Confira a entrevista com o candidato Elinos Sabino (PSTU)

Elinos Sabino (PSTU) fala sobre suas ações (Foto: Arquivo Pessoal/Redes Sociais)

O Portal Infonet  entrevistou o candidato a governo do Estado, Elinos Sabino (PSTU), que tem como vice Leide Lima (PSTU).

O objetivo é conhecer um pouco as ações do candidato quanto aos assuntos que interessam a sociedade, a exemplo da Educação, Emprego, Saúde, Segurança Pública, Cultura, Transporte e Turismo. Confira a entrevista abaixo:

Portal Infonet- Caso eleito, como o senhor (a) permite atuar no que diz respeito à melhoria da estrutura das escolas, à oferta de vagas e à valorização dos professores?

Elinos Sabino -Há uma necessidade de se ampliar as atuais escolas, mas também de construir onde não existem. É inadmissível que haja municípios sem uma estrutura estadual de educação que funcione. Nesse sentido, também é necessário estruturar as escolas com um padrão que tenha espaço para sala de artes, com inclusão de aulas da cultura, do folclore local, de música, quadras e piscinas poliesportivas, para que os alunos possam desenvolver atividades recreativas e de lazer, juntamente com a educação. Nosso plano também tem como propósito a construção de uma universidade pública estadual. Mas a principal medida é a valorização profissional, com plano de carreira, saúde e previdência. Professores respeitados, sempre se qualificando, se especializando e motivados, para evitar que eles precisem completar o salário em uma banca ou escola privada.

Portal Infonet- Segundo o IBGE, Sergipe possui a 3a maior taxa de desemprego do Brasil. Quais suas propostas para ampliar oportunidades de emprego e geração de renda em Sergipe?

E.S-Sergipe é o terceiro estado com maior taxa de desemprego do país, 195 mil pessoas sem carteira assinada e 52% dos trabalhadores na informalidade. Os governos federal e estadual têm responsabilidade por essas mazelas. Para acabar com isso, é preciso lutar pelo retorno das atividades da Petrobrás em Sergipe, financiar pequenos e médios agricultores e comerciantes, com baixa taxa de juros e dois anos de carência, implementar um plano de obras públicas no estado, reduzir a jornada de trabalho sem redução de salário e realizar concursos públicos para todos os serviços necessários à população. Sergipe é um estado rico. Temos petróleo, minérios, temos toda a área agricultável ou de pecuária, além do mar e dos rios. É possível garantir o pleno emprego, desde que a riqueza seja colocada a serviços dos trabalhadores que a produzem e não dos exploradores.

Portal Infonet- Quais os seus projetos para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde? Há projetos voltados ao tratamento de adultos e crianças com câncer?

E.S- Nossa principal medida para a saúde é a prevenção. Prevenir é melhor do que remediar. Mas também na área curativa, é necessário descentralizar a saúde. Ampliar as estruturas de caráter regional inicialmente, mas garantir que todos os municípios tenham estrutura mínima de urgência e emergência, além de todas as especialidades. Dessa forma, ampliando também o número de profissionais de saúde, por meio de concurso e pondo fim às terceirizações, vamos melhorar toda a estrutura do estado. Incluímos na questão da saúde também o saneamento básico. Não podemos mais ter, em pleno século XXI, lixões a céu aberto ou mesmo aterros sanitários. Precisamos construir uma usina de reciclagem e orientar a população para iniciar a separação do lixo a partir da própria residência. Isso vai proporcionar uma economia ao estado e aos municípios, que ao invés de prejuízo, vão ter lucro, empregabilidade e deixar de contaminar o meio ambiente.

Portal Infonet – O efetivo de policiais, sobretudo, militares e penais, ainda é um problema em Sergipe e repercute em insegurança para a população. O que pretende fazer para mudar essa situação e solucionar outros problemas ligados à segurança pública em Sergipe?

E.S- A insegurança e a violência são causadas primeiro pelo Estado, que discrimina os filhos e as filhas da classe trabalhadora desde a infância, ao não estruturar os bairros com escolas e creches adequadas, saúde e saneamento dignos, transporte e lazer. Todas essas condições negadas, principalmente aos trabalhadores negros e pobres das periferias, são a primeira grande violência que as crianças sofrem. Para evitar que isso se torne uma reação violenta, que hoje é reprimida com massacres e torturas, primeiro precisamos cuidar dos filhos da nossa classe. Resolvendo essas situações, assim como garantindo o pleno emprego, a violência será resolvida. Outra medida importante é a desmilitarização da polícia. É urgente democratizar a polícia e colocá-la sob controle social, elegendo em conselhos populares o seu comando, delegados e secretário de segurança.

Portal Infonet- Durante a pandemia, o setor cultural – que já é carente de fomento – foi fortemente impactado pela pandemia. Aqui em Sergipe, o que o senhor (a) pretende fazer para valorizar os artistas locais e fomentar a cultura sergipana?

E.S- A cultura é o registro histórico de uma comunidade. Precisamos incluir nossa cultura nos estudos, desde a infância até a universidade, para difundir e socializar todos esses conhecimentos. Dar maior divulgação e organizar festivais, encontros e debates com grupos folclóricos e musicais. Unir também a arte à culinária, promovendo ambas de forma simultânea. Gerar mais empregos e motivação para os artistas locais. Valorizar a “prata da casa” em eventos, datas comemorativas e apresentações nas escolas, interligando essas atividades e financiando por meio do estado ou do Banese. Por fim, preservar nossa cultura e nossa arte nos locais históricos ou turísticos, apresentando a todos que nos visitam.

Portal Infonet- O usuário que utiliza o transporte público reclama da frota insuficiente e da demora dos ônibus. O senhor (a) acha que é possível a implantação de um transporte público mais adequado no estado, sobretudo, nas áreas mais carentes e na região metropolitana?

E.S- Nós defendemos que o transporte precisa ser público e de qualidade. Que todos os trabalhadores desempregados tenham gratuidade, bem como os estudantes, os aposentados e os pensionistas, para que haja uma maior mobilidade, seja na procura de emprego ou no deslocamento para atividades. Também defendemos a melhoria desse serviço, tanto para se deslocar entre a casa e o trabalho, quanto para o lazer. Não é justo que aqueles que produzem todas as riquezas sofram com transporte demorado e sem o devido conforto. É necessário reduzir o número de veículos circulando nas ruas, mas para isso precisamos melhorar o transporte coletivo. Se tivermos uma empresa pública estadual, que ofereça um transporte de qualidade às pessoas, com organização, regularidade, pontualidade e conforto, as pessoas deixarão suas motos e carros em casa, evitando assim engarrafamentos e acidentes, economizando combustível e poluindo menos o meio ambiente.

Portal Infonet- Sergipe tem um grande potencial turístico, mas ainda pouco explorado. Como o senhor (a) atuará para estimular o turismo em nossa capital, mas também no interior do estado?

E.S- Precisamos inverter a lógica do turismo em Sergipe. O turista quer novidades, quer ver o que há de diferente dos outros estados. Infelizmente, os pontos turísticos de Sergipe não são bem apresentados. Devemos dar mais conhecimento dos locais turísticos, das praias, do cânion de São Francisco, das cidades históricas de São Cristóvão e Laranjeiras. Também é preciso que a riqueza que vem de outros estados e até de outros países pelo turismo fique aqui em Sergipe e não em hotéis de redes multinacionais. Além disso, motivar a interiorização do turismo, com mais informações e divulgação da nossa arte e história, assim como a beleza paisagística. Mas, para isso, deve haver uma preservação desses bens. Também incentivar que os sergipanos conheçam Sergipe, para movimentar a economia internamente, empregar mais pessoas e distribuir mais renda, assim como atrair mais pessoas de fora.

por João Paulo Schneider

 

Matéria originalmente publicada no dia 07/09/2022. 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais