Zona de Expansão: descaso total dos governos

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Cantada em prosa e verso na eleição municipal de 2012 e até na eleição estadual de 2014, a Zona de Expansão em Aracaju, que engloba diversas e é alvo de especulação imobiliária constante, pode ser comparada hoje (guardada a devida proporção) a faixa de Gaza, o território palestino que vive um conflito que nunca acaba.

Bairro Modelo – Em 2012, o então candidato, João Alves prometeu que a Zona de Expansão iria virar um bairro modelo. “Esse bairro modelo, posso adiantar já está sendo estudado por Jaime Lerner um dos três melhores urbanistas do mundo”E virou, virou para pior com a colaboração do governo estadual por conta da falta de segurança e os buracos da Deso. Juntando com o lixo, a falta de transporte e o descaso com o meio ambiente, João e Jackson juntos, conseguiram transformar a Zona de Expansão num caos total.

E, caro leitor, não é exagero deste blog.  Moradores de todas as regiões, desde o conjunto Beira Mar, o mais antigo da região, passando aos novos conjuntos, como Brisa Mar e Horto do Carvalho, passado pelos povoados do Mosqueiro,Robalo, São José,  loteamento Aruana (é Aruana mesmo, Aruanda é coisa de quem não tem o que fazer), loteamento Marivan, os diversos condomínios até o bairro Santa Maria. Todos, sem exceção clamam por segurança pública ao governo estadual e uma limpeza urbana e um transporte público de verdade por parte da Prefeitura de Aracaju.

Insegurança –  Basta passar pelos conjuntos residenciais para comprovar o alto número de casas à venda. A grande maioria por conta da insegurança. Já virou rotina os arrastões aos finais de semana. Ninguém mais pode fazer uma festinha e convida os amigos e familiares para um churrasco. Se fizer tem que fechar o portão e rezar. Uma triste realidade. Quem precisa pegar ônibus diariamente, fica no ponto de ônibus com um enorme medo.

Deso –  no conjunto Horto do Carvalho, como se não bastasse uma invasão vizinha que o Poder Público não toma as devidas providências, a Deso esburacou as ruas para colocar o esgotamento sanitário e nada de refazer o calçamento. É poeira para todo lado, prejudicando principalmente as crianças e os idosos.

Lixo e transporte – Já a Prefeitura parece que esqueceu de quase toda a Zona de Expansão. O lixo está em várias áreas, inclusive às margens de algumas lagoas de estabilização, no conjunto residenciais, estão montando barracos. Um absurdo! Sem falar no transporte público. Parece que a SMTT não controla os horários dos ônibus. Demora muito e quando passa são dois de uma vez. Ou seja, não tem intervalo.

Desigualdade na limpeza no Costa Nova I – Um bom exemplo do problema da limpeza e falta de podagem de árvores ocorre

Uma das ruas do Costa Nova I que não tem a presença da PMA. 

 no conjunto Costa Nova I, no Aruana. Os moradores já enviaram ofícios a Emsurb, a Emurb e a própria PMA, pedindo um calendário de limpeza urbana da rua Maria Vasconcelos de Andrade (artéria principal), e das ruas adjacente a esta, no entorno do Conjunto Costa Nova I na Aruana (ruas I, II, e III). Eventualmente, quando solicitado por algum morador há uma limpeza de quase todo o conjunto, menos nas ruas citadas. O que os moradores das mesmas fica a impressão de privilégio de alguém influente junto a EMURB/EMSURB. Mas a pergunta que fica no ar é o porque se pagam  o IPTU igual aos demais e são preteridos desse serviço.

Asfalto no Marivan –  No Loteamento Marivan está sendo feito a infraestrutura, tem ruas preparadas já compactadas esperando a camada de asfalto e a Emurb não toma providencias. Vão esperar perder todo o serviço feito, causando prejuízos a população que não tem o serviço concluído e o contribuinte que vai pagar a conta duas vezes.

Meio Ambiente – Constantemente o blog recebe denúncias que em terrenos particulares as lagoas de estabilização estão sendo aterradas. É preciso uma fiscalização rigorosa. Antes que seja tarde demais. Acabar com as lagoas e decretar um futuro de alagamentos sem fins na maioria das áreas.

Uma triste realidade para a Zona de Expansão. Pode anotar: em 2016 a Zona de Expansão será mais uma vez cantada em prosa e verso pelos candidatos.

Com todo respeito, burro quem acreditar nas promessas mais uma vez.

Qual o motivo para governo não devolver folhas de inativos dos poderes?
Com a atual situação financeira, inclusive com a solução encontrada para pagar a segunda parcela do 13º dos servidores através de bancos, com o governo assumindo os custos,  ninguém entende porque o governo estadual, através da Sefaz, não devolve logo as folhas dos inativos do Judiciário, do Legislativo, TCE e MPE. Luciano Bispo é aliado, agora Clóvis no TCE. O que falta? Vontade política ou administrativa?

PM/SE: Van usada irregularmente. Comando não punirá porque é oficial. E aí Mendonça e Jackson?
O blog vai iniciar uma campanha diária pela igualdade de punições na PM/SE. Será que o secretário e o governador têm medo do comando? Qual o motivo para punir os praças e não os oficiais? O caso da van da banda de música numa chácara no mosqueiro no último domingo estava sendo usada por um oficial (o blog já sabe até o nome) imagine o comando.  Qual o motivo da proteção coronel Yunes? E Mendonça e Jackson? São coniventes? Os praças estão revoltados. Se fosse um deles a punição seria publicada no mesmo dia e responderia na Justiça Militar. Aliás, quem não lembra do oficial (um tenente) que foi pegar o filho no colégio Pio Décimo com a viatura da PM? Sabe no que deu? Nada, o comando passou a mão na cabeça. A desculpa é que foi uma emergência. Já pensou se todo servidor público usar o veículo público para resolver os problemas particulares emergenciais?

Lagarto: prefeitura recolhe desconto e não repassa para o Ipes
Ontem, 10, uma servidora da Prefeitura de Lagarto, precisou de uma consulta para o filho, com uma pediatra e a médica encaminhou a criança para um psicólogo.  Quando foi marcar a consulta a servidora foi informada que a Prefeitura não está repassando para o Ipes o que desconta dos servidores municipais. E não conseguiu marcar a consulta. Cadê os vereadores e o MPE de Lagarto?

80 leitos para saúde de Lagarto
Em audiência realizada com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, o deputado federal Fábio Reis (PMDB), na companhia do secretário de Saúde de Sergipe, Zezinho Sobral, garantiu mais 80 leitos para a rede hospitalar de Lagarto, além de renovar e ampliar os equipamentos. A conquista se deve à federalização do Hospital Regional de Lagarto, que terá seu contrato assinado na próxima quarta-feira (16), na sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em Brasília.

Conquistas
Destes 80 leitos assegurados pelo parlamentar, 70 servirão a urgência e a emergência, enquanto outros 10 vão aumentar a capacidade de atendimento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Para o deputado, esta é uma grande conquista. “Estamos dando largos passos na saúde sergipana garantindo essas conquistas”, comemorou Fábio. “Saúde é sempre prioridade e fico muito feliz em conseguir avançar nessa questão”, concluiu.

Rádio Jornal 540 não  paga seus Radialistas
Os trabalhadores da Rádio Jornal AM 540,ainda não receberam o pagamento  dos salários referente ao mês  de  novembro,  o STERTS – Sindicato dos  Radialistas de  Sergipe, já  protocolou ofício denunciando o fato ao Ministério do Trabalho e  Emprego em Sergipe e solicitou fiscalização na empresa. Para o presidente  da entidade radialista  Fernando  Cabral é  lamentável  que esteja ocorrendo este tipo de tratamento com os operários  da Jornal 540,  " Tomaremos a medidas cabiveis que o caso requer, pois salários  significa alimentos, e nós não compactuamos com patrões  que tratam seus trabalhadores desta forma, pois todos possuem compromissos e precisam honra-los" , afirmou  Cabral.

Advogado promete mudar de sexo se João implantar BRT
Depois de jurar solenemente que sairá nu pelas ruas de Aracaju se o Plano Diretor for aprovado até as eleições 2016, o advogado, engenheiro e químico, Clarkson Moura fez o segundo juramento: “Eu, Clarkson Moura, maior, sergipano, trigraduado, residente e domiciliado nesta Capital, prometo, sob palavra de honra, "MUDAR DE SEXO", a partir do dia em que o atual Governo Municipal implantar o badalado, eleitoreiro e onírico "BRT" na nossa "Cajueiro dos Papagaios".Aracaju-Se, 11 de dezembro de 2015.”

Novo slogan da PMA com base na intervenção do Monsenhor Carvalho
Do advogado Clarkson Moura: “Depois de uma oportuna intervenção do Monsenhor Carvalho no Programa "Linha Direta", da Rádio Cultura, nesta quinta-feira, 10, acorreu-me, de imediato, à imaginação: o badalado "slogan" da publicidade da PMA bem que deveria mudar. Em vez de "O  futuro sde constrói com Amor e Trabalho”, ficaria mais adequado à realidade "O  futuro se destrói com clamor e encalho.”

Frente Sergipana Brasil Popular realiza coletiva de imprensa hoje
Diversos movimentos de juventude e estudantis, centrais sindicais, movimentos populares e militantes progressistas que integram a Frente Sergipana Brasil Popular convidam todos os meios de comunicação de Sergipe para uma coletiva de imprensa nessa sexta-feira, 11, às 7h, no auditório do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB), localizado na Av. Gonçalo Prado Rollemberg, 794/804, no Centro de Aracaju.

Ato contra o golpe e fora Cunha
Na oportunidade, as entidades apresentarão informações sobre o Ato Público contra o Golpe e pela ampliação da democracia e dos direitos, que acontece na próxima quarta-feira, 16, em Aracaju. Na mesma data, marcada como o Dia Mobilização Nacional Contra o Golpe e pelo Fora Cunha, ocorrerão atos em todos os Estados do país.

Contas aprovadas
Em sessão plenária ontem, 10, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe aprovou as contas do Governo do Estado, referentes ao exercício de 2014, por unanimidade de votos.De acordo com o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE), Adinelson Alves, que participou da Sessão, a aprovação das contas faz parte do compromisso e trabalho conjunto do Tribunal com a CGE, para que a prestação de contas seja apreciada no mesmo ano de sua entrega ao Tribunal, de modo a assegurar a tempestiva prestação de contas à sociedade sergipana, quanto aos resultados das ações do Governo.

Limites constitucionais
Para o diretor da Assessoria Técnica da CGE/SE e coordenador da equipe que examinou as contas de 2014, Silvar Júnior, “o Estado cumpriu adequadamente os limites constitucionais das despesas com Saúde e Educação, tendo aplicado 12,63% em ações e serviços de saúde e 25,60% em educação de crianças, adolescentes e jovens, o que demonstra o compromisso social do Governo de Sergipe com a população”, disse.

Índices
Durante a Sessão Plenária, o presidente do Tribunal, conselheiro Carlos Pinna, destacou que a aprovação das contas do Governo do Estado acontece numa conjuntura de queda das receitas públicas, o que contribui para aumentar os índices da despesa de pessoal, uma vez que o limite prudencial de 46,55% é resultado da equação entre a Receita Corrente Liquida (RCL) e Despesa com Pessoal, incluindo-se o déficit da previdência.

Estímulo
Ainda de acordo com o secretário-chefe da CGE/SE, “a aprovação das contas do Governo de Sergipe, referentes ao exercício de 2014, representa uma conquista da sociedade sergipana e um estímulo, a mais, para o enfrentamento dos desafios inerentes à gestão pública, dentre eles a crise financeira. Muito já se fez e muito ainda será feito para superar as dificuldades e trabalhar com ética e transparência para atender às recomendações do Tribunal de Contas, para que o Estado possa gerar mais empregos e rendas para os sergipanos”, pontuou.

PPS realiza encontro estadual com presença de Freire
No próximo dia 18 de dezembro, o PPS realizará seu encontro estadual com as presenças do presidente nacional, Roberto Freire, do líder do partido na Câmara, Carlos Bueno, o tesoureiro nacional Regis Cavalcante e a presidente nacional do PPS mulher,Tereza. A programação começa às 14h com a inauguração da nova sede, na Rua Zaqueu Brandão, 70, depois o encontro no plenário da Assembleia Legislativa, finalizando com um jantar de confraternização.

Agamenon cobra Plano Diretor
Na Câmara de Aracaju, o vereador Agamenon Sobral, PHS, cobrou do Executivo o envio do novo Plano Diretor. Ele lamentou o possível engavetamento do projeto e pediu que os colegas pressionem para que o PD chegue à Câmara. “Tudo que eles enviam para nós estamos aqui para votar, mas algo tão importante quanto o Plano Diretor, estão engavetando e o povo sendo enganado”, criticou.

IPTU ecológico
Ainda na Câmara de Aracaju, o vereador Emerson, da Rede, voltou a cobrar que a capital tenha o IPTU ecológico. O Projeto foi apresentado pelo vereador Dr. Emerson e propõe a redução IPTU, aos proprietários de imóveis que adotem medidas de proteção ao meio ambiente. Segundo o parlamentar, o projeto foi rejeitado pela Comissão de Redação e Justiça não em função do mérito, dos benefícios ou não que traria para a cidade, mas em função de quem o indicou: projeto semelhante já foi adotado em cidades como São Paulo, Recife, Niterói e em muitas delas por iniciativa dos vereadores.

Salgado tem projeto de geração de renda
Buscando incentivar a geração de emprego e renda aos usuários do Centro de Apoio Psicossocial (Caps), a Prefeitura de Salgado promoveu o I projeto de geração de renda aos usuários. As atividades aconteceram na quarta, 09 e na quinta-feira, 10. O projeto reuniu usuários e profissionais do Caps da cidade, que desenvolve com eles formas de como produzir e comercializar o objeto. A iniciativa ajuda no tratamento dos usuários, que tem a oportunidade de confeccionar o produto e gerar uma fonte de renda extra para a família.

WFP reservará espaço para artesanato
O Wedding Food Park vem com mais uma novidade. Além de comidas deliciosas, ótimos fornecedores do segmento de casamento, boa música, o evento reserva um espaço para artesanato. Os visitantes poderão conferir trabalhos manuais de talentosos artesãos de diversas áreas. Ao consumir R$80, você concorre a uma viagem incrível para Búzios, no Rio de Janeiro, com direito a acompanhante. O WFP acontecerá de 15 a 17 de janeiro, na Passarela do Caranguejo.

Encontro Maternar
De 04 a 06 de março, no salão Camp Perrin, na Coroa do Meio, acontecerá a primeira edição do Encontro Maternar. O evento abordará temas de interesses de gestantes, bebês, mães/pais e filhos. A iniciativa é assinada pela publicitária Grazi Freire e a jornalista Martha Mendonça.

Natal Solidário da Rede de Postos Presidente completa 31 anos
O Natal Solidário da Rede de Postos Presidente é realizado há 31 anos pelo grupo Miro Santos. Como em todos os anos, a Rede Presidente realizará uma tarde de lazer com um parque de diversões (Pula-Pula, Tobogã Inflável, Cama Elástica, Cinema 6 D) e sorteio de prêmios para todas as crianças. Estão sendo preparados 3 mil sanduíches e refrigerantes que serão distribuídos com os presentes, além  de sorteios de bicicletas. A entrega acontecerá no próximo domingo 13 de dezembro.

Comunidades
Sandro de Miro, um dos idealizadores do Natal Solidário, ressalta a importância dessa ação que beneficia diversas famílias da comunidade do Complexo Olaria (São Carlos, Maria do Carmo, Olaria, Nova Liberdade, Veneza I e II). “Nós realizamos esse Natal Solidário todos os anos. É importante para a comunidade essa tarde de lazer e as doações das cestas básicas que este ano aumentamos em 25%, passando para 1.500 cestas e dessa forma podemos ajudar e assim fazermos nosso papel de responsabilidade social com um dia de muita alegria para as pessoas que mais precisam”.

Colaboradores
No dia do evento, 100 colaboradores da Rede Presidente colocaram se disposição como voluntários para ajudar na organização e distribuição dos donativos.A diretoria da Rede de Postos Presidente está feliz por mais um evento e agradece aos clientes e colaboradores pelo apoio.  Confira no site: http://site.redepresidente.com.br/   registros dos anos anteriores.

Decorado Versatto Jardins
Escolher o apartamento ideal não é tarefa fácil.  Entre tantas decisões, é preciso analisar aspectos como valor, localização, área de lazer, metragem e aproveitamento dos espaços. Tudo para garantir uma conquista segura.Pensando nisso, a construtora Via Célere apostou no planejamento do decorado do Versatto Jardins, que permite uma verdadeira sensação de já estar no apartamento pronto. A decoração assinada pelas arquitetas Maria Hora de Lima Vasconcelos e Flávia Oliveira Góis Barreto aponta ao cliente as opções de planta disponíveis no empreendimento.

Via Célere
Na hora de comprar um apartamento, sobretudo se for ainda na planta, ter a possibilidade de visitar um imóvel decorado é de extrema importância, uma vez que proporciona ao comprador visualizar como serão os espaços. O decorado do Versatto Jardins, da construtora Via Célere agrada a todos os clientes que visitam o local, por meio de uma ambientação bem dinâmica, valorizando o empreendimento que já possui uma planta super versátil.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Abrahao_Filho  Somente quem vê a mão de Deus em todas as coisas pode colocar todas as coisas em suas mãos. Tenha um bom dia!

www.twitter.com/AdemarQueiroz  O silêncio traz a mensagem que cada um precisa ouvir.

www.twitter.com/leleteles  quem muito espera, uma hora desespera.

www.twitter.com/braynerr Nada pior aconteceu na política nacional que a eleição de Eduardo Cunha para a Presidência da Câmara

www.twitter.com/FabioMitidieri1  Os atos fora de ética e as quebras de decoro cometidos no Conselho de Ética essa semana, a Câmara encaminha pra quem? Vergonha!

www.twitter.com/Florisrs  Oposição abraça Cunha o promove clima de terror na Câmara e na sociedade. Tudo isto na tentativa de aplicar golpe na Democracia.

ARTIGO

As azeitonas do governo, ou inovar é preciso      por Carlos Nascimento

Quando se fala em economia, corte de custos, é imperativo falar da já lendária história do corte da azeitona nas refeições servidas pela American Airlines nos anos 1980. Àquela época a companhia era comandada por Bob Crandall, ele calculou que se tirasse uma azeitona de cada refeição servida poderia fazer uma economia de quarenta mil dólares por ano, aparentemente insignificante para o volume de despesas da empresa aérea, porém este foi o começo do olhar mais crítico sobre as despesas e as várias azeitonas que podem ser retiradas ou reduzidas.

Nos tempos atuais a administração pública, em seus mais diversos níveis tem necessidade de reduzir os custos porém as medidas adotadas são sempre tradicionais. Aqui em Sergipe o Governador Jackson Barreto tem conclamado os seus auxiliares a serem criativos, porém muito mais que criatividade o governo tem que implantar a cultura da inovação na gestão pública.

A criatividade é mais relacionada com a imaginação, o sonho, a ideação, podendo resultar ou não uma ideia ou objeto, enquanto a inovação, que não prescinde da criatividade, é a exploração das novas ideias através de um processo que gera novos produtos, serviços ou formas de gestão.

Peter Druker define a inovação como uma “mudança no ambiente social ou económico, uma mudança no comportamento dos usuários”, talvez por se provocar rupturas, mudanças comportamentais, é tão difícil implementar a inovação na gestão pública.

Apesar de ser mais fácil seguir modelos já estabelecidos, cedo ou tarde os administradores públicos deverão despertar para a cultura inovadora, propondo um aprofundamento nos diferentes âmbitos de transformação da gestão pública, fazendo uma visão crítico-construtiva das suas potencialidades.

Um exemplo de atitude inovadora é a da Adema que está fazendo chamada pública de funcionários que queiram se juntar à equipe, isto reforçará os quadros da autarquias sem a necessidade de um concurso público, aproveitando talentos que estão relegados em outras repartições.

Na gestão pública estadual há diversas “azeitonas” que, se eliminadas, poderiam render uma substancial economia para o governo, e não precisamos ser detalhistas como a UPS, gigante do setor de entrega de encomendas, cujos motoristas somente fazem curva à direita, porque é mais econômico.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Uma vida não vivida dá poder à morte. Uma vida vivida em sua plenitude tira todo o poder da morte. A morte deixa de existir.” Rajneesh (Rajneesh Chandra Mohan Jain), filósofo indiano, nasceu em 11 de Dezembro de 1931 e morreu em 1990.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários