Confira a entrevista com o candidato Alessandro Vieira (PSDB)

Alessandro Vieira (PSDB) é o primeiro a descrever suas ações (Foto: Arquivo Pessoal/Facebook)

O Portal Infonet realizou entrevistas com os candidatos a governo do Estado. O primeiro deles é o candidato Alessandro Vieira (PSDB), que tem como vice Milton Andrade (Cidadania).

O objetivo é conhecer um pouco as ações dos candidatos quanto aos assuntos que interessam a sociedade, a exemplo da Educação, Emprego, Saúde, Segurança Pública, Cultura, Transporte e Turismo. Confira a entrevista abaixo:

Portal Infonet- Caso eleito, como o senhor (a) permite atuar no que diz respeito à melhoria da estrutura das escolas, à oferta de vagas e à valorização dos professores?

Alessandro Vieira- Infelizmente, a educação tem sido totalmente negligenciada pelas últimas gestões estaduais. Não se valorizam os profissionais de educação nem é feita a manutenção adequada das estruturas das escolas. Para mudar esse quadro, iremos recuperar, ao longo dos primeiros dois anos de Governo, as unidades escolares degradadas, garantindo um padrão mínimo de qualidade da infraestrutura. Expandiremos o acesso à internet para as escolas, professores e estudantes da rede estadual de ensino. Ampliaremos a oferta de vagas do Ensino Médio em Tempo Integral via reestruturação, fortalecimento e criação de escolas em tempo integral, garantindo a universalização do acesso dos estudantes a esta modalidade de ensino. Além de ampliarmos as matrículas da Educação Profissional e Tecnológica. Por fim, também valorizaremos os profissionais do magistério e demais profissionais da educação. Por isso iremos dialogar com as categorias a fim de reestruturar as carreiras, de modo a torná-las mais atrativas. Sabemos que os desafios são imensos, mas com seriedade e honestidade, temos certeza que transformaremos a educação de Sergipe em um modelo para o Brasil.

Portal Infonet- Segundo o IBGE, Sergipe possui a 3a maior taxa de desemprego do Brasil. Quais suas propostas para ampliar oportunidades de emprego e geração de renda em Sergipe?

A.V – Além de possuir a 3ª maior taxa de desemprego do Brasil, Sergipe possui a 9ª maior taxa de informalidade do país. Trabalho informal é trabalho precarizado. O trabalhador sergipano não merece isso. Pretendemos formalizar os microempreendedores individuais e gerar empregos de qualidade para a população sergipana, inclusive para os jovens que buscam se incluir no processo produtivo. Vamos reestruturar, ao longo do primeiro trimestre de gestão, os Núcleos de Apoio ao Trabalhador (NAT) e implantar unidades nos 20 maiores municípios. Faremos levantamento junto aos setores produtivos das suas necessidades de pessoal. Com isso, promoveremos a qualificação direcionada desses trabalhadores para que preencham essas vagas. Também criaremos uma linha de crédito para microempreendedores individuais e profissionais autônomos para a compra de equipamentos e insumos. Além disso, vamos criar creches gratuitas para crianças menores de 05 anos, filhas de trabalhadoras e trabalhadores que não possuam rede de apoio. Com essas e outras medidas iremos trazer para a formalidade mais de 100 mil trabalhadores e microempreendedores em 4 anos.  Isso colocará a economia sergipana em um circulo virtuoso de geração de empregos de qualidade e renda adequada.

Portal Infonet- Quais os seus projetos para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde? Há projetos voltados ao tratamento de adultos e crianças com câncer?

A.V – Sergipe vive um grande desafio na saúde pública, é necessário acabar com o caótico quadro da saúde estadual e se adequar ao novo cenário epidemiológico ditado pela pandemia e pelo aumento do envelhecimento populacional. É preciso acabar com a demora nas filas de exames e cirurgias, superlotação dos hospitais, falta de infraestrutura, de recursos humanos e de transparência na gestão. Precisamos fortalecer nosso sistema de saúde, reorganizando a descentralização dos serviços e fortalecendo os níveis de atenção. Para ampliar o acesso da população, pretendemos profissionalizar a gestão da saúde, garantindo a despartidarização e equipe técnica e fortalecendo o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde a fim de qualificar a tomada de decisão e aplicação de recursos de acordo com as necessidades de saúde, focando na regionalização. É preciso fortalecer a política de atenção primária, especializada, ambulatorial e hospitalar e promover a valorização dos profissionais de saúde. Assim, vamos elaborar, no primeiro semestre de gestão, o Planejamento Regional Integrado em parceria com os 75 municípios, realizando reuniões regionais com os gestores para efetivar a Programação Geral de Ações dos Serviços de Saúde – PGASS a partir das necessidades de saúde da população, reorganizando as redes de atenção à saúde com foco na regionalização, além de fortalecer e qualificar os Hospitais Regionais, ampliando o quadro de profissionais e melhorando a estrutura. Vamos também ampliar a frota do SAMU e modernizar este serviço, diminuindo o tempo de resposta.

Em relação ao tratamento de crianças e adultos com câncer, queremos criar no primeiro ano de gestão, e implementar a Política Estadual de Saúde para a Prevenção e Tratamento do Câncer.

Portal Infonet – O efetivo de policiais, sobretudo, militares e penais, ainda é um problema em Sergipe e repercute em insegurança para a população. O que pretende fazer para mudar essa situação e solucionar outros problemas ligados à segurança pública em Sergipe?

A.V- O aumento generalizado da violência demanda um plano integrado de prevenção. É essencial promover a integração dos setores da segurança pública e a implementação de ações estruturantes para que Sergipe deixe de figurar entre os estados mais violentos do país. ​​Além de ampliar a contratação dos profissionais da segurança pública com concursos públicos sequenciados, pretendemos ampliar a integração com instituições responsáveis pela segurança, valorizar e fortalecer a atuação das Polícias estaduais e fortalecer a polícia preventiva. Também é preciso estimular o fortalecimento das guardas municipais através do fornecimento de equipamentos e infraestrutura e fortalecer postos da Polícia Rodoviária Federal e Estadual. A melhoria da segurança pública perpassa necessariamente a promoção da cultura de paz, a convivência social, pacífica e cidadã e a promoção da formação e qualificação dos profissionais da segurança pública para o atendimento às populações vulnerabilizadas.

Portal Infonet- Durante a pandemia, o setor cultural – que já é carente de fomento – foi fortemente impactado pela pandemia. Aqui em Sergipe, o que o senhor (a) pretende fazer para valorizar os artistas locais e fomentar a cultura sergipana?

A.V – O setor de Cultura está há quase uma década sem ferramentas que assegurem sua sobrevivência e foi ouvindo o setor de forma participativa e cuidadosa que construímos um plano estruturado para a potencialização dos atores culturais do estado. Num primeiro momento, entende-se a urgência na implementação do Plano Estadual de Cultura, revitalização do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico – FUNCART e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Com essa base assegurada, devemos destinar entre 3% a 5% do orçamento para a estruturação e fomento do setor, bem como a reestruturação dos setores organizacionais da FUNCAP, num primeiro momento, para que num segundo passo, se estabeleça a criação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Trazemos o olhar voltado para a interiorização, fomento e profissionalização focando na reestruturação e melhoria das unidades existentes através, por exemplo, do Programa de interiorização da Cultura e Economia Criativa, criação do Plano de desenvolvimento do Polo de Moda de Itabaianinha e polo criativo “Fábrica do Forró” com foco na estruturação e fortalecimento das quadrilhas, qualificação do trabalho e desenvolvimento de novos produtos que fortaleçam a marca sergipana.

Portal Infonet- O usuário que utiliza o transporte público reclama da frota insuficiente e da demora dos ônibus. O senhor (a) acha que é possível a implantação de um transporte público mais adequado no estado, sobretudo, nas áreas mais carentes e na região metropolitana?

A.V- Com seriedade e honestidade é possível oferecer ao sergipano um transporte público de maior qualidade. Além do constante diálogo com as prefeituras a fim de viabilizar parcerias para a melhoria da cobertura e da qualidade do transporte público, iremos dar transparência e revisar, quando necessário, os contratos de transportes intermunicipal para garantir qualidade, cobertura e preços acessíveis aos cidadãos sergipanos sem prejuízo às empresas e cooperativas que oferecem os serviços, desde que as regras contratuais não sejam prejudiciais aos cidadãos e estejam sendo cumpridas. Também vamos priorizar o investimento público nas regiões de maior vulnerabilidade social, de forma a garantir que a oferta de transporte público aos cidadãos sergipanos que residem nessas regiões não fique comprometida por falta de infraestrutura ou infraestrutura precária.

Portal Infonet- Sergipe tem um grande potencial turístico, mas ainda pouco explorado. Como o senhor (a) atuará para estimular o turismo em nossa capital, mas também no interior do estado?

A.V -É muito triste ver como a gestão atual não vê no turismo uma oportunidade de geração de emprego e renda para a população sergipana. Temos diversas potencialidades turísticas pouco exploradas, além da ausência de uma gestão técnica e comprometida com o desenvolvimento do setor. Precisamos encarar o turismo como ponto estratégico para o desenvolvimento do Estado. O turismo é capaz de movimentar mais de 50 setores da economia local, sendo um grande gerador de empregos. Nosso Estado tem potencial para turismo de lazer, de eventos, de negócios, ecoturismo e turismo religioso. Para explorar esse potencial ao seu máximo e tornar Sergipe um destino não só de brasileiros mas de estrangeiros também iremos criar a Política Estadual de Fortalecimento do Turismo, o plano de promoção do turismo de Sergipe, sempre com ampla participação dos agentes privados que atuam no setor. Também iremos criar rotas turísticas: rotas religiosas, rota do queijo, rotas de ecoturismo, entre outras. Além disso, iremos realizar a busca ativa por grupos hoteleiros para implantação de complexos no Estado. Tomaremos muitas outras medidas para mostrar para o Brasil e para o mundo o que Sergipe tem de melhor.

por João Paulo Schneider

 

Matéria originalmente publicada no dia 05/09/2022. 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais