As inscrições vão até 26 de setembro (Foto: Divulgação) |
O Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. O EdPopSUS 2 terá duração aproximada de 4 meses, totalizando 160 horas, na modalidade presencial! As inscrições podem ser feitas através do site:http://www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br/ e vão até 26 de setembro.
Este segundo curso será de modalidade presencial e trabalhará com estudantes de 13 estados da união, para refletir criticamente sobre seu próprio trabalho em saúde a partir dos princípios, lógicas e ferramentas da Educação Popular em Saúde.
Ao longo dos últimos 25 anos, a Educação Popular tem tido uma importância estratégica para a construção do direito à saúde. Essa proposta fundamenta-se principalmente, no pensamento do educador Paulo Freire.
Em 2013 foi instituída a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS (PNEP-SUS), aprovada por proclamação pelo Conselho Nacional de Saúde, como produto de um processo dialógico de mais de dois anos que contou com a participação de movimentos sociais e instâncias governamentais.
Para a sua implantação, a PNEP-SUS valoriza a “formação, comunicação e produção de conhecimento”, que “compreende a ressignificação e a criação de práticas que oportunizem a formação de trabalhadores e atores sociais em saúde na perspectiva da educação popular”.
Educador Popular é o Responsável por orientar o processo político metodológico das respectivas turmas e apoiar a implementação da PNEP-SUS no âmbito local. O projeto contará com aproximadamente 200 educadores, estando previsto dois educadores para cada turma de 35 , em Sergipe serão 9 turmas, 2 educadores em cada turma.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B