Veja a entrevista com o candidato Fábio Mitidieri (PSD)

Fábio Mitidieri (PSD) fala sobre suas ações (Foto: TSE)

Portal Infonet realizou uma entrevista com o candidato a governo do Estado, Fábio Mitidieri (PSD), tendo como vice Zezinho Sobral (PDT).

O objetivo é conhecer um pouco as ações do candidato quanto aos assuntos que interessam a sociedade, a exemplo da Educação, Emprego, Saúde, Segurança Pública, Cultura, Transporte e Turismo. Confira a entrevista abaixo:

Portal Infonet- Caso eleito, como o senhor (a) permite atuar no que diz respeito à melhoria da estrutura das escolas, à oferta de vagas e à valorização dos professores?

Fábio Mitidieri- Meu plano de Governo pretende avançar no melhoramento da estrutura física das escolas, garantindo uma ambiência humanizada, com acessibilidade, inclusão e segurança sanitária e instituir o programa Escola Nova Sergipana, para a construção de novas escolas, cujo padrão construtivo deverá contemplar a necessidade de refeitório, quadras, bibliotecas, salas de professores, auditórios para projeção de filmes, artes e reuniões, em especial, nas áreas com carência de unidades escolares ou que tenham escolas sem condições de serem expandidas. Além disso, pretendo construir quadras poliesportivas nas escolas da rede pública estadual que ainda não possuem esse equipamento e que dispõem de espaço para sua instalação e, nas demais escolas onde não há espaço para a construção, buscar a destinação de espaços no entorno que possam ser utilizados pela escola, inclusive em parcerias com instituições do terceiro setor e da iniciativa privada.

Para a primeira infância, pretendo estimular a construção de creches pelos municípios, visando garantir o acesso e universalizar a educação na primeira infância. As demais propostas previstas no plano de governo do candidato preveem a inclusão de psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas estaduais e assegurar a infraestrutura necessária para a expansão do programa de Ensino Médio Integral. Para ampliar a oferta de vagas, vamos construir novos estabelecimento de Ensino Médio Integral, aumento das atuais 76 unidades para ao menos 156 unidades nos próximos quatro anos.

No que se refere à valorização dos professores, iremos intensificar a formação continuada de professores para instrumentalizar a prática docente, com vistas ao desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais previstas no currículo e promover a vinculação da progressão na carreira, também a partir do processo formação e qualificação docente; reformular o Centro de Formação de Professores como forma de elevar a participação dos professores e gestores em cursos de formação continuada; instituir o ciclo anual de formação e criar, no período de recesso escolar, um ciclo de palestras, aulas e exposições presenciais com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho docente e promover o intercâmbio de experiências de sucesso; criar uma central de mídias para suporte à produção de conteúdo digital para cursos online do Centro de Formação de Professores e também a outros estabelecimentos e redes.

Portal Infonet- Segundo o IBGE, Sergipe possui a 3ª maior taxa de desemprego do Brasil. Quais suas propostas para ampliar oportunidades de emprego e geração de renda em Sergipe?

F.M- A geração de emprego é prioridade no meu plano de Governo. Para isso, uma das principais propostas é a criação do programa Primeiro Emprego Sergipe para diversas atividades econômicas e cadeias produtivas, a partir de linhas de ação como, por exemplo, o “Primeiro Emprego Petróleo e gás”, com alinhamento dos programas de formação do Ensino Profissionalizante com o setor produtivo e de serviços e alinhamento com os programas de monitoria e de estágio. Também vamos trabalhar para atrair investimentos para Sergipe na área de petróleo e gás, incentivando a abertura de novos postos de trabalho e oportunidades de emprego e renda; requalificar o Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT); ampliar a concessão de estágios através do Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT), Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e outras organizações congêneres; regulamentar a contratação de terceirizados através do NAT; promover cursos profissionalizantes em comunidades urbanas e rurais, estimulando o empreendedorismo familiar, sobretudo daquelas pessoas que atuam no setor informal.

Portal Infonet- Quais os seus projetos para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde? Há projetos voltados ao tratamento de adultos e crianças com câncer?

F.M- A saúde também é um dos três pilares do futuro governo. Meu plano de governo pretende investir na descentralização da saúde pública, desafogando as unidades da capital sergipana, e na implantação do programa Opera Sergipe, com mutirões de cirurgias eletivas (hérnia; vesícula; histerectomia; pterígio) em parceria com hospitais filantrópicos e públicos, através da compra de serviços e pagamento por produtividade. Além disso, vamos implantar o Sistema de Prontuário Eletrônico para integrar todas as unidades de Saúde do Estado, Rede de Urgência e Centro de Especialidades, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Vigilâncias, implantação do sistema de consultas por telemedicina com instalação de pontos nas UBS de todos os municípios (cardiologia, endocrinologia, ginecologia, urologia, neurologia adulto e pediátrico, psiquiatria, entre outros) e a automatização da Central de Regulação ambulatorial e de leitos com protocolos de priorização definidos diminuindo a dependência de análise de profissionais, através de Inteligência Artificial (IA).

Também está em nosso planejamento criar Centros de Equoterapia públicos em municípios sergipanos para garantir que mais pessoas com deficiências ou necessidades especiais tenham acesso a esse método terapêutico que usa cavalos como agente promotor de ganhos físicos e psicoemocionais e fomentar a regionalização, especialmente nos municípios com menor base populacional, dos serviços e estratégias de saúde mental, com equipe multiprofissional e sistema de teleinterconsulta dos hospitais regionais como o Hospital São José.

Outra proposta é a criação do programa Amor de Mãe, com implantação do Complexo Materno-Infantil, constituído pela Maternidade de Alto Risco e pelo Hospital da Criança, com atendimento desde a baixa até a alta complexidade, fortalecendo o banco de leite e criando o ambulatório de retorno de crianças, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera e a Casa de Parto Normal (CPN).

Portal Infonet – O efetivo de policiais, sobretudo, militares e penais, ainda é um problema em Sergipe e repercute em insegurança para a população. O que pretende fazer para mudar essa situação e solucionar outros problemas ligados à segurança pública em Sergipe?

F.M- Conheço as demandas da segurança pública de Sergipe e a atual deficiência no efetivo de policiais. Para solucionar essas questões, planejamos a realização periódica de concursos públicos para manter o quadro de servidores necessários para atuação em cada força policial. Além disso, temos pretensão de implantar o piso salarial para as polícias do estado, reestruturar o plano de carreiras das polícias do estado e garantir o pagamento dos auxílios inerentes às atividades policiais; conceder reajuste salarial para os policiais, de modo progressivo até o final do mandato; promover cursos e capacitações para qualificação e aperfeiçoamento em inteligência policial, procedimentos operacionais (POP), abordagens policiais, atendimento de grupos vulneráveis, entre outros temas; requalificar o Centro Integrado de Atendimento Psicossocial (CIAPS) e proporcionar atendimento médico e psicológico aos profissionais que trabalham na linha de frente da Segurança Pública.

Portal Infonet- Durante a pandemia, o setor cultural – que já é carente de fomento – foi fortemente impactado pela pandemia. Aqui em Sergipe, o que o senhor (a) pretende fazer para valorizar os artistas locais e fomentar a cultura sergipana?

F.M- As propostas nessa área envolvem o fomento à  criação de distritos criativos, especialmente voltados para o artesanato, e áreas que possam ser dinamizadas de forma conjunta com o Turismo, onde artesãos poderão expor seus trabalhos com toda a estrutura, apoio logístico e segurança; criação, dentro do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), de uma área voltada para a economia criativa e a bioeconomia; formação de parcerias com órgãos como o Sebrae para fortalecer a economia da cultura, em especial aqueles com quem atua profissionalmente no segmento; implantação da Loteria Estadual (LOTESE) para destinar parte dos recursos arrecadados para as áreas de cultura, esporte e lazer; garantir que empresas que recebem incentivo fiscal do Estado destinem os percentuais dedutíveis da Lei de Incentivo à Cultura e ao Esporte dentro do estado; regulamentar e otimizar a gestão do Fundo Estadual de Cultura para permitir receitas perenes e potencializar a utilização dos recursos oriundos da Lei Aldir Blanc; criar um circuito de exibição da Orquestra Sinfônica de Sergipe, com apresentações por todo o estado; criar o programa Cinema na Praça, com circuito de exibição de filmes e material audiovisual por todo o estado; criar o programa Cultura sobre Rodas, com caravana teatral que apresente e valorize a cultura de Sergipe, a Sergipanidade e as tradições e manifestações locais; realizar editais diretos para seleção de projetos culturais voltados para linguagens culturais, regionalidades e difusão de produtos de valorização da cultura sergipana (patrimônio histórico, artesanato, artes plásticas, audiovisual, literatura etc.) e para a manutenção de grupos artísticos e espaços culturais; criar o projeto Afro Pensar para valorizar a população negra e preta de Sergipe, com editais para incentivar e apoiar projetos de produção e pesquisa no campo da cultura negra; criar o programa Conexão Cultura Sergipana para que os artistas sergipanos realizem ações de intercâmbio fora de Sergipe e fora do Brasil e que possa apoiar a vinda de artistas para Sergipe; realizar o festival Verão Sergipe e os festejos juninos, em parceria com os municípios e a iniciativa privada.

Além disso, vamos criar a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa para elevar a cultura sergipana a um novo patamar; fortalecer e modernizar a TV Aperipê, tornando-a um polo de capacitação de profissionais jornalísticos e de audiovisual e de difusão cultural e educacional em Sergipe.

Portal Infonet- O usuário que utiliza o transporte público reclama da frota insuficiente e da demora dos ônibus. O senhor (a) acha que é possível a implantação de um transporte público mais adequado no estado, sobretudo, nas áreas mais carentes e na região metropolitana?

F.M- Iremos apoiar a implementação do Consórcio de Transporte Metropolitano e contribuir para a plena consecução de seu propósito, que é a execução da licitação do sistema de transporte público por ônibus da região metropolitana. Nosso plano de governo também fala sobre apoiar obras de melhoria da infraestrutura viária e do sistema de transportes, como corredores de ônibus e faixas exclusivas, terminais de passageiros e paradas de ônibus com acessibilidade, e empreender ações próprias e junto à União, aos municípios e iniciativa privada, para assegurar o equilíbrio no sistema de Transporte Público, com análise de medidas de compensação e/ou financiamento subsidiado para o sistema, inclusive o alternativo. Para as demais regiões do Estado, pretendemos estruturar o Sistema de Transporte Intermunicipal e elaborar o Plano Estadual de Mobilidade Urbana, melhorando o fluxo de informações com os usuários, e criar uma linha de crédito do Banese específica para o transporte intermunicipal, com taxas diferenciadas e incentivo à renovação e ampliação da frota, inclusive com acessibilidade.

Portal Infonet- Sergipe tem um grande potencial turístico, mas ainda pouco explorado. Como o senhor (a) atuará para estimular o turismo em nossa capital, mas também no interior do estado?

 F.M- Para fomentar o turismo, vamos atualizar o Plano Estadual de Turismo existente e realizar inventário turístico de Sergipe (Mapa), em parceria com os municípios que desejam acessar recursos e incentivos do Estado; elaborar um programa de incentivos locacionais para investimentos nos polos de Canindé de São Francisco, Litoral Norte e Litoral Sul, em consonância com a elaboração de Planos Diretores pelas prefeituras; construir a Orla de Santana do São Francisco e Brejo Grande; a Orla do Pontal, em Indiaroba; e a Orla Barra dos Coqueiros; fortalecer os circuitos (roteiros regionais), a partir de atuação com municípios e/ou consórcios de municípios (Rota do Sertão, Litoral, Circuito Religioso, São Francisco, entre outros). Também precisamos estabelecer um calendário de eventos. Dessa forma, o trade pode trabalhar as datas nos demais estados. O fortalecimento dos atrativos turísticos em todo estado também está em nosso foco. Turismo é uma atividade que gera emprego e renda e precisamos melhorar nossa infraestrutura e capacitar nossos profissionais da área.

por João Paulo Schneider

 

Matéria originalmente publicada no dia 08/09/2022. 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais