Show acontece no dia 5 de agosto (Foto: divulgação) |
O Terceto Café Pequeno, grupo sergipano de música instrumental que surgiu em 2005, é composto pelos músicos Pedrinho Mendonça (Percussão), Julio Rêgo (Gaita) e Guga Montalvão (Violão).
O Café Pequeno lançará o CD “Voz de Dentro” no dia 05/08, às 19h, no auditório do Museu da Gente Sergipana. Entrada franca. Participações: Dona Nadir e grupo Identidade Urbana.
O grupo nasceu durante os bate papos nas tardes de sábado, quando se encontravam para falar de música e, claro, tomar café, na casa de um deles. Os três são aracajuanos, instrumentistas de formações diversas e têm em comum o gosto pela música instrumental. Os integrantes passaram por conservatórios de musica, fizeram cursos com nomes importantes da música brasileira como Naná Vasconcelos, Otávio Castro e João Rodrigues.
‘Voz de Dentro’
Em março de 2015, o grupo lançou, virtualmente, o seu segundo trabalho, o EP “Voz de dentro”, novamente com canções autorais e releituras.
Neste trabalho, o terceto carregou na bagagem as cores de um nordeste bem nosso, com gosto de mangaba do mercado. É música do mundo, mas com as bênçãos dos ritmos de Sergipe.
As referências e homenagens são muitas, passando pelo gigante Guinga (“Nó na Garganta”) aqui desconfigurado em ritmo de taieira, até o nosso excepcional sanfoneiro Soenildo Cobra Verde, na faixa “Cobra e o Duende”. Outra citação é ao violão de outro grande músico sergipano, João Rodrigues, numa marujada na música “O Comodista”.
Dona Nadir não poderia deixar de estar presente com o seu samba de pareia, em “Brincantes na Mussuca”, música em parceria com o gaitista carioca Jefferson Gonçalves.
E, finalmente, o Bispo do Rosário surge num estandarte sonoro, na voz e na poesia de Allan Jonnes, grande poeta sergipano da nova geração. Nesta faixa, o Café Pequeno recorreu à linguagem, manipulou signos e construiu um discurso fragmentado , atormentado, que nos leva por alguns instantes à Colônia Juliano Moreira.
Neste mais novo trabalho, o Café Pequeno dá voz a cultura sergipana. Voz que canta. Voz que dança. Voz de dentro.
Trajetória
Participou de eventos como Circuito Sesc de música, Sesc Partituras, MPB Petrobras, Festival BNB da Música Instrumental, entre outros. Fez apresentações na Cité Universitaire Internationale de Paris/França, e no Festival Tensamba, na cidade de Madrid/Espanha.
Foi vencedor da etapa regional do 1º Festival de Músicas da Arpub (Associação das Rádios Públicas do Brasil), com a canção “Ultima Batalha”, vencedor das etapas regional e nacional do 2º edição deste mesmo festival com a música “Hang Drum Café” e vencedor do I Festival Alumiar de Composições de Forró de Sergipe com a música “Cobra e duende”.
Em 2009, o terceto lançou o seu primeiro CD, “Café Pequeno na cozinha de Badyally”, com canções autorais e releituras.
Com informações da Assessoria de Imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B