
O protagonismo de pessoas negras já é uma marca da Blitz Cultural. E no mês em que o Brasil celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, o Grupo de Teatro Boca de Cena realiza mais uma edição da mostra de cultura que movimenta a zona norte de Aracaju. De 26 a 29 de novembro, o Bugio volta a ser palco para apresentações de artistas sergipanos e nacionais, como as cantoras Ellen Oléria e Bia Ferreira, e o coletivo de teatro negro, O Bonde.
Com entrada gratuita, a programação também conta com as apresentações dos espetáculos BRABO e Remundados, do Grupo Boca de Cena; o show do Grupo Saci Quilombola; um debate sobre o processo de criação do grupo O Bonde; a performance dos alunos do curso semestral de teatro do Boca de Cena; a Cena de Cultura Hip Hop com Mali e K Hip Hop; e a Cena Ballroom com a Casa sergipana Ratura, no Circuito Baile das Remundadas.
“A Blitz Cultural é um espaço que promove o encontro de diferentes histórias e experiências culturais, e também busca ser essa encruzilhada em que as pessoas possam conhecer o trabalho de artistas negros de Sergipe e do Brasil, historica e estruturalmente excluídos de espaços privilegiados. Então, a edição de novembro inova, mais uma vez, ao reunir diversas expressões das artes negras de diferentes gerações, como a música, o teatro, o Ballroom e o Hip Hop”, explica o diretor do Boca de Cena, Rogério Alves.
O evento integra também o calendário de atividades em celebração aos 20 anos de existência do Grupo Boca de Cena iniciado em setembro deste ano.
Coletivo O Bonde
O coletivo de teatro negro, O Bonde, chega a Aracaju pela primeira vez para apresentar o premiado espetáculo “Desfazenda: Me enterrem fora desse lugar”, que estreou de forma virtual na pandemia, em 2021, e recebeu o prêmio de melhor peça teatral online da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Agora em versão presencial, as duas últimas apresentações do grupo no Centro Cultural de São Paulo, nos dias 15 e 16 deste mês, tiveram os ingressos esgotados em 15 minutos.
O espetáculo conta a história das personagens 12, 13, 23 e 40, quatro pessoas pretas salvas da guerra por um Padre Branco quando crianças. Desde então vivem na fazenda deste Padre e cuidam das tarefas diárias, supervisionadas por Zero, figura enigmática, central e onipresente, embora sempre ausente. O Padre nunca sai da capela e a guerra nunca chegou no local. Quando os porquês são questionados, o sino toca e lembra que é hora da oração ou do trabalho. Até que um estranho vulto chega à Fazenda e muda os ventos, o mudo silêncio é quebrado e de dentro da capela o segredo é revelado.
O trabalho é dirigido por Roberta Estrela D’Alva, e tem a dramaturgia de Lucas Moura, baseada no texto original “Como criar um corpo negro sem órgãos”. No elenco, estão os atores Ailton Barros, Filipe Celestino, Jhonny Salaberg e Marina Esteves, com participação das vozes de Grace Passô e Negra Rosa. A direção musical é da atriz e compositora Dani Nega.
Ellen Oléria e Bia Ferreira
A compositora e cantora brasiliense, Ellen Oléria, participa da Blitz Cultural pela segunda vez, mas dessa vez chega acompanhada da cantora, compositora, multi-instrumentista, Bia Ferreira. As duas artivistas, consagradas por composições e apresentações que celebram o protagonismo das comunidades negras no Brasil, farão um show especial conjunto para o público sergipano.
BRABO
Após a apresentação de estreia no mês passado, o Grupo Boca de Cena volta a apresentar o espetáculo BRABO, um trabalho internacional produzido em parceria com a companhia boliviana Teatro Los Andes por meio de um processo de intercâmbio cultural com etapas de montagem na Bolívia e no Brasil.
Na peça teatral, três gotas de sangue derramadas ganham vida para contar e revisitar as lutas, massacres e vitórias que marcaram a história do povo sergipano, também latino-americano, por meio de uma investigação histórica e reflexões que desafiam “a maldição do Cacique Serigy”.
A co-produção cênica é dirigida por Gonzalo Callejas, com assistência de Alice Guimarães, e tem dramaturgia de Euler Lopes. O elenco é composto por Ana Kelly Melo, que também faz a direção musical e a preparação vocal, Felipe Mascarello e Rogério Alves, que assina ainda a produção geral, com a assistência de Chris Galdino e Alice Guimarães. A direção musical e coreográfica contou com a contribuição de Bernardo Rosado.
A proposta de criação foi contemplada na Convocatória Ibercena – Fundo de Apoio para as Artes Cênicas Ibero-americanas 2024-2025, gerido no Brasil pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE.
Confira a seguir a programação completa da Blitz Cultural em novembro.
PROGRAMAÇÃO
26/11 (quarta-feira)
20h – Espetáculo Teatral BRABO, do Grupo Boca de Cena (SE)
Local: Barracão Cultural Piape Seu Oscar (Praça Osvaldo Mendonça, final de linha do Bugio)
27/11 (quinta-feira)
20h – Desfazenda: Me enterrem fora desse lugar, com o Grupo O Bonde (SP)
Local: Sede do Grupo Imbuaça (Rua Muribeca, n. 04 – Santo Antônio)
28/11 (sexta-feira)
11h – Mesa “Compartilhamento do Processo Poético do espetáculo Desfazenda: Me enterrem fora desse lugar”
16h – Apresentação do espetáculo Desfazenda: Me enterrem fora desse lugar, com o Grupo O Bonde (SP)
Local: Sede do Grupo Imbuaça (Rua Muribeca, n. 04 – Santo Antônio)
18h – Show com o Grupo Saci Quilombola
19h – Performance dos alunos do Ponto de Cultura do Boca de Cena
20h – Show com Ellen Oléria e Bia Ferreira
Local: Praça Osvaldo Mendonça – Final de linha do Bugio
29/11 (sábado)
17h – Cena da Cultura Hip Hop, com Mali e K Hip Hop
19h30 – Espetáculo teatral Remundados, do Grupo Boca de Cena
20h30 – Cena Ballroom com a Casa Ratura/ Circuito Baile das Remundadas
Local: Praça Osvaldo Mendonça – Final de linha do Bugio
Fonte: Assessoria de comunicação