As Crônicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

(The Chronicles of Narnia: The Lion, The Witch and the Wardrobe). EUA, 2005. Direção de Andrew Adamson. Roteiro de Ann Peacock, Adamson, Christopher Markus e Stephen McFeely, baseado em livro de C. S. Lewis. Produção de Mark Johnson. Música de Harry Gregson-Williams. Direção de Fotografia: Donald Mcalpine. Desenho de Produção: Roger Ford. Direção de arte: Jules Cook, Ian Gracie, Karen Murphy e Jeffrey Thorp. Montagem de Sim Evan-Jones e Jim May. Livre, 135min. Cia. Produtora: Walden Media, Lamp Post Productions, Walt Disney Pictures. Distr. no Brasil: Buena Vista International. Elenco: Georgie Henley, William Moseley, Skandar Keynes, Anna Popplewell, Tilda Swinton, Jim Broadbent, Sophia Winkleman, James McAvoy, Shane Rangi, Patrick Kake, Elizabeth Hawhorne, Kiran Shah, James Cosmo, Judy McIntosh, Stephen Ure.

Gênero: fantasia

Sinopse – Lucy, Susan, Edmund e Peter são quatro irmãos que vivem na Inglaterra em plena 2ª Guerra Mundial. Eles vivem na propriedade rural de um professor misterioso, onde costumam brincar de esconder. Numa dessas brincadeiras, eles descobrem um guarda-roupa mágico, que leva quem o atravessa ao mundo mágico de Nárnia. Habitado por seres estranho, como centauros e gigantes, vive hoje sob a maldição da Feiticeira Branca, que fez com que o local sempre estivesse em um pesado inverno. O leão Aslan que governa Nárnia, leva as crianças a ajudar na luta para libertar este mundo do domínio de Jadis.

Apreciação – Lançamento mundial desta que é uma das mais ambiciosas superproduções de Hollywood para este final de ano. Uma empresa foi criada, sob a denominação de Walden Media, para trazer ao cinema, de uma só vez, os sete livros escritos por C. S. Lewis, sob o título geral de “As Crônicas de Nárnia”, que é um dos recordistas de venda em todos os tempos. A idéia inicial era filmar livro a livro, mas por fim decidiu-se por uma adaptação que abrangesse os sete livros da série. Não é a primeira vez que as “Crônicas de Nárnia” obedecem adaptação filmíca. Existem pelo menos três versões anteriores, embora todas feitas para a televisão, nos anos de 1967, 1979 e 1988. A feiticeira branca é vivida por Tilda Swinton, mas o papel foi inicialmente oferecido a Michelle Pfeiffer, que não pode aceitá-lo porque tinha outros compromissos agendados. As primeiras críticas americanas falam da magnitude da fotografia e dos notáveis efeitos especiais, comandados pela empresa de George Lucas, a Industrial Light & Magic.

Fique de Olho – O filme nos chega nas versões dubladas e legendas. Ótimo, porque assim , no original, pode-se ouvir as vozes de Rupert Everett, Ray Winstone (da série “Roma”), Dawn French e Liam Neeson, fazendo as vezes da raposa, do sr. Castor, da sra. castor e Aslan, respectivamente.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais