Babel

(Babel). EUA/México/Alemanha, 2006. Direção de Alejandro Gonzalez Iñárritu. Roteiro de Guilhermo Arriaga, baseado em idéia de Iñárritu e Arriaga. Produção de Steve Golin, Iñárritu e Jon Kilik. Música de Gustavo Santaolalla. Direção de Fotografia: Rodrigo Prieto. Desenho de Produção: Brigitte Broch. Direção de Arte: Rika Nakanishi. Edição de Douglas Crise e stephen Mirrione. 142m, 16 anos. Cia. Produtora: Dune Filmes, Zeta Film, Anonymous Content para a Paramount Vintage. Distr. no Brasil: UIP. Elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett, Gael Garcia Bernal, Jamie McBride, Koji Yakusho, Linsey Beauchamp, Natham Gamble, Adriana Barraza, Elle Fanning, Rinko Kikuchi, Aaron D. Spears, Clifton Collins Jr.

 

Gênero – Drama

 

Sinopse – Ônibus repleto de turistas atravessa região montanhosa do Marrocos. Entre os viajantes estão Richard e Susan, casal americano. Perto dali, dois garotos, Ahmed e Youssef brincam com um rifle dado pelo pai para proteger a criação de cabras da família. Uma bala perdida atinge o ônibus, ferindo Susan. A partir daí o filme conta como este fato afetou a vida de pessoas em vários pontos diferentes do mundo.

 

Apreciação – Terceiro filme da carreira de Alejandro Gonzalez Iñárritu, depois de “Amores Brutos” e “21 Gramas” – por estes dois filmes criou prestígio internacional. Este projeto de “Babel”, ao custo de 25 milhões de dólares, é ambicioso. É uma das primeiras tentativas de mostrar a babel da globalização. Há críticos que adoram o filme, outros o acham muito implausível. Isso não o impediu de conseguir agora sete indicações ao Oscar, como melhor filme, melhor diretor, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro original, melhor música e melhor edição. No Globo de Ouro já faturou o prêmio de Melhor Filme – Drama. No festival de Cannes, em maio passado, levou para casa o prêmio de melhor diretor, prêmio Ecumênico do Júri e o grande prêmio Técnico. É, como se vê, um dos filmes mais premiados do ano – e dos mais aguardados também. O interessante é ver um elenco formado por atores de vários países, entre eles o americano Brad Pitt, que, inclusive, diminuiu seu cachê para participar das filmagens. Um filme imperdível, portanto.

 

Fique de Olho – Nas atrizes Adriana Barraza e Rinko Kikuchi, que fazem respectivamente Amélia e Chieko. São candidatas ao Oscar de melhor atriz coadjuvante.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais