3º Festival Gastrotinga

Evento é idealizado pelo chef do sertão, Timóteo Domingos (Foto: divulgação)

Timóteo Domingos é um alagoano da cidade de Santana do Ipanema apaixonado por gastronomia. Com o objetivo de mostrar a cultura gastronômica do sertão através da culinária, Timóteo criou o projeto Gastrotinga. Cactos, fruto do mandacaru, umbu, algaroba, mororó, ouricuri entre outros alimentos típicos do sertão são à base dos seus pratos que encantam e deixam as pessoas curiosas, por esse motivo Timoteo Domingos já foi convidado para participar de programas como: Programa da Sabrina, Domingos Espetacular, Hoje Em Dia entre outros.

O sucesso das suas aparições em redes de televisão resultaram em mais um projeto do jovem chef do sertão, o Festival Gastrotinga, evento que já está em sua 3ª edição e acontece na cidade de Canindé do São Francisco. Com a presença confirmada de chefs renomados, o evento acontecerá este ano nos dias 29, 30 de abril e 01 de Maio e contará com oficinas, mini cursos, palestras, tour pela caatinga para conhecer o bioma da região e feira de artesanato. O evento já é considerado o mais importante no calendário gastronômico do sertão e é uma ótima oportunidade para aliar conhecimento, cultura e muito sabor.

“Em tempos de crise cultural e até mesmo financeira o Festival Gastrotinga é uma ótima oportunidade para resgatar muito da cultura nordestina além de poder utilizar muitos alimentos que são desprezados aliando sustentabilidade e sabor”, falou o chef do sertão Timóteo Domingos.

Sobre Timóteo Domingos

Começou a se aventurar na cozinha aos sete anos de idade, vendo sua vó preparar cocadas, bolos, broas e muito mais. Desde já sentiu uma atração imensurável pelo ato de cozinhar, mas ao mesmo tempo tinha que trabalhar na roça para ajudar os pais. Isso despertou dentro dele a paixão pelo bioma caatinga, fauna e flora. Aos dez anos de idade, já tinha dezenas de receitas autorais, no entanto não possuía recursos financeiros para testar suas criações. Foi quando começou a vender cocadas e bolos na escola onde estudava, o lucro usava para testar suas criações com os ingredientes da caatinga.

Aos dezesseis anos, com cerca de 100 receitas criadas participou e venceu por unanimidade dois concursos gastronômicos realizados no estado de Sergipe, Festival do quiabo e Festival da goiaba. Suas criações foram: Lasanha de quiabo e brigadeiro de goiaba com recheio de umbu e mandacaru.  Entre 2014 e 2015, trabalhou como cozinheiro no Restaurante de comida natural “Manga Verde” em Maceió-AL, durante um ano e dois meses. Logo após, apresentou durante dois meses seu cardápio autoral “GASTROTINGA”, no restaurante Cariri em Aracaju, SE. Hoje, aos 19 anos está formando-se em gastronomia na Universidade Tiradentes – SE. É idealizador e organizador do Festival de Cultura e Gastronomia “gastrotinga”. E fundador do conceito GASTROTINGA. 

Participou como palestrante: Festival de cultura e gastronomia de Tiradentes-MG, semana de gastronomia da universidade Tiradentes, Faculdade de Tecnologia de Alagoas, Faculdade Maurício de Nassau-AL, Instituto Federal de Alagoas, Universidade Federal de Sergipe, Faculdade AGES em Paripiranga-BA entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais