Agosto para todos movimenta a cultura sergipana

(Foto/cartaz – Divulgação)

O dia 21 de agosto será especial para a cena cultural de Aracaju. Neste dia, às 19 horas, o Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe (Cultart/UFS) receberá a “Mostra Nordeste de Artes Visuais” da Funarte/MinC, a exposição “Folclore Sergipano”, do fotógrafo sergipano Adilson Andrade, e a videoinstalação “InanimaDor”, do artista sergipano Fábio Salmeron; que, através de diferentes expressões da arte, prometem encantar e impactar o público. As três mostras ficarão abertas para a visitação do público até o dia 19 de setembro, das 08 às 18 horas (segunda a sexta) e das 08 às 12 horas (sábado). Ressalta-se que o acesso às exposições é inteiramente gratuito.

Para o diretor do Cultart/UFS, professor Luis Américo Bonfim, a abertura simultânea das três exposições é um momento ímpar para a cultura sergipana, bem como para o Centro de Cultura e Arte da UFS. "Uma das missões do Cultart é promover a produção artística e a difusão cultural a partir da sua comunidade acadêmica, envolvendo toda a sociedade sergipana. Neste mês de agosto, o Cultart apresenta na sua programação três mostras que oportunizam a convergência de uma produção genuinamente sergipana que se articula no tempo e no espaço: uma coletânea da arte contemporânea na região (a Mostra Nordeste de Artes Visuais, com a participação do artista sergipano Elias Santos), a força visual dos folguedos e danças tradicionais (com a exposição "Folclore Sergipano", do Fotógrafo Adilson Andrade) e as experimentações da videoinstalação "InanimaDor", de Fábio Salmeron, um artista sergipano recém-titulado mestre em Artes Visuais pela conceituada Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA/UFBA)", explica Bonfim.

Além das exposições, no dia 22 de agosto, o público terá ainda a oportunidade ímpar de participar de uma conversa com os envolvidos na realização das mostras. A "Roda de Conversa com os Artistas" acontecerá no Cultart/UFS, a partir das 14 horas, e contará com a presença dos artistas Ieda Oliveira e Elias Santos (Mostra Nordeste de Artes Visuais), Adilson Andrade (Folclore Sergipano) e Fábio Salmeron (InanimaDor). Na ocasião será apresentada ainda uma palestra de Divulgação dos Editais da Funarte, com o representante da Fundação Nacional das Artes para as Regiões Norte e Nordeste, Naldinho Freire. O acesso será aberto ao público sem a necessidade de inscrição ou de pagamento de taxa.

A programação deste mês do Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe, através da parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-SE), compõe a agenda do “Agosto para Todos”, que, realizado desde 2011, tem como objetivo comemorar a diversidade cultural de Sergipe e permitir que a população tenha um maior acesso à cultura sergipana.

Exposições

A “Mostra Nordeste de Artes Visuais” é uma promoção da Funarte/Ministério da Cultura, que tem dentre seus objetivos contribuir para a circulação da produção em Artes Visuais no Nordeste e promover o intercâmbio cultural entre artistas, público e entidades voltadas ao setor. A exposição, que conta com a curadoria do professor do Mestrado em Artes Visuais da UFPE e UFPB, José Rufino, reúne obras de diversos artistas do Nordeste brasileiro, incluindo o sergipano Elias Santos, reconhecido como um artista visual múltiplo por seus trabalhos com diversos materiais e técnicas, tais quais a escultura e a xilogravura, além do desenho.

Fonte: Divulgação Evento

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais