Cabaré Biblioteca Pascal

(Biblioteque Pascal). Romenia, 2010. Direção de Szabolcs Haidu. 105m, livre. Com Orsolya Torok-Illyes, Oana Pellea, Razvan Vasilescu.

Gênero – Drama

Sinopse –  Os encontros e desencontros de Mona Papatu, cidadã romena de nacionalidade húngara, com um fugitivo que será o pai da sua filha, com Rodka, uma parente cartomante que fica com sua filha Vionel, para ela poder viajar com seu pai, traficante de prostitutas, que a engana e a entrega para perigosos comerciantes de escravidão. Mona, então, é traficada junto com outras moças do leste europeu, para a Inglaterra, onde é obrigada a trabalhar em um bordel disfarçado como um café chamado Biblioteca Pascal.

Apreciação – Produção romena, feita em parceria com a Húngria e a Alemanha. Há uma bela fotografia e ótimas interpretações, apesar de elenco inteiramente desconhecido para nós brasileiros. O filme concorreu ao Festival de Berlin, 2010 e por isso ganhou visibilidade internacional e muitos elogios da crítica. Para o crítico Alysson Oliveira, o diretor Haidu “não se deixa amarrar por nenhum tipo de realismo e entrega o filme a devaneios narrativos e estéticos” Segundo ele, o “visual colorido é sedutor e o estranhamento crescente, persuasivo”., Mas, “é preciso se deixar leva pela mente criativa do diretor, sem muitos questionamentos, e se entregar aos seus delírios”.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais