Cinema, Aspirinas e Urubus

Brasil, 2005. Direção de Marcelo Gomes. Roteiro de Gomes, Paulo Caldas e Karim Ainouz, inspirado em relato de viagem de Ranulpho Gomes. Produção de Sara Silveira, Maria Ionescu e João Vieira Jr. Música de Tomas Alves de Souza. Direção de Fotografia: Mauro Pinheiro. Desenho de Produção: Dedete Parente Costa. Direção de Arte: Marcos Pedroso. Edição de Karen Harley. 14 anos, 90m. Cia Produtora: Dezenove Som e Imagem, Rec Produtores Associados. Distr. da Imovision. Elenco: João Miguel, Peter Ketnath, Hermila Guedes, Oswaldo Mil, Irandhir, Fabiana Pirro, Verônica Cavalcanti, Daniela Câmera, Paula Francinette, Sandro Guerra, Madalena Accioly, Arilson Lopes.

 

Gênero: drama

 

Sinopse – Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann, alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do País. O outro é Ranulpho, um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio “milagroso” para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema.

 

Apreciação – Um dos melhores filmes feitos no Brasil no ano passado, a produção do pernambucano Marcelo Gomes ganha um lançamento extemporâneo – é que ele já foi lançado no Sul do País há quase um ano. Vencedor do Prêmio Sistema Educacional Francês no Festival de Cannes, ganhou também o prêmio Astor de Prata de melhor filme ibero-americano do Festival de Mar Del Plata. Prêmios merecidos porque “Cinema, Aspirinas e Urubus” é um road-movie construído com paciência e, principalmente, muito humanismo. A história é originalíssima e a interpretação dos dois atores principais é soberba. Um filme imperdível, obra maiúscula de cinema regional, no caso Pernambuco.

 

Fique de Olho – Nas duas belas interpretações de Ketnath e João Miguel, mas principalmente nos filmes de propaganda da aspirina, que eles projetam. São filmes autênticos dos anos 40.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais