Duo Repercuti leva o show O Som das Baquetas ao Museu da Gente

Concertos são gratuitos e fazem parte do projeto de circulação do duo

(Foto: Hannah Carvalho)

Pela primeira vez, o público da capital sergipana poderá ter contato com o trabalho musical primoroso do Repercuti. Na retomada do projeto de circulação que marca a temporada 2025 do duo de percussão, Emerson Coelho e Emerson Rodrigues levam o repertório do primeiro álbum, “O Som das Baquetas”, ao Museu da Gente Sergipana – Gov. Marcelo Déda, na quinta-feira (06/11), às 16h, com entrada livre. Com apoio do Funcultura, via Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, a atividade se inicia ainda mais cedo, às 15h, com uma roda de conversa com o elenco pernambucano. As apresentações são gratuitas, e contam com o apoio do museu.

O projeto de circulação do Repercuti já contemplou a capital baiana, Salvador, onde o duo tocou no Festival de Percussão 2 de Julho, em 2024, e os shows nos Teatros do Parque e Marco Camarotti, no Recife, além do Centro Cultural de Igarassu, neste ano. Até dezembro, o time de instrumentistas passará por Gravatá, no Agreste pernambucano, e Juazeiro do Norte, no Ceará.

PERCUSSÃO AFROSSINFÔNICA

Utilizando instrumentos típicos das orquestras eruditas, como marimba e vibrafone, os percussionistas oferecem ao público uma experiência única, resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvido ao longo dos últimos cinco anos. O primeiro disco, fonte principal da nova temporada de apresentações, foi concebido na pandemia, com incentivo do Itaú Cultural. Era para ser um projeto de circulação e virou um álbum completo, com composições de grandes nomes da música pernambucana, a exemplo de Henrique Albino, Beto Ortiz, Laís de Assis e Amaro Freitas.

O público ganha nova oportunidade de desfrutar da sonoridade extremamente original, robusta e, ao mesmo tempo, delicada, produzida pelo duo. “Percorremos trajetórias distintas até chegar ao Repercuti. Coelho traz toda a sua ligação com a música popular, com o maracatu, que ele participa desde criança, em Igarassu; já eu comecei na Orquestra Criança Cidadã, no Coque, onde vivo até hoje. O Repercuti é o resultado de todas as experiências pelas quais passamos individualmente e, também, em parceria, tocando em diferentes orquestras. Isso tudo somado à matriz da música afrobrasileira, ao toque de terreiro, ao batuque, que também está presente na gente”, comenta Emerson Rodrigues.

Nascido e criado em Igarassu, dentro do Maracatu Estrela Brilhante, Emerson Coelho comemora mais uma oportunidade de tocar em casa. “Já fizemos algumas apresentações aqui no Recife, até em igrejas e outros espaços É sempre uma alegria poder mostrar o nosso trabalho para uma plateia que ainda não nos conhece, e poder partilhar dessa sonoridade ‘afrossinfônica’ do Repercuti”, afirma o percussionista.

O programa da tarde passeia pelo repertório de “O Som das Baquetas”, com espaço para composições mais desafiadoras, como “Pakiparabaki” (de Henrique Albino), e “Chorinho Bom”, do acordeonista Beto Hortis. Os músicos prometem também executar novas criações e relembrar obras de trabalhos anteriores, a exemplo de “Lua da Bela Vista” e “Batuque”.

“Será uma tarde de música instrumental pernambucana, e traremos novos arranjos para algumas faixas do disco, apresentando elementos de composição artística que estamos experimentando”, detalha Emerson Rodrigues.

ORIGEM

Movidos pelo desejo de refletir sobre a prática artística no universo percussivo, o Repercuti nasceu do encontro entre dois bacharéis do Curso de Percussão Erudita da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sendo o primeiro duo de percussão criado em Pernambuco e o único em atividade atualmente, a dupla formada pelos jovens Emerson Coelho e (José) Emerson Rodrigues vem se debruçando sobre o estudo de obras instrumentais para dois percussionistas, interpretando, difundindo repertórios autorais e experimentando sonoridades que proponham diálogos entre a percussão sinfônica e a percussão popular.

O Duo Repercuti busca descolonizar a visão sobre os instrumentos de percussão de teclas (marimba e vibrafone), que mesmo tendo origem no balafom africano, foram incorporados a um tradicional repertório erudito europeu, mas agora tocam também um repertório popular de compositores pernambucanos, com destaque para o universo da cultura afrobrasileira.

Serviço:
Duo Repercuti apresenta “O Som das Baquetas”
Quando: 06/11 (quinta-feira), às 16h. Entrada gratuita
Antes, às 15h, os músicos farão roda de conversa com o público
Onde: auditório do Museu da Gente Sergipana (Av. Ivo Prado, 398, Centro – Aracaju. CEP: 49010-050)
Quanto: Entrada livre

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais