Zé Eduardo deixará vácuo no PT/SE

O afastamento definitivo do ex-senador José Eduardo Dutra da presidência nacional do PT, para tratamento de saúde provocará um vácuo no partido em Sergipe no tocante a disputa para sucessão do atual governador em 2014. Zé Eduardo é, atualmente, o nome mais forte do partido para disputar o governo estadual.

Ontem, 27, a imprensa nacional – e este espaço republicou – noticiou que em conversa com o ex-presidente Lula, Zé Eduardo confirmou que vai pedir afastamento definitivo da presidência. Segundo as notícias, Zé Eduardo está com depressão e síndrome de pânico.

Nos bastidores, Zé Eduardo atua como ninguém. Por isso muitos petistas de Sergipe o colocam como o ponto de equilíbrio entre as várias correntes. Zé sabe como ninguém trabalhar mineiramente e ao mesmo tempo consegue aglutinar diversos interesses em torno de um ponto comum.

O presidente estadual do PT, Silvio Santos, entende que a saída de Zé Eduardo da presidência nacional do partido mexe com o PT em Sergipe, já que ele funcionava como um interlocutor das demandas do partido. Ele disse que a última vez que conversou com Zé Eduardo foi na semana santa e ele relatou que estava esperando o resultado de exames de saúde para tomar uma posição definitiva.

Silvio Santos disse torcer que o afastamento das atividades políticas seja por pouco tempo porque Zé Eduardo ocupa uma posição estratégica no comando do PT e tem uma grande influência no partido em Sergipe. “Abre um vácuo grande no partido em Sergipe”, avalia Silvio Santos, lembrando que Zé Eduardo é o principal nome do partido para apresentar a sociedade sergipana na disputa para o governo estadual em 2014.

Com certeza, o governador Marcelo Déda vai entrar neste processo e será de fundamental importância para que Zé Eduardo retorne o mais rápido possível não só a militância partidária, mas a vida pública.

Com atestado

Deu na coluna Painel da FSP, de hoje, 28: “José Eduardo Dutra levará à reunião do Diretório Nacional do PT, que começa amanhã, laudo médico para amparar sua decisão de deixar definitivamente a presidência do partido e cuidar da saúde”.

Convite

E o governo de Sergipe fez ontem, 27, um convite a imprensa sergipana para a solenidade de transmissão do cargo de governador em exercício, Jackson Barreto para o titular, Marcelo Déda, hoje às 9h, na sala de reunião do gabinete do governador.

Bairro Industrial

Uma das ações de Jackson Barreto a frente do governo será vista no início de maio nas comemorações de aniversário do bairro Industrial, o mais antigo de Aracaju. Jackson coordenou diversas ações que serão realizadas junto com a prefeitura de Aracaju. Nas reuniões com secretários mostrou um ritmo de trabalho forte, parecendo que já era intimo do cargo. Na verdade era um sonho antigo…

Interinidade

Encerrando a sua interinidade no comando do governo estadual, Jackson Barreto cumpriu uma agenda de compromissos que incluiu a participação no Conselho de Desenvolvimento Industrial, que se reuniu na tarde de ontem, 27, tendo como anfitrião o secretário de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Zeca da Silva.

Parceiro

“Jackson tem sido um parceiro constante do desenvolvimento sergipano. E essa sua passagem pelo comando do governo também tem um significado histórico importante, visto que ele é uma liderança popular que galgou os espaços na política de forma democrática. Por isso, o fato de que um de seus compromissos durante a interinidade ter sido a discussão de temas que envolvem a secretaria em que estou é algo que me deixa muito honrado”, frisou Zeca da Silva.

Proteção

O radialista Wilton Andrade, que continua com proteção da força nacional, por conta de uma tentativa de assassinato, tem todo direito de cobrar celeridade da SSP na apuração do caso e na prisão dos envolvidos. No depoimento a Justiça ele acusa um ex-prefeito de ser um dos mentores. O ex-prefeito, segundo ele, não é de Itaporanga, onde reside e sofreu o atentado. O delegado do caso, André Baronto, é sério, correto e certamente vai dar a resposta que a sociedade cobra para este caso.

Insinuação

Porém, ontem, 26, ao conceder entrevista ao radialista George Magalhães, no programa Liberdade Sem Censura, insinuou que, por ter vários processos impetrados pelo prefeito de Itaporanga César Mandarino e o advogado do prefeito é Paulo Ernani, irmão de João Eloy, secretário da SSP, pode ter alguma influência no trabalho da SSP.

Justiça seja feita

Wilson Andrade cometeu um erro grave: Paulo Ernani é advogado do PSC e do grupo Amorim há muito tempo e não só defende prefeitos deste agrupamento como de diversos outros partidos. Jamais o trabalho seria comprometido por este fato. Tanto João Eloi, como Paulo Ernani (o qual este jornalista não conhece), sabem separar o trabalho que desenvolve da relação familiar.

Por falar em SSP: carro transportando alunos

Por falar na SSP parece que não tem jeito o uso correto dos carros públicos. Ontem, 27, às 12h40 na rua Riachuelo (esquina com Dom José Thomaz), uma caminhonete da SSP, placa SSP-221 (criminalista), transportava dois estudantes do colégio Arquidiocesano. E aí, João Eloy, vai apurar e punir? Ou vai deixa prá lá…

Nota de esclarecimento – Capitão Samuel

O deputado Estadual Capitão Samuel (PSL), vem através desta, comunicar a todos os leitores do seu site, a sociedade e a família militar que o mesmo não é leitor do Blog do capitão Manoe muito menos escreve naquele espaço. Nas últimas publicações do referido espaço, alguém utilizou da falsidade ideológica e escreveu pelo parlamentar (Capitão Samuel). Diante do exposto gostaríamos de esclarecer que não credibilizem os comentários que estão sendo postados em nome do deputado Capitão Samuel naquele ou em outro espaço virtual qualquer. O Capitão Samuel sempre utilizará do seu site (www.capitaosamuel.com.br) ou dos veículos de comunicação da imprensa sergipana para manifestar todo e qualquer posicionamento de interesse público ou pessoal. Da Assessoria Parlamentar.

Valadares & Renan

O senador Valadares, foi indicado pelo PSB, para fazer parte da Comissão de Ética do Senado. E o senador Renan Calheiros foi indicado pelo PMDB. Todos lembram dos escândalos envolvendo Renan há pouco tempo. Para Valadares seria melhor renunciar já que quem com porcos se junta…

STF determina que suplente da coligação deve tomar posse

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu ontem que um deputado federal que se licencia deve ser substituído por um suplente de sua coligação e não de seu partido.O resultado modificou entendimento da própria corte de 2010, que poderia alterar a composição da Câmara em mais de 20 congressistas.

Coligação

Por 10 votos a 1, os ministros entenderam que deve ser considerado o fato de que os deputados são eleitos com base nos votos de toda a coligação, e não só da sigla. Também levaram em conta o fato de que são os substitutos da coligação, e não os do partido, que recebem o diploma de suplentes.A decisão confirma posição da Câmara que, historicamente, chama o suplente da coligação, e não do partido, quando um deputado se licencia.(FSP)

Encontro

Acontece hoje, 28, às 8h30, no plenário da Junta Comercial, mais uma rodada de discussão entre representantes das entidades que compõem o Fórum Regional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Sergipe (MPEs). Durante o encontro, serão debatidos assuntos relacionados aos Comitês Temáticos de “Meio Ambiente” e “Desoneração e Desburocratização”. O fórum é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec). Na oportunidade, também será discutido o tema “Compras Governamentais”, considerado prioritário dentre as políticas de apoio às MPEs.   

Competência

O blog vem recebendo elogios do trabalho realizado pelo promotor Adson Alberto, da comarca de Carira. O titular deste blog não conhece o promotor, mas as referências do trabalho dele são feitas por diversos setores da sociedade de Carira. Sempre preocupado com o bem estar da população, procurando resolver os problemas sem estardalhaço e holofotes.  

MPF/SE denuncia três funcionários da Caixa por venda casada

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou três funcionários da Caixa Econômica Federal por promoverem venda casada em agências de Sergipe. O ex-superintendente do banco no Estado, Gilberto Occhi, a ex-gerente-geral de uma agência de Aracaju Cristina Rocha de Andrade dos Santos e o gerente de relacionamento da mesma agência, Marcelo Motta, são acusados de coagir clientes a adquirirem produtos e serviços da Caixa a fim de terem aprovado o pedido de financiamento de imóvel.

Cliente coagida

Em um dos casos relatados na denúncia (peça inicial da ação criminal), a cliente foi coagida a obter cartão de crédito, cheque especial e crédito imobiliário a fim de ter o financiamento aprovado. Após registrar uma reclamação na Ouvidoria da Caixa, ela recebeu ligações de Marcelo Motta ameaçando-a. Além disso, Gilberto Occhi e sua esposa, Cristina Rocha, chegaram a ir até o local de trabalho da cliente para ameaçá-la de suspender o contrato de financiamento caso ela não mantivesse os demais serviços contratados.

Danos morais

O procurador da República Ruy Nestor Bastos Mello, autor da ação, explica que em razão da conduta dos três acusados, a Caixa foi condenada em uma ação civil por danos morais movida pela própria cliente. De acordo com o procurador, a Justiça Federal em Sergipe (JF/SE) considerou que a cliente sofreu danos morais tanto por ter sido obrigada a comprar produtos que ela não desejava e por ter sido coagida em seu próprio local de trabalho por dois representantes da Caixa. O banco recorreu da decisão, mas o Tribunal Regional Federal da 5ª Região manteve a sentença da JF/SE, apenas reduzindo o valor da condenação.

Financiamento negado

 Já a outra cliente citada na ação movida pelo MPF não conseguiu obter o financiamento de seu imóvel ao se negar a adquirir previdência privada, poupança, seguro para veículo e título de capitalização. O gerente de relacionamento Marcelo Motta afirmou à cliente que a comissão que analisa os pedidos de crédito não costuma aprovar financiamentos sem a aquisição de produtos agregados. Posteriormente, ela foi novamente chamada ao banco pela então gerente-geral Cristina Rocha,  que insistiu na necessidade de a cliente aquirir outros produtos e serviços para ter o crédito aprovado. Ainda assim, a cliente se recusou a aceitá-los e fez uma reclamação junto ao Banco Central. Diante disso, seu financiamento foi negado.

Penas

Caso sejam condenados, os três funcionários da Caixa poderão perder os cargos públicos. Além disso, Marcelo Motta e Cristina Rocha poderão receber pena de até 10 anos de detenção ou pagamento de multa, e Gilberto Occhi pode receber pena de até 5 anos de detenção ou pagamento de multa. (Ascom/MPF/SE).

PGE e SEPLAG instalam nova Comissão de Inquérito

A Procuradoria-Geral do Estado – PGE – e a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPLAG – promoveram, na manhã desta quarta-feira, 27, Reunião Técnica para implementar a Comissão de Inquérito e Comissão Disciplinar, que foram unificadas e passaram a ser Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Disciplinar.

Centralização

A nova Comissão tem o objetivo de centralizar a apuração de denúncias de irregularidade administrativa e de casos de acumulação ilegal de cargos, abandono de cargo ou de serviço, envolvendo agentes públicos, no âmbito da Administração Pública Estadual, ressalvada a competência específica estabelecida em outros diplomas legais.

Presenças

Estavam presentes na Reunião, o Procurador-Geral do Estado Márcio Leite de Rezende, o Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão Oliveira Junior, a Superintendente Geral de Recursos Humanos da SEPLAG, Andrea Macedo, os Procuradores do Estado participantes da Comissão, Mário Marroquim (Proc. Esp. Via Administrativa), Ana Queiroz (Proc. Esp. Via Administrativa), Guilherme Augusto (Proc. Esp. Contencioso Cível) e Kátia Kelen (Proc. Esp. Contencioso Cível).

Programas da Fapitec

O Governo do Estado apoia a participação de pesquisadores em eventos científicos e tecnológicos que ocorram no Brasil ou no exterior, dando suporte à ampliação e diversificação das pesquisas científicas desenvolvidas pelos sergipanos. A iniciativa faz parte do Programa de Auxílio (Prapec) criado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e da Tecnologia (Sedetec).

Critérios

O resultado da primeira etapa dos projetos submetidos ao edital nº 02/2011 já foi divulgado. De acordo com o diretor-presidente da Fapitec, professor Ricardo Santana, 63 propostas participaram do programa, totalizando uma demanda de quase R$ 131 mil. “O critério de julgamento foram contempladas 50 propostas abrangendo as seguintes áreas de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Computação, Saúde, Biológicas, Humanas, Lingüística, Letras, e Artes”, explica.

50 propostas aprovadas

Foram aprovadas 26 propostas para apresentação de trabalhos em eventos científicos internacionais e 24 para apresentação em eventos científicos nacionais. “A intenção da Fapitec é propiciar ao pesquisador que ele interaja com a comunidade científica, favorecendo a disseminação do conhecimento dos pesquisadores sergipanos em nível nacional e internacional, contribuindo de forma significativa na produção científica e no desenvolvimento do Estado de Sergipe”, afirma Ricardo.

Código Florestal

O vereador Bertulino Menezes (PSB) fez discurso lembrando que esta semana no Congresso Nacional estão discutindo o Código Florestal Brasileiro.Segundo Bertulino, a preservação do meio ambiente, que é o tema da atualidade, não é apenas responsabilidade dos políticos, mas de toda sociedade, já que trata da qualidade de vida de toda população do Brasil e do mundo. "Vivemos num sistema que vem proporcionando a exploração desordenada dos recursos naturais, com níveis de consumo de países ricos que são insustentáveis. É preciso que o homem tenha padrões de consumo e exploração mais compatíveis com as condições ambientais, buscando a produção de tecnologias mais limpas, menos poluentes e degradantes", declarou o parlamentar.

 Paixão de Cristo no Parque da Cidade

O vereador Moritos Matos (PDT) usou a tribuna da Câmara de Aracaju ontem, 27, para manifestar gratidão a todos aqueles que contribuíram para o sucesso da encenação da Paixão de Cristo que aconteceu no Parque da Cidade na sexta-feira santa, 22/04. Ele agradeceu o apoio da administração municipal para o êxito do espetáculo que, este ano, pela primeira vez, foi levado ao Parque da Cidade. "Agradeço à Prefeitura de Aracaju na pessoa do nosso prefeito Edvaldo Nogueira; à Lucimara Passos, presidente da Emsurb; ao apoio dado pela SMTT; ao coordenador do Parque da Cidade,  José Santana Pimentel; à Polícia Militar que atuou na segurança interna do evento; à SMTT com seus guardas de transito; à SAMU que garantiu assistência em saúde e ainda a todos os veículos de comunicação que divulgaram o evento", destacou o vereador.

Semarh comemora Dia da Caatinga I

Nesta quinta-feira, 28, é o Dia Nacional da Caatinga. Para comemorar essa data a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), através do Monumento Natural Grota do Angico, realizará “A Pesquisa vai ao Clube e a Escola” nos municípios de Canindé do São Francisco e Poço Redondo.

Semarh comemora Dia da Caatinga II

O evento visa levar a dinâmica das pesquisas realizadas no Monumento Natural Grota do Angico – nas áreas de botânica, zoologia e ecologia – ao público estudantil e comunidade em geral. É uma promoção conjunta da Semarh, Universidade Federal de Sergipe/Núcleo de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Caatinga e das Prefeituras de Canindé de São Francisco e Poço Redondo. Em Canindé,  a Pesquisa vai ao Clube e a Escola” será realizado nesta quinta-feira, a partir das 9h, no Clube Altemar Dutra. Já o de Poço Redondo ocorrerá na sexta-feira, 29, no Colégio Menino Deus.

Linhas de crédito para sergipanos I

Empresários sergipanos conheceram nesta quarta-feira, 27, durante palestra promovida pelo Sebrae em parceria com a Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), as linhas de crédito oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aos empreendimentos de micro, pequeno e médio porte. O diretor da instituição financeira, Ricardo Torres Rodrigues, expôs os benefícios da contratação de empréstimos junto ao órgão estatal, como taxas de juros reduzidas e maiores prazos para pagamentos.

Linhas de crédito para sergipanos II

Atualmente quatro linhas voltadas à produção e compra de equipamentos novos, certificação, ao financiamento de pesquisas, projetos de investimento e capital de giro estão sendo disponibilizadas pelo banco. Denominadas BNDES Automático, PSI Bens de Capital, Progeren e Finame, as modalidades permitem ao empresário obter recursos com taxas de juros que variam entre 0,53 a 1,13% ao mês, pagamento em até 120 meses e carência de até dois anos.Os interessados devem se dirigir às instituições financeiras credenciadas (Banese, BNB, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, BicBanco,Itaú, Santander e HSBC),onde serão informados sobre a documentação necessária ao empréstimo dos recursos, análise de concessão do crédito e negociação das garantias. Depois de aprovada, a operação será encaminhada para homologação e liberação do dinheiro por parte do BNDES.

Esporte e Lazer

O secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel, recebeu na manhã de ontem, 27, em seu gabinete, a visita do secretário Fábio Mitidiere, de Esporte e Lazer do Município. Foi uma visita de cortesia, atendendo a convite de Maurício Pimentel, para uma conversa de assuntos correlatos ao esporte da capital e outros comuns às duas secretarias.Na oportunidade, os dois secretários trataram de assuntos em comum e possíveis parcerias sempre com o objetivo de promover o desenvolvimento do esporte na capital sergipana.

Projetos

Pimentel apresentou alguns projetos da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) em execução e outros que serão executados ainda este ano, com ênfase especial para o ‘Vida Alegre’, projeto que despertou a atenção do secretário Fábio Mitididere. Pelos projetos da área municipal, além das Praças da Juventude e o Segundo Tempo, Fábio destacou o Projeto de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), formulado para democratizar o acesso às práticas esportivas e de lazer e universalizar o direito social ao esporte e ao lazer. O PELC visa suprir a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, sobretudo em áreas de vulnerabilidade social e econômica.

Manifestação em Pacatuba I

Na Tarde de ontem no Município de Pacatuba a USES Juntamente com o Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Leandro Maciel realizou uma manifestação em Defesa da Escola Publica. Segundo o Diretor Regional da USES, Cássio Matheus, a manifestação foi realizada pelos estudantes pela melhoria das Escolas, por uma melhor infra estrutura e pela melhoria da qualidade pedagógica.

Manifestação em Pacatuba II

Segundo Cássio a USES fará atos por toda a Região em defesa de uma Nova Escola Publica, que contribua de fato com o desenvolvimento pleno dos jovens dando dignidade aos estudantes, aos pais e mães,funcionários e  professores. Também na manha de ontem alguns diretores da entidade tiveram uma reunião com o governador em exercício, Jackson Barreto tendo na pauta a ampliação dos Investimentos em educação pública no Estado.

ACONTECEU EM BRASÍLIA

Agentes de viagens

“O agente de viagens é aquele profissional que ajuda as pessoas a transformarem seus sonhos em agradáveis viagens com familiares e amigos”, disse o deputado do PSB de Sergipe, Valadares Filho, em pronunciamento feito na Câmara dos Deputados, em homenagem ao agente de viagens, cujo dia é comemorado em 24 de abril. O parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto, destacou que os agentes de viagens exercem atividades importantes para o fomento do turismo. “Esses profissionais estão por traz de todo o planejamento prévio que envolve a aventura de viajar”.

Seguro-desemprego ao agricultor familiar: Heleno será relato do projeto

O deputado Heleno Silva (PRB) será relator na Comissão de Agricultura, do Projeto de Lei n° 380/11 que dispõe sobre a concessão de seguro-desemprego ao agricultor familiar rural ou extrativista que tenha suas terras inundadas por ocasião de enchentes sazonais.Na prática, o PL vai amenizar a situação crítica que agride o produtor rural brasileiro por ocasião desses fenômenos naturais que tem suas terras total ou parcialmente inundadas,. '" Esse benefício vai arcar com os enormes prejuízos provocados pela cheia em si que às vezes chega a levar a casa, plantações, criações e outros objetos de valor do agricultor", comentou Heleno.

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

O coordenador do Núcleo de Seguridade Social e Família da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal, deputado Rogério Carvalho (PT-SE), debateu na tarde desta quarta-feira, 27, com os Ministros da Saúde, José Padilha, e da Educação, Fernando Haddad, sobre os meios para se efetivar a Medida Provisória 520, de dezembro de 2010, que autoriza o Poder Executivo a criar a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares ( EBSERH).

Novo horizonte

Segundo o ex-secretário de Saúde de Sergipe, a criação da EBSERH possibilita um novo horizonte ao gerenciamento dos serviços hospitalares no Sistema Único de Saúde (SUS), já que, embora pertencente à administração pública, a nova empresa será dotada de direito privado, com capital social de 100% da União, o que a permite atuar com mais agilidade na compra de insumos, contratação de pessoal e de serviços que se agregam no processo de produção na área da saúde.O ex-secretário de Saúde de Sergipe, que também coordena os trabalhos da Frente Parlamentar da Saúde na Casa, vem sendo o principal responsável da bancada petista na tarefa de fazer a interlocução com os Ministérios da Educação, Planejamento e Saúde para que a MP se efetive.

Contingenciamento de verbas

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado, que tem como vice-presidente o senador, Eduardo Amorim (PSC-SE), realizou audiência pública nesta quarta-feira, 27, com participação do Ministério do Turismo à cargo do ministro, Pedro Novais. A participação do Ministério na organização da Copa 2014 e das Olimpíadas de 2016, estará diretamente relacionada em primeiro momento com a capacitação dos prestadores de serviços turísticos. "Embora não tenha recebido a incumbência de melhorar a infraestrutura para receber os turistas de todo o mundo que virão ao país assistir às competições esportivas, o Ministério tem investido nas capitais que sediarão os jogos e nas cidades vizinhas, segundo informou Novais", informou Novais.

Proveito

Para o senador Eduardo Amorim a reunião foi de grande proveito, segundo o parlamentar discutir o turismo brasileiro e em época de preparação para realização de eventos de circunstâncias internacionais, demonstra a capacidade e o interesse de organização da pasta. Amorim informou ainda que a realização da Copa e das Olimpíadas não pode estar centralizado apenas na capacitação de prestadores de serviços

Subcomissão sobre biocombustíveis

O deputado federal Márcio Macêdo (PT) apresentou nesta quarta-feira, 27, um requerimento na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável solicitando a criação de uma subcomissão especial sobre biocombustíveis. "Tendo em vista que o Brasil é um dos líderes da discussão planetária sobre o uso de biocombustíveis, e considerando que este é um mercado que se impõe em todo o mundo, no qual o nosso país lidera com a utilização de um biocombustível renovável e pela sua interface com a questão ambiental sugiro a criação desta subcomissão", afirmou.

Combate ao “bulling”

Projeto de lei de autoria do senador Antonio Carlos Valadares, líder do PSB no Senado, torna obrigatório, para educadores e dirigentes de escolas, o combate ao assédio escolar (conhecido como “bullying) e todas as outras formas de violência, por meio de ações educativas de conscientização e prevenção, assegurada a participação da comunidade.    A proposta foi apresentada ontem pelo senador e ela acrescenta um inciso ao artigo 12 da Lei 9.394/1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de forma que fique claro aos educadores e dirigentes das escolas, que o “bullying” é nocivo, ocorre com muita frequência e precisa ser combatido com uma série de ações de natureza educativa.

Bancada do Nordeste

O deputado André Moura (PSC) participou ontem, 27, do tradicional café da manhã realizado para os parlamentares da Bancada do Nordeste.Como pauta principal aconteceu o lançamento do Caderno do Nordeste, André estava acompanhado do deputado federal Márcio Macedo (PT/SE). Durante o evento foram discutidas diversas estratégias de atuação dos mais de 150 deputados que compõe a bancada.Para André a união dos deputados nordestinos, serve para troca de experiências na transformação das carências sofridas pelo povo de cada Estado ali representado.

4ª audiência pública da Comissão da Reforma Política

A Comissão Especial da Reforma Política da Câmara realiza hoje a 4ª Audiência Pública com convidados externos a partir das 9h, no Plenário 2. Foram convidados: Antônio Augusto de Queiroz, Diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP); David Fleischer, Professor Doutor em Ciência Política pela Universidade da Flórida e Eduardo Graeff, cientista político e ex-secretário-geral da presidência da República.O presidente da comissão, deputado Almeida Lima (PMDB-SE), lembra que as audiências com representantes da sociedade civil têm sido fundamentais para trazer novas idéias ao debate da reforma política.

DO LEITOR

Trecho precisando de reparo por parte da Emurb

E-mail recebido: “Está cada vez mais difícil trafegar na Rua Francisco Ferreira de Oliveira (Bairro Luzia – Próximo a Panificação Cruzeiro). Lá foi realizado acredito um serviço da Deso e lamentavelmente há mais de 3 meses que o serviço acabou e a Emurb ou a empresa responsável não fez sequer a operação tapa-buracos. O Trecho está horrível. É necessário que providências sejam tomadas. Nós moradores que passamos por este trecho 4, 5 vezes no dia estamos sofrendo com nossos carros e com nosso bolso, pois, haja suspensão.  Ajude-nos!”

A gasolina nossa de cada dia

Do leitor Messias Gonçalves: “Próximos dos meus cinquenta anos, cresci  ouvindo sempre que quando havia aumento nos preços dos combustíveis, logo a inflação alavancaria. Assim também era em relação ao salário mínimo. “Agora tudo vai subir”. Era um Deus no acuda. E olhem que os preços subiam mesmo.

Agora depois de alguns anos de estabilidade, digna de dar inveja aos países mais ricos, começa a ensaiar a volta dessa desgraça.  A política de valorização salarial implantada no governo do presidente Lula, em comum acordo com as Centrais Sindicais, deu aos trabalhadores brasileiros respeito, cidadania e acima de ajudou a ver as camadas sociais migrarem para as que estavam acima as suas.

E desde 2008, a Petrobrás não reajusta os preços dos combustíveis nas refinarias. Como bem disse o seu presidente Serio Gabrielli, na última segunda feira.  Porém não é isso que estavam testemunhando nos postos de combustíveis quando temos que abastecer os nossos veículos.

Postos de gasolinas como os estalados no campo do Sergipe, na Avenida Augusto Franco, o da Hermes Fontes, na rótula da antiga Telemar, o da Avenida Maranhão, os das saídas da cidade, todos operavam o preço da gasolina em torno de R$ 2, 47, R$2,49. De repente, mais que de repente, passam a cobrar cerca de R$ 2,74, R$ 2,78.

Que critérios esses empresários estão utilizando, para justificar esses aumentos? Os demais postos da capital, já vinham cobrando os atuais preços estabelecidos nas bombas. Ou seja, somente os citados primeiro é que elevaram os preços.

Cabe ao MPE, e aos órgãos competentes, verificarem quais as mágicas que esses malabaristas estão praticando, lesando as pessoas. Saltarem dos R$2, 45 aproximados para os atuais R$ 2,78, é verdadeiramente abusarem dos seus clientes”.

Copa TV Sergipe de Futsal

Do leitor Raphael Costa de Souza: “Gostaria de demonstrar a insatisfação do amante do futsal com a diretoria irresponsável do Glória Futsal.Um senhor que atende por nome de "Mário",responsável maior por aquela equipe e toda sua estrutura.Pois bem,na noite de terça-feira na primeira partida da final da Copa TV Sergipe de Futsal,campeonato mais organizado do no nosso calendário estadual diga-se de passagem,as seis horas da tarde não haviam mais ingressos,mas a revolta não é por isso,e sim pq a capacidade daquele ginásio é de 1000 pessoas sentadas e os clubes colocam 2000 mil,que até aí é suportável,pois existem espaços nos corredores,em cima das arquibancadas, em outros lugares do ginásio que é aceitável e que todos os clubes adotam.Em Nossa Senhora da Glória passou disso.Existiam ingressos numerados com números de até 2300,venderam-se todos e quem era da cidade de Moita ou outras localidades tiveram que ir a tarde, ou pedir para que alguém comprasse o seu se quis assistir o jogo.Cheguei lá perto das 18:00,comprei o meu e mais alguns q me pediram,pois nem todo mundo tinha disponibilidade para ir cedo.Quando abriram os portões para o recebimento do público,os porteiros juntavam os ingressos e mandavam para bilheteria para que fossem vendidos de novo.Ou seja,ficou super lotado ao ponto de que quem comprou cedo não conseguir entrar,e os que conseguiram não conseguir assistir ao jogo,sem fala que crianças,idosos e mulheres passavam mal a todo instante.Se acontecesse algum tipo de confusão não sei o que aconteceria,mas felizmente a torcida de Glória é exemplar.O comandante da policia militar nada fez,sendo que o batalhão fica a dez 50 metros do ginásio.Muita gente ficou fora”.

Fusão PSDB/DEM

Do leitor Elcio: “Acompanhando as discussões entre a fusão do DEM e do PSDB, avalio que tal estratégia é para que ambas as legendas não desapareçam do mapa político. O PSD fez e vai fazer um estrago muito grande nas duas siglas. Na realidade a sociedade não está disposta mais, colocar no poder partidos que representam na prática, os interesses dos grandes grupos econômicos, industriais e do latifúndio. O modelo neo-liberal do DEM e entreguista do PSDB foi rejeitado na eleição para presidente e na maioria dos estados brasileiros para deputados, senadores e governadores. A cada eleição eles perdem espaço político e representatividade.

O DEM passa por séria crise de identidade e mesmo ao longo da história política mudando de nome como: Arena, PDS, PFL e DEM, continuam os mesmos políticos e as mesmas concepções. Por mais que agora na oposição, tentem implementar um discurso hipócrita de defesa da classe trabalhadora, dos idosos, dos estudantes, dos aposentados. A sociedade sabe que, no poder durante muitos anos, eles foram co-responsáveis por tudo de ruim que aconteceu no país. O DEM no poder, nunca se preocupou com os pobres, em gerar emprego, nunca adotou nenhuma política de distribuição de renda. Enfim, governou para os ricos e os poderosos.

O PSDB governou o país por 8 anos, privatizando as empresas brasileiras, com desemprego recorde, tomando empréstimos desnecessários no FMI para agradar a comunidade financeira internacional, com taxa de juros altíssimas, com o risco Brasil recorde. Enfim, um governo voltado para a elite brasileira, sem nenhum perfil popular. O que esperar de um partido, onde o Presidente da Republica chama os aposentados de ‘vagabundo”

 A fusão, pode parecer que será à solução para não desaparecerem enquanto partidos, mas acredito que o tiro saíra pela culatra. Uma coisa, é numa aliança pragmática, onde os partidos se unem para disputar uma eleição. Outra coisa, é juntar duas siglas diferentes, com caciques diferentes e com interesses diferentes. Não vai dar certo.

 Acredito que com a fusão desses dois partidos quem ganhará filiados será o PSD. É impossível aqui no nosso estado Albano ser liderado por João. Na política nenhuma liderança gosta de perder espaço político e muito menos, o comando da sigla

 Espero que o país continue crescendo, distribuindo renda, gerando emprego, que acabe definitivamente com a miséria em nosso país. E que acima de tudo, tenhamos no poder um partido que lute para melhorar a cada dia a qualidade de vida do nosso povo. UM PARTIDO DEMOCRÁTICO E POPULAR!

 P.S Agradeço as visitas que estou recebendo no meu blog www.elcinhose.blogspot.com”

 Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

     

Frase do Dia

“A medida de um homem se estabelece a partir do mal que ele é capaz de praticar" -Joseph Goebbels.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais