Cartas de Iwo Jima

(Letters From Iwo Jima). EUA, 2006. Direção de Clint Eastwood. Roteiro de Iris Yamashita, baseado no livro de Tadamichi Kuribayashi e em estória de Yamashita e Paul Haggis. Produção de Clint Eastwood, Steven Spielberg e Robert Lorenz. Música de Kyle eastwood e Michael Stevens. Direção de Fotografia: Tom Stern. Desenho de Produção: Henry Bumstead e James Murakami. Edição de Joel Cox e Gary Roach. 140m. Cia. Produtora: Malpaso Productions, Amblin Eentertainment, Dreamworks. Distr. no Brasil: Warner Bros. Elenco: Ken Watanabe, Kazunari Ninomiya, Tsuyoshi Ihara, Ryo Kase, Shido Nakamura, Hiroshi Watanabe, Takashi Yamaguchi, Eijiro Ozani, Nae Yuuki.

 

Gênero – Épico de guerra

 

Sinopse – Muito respeitado por ser um hábil estrategista, o tenente general Tadamichi Kuribayashi, do exército imperial japonês, chega em junho de 1944, a ilha de Iwo Jima, considerada a última linha de defesa do país. Ele fora escolhido porque estudara nos Estados Unidos onde fizera grandes amigos e conhecia o exército ocidental e sua capacidade tecnológica. Ele supervisiona a construção de uma fortaleza subterrânea, feita de túneis que davam para as suas tropas a estratégia ideal contra as forças americanas, que começam a desembarcar na ilha em fevereiro de 1945. Mas, os japoneses sabiam que as chances de sair dali com vida eram mínimas. Enquanto isto, Kuribayashi e outros escrevem várias cartas a seus familiares.

 

Apreciação – Se você assistiu “A Conquista da Honra”, exibido até há poucos dias, não pode deixar de ver “Cartas de Iwo Jima”, que é o outro lado do que foi narrado naquele filme. Eastwood, mostrando todo o seu talento criativo, conseguiu fazer um “filme japonês” no espírito e na alma, ao narrar este episódio histórico que foi a queda da ilha de Iwo Jima. O Globo de Ouro deu-lhe o prêmio de “melhor filme estrangeiro”, só porque ele é falado em japonês, com um elenco formado todos por atores do Japão. Rodado simultaneamente com “A Conquista da Honra”, a um custo módico – pouco mais de 15 milhões de dólares – o filme insere-se como um dos melhores na filmografia do ator-cineasta.

 

Fique de Olho – No ator principal, Ken Watanabe, um dos grandes atores do cinema japonês de hoje.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais