as explicações? Então vamos ligeirinho ali no Supremo Tribunal Federal. Na Ação Direta de Inconstitucionalidade 1.623, do Rio de Janeiro cujo Relator foi o Ministro Joaquim Barbosa, em decisão recente, unanime, de 17 de março de 2011. É afirmado: “esta Corte, em diversas ocasiões, firmou entendimento no sentido de que invade a competência da União para legislar sobre direito Civil (art.22, I, da CF/88) a norma estadual que veda a cobrança de qualquer quantia ao usuário pela utilização de estabelecimento em local privado” . Portanto, o legislador que impôs tal mostrengo jurídico nuca leu a Constituição Federal, ou, se olhou, não viu, se viu, não reparou.

*Conselheiro do TCE de Sergipe e blogueiro.

ARTIGO

A gente não quer só dinheiro… Por Anderson Araújo*

Nos últimos dias o Governo de Sergipe tem sido alvo de duras críticas e cobranças em razão do crescente número de crimes praticados no Estado, o que tem provocado na população sergipana uma inevitável sensação de insegurança. O governador Marcelo Déda ao comentar o assunto em recente entrevista à imprensa, disse entre outras coisas que a polícia sergipana é hoje uma das mais bem pagas do Brasil e que tem investido muito em equipamentos e tecnologia para melhor aparelhar as polícias e o Corpo de Bombeiros. Agora, para Déda, a polícia precisa mostrar resultados em contrapartida a esses investimentos.

É imperativo esclarecer a população sergipana sobre alguns aspectos que talvez ela desconheça. Em primeiro lugar, é bem verdade que o governo tem investido no aparelhamento das instituições de segurança pública, embora esses investimentos ainda não atendam todas as necessidades das instituições e de seus servidores. O grande problema, porém, é que equipamento sem manutenção não dura por muito tempo e, diga-se de passagem, manter os seus bens não é lá uma das especialidades do poder público. Que o digam os servidores do SAMU que há muito vem denunciando o sucateamento das ambulâncias que deveriam estar em perfeitas condições para garantir o atendimento aos usuários do sistema de saúde pública. Imaginar uma ambulância que a porta cai ao ser aberta é no mínimo lamentável.

Na Polícia Militar não é muito diferente, e não são raros os problemas enfrentados pelos policiais em virtude de falta de equipamentos ou de suas precárias condições de uso. Quantas vezes uma guarnição já necessitou empurrar uma viatura para fazê-la pegar no tranco? Quantas viaturas já foram consertadas na base do jeitinho ou da amizade de um oficial ou praça, porque o Estado se eximiu de cumprir sua obrigação? Quantos policiais já foram para as ruas sem colete e até sem arma por não haver quantidade suficiente do equipamento em sua Unidade ou utilizaram um colete vencido, por exemplo? Quantos trabalham em locais que não oferecem as mínimas condições de segurança, conforto e dignidade? Em resumo, não adianta simplesmente adquirir equipamentos e depois permitir seu sucateamento ou simplesmente "esquecer" de fazer as necessárias reposições. E mais, nenhum instrumento é mais importante para o Estado do que os seus recursos humanos, que é o que verdadeiramente move suas engrenagens.

Deixando de lado os equipamentos, falemos de salário. Não se pode negar que o governo Déda promoveu uma melhoria significativa nos salários dos policiais e bombeiros militares. No entanto, esse mesmo governo também criou para si próprio um problema que provavelmente irá persegui-lo até o último dia do seu mandato: a grande diferença salarial existente hoje entre policiais/bombeiros militares e policiais civis, que incomoda não só os praças como também os oficiais. Os militares não são contra a conquista dos colegas policiais civis, e muito menos insensíveis à luta das categorias que ainda não foram contempladas pelo governo, mas em se tratando de segurança pública, é inaceitável para a categoria receber um tratamento tão diferenciado por parte do governo.

Apesar disso, os militares voltaram à luta este ano com outro foco que não a questão salarial. O que eles pedem agora é tão somente mudanças na legislação militar e a aquisição de direitos básicos como a definição de carga horária, a nova Lei de Organização Básica com a consequente regulamentação de Unidades e Subunidades (por Lei e não Decreto) e a redistribuição do efetivo, a fim de abrir os claros necessários para garantir as promoções e o fluxo de carreira, a exigência de nível superior para acesso às carreiras, e ainda o retorno da etapa de alimentação e da gratificação por cursos.

O governo pediu aos militares um voto de confiança durante os festejos juninos, pediu que fosse formada uma comissão e que esta preparasse os projetos de lei com as reivindicações da categoria. Os militares deram esse voto de confiança, o Comando da PM criou a tal comissão, representantes de associações e da própria PM elaboraram os projetos e até agora… NADA. Nenhuma resposta do governo e a insatisfação da categoria só aumenta.

Um dia desses li no Twitter uma postagem do tenente-coronel Rocha que resumia em uma frase o sentimento dos policiais e bombeiros militares. Plagiando os Titãs, ele escreveu: "A gente não quer só dinheiro, a gente quer dinheiro e felicidade". Senhor governador, é esse o sentimento da categoria militar. Um bom salário, por si só, não é sinônimo de alta produtividade, e um bom administrador sabe bem disso. Essa tal "felicidade" pode significar além de um bom salário, promoções no tempo devido, condições dignas de trabalho, tratamento igualitário dentro da segurança pública, concessão e respeito aos direitos mais básicos do militar, como por exemplo, a liberdade de expressão, entra tantas outras coisas. Que o governador Marcelo Déda e seus assessores possam pensar nisso e promover essa tal "felicidade", porque a gente não quer só dinheiro.

*Anderson Araújo é 1º Sargento da PMSE, bacharel em Administração e presidente da Associação de Praças Militares de Sergipe.Fonte: Blog da Asprase

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem é a única criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes são divertidas por si”. James Froude.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais