Brasil, 2010. Direção de Caco Souza. Produção de Nelson Duarte. Roteiro de Victor Navas r Julio Ludemir. Direção de Fotografia: Rodolfo Sanchez Música de Max de Castro. 98m, 16 anos. Cia. Produtora: Destiny International, Globo Filmes. Distr. no Brasil: Playarte Pictures. Com Danaiel de Oliveira, Daniela Escobar, Negra Li, Jonathan Azevedo, Jefferson Brasil, Rodrigo Brassoloto, William Jonser, Lui Mendes, Fabrício Boliveira.
Gênero – Drama
Sinopse – William da Silva, um dos grandes articuladores daquilo que viria a ser tornar o Comando Vermelho, vai parar no presídio de Ilha Grande, onde presos “comuns” eram colocados lado a lado com presos políticos. Neste universo de fugas consecutivas, assaltos e enfrentamento com os policiais locais, as amizades se destacavam e geravam dúvidas que faziam com que foragidos retornassem à ilha para libertar seus companheiros.
Apreciação – Estréia no longa-metragem de um novo diretor, Caco Souza, vindo dos curtas. A história é da criação do Comando Vermelho, baseado em livro de William da Silva Lima. Este era um ladrão comum, mas audacioso, preferindo levar a cabo seus planos em estabelecimentos bancários. Na prisão, o encontro com prisioneiros políticos, deu-lhe suporte para organizar o Comando Vermelho que aterrorizou o Rio a partir do fim dos anos 70. Este tema, o diretor já havia aproveitado num curta-metragem de 2004 intitulado “Senhora Liberdade”. A personagem principal, Williams da Silva Lima, desde 2008 está foragido do Presídio Ari Franco.
Fique de Olho – Em Daniel de Oliveira, que apesar de jovem, está se transformando num dos melhores atores do cinema brasileiro.
Por Ivan Valença
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B